Está planejando viajar pelo Deserto do Atacama de carro? Neste post você vai encontrar todas as dicas para aproveitar esta experiência.

Cinco mulheres, um deserto e um carro, que foi carinhosamente apelidado de Firmina – vai Firmina vai… -, de tanto que ele deslizava em alguns trechos das estradas de terra.  Veja aqui o vídeo de Firmina, a nossa inspiração.

Parece uma aventura perigosa, não é mesmo? Pois não foi nada perigoso e sinceramente, a experiência de explorar o deserto por conta própria não poderia ter sido melhor!

Quando estávamos planejando a viagem, pesquisamos bastante sobre a viabilidade de alugar um carro, seguimos nossos instintos e chegamos à conclusão de que seria a melhor opção. E, de fato, foi.

+ Se decidir alugar um carro para explorar o Atacama, por favor efetue a sua reserva com a Rental Cars clicando aqui e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

Deserto do Atacama de carro

Para começar, precisamos dizer que as condições das estradas de asfalto estão muito boas, os caminhos para as principais atrações estão todos com excelente sinalização. Não tivemos nenhum problema para chegar até elas.

Os chilenos, de uma forma geral, são muito prudentes nas estradas, mas, é importante ficar atentos aos argentinos – que os chilenos “carinhosamente” chamam de “argentos” -, pois, a maioria não respeita as mínimas regras de segurança, e, o Atacama faz fronteira com a Argentina.

Mas, não se preocupem, pois qualquer pessoa acostumada a dirigir em estradas, pode, tranquilamente, conhecer o Atacama de carro, por conta própria.

+ O seguro viagem é item importante para a sua viagem. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

Deserto do Atacama de carro

Um carro pequeno consegue fazer a maior parte dos percursos. A depender da quantidade de pessoas, pode ser interessante alugar um carro maior, porque em alguns trechos de algumas atrações – Geysers, Lagunas Altiplânicas, Salar de Tara -, as subidas são muito íngremes, em virtude da altitude – as vezes dá a sensação de que a subida não acabará mais -, e se forem cinco pessoas no carro, por exemplo, um motor mais potente fará falta.

Com exceção do Salar de Tara, não é necessário um carro 4X4. Aliás, essa foi a única atração que optamos por ir com um tour e valeu muito à penas, pois, uma vez que você sai da estrada de asfalto, não há qualquer sinalização, numa imensidão de terra fofa.

Dá para se perder tranquilamente, e, levando em consideração o fato de que o Salar de Tara faz fronteira com a Bolívia, numa zona de intenso tráfico de drogas e de mercadorias (fatos relatados pelo nosso guia), você não vai querer se perder alí. No mínimo, como você não conhece o caminho, vai “atolar” umas várias vezes em cada quilômetro.

Por sinal, o nosso leitor Paulo seguiu as nossas dicas, alugou o carro para explorar o Atacama e visitou o Salar de Tara acompanhado de um guia local. Segue a sua indicação: O nome do guia é Emílio Centena Tessa, https://www.facebook.com/EnjoyAtacama/ e telefone 56 9 9773 3444 .

Deserto do Atacama de carro

É interessante que logo no primeiro dia, antes de conhecer qualquer atração, você obtenha um mapa rodoviário – você consegue encontrar alguns bons na Oficina de Turismo localizada na Rua Caracoles, no centrinho de San Pedro. Outra dica é usar o aplicativo Waze ou algum semelhante.

Estávamos com um chip do MySim Travel e conseguimos fazer boa parte dos trajetos utilizando o aplicativo. Veja aqui o post completo sobre o Mysimtravel.

Não fomos paradas pela polícia, mas você precisará estar de posse da carteira de motorista dentro do prazo de validade, acaso isso ocorra. Não é necessária a permissão internacional para dirigir.

Se você, assim como nós, ama pegar a estrada, se liberte das amarras e receios e se jogue de braços abertos nessa aventura, que só a liberdade e autonomia de escolher seus caminhos, suas paradas, seus horários irá lhe trazer.

