Como tirar uma nota alta no IELTS acima de 7,5

Quer saber como tirar uma nota alta no IELTS acima de 7,5? Confira neste post as melhores dicas e prepare-se adequadamente.

O sistema internacional de testes da língua inglesa (IELTS em inglês) é o teste de proficiência em inglês mais popular do mundo para ensino superior e migração global, com mais de 2 milhões de testes realizados no ano passado.

O IELTS avalia todas as suas habilidades em inglês, como leitura, gramática, compreensão oral e vocabulário, e é desenhado para refletir como você usará o inglês no estudo, trabalho, lazer, na sua nova vida no exterior.

O teste IELTS é desenvolvido pelos maiores especialistas do mundo em avaliação linguística. Por isso, sua reputação é excelente, e ele é aceito por mais de 8.000 organizações em todo mundo, incluindo escolas, universidades, empregadores, autoridades de imigração e órgãos profissionais.

O IELTS é o teste de língua inglesa mais aceito no mundo e utiliza um teste de vocabulário individual para avaliar suas habilidades de comunicação em inglês. Isso significa que você é avaliado por meio de uma conversa real com uma pessoa de verdade. Esta é a maneira mais efetiva e natural de testar suas habilidades de conversação em inglês.

Por isso, tirar uma boa nota no Ielts é necessário para diversos planos acadêmico, de carreira ou até mesmo de vida e, sem dúvidas, vale a pena se esforçar para alcançar os seus objetivos.

É difícil? Sim, com certeza, no entanto, seguindo as nossas dicas e dedicando-se bastante ao estudo para a prova temos certeza que você será muito bem avaliado.

 

Dedique tempo para conhecer o formato do teste

 

Antes de qualquer coisa, separe algum tempo para entender o teste e saber o que esperar dele.

Pode até ser um tempo precioso, mas garantimos que será a melhor forma de começar a sua preparação, tendo em vista que ele possui características bem específicas e exige competências bem trabalhadas.

Para tanto, indicamos que faça a leitura do livro Barron’s Ielts, que está disponível na internet para download gratuito. Esse foi o primeiro passo dos meus estudos para a prova e consegui extrair dicas interessantes, além de traçar o perfil da prova.

Bom, em linhas gerais, o Ielts é composto de 4 sessões de prova, que são aplicadas em momentos distintos, podendo ser até em dias diferentes. São elas: o speaking, o listening, o reading e o writing.

O speaking dura cerca de 15 a 20 minutos e é feito em momento distinto das outras 3 provas, que são aplicadas em conjunto e com duração prevista de 2 horas e 45 minutos.

O teste é complexo e exige muita atenção e preparo dos candidatos, além disso, é uma verdadeira maratona, pois o tempo de cada uma das provas é super apertado e você precisa estar preparado para isso!

Por isso, prepare-se, não só em termos técnicos, mas principalmente para entender como é a prova e para traçar estratégias para fazer todas as questões no tempo adequado.

 

Prepare-se adequadamente

 

A preparação não vem de uma hora para outra, afinal de contas, o aprendizado de uma língua nova é um processo contínuo e relativamente demorado. De qualquer forma, daremos dicas objetivas para que você se prepare de forma adequada para enfrentar a prova Ielts.

 

Identifique as suas dificuldades

 

Para qualquer prova, você deve identificar as suas dificuldades e trabalhar bastante para vencê-las. Portanto, ao estudar, esteja sempre atento aos seus pontos de fraqueza e dedique mais tempo à eles.

Mas, como é possível identificar os pontos? Faça o primeiro simulado da prova do Ielts antes de começar a estudar e conseguirá mapear quais são as suas áreas mais fortes e mais fracas. Assim, pode traçar um plano mais realista com as suas necessidades!

 

Faça cursos gratuitos

 

Você está desanimado, pois acha que para estudar para o Ielts vai precisar gastar uma boa grana? Não se preocupe e use a abuse dos cursos gratuitos oferecidos online. Sim, isso mesmo, cursos completos, online e que te preparam muito bem para a prova!

– Clique aqui para verificar o curso gratuito oferecido pela Future Learn – com duração de 6 semanas.

