Já publicamos um roteiro de 3 dias em Praga completo, com dados, fotos e muito mais. Clique aqui para verificar o post índice sobre Praga.

A proposta deste post é resumir o nosso roteiro proposto, para que você possa imprimir e levar para a sua viagem. Incrível, não é mesmo? A nossa intenção é sempre facilitar a sua viagem, leitor!

Para acessar o roteiro de 3 dias em Praga completo, com todas as dicas e fotos, clique aqui!

+ Compre o Praga Card que dá direito às atrações e ao transporte público na cidade e evite filas!

 

1º Dia – Ponte Carlos, Stare Mestro, Relógio Astronômico, Bairro Judeu e o passeio de barco pelo rio Vltava

 

 

Roteiro do 1º dia – Clique aqui para acessar a versão completa com muitas dicas e fotos!

 

Comece o dia na Ponte Carlos, um dos maiores ícones turísticos de Praga.

A lindíssima “Karlúv Most” vai aparecer no seu roteiro algumas vezes, pois ela liga duas partes importantes da cidade, o bairro de Mala Strana e a Stare Mestro.

A ponte é simplesmente fenomenal, uma das mais bonitas e singulares que já conhecemos.

A ponte erguida sobre o rio Vltava ou Moldavia é cercada por paisagens incríveis e conta, ao longo dos 520 metros, com 30 estátuas de importantes santos, algumas datando do século XVIII.

Protegida por duas torres em suas extremidades, a ponte vive lotada de turistas, por isso, se quiser um passeio maiscalmo ou até romântico, prefira as primeiras horas da manhã, mas não deixe de passar por ela durante a noite,quando a atmosfera está ainda mais fantástica.

Passeie com calma, admirando as esculturas e não deixe de dar uma atenção especial a escultura de São João Nepomuceno, pois reza a lenda que quem toca nela volta para visitar Praga mais uma vez!

Ao sair da Ponte Carlos você chegará na Klementinum, um complexo que engloba a Biblioteca Klementinum,  Torre Astronômica e outros edifícios. Sem dúvidas, é uma atração que vale a visita.

Siga agora para a Male Namesti pela rua Karlova, no Centro Histórico de Praga, onde você encontrará o incrível Relógio Astronômico.

O relógio astronômico de Praga, feito pelo relojoeiro Mikuláš não é apenas lindo, mas é também um dos relógios mais antigos e mais detalhados já fabricados no mundo.

Reza a lenda que Hanuš, o responsável pela reconstrução em 1490 teve os olhos perfurados para não conseguir reproduzir o relógio em outro lugar, uma vez que o relógio de Praga foi considerado uma das maiores obras primas do mundo

Esse relógio na fachada da Prefeitura é uma das principais atrações turística de Praga e atrai centenas de visitantes durante o dia, portanto, prepare-se para se deparar com uma aglomeração de turistas por lá.

É importante lembrar que o relógio marca as horas cheias com uma animação. Não deixe de assistir ao espetáculo que é tímido, mas único.

A Praça principal da Stare Mestro, onde o relógio astronômico está situado, é o coração pulsante da cidade, pois há muito movimento, colorido e opções de restaurantes por lá.

Não deixe de reparar nos detalhes, que estão em todos os prédios e cantos. Vai compreender que Praga é, acima de tudo, uma cidade charmosa e peculiar em seu senso estético.

Na praça também estão situadas a Catedral Týn (Týnský Chrám), de estilo gótico, e a Igreja de São Nicolau (Svatý Mikuláš), de estilo barroco.

Ambas são construções lindíssimas e você não pode sair de Praga sem pelo menos admirá-las.

Na região pode-se encontrar diversos restaurantes e cafés e em seu centro costuma ter uma feirinha, além de diversos vendedores e artistas de rua, que tocam músicas folclóricas do país.

Depois de absorver toda beleza e originalidade da praça, dirija-se à Torre da Pólvora, uma 13 torres defensivas que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha 1232, mas é a única que se encontra de pé nos dias de hoje.

É incrível como a história e a modernidade andam lado a lada nesta cidade fantástica e única!

