Passeio de barco entre Ribeira e Plataforma

O passeio de barco entre Ribeira e Plataforma em Salvador é incrível e super acessível.

Com menos de R$ 2,00 por trecho você pode desfrutar paisagens privilegiadas, sentir o cheiro do mar e o balanço das ondas.

ribeira5

ribeira6

Este trajeto serve a centenas de pessoas diariamente, que utilizam o barco como transporte público em sua rotina, no entanto, o passeio não deixa de ser encantador, desde que os horários de pico sejam evitados.

De fácil acesso, em frente à Sorveteria da Ribeira, você encontrará o terminal marítimo, onde poderá comprar o seu bilhete e embarcar no próximo barco disponível.

ribeira7


Embarque e se deixe encantar pelas belezas da Baía de Todos os Santos.

ribeira8

Você vai reparar que do lado de Plataforma, o ambiente está bastante mal cuidado, com construções antigas e abandonadas. Trata-s de uma região histórica de Salvador.

 

Informações Históricas sobre Plataforma

 

O nome Plataforma surgiu por causa de uma fortificação do séc. XVI que existia onde, hoje, está a fábrica São Braz.

Plataforma era uma fazenda do marinheiro português Antonio de Oliveira Carvalhal. A data de nascimento do bairro é de 16 de abril de 1638, dia em que o príncipe holandês, Maurício de Nassau, desembarcou na praia.

Os portugueses bombardearam o bairro em 1823. Em 1851, o fazendeiro Almeida Brandão constrói uma usina que, 9 anos depois, seria transformada na Fabrica São Braz.

Outra fábrica que compõe a história de Plataforma é a União Fabril dos Fiais, mais conhecida como União Fabril, de propriedade da família Martins Catharino, a fábrica contribuiu para o povoamento do local até o séc XX.

Mais tarde, nos embates pela Independência da Bahia, em 1823, o local também foi usado pelos portugueses como via de comunicação entre o norte, o centro e a capital baiana, através da “Estrada das Boiadas”, atualmente chamada de “Rua 8 de Novembro”.

Em 1850, a implantação da estrada de ferro Calçada-Paripe deu início à expansão urbana rumo ao subúrbio ferroviário, sendo construída em Plataforma a Estação de Trem Almeida Brandão.

A linha férrea, no seu período de auge, trouxe muitos benefícios à população do bairro – como o abastecimento da feira local com mercadorias que vinham do interior, a chegada da iluminação elétrica, a presença do transporte público e a instalação da fábrica de tecidos São Brás –, que proporcionaram o povoamento do bairro de Plataforma e a formação da Vila Operária.

Todavia, o deslocamento da produção fabril para o sudeste, no final do século XIX, e a descoberta do petróleo, em meados do século XX, mudaram os rumos dos investimentos e do processo de produção no país, conduzindo ao fechamento da fábrica São Brás em 1959.

Isso, contudo, não diminui o seu importante papel na história do bairro e na vida dos seus moradores, pois “o bairro cresceu a partir da fábrica, especialmente o comércio local”, sendo difícil encontrar, nos dias atuais, “alguém que não trabalhou ou tem pelo menos um parente que era empregado na indústria de tecidos” (SERPA, 2001). Era, portanto, “a alma do bairro”.

Apesar da inegável importância histórica, política e econômica do bairro, Plataforma, assim como os outros bairros do subúrbio ferroviário, passa atualmente por um visível processo de degradação.

O terminal marítimo de Plataforma fica ao lado da estação de trem, que embora antiga, ainda funciona e intriga com o seu visual único.

ribeira11

Há dois restaurantes super famosos próximos ao terminal marítimo de Plataforma, o Boca de Galinha e o Boteco do Camarão da Neinha, mas não aconselhamos a visita, pois se trata de uma região bastante precária e com possibilidade de assaltos a turistas.

Sem sair do terminal, compre a sua passagem de volta e espere a saída do barco admirando o mar.

ribeira12

Assim como na ida, a volta à Ribeira revela ângulos surpreendentes e encantadores.

IMG_5234

ribeira13

De volta à Ribeira, siga o nosso roteiro indicado para o segundo dia. Clique aqui para acessar o post completo.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br