Neste dia você vai ter a oportunidade de conhecer alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade eterna. Prepare-se, pois será intenso, mas extremamente empolgante e recompensador. Por sinal, já leu o nosso post com as melhores atrações turísticas de Roma?

Comece o dia visitando o Coliseu, uma das maravilhas do mundo moderno e a atração mais famosa de Roma.

 


Como chegar no Coliseu

 

Localização: Piazza del Colosseo

Ônibus: 11,27,81,85 e 87

Metrô: Estação Colosseo

Bonde: 13 e 30b

+ O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA ITÁLIA – LEITORES DO BLOG TÊM 15% DE DESCONTO – CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS INFORMAÇÕES E COMPRAR O SEU!

 

O Coliseu e o Fórum Romano

 

O Coliseu é mundialmente conhecido e talvez seja um dos símbolos mais famosos do turismo.

Foi construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga.

A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado; nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares.

Os assentos eram de mármore e a escadaria  ou arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres.

Conta a história que os gladiadores lutavam na arena e que o Coliseu, era o lugar onde os cristãos eram lançados aos leões. Para a inauguração, apenas oito anos depois do início das obras, em 80 d.C., as festas e jogos duraram cem dias, durante os quais morreram 9 mil animais e 2 mil gladiadores.

As atividades do Coliseu foram encerradas em 523 d.C., mas o espaço permanece carregado de uma clima misterioso e símbolo do Império Romano e da cidade eterna.

coli7

Não há como negar, visitar o Coliseu é voltar no tempo e perceber o quão influente foi o Império Romano para a cultura ocidental.

coli8

coli6Passeie com calma para absorver os detalhes deste monumento gigantesco.

????????????????????????????????????

Depois siga para visitar o Fórum Romano, que fica bem próximo ao Coliseu. Se você tiver seguido a nossa dica de comprar o Roma Pass, vai enfrentar uma fila especial para visitar o Coliseu e o Foro Romano. 

As duas atrações estão inclusas no passe, mas se entender que este não é interessante para você, pode comprar o ingresso, que vale para a visita dos dois pontos turísticos.

Neste caso, é melhor inverter a ordem da visita, começando pelo Fórum Romano e depois seguir para o Coliseu, pois desta forma você evitará as filas imensas  que se formam no Coliseu para comprar ingresso, que podem levar horas.

DSC_0009

O Fórum Romano foi o centro da cidade durante o Império. O local reunia os prédios mais importantes da cidade, como os órgãos governamentais, tribunais, estabelecimentos comerciais e templos religiosos.

Atualmente é um polo de conservação das ruínas destes prédios. Isso significa que você vai encontrar muita história e arquitetura a ser degustado ao ar livre, ao pé do Monte Palatino.

Entre as principais ruínas se encontram o Arco de Tito, do ano 81 d.C., o Templo de Saturno, do século 5 a.C., e a Basílica Giulia, cujas origens remontam ao ano 54 a.C.

DSC_0008

São muitos monumentos históricos e as informações afixadas em cada um deles não são suficientes para uma visita completa.

????????????????????????????????????

Se for um fã de história e quiser entender tudo que vai ter a oportunidade de ver no Fórum Romano e Palatino você tem duas opções: ou contrata uma visita com guia especializado, ou vai preparado, com algum tipo de guia específico para a atração.

foro7

Caso contrário, experiência pode ser um tanto frustrante. Mas fique tranquilo, com imagens e informações específicas, que contem a história das ruínas, elas certamente deixarão de ser apenas pedras velhas e se tornarão marcos da história ocidental.

foro13

Mesmo sem levar o “dever de casa” ou contratar guia para a visita, não deixe de visitar a atração. Ela é, sem dúvidas, uma atração imperdível em Roma.

Mais algumas imagens para te convencer a visitar o Fórum Romano.

foro11

20140404_140831

foro10

 

 

Ingresso e horário de funcionamento do Coliseu e Fórum Romano

 

O Coliseu e o Fórum Romano abrem todos os dias das 8h30 até uma hora antes do pôr do sol, mas fique atento aos horários específicos:

8h30 – 16h30 de 2 de janeiro a 15 de fevereiro

8h30 – 17h00 de 16 de fevereiro a 15 de março

8h30 – 17h30 de 16 de março ao último sábado de março

8h30 – 19h15 a partir do último domingo de março até 31 de agosto

8h30 – 19h00 de 1 de setembro até 30 de setembro

8h30 – 18h30 de 1 de outubro a 24 de outubro

8h30 – 16h30 de 25 de outubro a 31 de dezembro

Sexta-feira Santa das 8h30 às 14h00

O ingresso custa 15,50 Euros e engloba o Fórum Romano e Palatino. Essas atrações estão inclusas no Roma Pass. Para saber mais sobre o passe, clique aqui.