– Clique aqui para conferir o curso gratuito oferecido pela EdX – com duração de 8 semanas.

Ah, no Youtube, é possível encontrar vídeos de preparação para o Ielts muito interessantes. Assisti a alguns vídeos do canal da Emma e gostei muito. Para acessar clique aqui.

 

Aperfeiçoe a gramática

 

As questões do Ielts não são de gramática pura, mas em todas as bandas da prova você será cobrado um bom domínio da gramática da língua inglesa.

Isto porque, no listening e reading, além do writing, claro, será necessário preencher questões com as respostas escritas, pois nem todas são alternativas objetivas!

Para aperfeiçoar a gramática, não tem jeito, pois terá que recorrer ao bom e velho livro de inglês, além de ter que usar e abusar de leituras complementares para ter domínio do idioma. Veja mais dicas no tópico seguinte.

 

Leia bastante em inglês para melhorar a sua performance

 

Na minha preparação para o Ielts li muito em inglês, principalmente notícias dos sites BBC e Natgeo.

Acho que melhorou muito o meu tempo no reading, além de me fazer ter contato com vocabulário de diversos temas!

Separe uns 20 a 30 minutos por dia para fazer leituras em inglês e verá que vai avançar muito no idioma!

 

Considere fazer curso, seja particular ou em grupo

 

Se você é como eu e precisa ter um feedback de outros para se sentir seguro, considere fazer um curso preparatório para o Ielts.

Escolhi fazer 8 aulas com professor particular, para testar meu speaking e ter retorno sobre os meus writing essays e acho que valeu muito a pena, afinal de contas, tive menos de um mês para me preparar para a prova.

Se conhecer pessoas que estão pensando em fazer o Ielts, uma boa ideia é juntar o grupo para estudar, trocar ideias, praticar o idioma e quem sabe contratar um professor  particular para dar aquela ajuda!

 

Pratique muito – Faça simulados

 

prova-ielts

Não tem outro jeito de falar sobre o sucesso no Ielts, a não ser indicando que você deve praticar muito, muito mesmo. Quanto mais, melhor!

Tive apenas um mês para me preparar para a prova e posso dizer que fazer simulados diariamente foi o que me auxiliou de verdade a conquistar a nota necessária – 7,5!

Se tiver que escolher apenas uma atividade na preparação para o Ielts, escolha os simulados, sem dúvidas de errar. Ao fazer os testes, você vai treinar as suas habilidades e também ficar mais familiarizado com o formato do teste, evitando surpresas no dia da prova.

Ah, não se esqueça de cronometrar tudo que fizer, pois o tempo é o maior inimigo do aluno do Ielts e você deve aprender a lidar com ele, custe o que custar!

Para que você se prepare melhor, seguem as dicas individuais de cada uma das competências exigidas pelo Ielts:

 

# Listening

 

O listening tem 4 partes, com cerca de 7,5 minutos para cada uma e o áudio será passado apenas uma vez, de modo que você deve responder as 40 questões de forma contínua. Sim, é rápido e confuso, mas não se preocupe, pois vai pegar o jeito!

Ah, e a cada grupo de questões, você terá um tempo para ler as perguntas antes e a minha dica é que tente adivinhar o tipo de resposta que virá, para facilitar no áudio. E no final, terá 10 minutos para passar as respostas para a answer sheet!

Portanto, você deve se preparar para desenvolver a habilidade de identificar a resposta no áudio e responder na answer sheet de forma ágil e eficiente. Qualquer erro de spelling ou gramática te fará perder a questão toda!

Teoricamente, a dificuldade aumenta a cada sessão do listening. Mas, logo na section 2 pode haver um mapa super difícil e você deve estar preparado para ele. Particularmente, achei as questões de mapa as mais complicadas!

Não tem jeito, a melhor forma é praticar muito com simulados. Use e abuse deles até se sentir seguro!

 

# Reading

 

O reading é composto de 3 sessões, com textos densos e longos. Para este teste, a melhor dica também é praticar muito com simulados e com um cronômetro na mão!