Permita-se parar e escutar o silêncio que só um deserto dessa magnitude consegue proporcionar.

Para nós, essa foi, sem dúvidas, a melhor forma de conhecer o Atacama. Quem sabe também será para você?!

 

POR QUE ALUGAR UM CARRO PARA EXPLORAR O DESERTO DO ATACAMA

 

Gostou da ideia? Confira as nossas razões para alugar um carro no Deserto do Atacama

 

Conforto

 

Deserto do Atacama de carro

Explorar o Atacama com carro próprio certamente significará muito mais conforto para os viajantes.

Tivemos a certeza disso quando participamos de um tour no último dia para o Salar de Tara – a única atração que não visitamos por conta própria.

Não poder escolher a playlist, viajar apertado nos bancos das vans, não poder apreciar a paisagem ou até mesmo parar para usar o “banheiro” foram fatores que nos incomodaram muito.

Se você tem o espírito aventureiro e gosta de aproveitar as experiências de forma mais plena, não pense duas vezes antes de alugar o carro para explorar o Deserto do Atacama.

 

Autonomia e independência

 

carro1

Explorar a região com total independência e autonomia trouxe para nossa viagem uma atmosfera única e sensacional.

Poder parar nos locais que mais gostamos, fazer o nosso horário, desfrutar das vistas com tranquilidade realmente fizeram toda a diferença.

Isso sem falar na possibilidade de visitar as atrações antes ou depois do horário de pico, evitando assim as grandes confusões geradas pela chegada dos grupos.

A sensação que tivemos na maioria das atrações foi a de que ela estava reservada para nós e isso realmente não tem preço e nem comparação!

 

Economia

 

Alugar um carro para explorar o Deserto do Atacama foi a melhor escolha que poderíamos ter feito. Além de ter mais independência e liberdade para parar em nossos lugares prediletos e fazer o nosso roteiro, ainda conseguimos economizar muito!

O aluguel do carro por 7 dias nos custou cerca de 356 mil pesos e gastamos 45 mil pesos de combustível para conhecer todas as atrações, exceto o Salar de Tara.

No total, gastamos menos de 450 reais por pessoa ( grupo com cinco ) para conhecer todas as atrações do deserto, exceto o Salar de Tara.

A média de custo de todos os tours variam de 1500 a 4000 reais, sendo facilmente constatável que o aluguel de carro representa uma economia significativa.

Mesmo que para duas pessoas, consideramos que o aluguel de carro é uma excelente opção, pois o custo vai ser quase o mesmo dos tours, mas ter o conforto, autonomia e liberdade para fazer o seu roteiro é algo que simplesmente não tem preço.

 

Aventura

 

DCIM100GOPROGOPR2377.

Viajar pelo Deserto do Atacama com um carro próprio foi uma das experiências mais marcantes de nossas vidas.

A sensação de liberdade ao explorar um destino novo e completamente selvagem e preservado é indescritível. Os nossos dias no Atacama ficarão para sempre marcados em nossas memórias.

É importante lembrar que essa é uma aventura que pode ser feita por qualquer tipo de grupo, de famílias a grupos jovens.

 

Estradas com boa estrutura

 

carro

As estradas que levam às mais importantes atrações do Deserto do Atacama estão em ótimas condições e muito bem sinalizadas.

Há três tipos de vias na região, as de asfalto, as de terra batida e as de rípio e em todas é possível circular tranquilamente.

Um carro mais resistente como uma caminhonete, seja 2×4 ou 4×4, não terá problemas com as vias e você poderá programar uma visita para todas as atrações por conta própria – exceto do Salar de Tara.

Ah, não podemos deixar de mencionar a beleza dos caminhos.

geysers15

No Atacama, máxima de que o caminho é tão ou mais importante que o destino final é totalmente aplicável e você não vai se arrepender de escolher autonomia para admirar cada cantinho do deserto.

 

DICAS PRÁTICAS PARA ALUGAR UM CARRO NO DESERTO DO ATACAMA

 

Publicamos um post com muitas dicas para ajudar você a planejar a sua viagem de carro pelo Deserto do Atacama.