Você estará bem próximo a Casa Municipal de Praga, um edifício inspirado no art nouveau – um estilo que na virada do século obcecou todo o mundo e teve grande influência na arquitetura da cidade.

Depois de passear pelos arredores da Náměstí Republiky, onde a Casa Municipal de Praga está situada, volte para conhecer o Josefov, o Bairro Judeu de Praga.

Neste bairro você poderá visitar sinagogas e cemitério milenares. Lembre-se que o bairro representa um testemunho histórico, que inclusive sofreu com a brutal ocupação nazista no século XIX, quando apenas sua sinagoga, cemitério e centro administrativo foram poupados.

Por lá, não deixe de apreciar o Cemitério Judeu, a Sinagoga Klaus, a Avenida Paris – super sofisticada –  e a estátua memorial a Kafka, próxima a Sinagoga Espanhola.

Siga, então, para a caminhar pelas margens do Rio Vltalva, para admirar alguns dos principais cartões postais da cidade, como a Ponte Carlos e o Castelo de Praga.

Se tiver disposição, finalize o dia com um passeio de barco pelo Rio Vltalva. Este é um excelente passeio para fazer no primeiro dia de viagem, pois o visitante poderá ter uma visão geral da cidade.

O passeio pode ser contratado nos arredores da Ponte Charles e há diversas empresas que fazem o trajeto que dura cerca de 30-40 minutos. Não é uma atração imperdível, mas certamente será inesquecível assistir ao pôr do sol no rio que corta a linda Praga.

Pagamos cerca de 10 Euros por pessoa pelo passeio e verificamos que os valores são basicamente tabelados. Compre aqui o seu cruzeiro em Praga e evite filas!

Depois do passeio, você pode aproveitar para caminhar pelo entorno da Ponte Charles a noite e ter outra perspectiva da região.

 

 

2º Dia em Praga – Castelo de Praga, Mala Strana, Colina de Petrín e Muro de Jhon Lennon

 

 

praga6 (2)

 

 

 

Comece o dia no incrível complexo que é o Castelo de Praga, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Chegue cedo – por volta de 8 – 9 horas-, pois desta forma conseguirá aproveitar melhor a visita, sem ter que disputar espaço com centenas de visitantes.

Durante o Verão (Abril a Outubro) o complexo funciona das 5 à meia noite e durante o Inverno (Novembro a Março) das 6 às 23h. Já os edifícios históricos funcionam no Verão (Abril a Outubro) 09 as 17 horas e noInverno (Novembro a Março) de 09 a 17 horas.

O Castelo de Praga é sem dúvidas o monumento mais importante de toda a República Tcheca, tendo sido sede do poder político e religioso desde o século IX.

É também o maior castelo do mundo, considerando toda a extensão de seu complexo, que engloba diversos edifícios como palácios, catedrais, basílicas, jardim e a troca de guarda.

Seus 70 mil m2 o colocaram no Guiness Book como o maior castelo do mundo e seus 1.000 anos de história o garantiram o título de Patrimônio da Humanidade.

O Castelo é simplesmente incrível e merece pelo menos um turno do seu roteiro para ser bem aproveitado. Uma boa dica é não esperar encontrar um castelo medieval, mas sim uma estrutura relativamente moderna.

O complexo do Castelo de Praga é extremamente charmoso e encantador. Em sua visita, observe todos os detalhes e aproveite a vista incrível que se tem da cidade.

A visita ao Castelo de Praga é sem dúvidas uma das atrações imperdíveis de cidade e merece ser feita com calma, para absorver toda a atmosfera cultural que a região oferece.

 

Atrações dentro do Castelo de Praga

 

Em sua visita ao Castelo não deixe de conferir as seguintes atrações:

 

Catedral São Vito (St. Vitus Cathedral)

 

Esta, sem dúvida, é a atração principal do Castelo de Praga. A catedral é simplesmente fantástica e encanta pela sua magnitude e pelo estilo gótico.

Dedicada a São Vito, São Venceslau e São Adalberto, ela é a igreja mais importante de Praga e predomina na paisagem da cidade.

Começou a ser construída em 1344 (no lugar de outra igreja do século 10) e sua obra só terminou em 1929, ou seja, quase 600 anos depois.