Também pode comprar o ingresso do Coliseu e Foro Romano sem filas!

 

Saindo do Fórum Romano siga para a Piazza Venezia, passando pela Via dei Fiori Imperiali.

Passe na Piazza del Campidoglio no caminho.

campi

A praça do Campidoglio foi modificada diversas vezes, mas o último projeto foi realizado por Michelangelo em 1536 e vale a pena visitar!

Depois de admirar o Campidoglio siga em direção a Piazza Venezia.

venez1

Roma tem muitas Piazzas incríveis, mas a Piazza Venezia é certamente uma das mais lindas.

Essa praça é uma das mais movimentadas de Roma, pois representa o centro nevrálgicos do trânsito. Ela liga a Via dei Fori Imperiali e a Via del Corso, duas das mais importantes avenidas da cidade.

Dica: Não deixe de observar o balé dos guardas de trânsito nesta praça. É uma daquelas experiências inesquecíveis que só vivenciamos em viagens!

Lá está o magnífico e imponente monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II.

vene3

Nos subimos as escadas do Monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II e fomos ao terraço do prédio. De lá tivemos uma das mais bonitas de Roma.

O terraço panorâmico conta coma um bar com vista para a Via dei Fori Imperiali e é uma dica imperdível para quem visita a cidade.

Em 2007 foi inaugurado o elevador panorâmico que nos leva até o teto do monumento, e lá de cima a vista é simplesmente sensacional. Essa é uma dica imperdível, não deixe de visitar.

Nós conseguimos subir até o terraço superior de escada, mas já li relatos de viajantes que não encontraram a escada até o topo, então não sei se fecharam. De qualquer forma você pode pegar um elevador que custa 7 Euros e te leva a um dos pontos mais incríveis da cidade eterna. Idosos e jovens de 11 a 18 anos tem 50% de desconto.

Depois de conhecer o incrível monumento e o seu terraço siga para Boca de la Veritá, passando pela Ponte Fabricio

Você vai se surpreender a Piazza que está localizada no entorno da atração.

????????????????????????????????????

Bem na frente da Igreja Medieval Santa Maria em Cosmedin você vai notar dois maravilhosos templos antigos de 2000 anos, Templo de Pórtunu e o Templo de Hércules. Não deixe de ler os posts sobre eles, clicando aqui e aqui.

Você vai encontrar a Boca della Verità, à esquerda da entrada da bela igreja medieval de Santa Maria in Cosmedin.

2013-10-13 11.58.05

Reza a lenda que a boca arranca a mão dos mentirosos e vale a pena passar lá para testar essa história secular.

Depois de tirar fotos com um dos monumentos mais famosos da cidade, siga para terminar o seu dia no animadíssimo bairro Trastevere.

Percorra as suas ruelas com calma para perceber a atmosfera diferenciada do local. Se der tempo não deixe de visitar a Basilica di Santa Maria in Trastevere.

2013-10-14 10.45.33

Não deixe de escolher um barzinho ou restaurante típico para aproveitar uma verdadeira refeição italiana e abastecer as energias para mais um dia intenso!

Gostou do roteiro do 2º dia em Roma? Não deixe de conferir a nossa sugestão de roteiro para o 3º dia na Cidade Eterna!


roteiros personalizados

 

Você também pode gostar de:

 

Está procurando um hotel em Roma? Clique aqui e confira as melhores opções do Booking.com. Ao reservar através do nosso link você vai estar ajudando o blog a produzir mais conteúdo de qualidade sem pagar nada a mais por isso!

Dicas de viagem Roma – Um guia completo

Onde se hospedar em Roma – Melhores bairros e hotéis

As melhores atrações turísticas de Roma – Top 10

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 1º dia.

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 2º dia.

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 3º dia.

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 4º dia.

Roteiro de 3 dias em Roma – O que fazer

Saiba como comprar e reservar o ingresso do museu do Vaticano

 


seguro