Qual moeda levar - Cambio em San Andrés

A problemática sobre qual moeda levar para San Andrés perturba todos os viajantes que planejam passar as férias no Caribe Colombiano.

Isto porque, a ilha costuma apresentar taxas de câmbio extremamente desfavoráveis para o real, o que faz com que os viajantes brasileiros questionem sobre a viabilidade de levar a moeda do país.

Mas, não se preocupe, pois este post foi escrito para você, que está com dúvida sobre qual moeda levar e precisa de uma ajudinha para esclarecer as contas do câmbio 🙂

Quer saber quanto custa uma viagem a San Andrés? Clique aqui para acessar o post completo.

Para começar, vamos simplificar a sua vida: não leve reais para San Andrés, pois certamente irá perder bastante dinheiro na conversão de moedas.

Também nem pense em trocar pesos colombianos no Brasil, pois o câmbio será pior ainda!

Prefira as outras formas alternativas de obter pesos colombianos. São elas:

 

Troca de dólares 

 

Uma boa opção para quem está planejando uma viagem a San Andrés é trocar dólar no Brasil e levar para a ilha.

Apesar de ser uma dupla troca de moedas, o procedimento vale a pena, pois a moeda norte americana é bem valorizada por lá.

Ao chegar em San Andrés procure as agências da Western Union ou Bancolombia, as quais têm o histórico de apresentar as melhores taxas de conversão.

É muito comum ver locais oferecendo-se para trocar dólares – inclusive nas filas das agências de câmbio. Apesar de termos lidos diversos relatos garantindo que a transação foi tranquila, não indicamos o procedimento.

É sempre melhor garantir com agências oficiais para não correr o risco de perder todos os seus dólares suados.

Ah, uma dica imperdível é que na Western Union, quanto maior a quantia para trocar, melhor será o cambio. 🙂

+ VIAJE SEGURO PARA SAN ANDRÉS – LEITORES DO BLOG TÊM 15% DE DESCONTO NO SEGURO VIAGEM – CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS NOSSAS DICAS E COMPRAR O SEU SEGURO.

 

Saque em caixas eletrônicos

 

Essa é uma opção que de forma geral só vale a pena se você tiver conta em algum banco que permite que efetue saques sem tarifas no exterior.

No entanto, em San Andrés, o saque internacional é uma excelente opção, pois é possível pegar a cotação do dólar do dia, evitando assim grandes perdas com a variação abrupta do valor da moeda norte americana comparada ao real.

A depender da cotação do dia, é até possível fazer o saque com taxas mais favoráveis que a troca do dólar em espécie!

Uma grande vantagem de efetuar saques internacionais é evitar o desgaste de trocar moedas duas vezes – de reais para dólares e de dólares para pesos.

Essa foi a alternativa que escolhemos e indicamos muitíssimo, pois são vários os caixas eletrônico disponíveis no centro de San Andrés.

Note que o Santander, HSBC, e Citibank oferecem o saque sem cobrar taxas, mas você deve se certificar que tem esse benefício antes de sair de casa.

Caso contrário, além de pagar IOF de 6,38%, ainda pagará tarifa e os custos finais chegam perto de 10% do valor sacado.

Lembramos que é sempre bom sacar uma boa quantia de pesos colombianos, para diluir os custos da taxa.

 

Compras no cartão de crédito internacional

 

Nós costumamos utilizar cartão de crédito em nossas viagens por dois motivos: a cotação geralmente é mais vantajosa que a do papel moeda e além disso podemos acumular milhas.

Mas, cuidado, se estiver planejando viajar em época de oscilação do dólar você pode correr o risco de pagar uma cotação muito superior à planejada.

Isto porque o cartão cobra o dólar na cotação do dia do vencimento da fatura e não no dia da compra. Por outro lado, também pode acontecer a queda do dólar. É sempre um risco!

 

Considerações sobre o câmbio em San Andrés:

 

Se for passar em Bogotá antes de ir para San André leve real, pois vale a pena fazer o câmbio na capital.

Mas veja bem, quando falamos passar em Bogotá estamos querendo dizer passar alguns dias e não algumas horas no aeroporto.

Ocorre que a cotação de reais no aeroporto é bastante desvalorizada, o que faz com que a situação seja quase a mesma que em San Andrés.

Se este não for o seu caso, programe-se para fazer o câmbio em San Andrés considerando uma previsão para 2 a 3 dias de gastos, para não correr o risco de ficar sem dinheiro na ilha.

Note que em San Andrés muitos estabelecimentos aceitam dólar. Por isso, se não quiser, não precisa trocar para pesos colombianos, mas saiba que vai perder dinheiro, pois as cotações dos estabelecimentos é sempre pior que as agências de câmbio.

Ah, uma dica super importante é ficar atento no fórum de viajantes promovido pelo excelente site da Melhores Destinos. Ele está sempre atualizado com dicas de viajantes que acabaram de voltar de San Andrés e podem te dar um norte sobre a melhor solução para você.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br