 

Antigo Palácio Real

 

Assim como em todos os castelos reais há um palácio onde moram os monarcas e sua corte. E no de Praga este edifício é o Palácio Real.

O Palácio real foi originalmente construído no século 9 e era um simples edifício de madeira. Este edifício foi se modificando e crescendo ao longo do tempo, assim com o complexo do castelo.

Vale a visita.

 

Jardins do castelo

 

Os jardins do castelo de Praga são lindos!

Há um bem perto do portão principal chamado Jardim do Bastião, que é todo bem cuidado e preservado.

Não deixe de visitar também o jardim real e o jardim Sul.

Os jardins estão abertos somente no verão, de abril a outubro.

O Jardim Real no Norte (entrada gratuita): os Jardins Sul abaixo do castelo (entrada gratuita, salvo para os jardins no terraço que encontram-se mais abaixo do castelo).

 

Troca de guardas

 

Não deixe de assistir a troca de guardas que ocorre todos os dias as 12 horas.

Não deixe de conferir também a Basílica de São Jorge, Golden Lane, Torre Daliborke, Praça de Loreto, Praça Hradčanské o Covento Strahov.

 

Como chegar no Castelo de Praga

 

Se você estiver hospedado no centro histórico de Praga, ou seja, do lado oposto ao castelo, pode utilizar o metrô  A ou bonde – tram nº 5 – em Namesti Republiky e descer no ponto Malostranska.

De Mala Strana você pode subir para o castelo caminhando ou pegar o bonde 22 que te deixa do lado do castelo – desça no ponto Prazsky hrad.

 

Ingressos do Castelo de Praga

 

Há uma série de opções de ingresso para visitar o Castelo de Praga. Clique aqui para verificar os valores atualizados.

Lembramos que a visita a estrutura exterior do Castelo de Praga é gratuita e somente se você quiser conhecer o interior dos edifícios terá que comprar o ingresso, que tem validade de dois dias consecutivos. Clique aqui para comprar com antecedência e evitar filas!

 

Castelo de Praga – Circuito A

 

É considerado o circuito longo e o mais completo. Inclui a Catedral, Palácio Antigo, o edifício com a história do castelo; Basílica de St. George; Golden Lane com a Torre Daliborka, Torre da Pólvora e o Palácio Rosenberg

O ingresso custa 350 CZK

 

Castelo de Praga – Circuito B

 

É o circuito intermediário e inclui Catedral, Palácio Antigo, Basílica de St. George; Golden Lane com a Torre Daliborka

O ingresso custa 250 CZK

 

Castelo de Praga – Circuito C

 

O circuito iclui o Tesouro da Catedral e a Galeria de Pinturas do Castelo

O ingresso custa 350 CZK

 

Palácio Wallenstein

 

Bem próximo ao Castelo de Praga está o Palácio Wallenstein, atual sede do Senado da República Tcheca.

O palácio foi construído entre 1623 e 1630 pelo comandante Albrecht von Wallenstein, muito famoso por suas vitórias na Guerra dos Trinta Anos.

Com a objetivo que o o Palácio Wallenstein Palácio ofuscasse até mesmo o Castelo de Praga, o comandante não poupou recursos, e trauxe inúmeros arquitetos e artistas italianos, daí veio a influência estética do complexo.

A extensa fachada em estilo barroco não dá a menor pista da beleza deslumbrante de seu interior. Os jardins internos são simplesmente sensacionais e você terá a sensação de que está em um conto de fadas com influência italiana.

A visita ao jardim é gratuita e você pode até visitar algumas salas oficiais. Para mais informações clique aqui.

 

Como chegar no Palácio Wallenstein

 

O Palácio fica muito próximo a Ponte Manusuv, mais especificamente atrás da estação de metrô Malostranská

Para chegar lá a pé você deve procurar Valdštejnské náměstí 17 e encontrará a entrada do complexo.

 

Mala Strana

 

Aproveite que está na região e vá conhecer Malá Strana, um dos mais charmosos e incríveis bairros de Praga.