Separe 20 minutos para cada section e tente não passar disso, pois prejudicará as questões seguintes. Além disso, vá anotando as respostas na answer sheet na medida que for terminando as sessões, pois você não terá tempo extra para passar o gabarito ao final da prova.

A minha estratégia foi verificar as perguntas antes de ler o texto, pois à medida que ia avançando no texto, já ia marcando as respostas na answer sheet do reading. E funcionou, pois tirei 8,5 no teste!

 

# Writing

 

Praticar muito: essa é a melhor dica para quem precisa fazer uma pontuação alta no writing do Ielts!

Eu fiz muitos testes, um a cada dia e valeu muito a pena, pois me senti segura e controlei muito bem o meu tempo na hora da prova.

São duas questões, sendo que a primeira deve ser desenvolvida em 20 minutos e a segunda em 40 minutos.

 

Task 1 – Writing do Ielts

 

O importante para esse essay é utilizar vocabulário específico de descrição de gráficos e mapas. Palavras como rise, fall, increase, decrease, makes up e etc são essenciais!

Quanto à pontuação, você deve atentar aos critérios de correção que são os seguintes:

Task Achievement + Coherence and Cohesion + Lexical Resource + Grammatical Range and Accuracy

Ou seja, você tirará um maior score se:

Select the main/key features of the graph, chart, map or process

Write a clear overview that includes the main/key features (main trends, differences, stages etc.) of the graph, chart, map or process

 Support them with accurate detail + Write at least 150 words.

Fiz um compilado das dicas do Ielts – para baixar, clique aqui!

 

Task 2 – Writing do Ielts

 

O segundo essay do writing é mais complexo e requer que o aluno escreva com propriedade sobre um tema.

O formato ideal do teste é: Introdução + 2 ou 3 parágrafos de desenvolvimento + Conclusão e a melhor forma de organizar as ideias é fazendo um planejamento anterior, como um mapa!

Pode gastar uns 10 minutos na preparação e garanto que vai valer a pena, pois evitará que você se perca em seu texto!

Fiz um compilado das dicas do Ielts – para baixar, clique aqui!

 

# Speaking

 

São 3 partes no speaking, a primeira de perguntas gerais, a segunda específica, na qual terá um papel com direcionamentos para falar sobre durante 2 minutos e uma série de perguntas posteriores geralmente relacionadas ao tópico da segunda parte.

No total, o speaking dura cerca de 20 minutos e o importante mesmo é encontrar um jeito de alongar ao máximo a resposta, pois respostas curtas e objetivas não são bem vistas no Ielts!

Não se esqueça de usar as linking words, pois elas fazem toda a diferença na sua resposta do Ielts. Ex:

Ligar duas orações: but, however, furthermore, moreover, besides.

Associar duas ideias: not only / but also; neither / nor.

Organizar exemplos ou justificativas: firstly; secondly; finally; to begin; to conclude.

Sugiro que você pratique bastante sozinho, gravando no celular e ouvindo depois e também com uma pessoa, que se disponha a fazer o papel de examinador para você!

Ah, se puder incluir Phrasal verbs + Idioms no seu speaking, melhor ainda, pois vai demonstrar habilidade do seu inglês!

Fiz um compilado das dicas do Ielts – para baixar, clique aqui!

 

Relaxe antes da prova

 

Eu sei, eu sei, essa é um das partes mais difíceis, não é mesmo?

Depois de tanta preparação e dedicação o coração vai estar batendo acelerado e a ansiedade vai estar a mil. Mas, na medida do possível, tente distrair-se antes da prova para obter o resultado que merece.

Sem dúvidas, essa foi a parte mais difícil para mim, pois vinha estudando em um ritmo super acelerado por pouco menos de um mês e foi difícil sair dessa energia acelerada.

Se for fazer o teste em outra cidade, aproveite para fazer um programa turístico que te agrade no dia anterior, pois certamente vai ajudar na ansiedade. Se for para Belo Horizonte, sugerimos o passeio no Instituo Inhotim!

Gostou das dicas? Esperamos que você prepare-se com as nossas dicas e tire uma excelente nota!

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

advert-image