Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama

Confira aqui o sexto dia do roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama, com todas as dicas e informações para você planejar a sua viagem.

No último dia visitamos o Salar de Tara, a atração de maior altitude da região, e essa decisão foi estratégica pois este passeio deve ser deixado para o último dia da viagem para evitar – ou minimizar – os males da altitude.

Não se esqueça que a aclimatação do corpo é um processo lento e gradual e que você deve se programar para fazer os passeios de “menor altitude” nos primeiros dias, deixando os de “maior altitude” para o final.

Como dizem, “last but not least”, ou seja, ” último, mas não menos importante”, O Salar de Tara é imperdível e guarda algumas das mais belas e impressionantes paisagens de todo o Deserto do Atacama.

Alguns dizem que este é o passeio mais bonito da região, outros não concordam com essa afirmativa. Nós não conseguimos dizer se este foi o lugar mais lindo que visitamos no Atacama, mas podemos afirmar – sem sombra de dúvidas – que o salar é sensacional e não pode ficar de fora do seu roteiro. 

 

Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama – 6º dia: Salar de Tara

 

O Salar de Tara está localizado a cerca de 140 km de San Pedro de Atacama e a uma altitude de 4.400 metros e no coração do Reserva Nacional Los Flamencos.

taracola4

No caminho até o Salar de Tara, na região próxima da Bolívia e da Laguna Verde, a altitude chega perto dos 6.000 metros. É uma variação muito significativa e você precisa estar com o corpo mais adaptado.

Este passeio não é feito por todas as agências da região, pois o destino é realmente inóspito e exige um carro mais adaptado e um guia mais experiente.

Este foi o único passeio que não fizemos por conta própria com o nosso carro alugado, pois trata-se de uma área sem qualquer sinalização e sem qualquer caminho definido. Clique aqui para verificar o nosso post completo sobre aluguel de carro no Deserto do Atacama.

Todo o caminho até o Salar de Tara é feito com base na experiência do guia, pois o salar não tem estradas e há muitas marcas de pneu no chão, o que indica que cada agência faz o seu trajeto de acordo com as suas experiências. Isso sem falar na ilusão de “miragens” quando o sol esquenta o solo.

tara10

Para nos levar para o Salar de Tara escolhemos a agência World White Travel, sobre a qual lemos diversas avaliações positivas.

No entanto, fomos surpreendidas pela manhã quando a van da agência El Relincho passou no hotel para nos buscar. Fomos informadas que o compartilhamento de passageiros é frequente e que as agências são parceiras.

+ O seguro viagem é item importante para a sua viagem. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

taracola3

Gostamos do serviço da El Relincho, mas precisamos confessar que foi muito estranho ter que passar um dia todo numa van apertada e sem qualquer autonomia para decidir onde parar, que música colocar ou ter mais privacidade. Mas, paciência, infelizmente não poderíamos ter arriscado ir por conta própria.

Bom, o passeio começou de manhã e a van buscou os passageiros entre 08:30 e 09 horas da manhã nos hotéis. De San Pedro, seguimos para o Salar de Tara com uma parada na base do vulcão Licancabur para café da manhã.

tara1

A agência El Relincho pecou na alimentação que nos forneceu durante o passeio. O café da manhã foi servido sem muita variedade, mas com o básico como pães, geléias e bolachas.Sentimos falta de um agradinho 🙂

De lá, seguimos e fizemos uma parada no lindíssimo Salar de Águas Calientes, que tem uma paisagem simplesmente maravilhosa. Só por esta parada e pelo cenário da estrada já valeria o passeio. Mas o que estar por vir é muito, mas muito mais incrível!

tara2

taracola1taracola2

tara5

Dos 140 km, 50 são na estrada de terra, sem caminho para seguir e derrapando muito. Muita emoção…emoção demais para a motorista control freak da Firmina.

No Salar de Tara, a primeira parada que fizemos foi nos Monjes de la Pacana. Essas formações solitárias e em meio ao deserto foram formadas por erupções vulcânicas e moldada pelas intempéries de milhares de anos.

tara26

Suas formas inusitadas e o tamanho impressionante encantam os visitantes e são verdadeiros moais atacamenhos. Mas não se exalte, a altitude do Salar de Tara pede calma e movimentos lentos. Caminhe com calma e procure respirar normalmente.

Durante o caminho avistamos diversas vicunhas, espécie que está correndo risco de extinção e tem a sua caça totalmente proibida.

taracola6

Satisfeitas com as lindíssimas paisagens já avistadas, nos impressionamos demais com as magnânimas formações rochosas denominadas Catedrais de Tara.

tara14

taracola7

tara24

Um paredão gigantesco de rochas finamente esculpidas pela mãe natureza formam esculturas que mais parecem um castelo.