Na descida do Castelo de Praga até a região central de Mala Strana, não deixe de passar pela incrível rua Nerudova, onde você vai ter a sensação de volta ao tempo e poderá admirar artesanatos,  arte e arquitetura típica tcheca.

Mala Strana bairro residencial da antiga nobreza do país e é um dos lugares mais históricos da cidade. Sem falar nos seus belos jardins, fachadas e avenidas espalhados pela região.

Este é um excelente bairro para se hospedar em sua visita a Praga, pois apesar de majoritariamente residencial, o bairro preserva a atmosfera turística por conta dos inúmeros hoteis que existem por lá. Confira as melhores opções de hospedagem em Praga através do Booking.com

Bem próxima a Ponte Charles está a Igreja de São Nicolau, um lindo edifício de arquitetura barroca, sem dúvidas um dos mais bonitos da cidade.

Siga pela rua  Karmelitska para visitar a Igreja Nossa Senhora da Victória, dedicada ao Menino Jesus de Praga.Esta é uma linda igreja e você não pode deixar de admirar as esculturas de protesto contra o antigo regime que ficam perto bem próximas.

Continuando na rua Karmelitska que mais a frente vira Ujezd, siga alguns quarteirões  para uma de mais belas atrações do bairro, a Colina de Petrín.

Para chegar no topo da Colina de Petrín você pode utilizar o Bonde 91, que funciona de 09 às 23:00 horas e custa o mesmo valor do bilhete de transporte público. Você também pode subir a pé e o trajeto, apesar de intenso, é lindo.

 

Colina de Petrín

 

A Colina de Petrín é um dos locais mais incríveis da cidade e é possível admirar ângulos incríveis do alto.

Na colina você poderá visitar um lindo jardim que fica todo florido no verão e primavera.

Não tenha pressa, esse passeio é extremamente agradável e vai ficar para sempre em suas memórias!

Há também um antigo labirinto de espelhos, um observatório astronômico de 1928 e uma réplica da Torre Eiffel.

É possível subir na torre – são 299 degraus –  e ter uma visão 360º da cidade. Não subimos e não podemos dizer se vale ou não a pena.

Ao final do passeio, na volta do funicular, não deixe de passar para observar o monumento Memorial as vítimas do comunismo, que fica na base da Colina de Petrín, na rua Ujezd.

Este monumento simboliza a perda de identidade das pessoas diante da alienação. Você vai reparar que as estátuas estão se desfazendo, deixando de existir aos poucos.

É um bela bela homenagem aos prisioneiros do regime e à população do país.

 

Como chegar na Colina de Petrín:

 

A estação de metrô Ujezd é a mais próxima da base do parque, onde se pode pegar o tram que leva ao topo da colina.

Se preferir, pode utilizar as linhas 12, 20, 22 e 57 com paradas pertinho da Catedral de São Nicolau na estação Malostranské.

Para chegar na Colina de Petrín você pode utilizar o Bonde 91, que funciona de 09 às 23:00 horas.

Voltando ao Bairro de Mala Strana, nós sugerimos que você visite o icônico Muro de Lennon

 

Muro John Lennon

 

Este muro foi utilizado pelos jovens tchecos durante o período comunista como um movimento de revolta contra o regime.

Ele é um símbolo da paz, cheio de mensagens de amor, poemas e letras das músicas dos Beatles.

Você pode levar sua caneta para escrever sua mensagem neste muro e entrar para história!

Saindo de lá você também pode aproveitar para conhecer a Ilha de Kampa, rodeada por canais, fato que rendeu ao local o apelido de Veneza Tcheca.

 

 

3º Dia em Praga –  Nove Mestro, Museu Nacional, Wenceslau Square, Dancing Building e muito mais

 

 

praga13

 

Roteiro do 3º dia – Clique aqui para acessar o roteiro completo com fotos!

 

Comece o dia na Nove Mestro, ou melhor, na cidade nova de Praga.

A região é conhecida como cidade nova, mas ela nasceu em 1348  e os prédios ques e veem em sua maioria são do século 19. Um mais lindo do que o outro, no estilo conhecido como art

Este dia será mais tranquilo, perfeito para descansar da maratona de atividades dos dois primeiros dias.

A primeira atração será o Museu Nacional de Praga.

