Dirigir na Toscana: tudo que você precisa saber

Está planejando a sua viagem e quer saber se vale a pena alugar um carro e dirigir na Toscana? Neste post você vai encontrar tudo que você precisa saber.

A Toscana é uma das regiões mais belas e românticas do mundo e é um daqueles destinos que encantam tanto ou até mais pelas suas paisagens do que pelos destinos finais. Seus campos de girassóis, vilarejos nos topos das montanhas, estradinhas margeada por ciprestes e vinhedos a perder de vista compõem os cenários dos sonhos e não há melhor forma de explorar a região do que com um carro.

Alugar um carro por lá é a garantia de poder ir além, traçar o seu próprio roteiro, conhecer a Toscana de acordo com o seu perfil e com toda independência e comodidade. Além disso, alugar um carro possibilita otimizar os seus dias, conhecer mais em menos tempo e ir além dos roteiros tradicionais para viver experiências únicas como parar o carro para fazer um piquenique naquele cantinho maravilhoso que só você descobriu.

Mas como muita gente tem receio de alugar um carro para dirigir em outro país, escrevemos este guia completo com todas as dicas para ajudar você a não pensar duas vezes ao se jogar nessa aventura inesquecível. Para nós, essa foi, sem dúvidas, a melhor forma de conhecer a Toscana e para reservar o carro com cancelamento gratuito e serviço em português clique aqui.

 

ALUGAR E DIRIGIR CARRO NA TOSCANA

 

Há dois tipos de estradas por na Toscana: as auto-estradas com velocidade média de 100 km por hora e que são muito úteis em casos de deslocamentos longos, e as estradas secundárias que têm velocidade média de 50 km por fora, mas que oferecem os passeios mais belos que se pode imaginar.

E é bom saber desde já que a melhor forma de explorar a Toscana é utilizar as estradinhas secundárias e fazer os roteiros diários com calma. Sendo assim, deixe as auto estradas para trajetos mais compridos e utilize as SS2xx para os seus roteiros diários entre as cidadezinhas medievais e vinícolas.

As estradas por lá são mantidas em excelentes condições e na verdade, rodamos boa parte da Toscana e não tivemos problema algum, mesmo dirigindo a noite e por longas distâncias. Mas, as estradas costumam ter muitas curvas e não dá para manter uma velocidade estável, então o melhor a se fazer é relaxar e aproveitar a viagem!

De uma forma geral, os Italianos assim como os turistas são muito prudentes nas estradas e por incrível que pareça não há muito tráfego nas estradas secundárias. Por isso, não se preocupe, pois qualquer pessoa acostumada a dirigir em estradas pode tranquilamente conhecer a Toscana de carro, por conta própria e sem stress.

É interessante que logo no primeiro dia, você obtenha um mapa rodoviário que pode ser adquirido em postos de gasolina ou em oficinas de turismo. Outra dica é usar o aplicativo Waze ou Google Maps para te guiar pela Toscana utilizando internet. Sugerimos a compra de um chip por lá com pacote de dados ou a compra do MySimTravel, que te conecta desde a saída do Brasil – veja aqui o post completo sobre o Mysimtravel.

 

POR QUE ALUGAR UM CARRO NA TOSCANA?

 

 

Quer saber quais são as vantagens de alugar um carro para a sua viagem pela Toscana?

 

# Conheça mais em menos tempo

Como você já deve saber, a Toscana é uma região relativamente grande e repleta de atrações maravilhosas. E apesar de trens e os ônibus conectarem as mais importantes cidades da região, é impossível fazer as paradas e conhecer as atrações que uma viagem de carro permitiria.

Por isso, se quiser conhecer os mais charmosos vilarejos, as vinícolas com calma e apreciar as paisagens, não pense duas vezes e reserve o seu carro por lá. Confira o post completo com sugestões de roteiros pela Toscana em 3, 5, 7, 10 e 12 dias.

 

# Liberdade e comodidade

Viajar de carro traz muita comodidade, não é mesmo? Parar naquele ponto lindo, fazer refeições em locais inusitados e poder colocar a sua música preferida para tocar no som são grandes vantagens de alugar um carro para explorar a Toscana.