Como se não fosse suficiente, em frente às Catedrais de Tara está o Salar de Tara, formando uma das mais lindas paisagens que já visualizamos na vida!

A dimensão, as cores, a paz, o silêncio e a beleza estonteante do local tornam o passeio uma das melhores experiências do Deserto do Atacama.

tara15

taracola9tara20

taracola10

Não deixe de passear com calma, sem pressa – até por que a altitude não permite muita pressa – para admirar diversos ângulos do Salar de Tara e encontrar os seus ilustres habitantes.

O almoço foi servido em frente ao Salar de Tara e mais uma vez a comida deixou a desejar. Nos serviram frango assado – esse estava bom – com enlatados de acompanhamento, inclusive feijão . Não estamos acostumadas a comer alimentos enlatados e ficamos com muito receio de ingerir aqueles alimentos.

No entanto, conseguimos nos virar com frango, tomate e arroz, mas o problema foi potencializado para Aline, irmã de Lara, que solicitou comida vegetariana, mas só conseguiu comer milho e feijão enlatado. Enfim, estávamos no paraíso e não seria isso que iria acabar com a nossa experiência.

Na volta, ao passar novamente pela base dos vulcões Licancabur e Jurique,  guia nos contou a mais romântica lenda do povo atacamenho.

Para o povo que vive no deserto do Atacama, os vulcões da região são figuras masculinas e as montanhas, femininas. Sendo assim, conta uma bela lenda local que um dos mais icônicos vulcões da região, o Licancabur, um dia se apaixonou pela linda montanha Kimal e, para sua sorte, era correspondido.

Sem saber ele que seu irmão, Jurique, também a amava, a paixão de Licancabur foi crescendo, o que iniciou uma disputa entre os dois.

taracola5

A briga em nada agradou o pai dos vulcões, Lascar, que para acabar com a situação, lançou bolas de fogo gigantes em cada um. O golpe veio a formar a famosa cratera de Licancabur, e em Jurique, arrancou-lhe cume, deixando-lhe sem cabeça. O vulcão que era o mais alto da região e um dos maiores do mundo, teve boa parte de sua estrutura comprometida.

O pai, Lacar, quis também que os irmãos fossem separados de Kimal, fazendo crescer entre eles a Cordilheira Domeico, com picos tão altos que chegam a 3.300 metros de altitude. Pensava o pai que assim terminaria com a paixão, mas o amor às vezes é maior que qualquer obstáculo. Por isso, todos os anos, no solstício de verão, as sombras de Licancabur e Kimal se unem em uma só, simbolizando a união eterna dos dois. s2

 

Informações sobre o Salar de Tara

 

Não é cobrada taxa de entrada no Salar de Tara.

Por estar a 4.400 metros de altitude é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo, tomar bastante água no dia anterior e evitar bebidas alcóolicas, bem como ingestão de carnes.

Durante o passeio caminhe lentamente e evite movimentos muito rápidos, pois a altitude deixa o ar rarefeito e você pode sentir os efeitos do Soroche.

 

Salar de Tara de carro

 

O Salar de Tara foi a única atração que optamos por ir com um tour e valeu muito à penas, pois, uma vez que você sai da estrada de asfalto, não há qualquer sinalização, numa imensidão de terra fofa. Clique aqui para verificar o nosso post completo sobre aluguel de carro do Deserto do Atacama

Dá para se perder tranquilamente, e, levando em consideração o fato de que o Salar de Tara faz fronteira com a Bolívia, numa zona de intenso tráfico de drogas e de mercadorias (fatos relatados pelo nosso guia), você não vai querer se perder alí. No mínimo, como você não conhece o caminho, vai “atolar” umas várias vezes em cada quilômetro.

Se, mesmo assim, você quiser arriscar, indicamos que tente acertar com alguma agência para seguir um guia – possivelmente vai ter que pagar uma taxa para ele. Dessa forma, você garante que não vai se perder no meio do nada.

 

Passeios de agências – Informações

 

O passeio para o Salar de Tara custa entre 40 a 60 mil pesos chilenos por pessoa. Clique aqui para ver o comparativo de preços entre agências que elaboramos.

Geralmente os tours fornecem café da manhã e almoço e saem de San Pedro de Atacama entre 08 e 09 horas, retornando 16 horas.

De qualquer forma, é bom levar um lanchinho para a volta.

Casacos e calçados especiais (como tênis ou botas de trilha) também são indicados.

 

 

Clique aqui para conferir todas as dicas do Deserto do Atacama.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br