Qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama

Você está sonhando em visitar o Chile e quer saber qual a melhor época para visitar o Deserto do Atacama?

Não se preocupe, este post foi feito para ajudar você a planejar uma viagem perfeita e sem erros.

As melhores épocas para visitar o Atacama são as estações intermediárias, ou seja, Primavera e Outono. 

No hemisfério sul, essas estações ocorrem nos meses de Setembro de Novembro e Março e Maio, respectivamente.

Esses são os melhores meses para visitar o Deserto do Atacama, pois a amplitude térmica acentuada – típica dos desertos – revela-se mais amena. Isso quer dizer que nestes meses não haverá mudanças de temperaturas extremas.

No entanto, é importante ressaltar que é possível visitar o Deserto do Atacama durante todo o ano, desde que vá preparado para temperaturas mais altas no verão e mais baixas no inverno.

Está planejando uma viagem ao Deserto do Atacama? Confira todas as dicas de viagem em um guia completo preparado especialmente para você

Confira quais são as características de cada mês no Deserto do Atacama.

 

Dezembro, Janeiro e Fevereiro

 

Apesar de ser verão no hemisfério sul, é neste período que ocorre o fenômeno denominado “inverno altiplânico”, quando se pode esperar alguns centímetros de chuva no deserto.

O mês de Fevereiro é considerado o mais chuvoso do ano, mas é claro que não se pode garantir se haverá chuvas nos meses de “inverno”.

Apesar de ser muito raro chover no Deserto do Atacama e haver lugares na região que nunca foram contemplados com uma gota de chuva, alguns anos são contemplados com chuvas excessivas que podem atrapalhar os passeios, já que o solo não consegue absorver a água.

Em tese, você não deve se preocupar, pois na maioria dos anos a chuva por lá não é muito grave e este fator não prejudica muito a viagem.

Mas, se puder escolher outro mês, talvez valha a pena repensar a sua programação para conhecer o Atacama!

 

Março, Abril e Maio

 

São ótimos meses para visitar o Atacama, pois o céu está quase sempre aberto e a noite a temperatura não é tão fria.

As amplitudes térmicas são menores neste período, o que possibilitam uma viagem mais confortável.

Nós visitamos o Atacama em Março e sentimos frio apenas nos Geysers del Tatio. Nos outros momentos, inclusive durante a noite, uma blusa de manga comprida foi suficiente para nos aquecer.

 

Junho, Julho e Agosto

 

São alguns dos meses mais procurados pelo turismo, pois coincidem com o verão e as férias na Europa e América do Norte.

Em pleno inverno, as temperaturas chegam a 22º C durante o dia e próximas de 0 durante a noite.

Em alguns passeios de altitude elevada é possível encontrar temperaturas negativas, portanto, vá preparado.

 

Setembro, Outubro, Novembro

 

São alguns dos melhores meses para visitar o Atacama, pois o clima já está mais quente e sem variações extremas.

Em Outubro e Novembro a grande procura deste destino é pelo público chileno, portanto, reserve a sua acomodação e passeios com antecedência.

Em setembro podem ocorrer as tempestades de areia, mas não é motivo para deixar de programar uma viagem neste mês, pois este fenômeno é extremamente raro.

 

Independente do mês que você pretende viajar ao Atacama é muito importante reservar a hospedagem com antecedência, pois este é um destino extremamente procurado e, embora tenha diversas opções de hotéis, hostals e albergues, é sempre um risco não achar vagas.

Encontre aqui as melhores opções de hospedagem em San Pedro de Atacama e reserve através do Booking com cancelamento grátis.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br