Além disso, é possível fazer trajetos que não seriam alcançados pela malha ferroviária, bastando apenas um bom GPS – ou um aplicativo, como Waze, por exemplo -, e um espírito aventureiro.

 

# Economize em sua viagem

Isso mesmo: alugando um carro você pode economizar bastante em relação a compra de passagens de trem e ônibus na Toscana. E a economia torna-se ainda maior se estiver viajando com duas ou mais pessoas, pois os custos podem ser rateados pelo grupo 🙂

O valor do combustível é bem em conta, cerca de 1,50 euros por litro de gasolina e os pedágios são escassos por lá.

 

# Poder visitar Elba, a belíssima ilha na costa da Toscana

A Ilha de Elba fica na costa da Toscana e é uma excelente opção para aqueles que querem fugir dos roteiros tradicionais e explorar um pouco as praias Italianas.

Chegar lá é muito tranquilo e em menos de 2 horas de viagem por ferry boat se pode desembarcar em uma das mais belas e inexploradas ilhas da Itália. Por lá, é necessário ter um carro para explorar a ilha de forma completa, então vale a pena alugar um carro na Toscana e combinar com um passeio para Elba!

 

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DIRIGIR NA TOSCANA

 

Convencido de que é uma boa ideia alugar um carro para dirigir na Toscana? Vamos então, às dicas práticas para dirigir por lá.

 

# Como alugar carro na Toscana

Você pode alugar um carro nas maiores cidades da Toscana, como Pisa, Florença e Lucca. E é importante fazer a reserva do veículo com antecedência, pois a Toscana é uma das regiões que mais recebe visitantes no mundo e não raro as locadoras ficam sem opções de carros para alugar em períodos de pico.

Por isso, indicamos que a reserva seja feita no Brasil, de forma prática e rápida através dos sites das locadoras. Nós indicamos a Rental Car, empresa que faz a pesquisa dos melhores preços para você – clique aqui e faça já a sua reserva na RentalCars com cancelamento grátis.

Se estiver inspirado e puder investir, vale a pena reservar um carro italiano conversível e viver o sonho toscano. Além disso, tenha preferência por carros movidos à diesel, pois os custos com combustíveis podem ser reduzido bastante em comparação com veículos que utilizam gasolina.

 

# É necessário ter carteira de habilitação internacional? Quais são os documentos necessários?

Teoricamente é necessário portar a carteira de habilitação internacional para alugar e dirigir um carro na Itália, mas a verdade é que nunca fomos pedidas por este documento e sempre utilizamos a carteira brasileira.

Mas, não vale a pena arriscar de não conseguir reservar o carro ou levar multa na Toscana, portanto, é importante fazer a carteira de habilitação internacional no Brasil e levar consigo. Além disso, sempre tenha em mãos os documentos que comprovem o aluguel do veículo e também o seguro viagem do carro e dos passageiros – clique aqui para comprar o seu com 15% de desconto.

Para alugar um carro na Toscana, o condutor deve ter no mínimo 18 anos de idade (a idade pode variar de acordo com a categoria do veículo) e deve estar habilitado há pelo menos 1 ano. Condutores com idade inferior a 25 anos, estão sujeitos ao pagamento de uma taxa adicional para “condutor jovem” paga localmente e para alguns fornecedores a idade máxima para alugar um carro é de 80 anos.

Os cintos de segurança são obrigatórios e as crianças com até 12 anos de idade devem viajar sentadas no banco de trás.

 

# Qual a velocidade permitida na Toscana?

Todas as estradas da Toscana têm limite de velocidade, sendo que o máximo nas auto estradas é 130 km/h, nas estradas não urbanas principais 110 km/h, nas estradas não urbanas secundárias 90 km/h.

Não vimos fiscalização policial, mas há muitos radares chamados de “Autovelox”, por isso é importante estar = sempre atento às sinalizações que indicam as peculiaridades de cada local para evitar multas.

 

# Como são os pedágios na Toscana?

Nas rodovias com pedágios, paga-se somente pela distância percorrida graças ao sistema inteligente de cobrança que calcula o total de acordo com o ponto de entrada e saída da estrada.