Para acessar o post original clique aqui e certifique-se de que não vai deixar de conferir as informações importantes!

 

ONDE ALUGAR O CARRO PARA EXPLORAR O DESERTO DO ATACAMA

 

Na programação da viagem, pensamos em alugar o carro na vila de San Pedro de Atacama, tendo em vista que não iríamos utilizar o carro no dia do Salar de Tara.

No entanto, verificamos que mesmo deixando o carro parado um dia, ainda assim seria mais barato buscar o carro no aeroporto de Calama, na chegada.

As cotações para aluguel de carro na Europcar em San Pedro de Atacama variam entre 59 mil pesos chilenos para um Jeep e 79 mil pesos chilenos para uma caminhonete 4×4.

Convertendo, estas diárias representariam cerca de 300 reais, isso sem contar com o seguro para o veículo!

Por outro lado, o aluguel de um carro em Calama custa cerca de 115 por dia, 1/3 do valor praticado no Deserto do Atacama!

Sendo assim, fica claro que vale a pena alugar o carro no aeroporto de Calama, até porque desta forma conseguirá economizar com o transporte entre o aeroporto e a vila de San Pedro, cujos preços pode conferir aqui.

 

QUAL EMPRESA ESCOLHER PARA ALUGAR CARRO NO ATACAMA?

 

Decidimos alugar o nosso carro com a empresa Econorent, de origem chilena e esta escolha decorreu do fato de que ela oferecia o melhor custo benefício na época.

Os valores da Econorent estavam bem interessantes e a empresa conta com boas avaliações na Rental.cars, então batemos o martelo!

Apesar de vagaroso, não tivemos problemas com o processo de retirada e entrega do veículo, sendo que tudo correu muito bem.

Reservamos uma Mitsubishi Katana 4×2 e na retirada conseguimos um upgrade de reserva e acabamos levando um veículo 4×4 pelo mesmo preço do carro com especificações inferiores. Não precisamos dizer que ficamos muito felizes com o presente, não é mesmo?

A respeito da nossa escolha da empresa, é importante mencionar que além da Econorent existem outras companhias com escritório no aeroporto de Calama, como a Budget e Europcar.

Clique aqui para pesquisar a disponibilidade e valores do aluguel do veículo para a sua viagem ao Deserto do Atacama.

 

QUAL CARRO ESCOLHER PARA EXPLORAR O DESERTO DO ATACAMA

 

Deserto do Atacama de carro

Embora não seja necessário, é aconselhável o aluguel de um veículo 4×4 para explorar o Deserto do Atacama.

A maioria das atrações não exige um carro com muita potência e um veículo popular seria suficiente para explorar, contudo, se quiser garantir uma maior segurança e comodidade não hesite em reservar um carro mais resistente.

Essa dica se torna ainda mais relevante se estiver planejando viajar com um grupo maior no carro, pois o peso elevado em um carro popular pode não ser tão interessante para esta viagem.

Nós exploramos o Deserto do Atacama em uma Mitsubishi Katana 4×4 e gostamos muito do carro, exceto da instabilidade que é comum a carros com carroceria nas curvas e descidas.

De qualquer forma, consideramos que a Katana 4×4 seja uma boa opção, assim como o Toyota Runner 4X4, que conta com 7 lugares.

 

COMO RESERVAR O SEU CARRO PARA EXPLORAR O DESERTO DO ATACAMA

 

Nós sempre utilizamos a plataforma Rentalcars para alugar veículos para as nossas viagens.

A Rentalcars é uma plataforma de reserva que pesquisa e compara os valores das diversas locadoras de carro disponíveis no destino de sua viagem.

Além disso, a Rentalcars oferece aos clientes cancelamento gratuito, suporte e seguro, tendo, inclusive, atendimento em português 24 horas.

Clique aqui para pesquisar a disponibilidade e valores dos veículos para a sua viagem ao Deserto do Atacama.

 

Além disso, você pode conferir todas as dicas de viagem sobre o Deserto do Atacama clicando aqui.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br