Infelizmente, o Museu Nacional está fechado e não há previsão de retorno das atividades.

De qualquer forma, você poderá admirar o edifício e o entorno do museu. Também estará de frente para a região mais movimentada e tradicional de Praga, a Praça Venceslau.

Bem em frente ao Museu Nacional está a escultura equestre de São Venceslau e outro santos tchecos.

A Praça Vesceslau é uma das mais conhecidas de Praga e possui diversos edifícios históricos. como o Grand Hotel Europa.

A praça tem a extensão de 700 metros e deve ser apreciada com calma. Se quiser, faça como nós e pare em um café para apreciar o vai e vem das pessoas.

Ao final da Praça Venceslau você deve virar na rua Prikope.

Esta rua é a mais comercial de Praga, cheia de lojas e de movimento. Mesmo que a sua intenção não seja fazer compras, o passeio por lá não pode ficar de fora de seu roteiro.

Quem pretende fazer compras vai encontrar por lá s marcas mais badaladas do fast fashion e também muitas lojas tchecas.

Depois de conhecer a rua Prikope, siga para visitar as próximas atrações da cidade Nova.

A próxima parada será na Praça Carlos, uma área verde da cidade, criada no século 19 para substituir um antigo mercado de carnes.

Por lá, não deixe de visitar a  Universidade de Praga, conhecida como Karolinum, a Igreja Santo Inácio e o surpreendente edifício gótico da antiga Prefeitura da Cidade Nova.

Siga, então para a Praça Jungmanov para visitar a Igreja Nossa Senhora das Neves. Este edifício ainda se encontra inacabado, mesmo tendo sido iniciada a sua construção em 1347.

Passe para admirar o imponente edifício do Teatro Nacional de Praga.

Siga pela Rua Resslova até encontrar o icônico e inconfundível Prédio Dançante.

O Dancing Building chama atenção não só porque tem uma estrutura única, mas também porque sua aparência destoa de todos os outros prédios da região.

Este edifício comercial representa um casal dancando e merece uma visita para apreciar esta obra prima da arquitetura moderna.

Você estará bem próximo à ponte Legií e pode aproveitar a oportunidade para admirar o visual lindíssimo do rio.

Note que o Castelo de Praga é praticamente onipresente na paisagem da cidade e pode ser visto de praticamente todos os ângulos.

Terminada a primeira parte do roteiro do dia, nós sugerimos que você visite o Parque Vitkov onde está localizado o Museu Militar Soviético e o edifício que serviu como base de reunião dos soviéticos Praga.

De lá, você pode caminhar até a  Torre da TV Žižkov, mais uma atração icônica da cidade. 

Esta não é uma torre de TV comum. Ela foi especialmente decorada com os bebês de David Cerny. Esta era uma intervenção artística temporária, mas acabou sendo definitivamente adotada devido ao sucesso que fez.

Não subimos na torre, mas já ouvimos falar da visão incrível que se tem do topo. Se tiver disponibilidade, pode ser uma aventura interessante.

Além do ponto de observação, há também um restaurante e um quarto de hotel na torre. Incrível, não é? Clique aqui para saber mais detalhes sobre o complexo.

Se estiver disposto, pode voltar para o seu lugar predileto da cidade. Se for final de semana aproveite para dar uma passada nas feirinhas de Mala Strana.

Outra opção é fazer um passeio de segway, muito comum na cidade.

 

Gostou? Clique aqui e acesse também o post completo do 1º dia em Praga.


roteiros personalizados


seguro

 

Você também vai gostar:

 

Confira as melhores opções de hospedagem em Praga através do Booking.com. Ao reservar através do nosso link você vai estar ajudando o blog a produzir mais conteúdo de qualidade sem pagar nada a mais por isso!

Roteiro do 1º dia – Clique aqui para acessar.

Roteiro do 2º dia – Clique aqui para acessar.

Roteiro resumido de Praga – Baixe aqui o roteiro e leve para a sua viagem.

O que fazer em Praga – Melhores atrações da cidade em um post super completo

Colina de Petrín em Praga – Um passeio inesquecível

Como ir de Berlin a Praga – Dicas de viagem

r.

advert-image