Os pedágios aceitam cartões de crédito e dinheiro e têm guichês automáticos, mas não se preocupe pois o modelo de pagamento é intuitivo. Vale a pena ressaltar apenas que preste atenção para entrar na fila correta a depender da sua forma de pagamento escolhida.

 

# Números de emergência na Toscana

Tenha sempre em mãos os números de emergências da Itália para discar quando e se precisar.

Ambulância 118
Bombeiro 115
Carabinieri 112
Policia 113
Socorro nas estradas 116

 

# Dirigir na Toscana e visitar vinícolas

Uma das maiores atrações da Toscana são as suas vinícolas, que oferecem alguns dos melhores vinhos do mundo. Sendo assim, dificilmente você vai fazer um roteiro por lá que não envolva degustar os vinhos locais e sendo assim, fica a dúvida se dá para dirigir e aproveitar.

Bom, o limite tolerado na Itália por lei deve ser inferior a 0,5 g/L, mas a verdade é que não há fiscalização nas estradas secundárias. Isso não quer dizer que você pode degustar de forma irresponsável e é sempre bom que o motorista da rodada deguste menos que o resto dos passageiros para garantir uma viagem segura.

 

# Estacionamentos na Toscana

Estacionar o carro nos centros das cidades medievais é uma tarefa quase impossível, pois as poucas vagas disponíveis são extremamente disputadas e a maioria delas é reservada exclusivamente para locais.

No entanto, há opções de estacionamento nos arredores dos centros históricos e para estacionar você deve comprar os bilhetes nas máquinas mediante escolha do tempo desejado de  permanência. Preste atenção nas cores, pois elas sinalizam as categorias de veículos e de pagamento. Você deve procurar as vagas com faixas azuis que estão disponíveis para visitantes, já as faixas brancas são para residentes apenas, as amarelas para deficientes, táxis e ônibus.

Ao receber o bilhete, lembre-se de colocar na parte interna do carro deixando-o a mostra através do vidro. Aos domingos o estacionamento é gratuito na maioria das cidades da Toscana.

Como em quase todos os países, é proibido estacionar nas calçadas e as multas são super rigorosas para os infratores. Se estiver planejando fazer mais bases em cidadezinhas, a nossa dica é que reserve hotéis com estacionamento gratuito e utilize transporte público ou caminhe para os centros das cidades maiores.

 

# Dirigir em Florença

A parte mais difícil de dirigir um carro na Toscana é encontrar estacionamento em Florença e saber por onde transitar, já que boa parte do centro histórico é delimitada pela ZTL que impedem não residentes de circular por lá.

Sendo assim, não dê bobeira e ao dirigir em Florença fique atento às placas indicativas da ZTL que são vigentes de segunda à sexta das 7:30 às 19:30, sábado das 7:30 às 18:00, e livres aos domingos e feriados. Vale a pena confiar nos aplicativos de direção como Waze e Google Maps, que sinalizam essas zonas e o impedem de circular por lá de forma desavisada.

 

# Recomendações especiais para dirigir na Toscana

Na Itália dirige-se pelo lado direito da pista e você deve estar sempre com os faróis acesos. Sempre, mesmo que esteja com sol e claridade.

O cinto de segurança também é item indispensável, seja para os passageiros ou motoristas e atente-se para os calçados, pois estes devem ser sempre fechados.

Pode até parecer besteira, mas atente-se ao fato de que transporte publico como ônibus, trem, trem de superfície, carro de polícia ou bombeiro possuem prioridade. Os pedestres também, e, dar passagem para eles é hábito dos italianos.

O horário de funcionamento dos postos de combustíveis em autoestradas é geralmente 24 horas por dia, 7 dias por semana, mas a maioria dos postos não dispõem de frentistas e você deverá fazer o abastecimento e pagamento por conta própria.

Para abastecer, procure as máquinas automáticas que ficam posicionadas ao lado das bombas. Escolha a sua bomba, digite o valor que deseja abastecer e depois faça o pagamento através de dinheiro ou cartão de crédito. Então, pode usar a bomba até o limite do valor pago para abastecer com gasolina que em italiano se chama benzina ou diesel que em italiano se chama disel ou gasolio.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

ify;”>