Bernina Express - Trem panorâmico de St. Moritz a Tirano

Confira neste post todas as dicas do Bernina Express – Trem panorâmico de St. Moritz a Tirano e se encante por esse passeio dos sonhos que conecta a Suíça à Itália em uma rota cenomatográfica.

Não tenho como começar esse post de outra forma a não ser falando que em minha opinião, o Bernina Express é o mais belo trem panorâmico da Suíça. 

E a constatação de que o Bernina Express é a melhor viagens de trem panorâmico do país veio como uma surpresa para mim, pois confesso que embarquei nesta jornada sem as mais altas expectativas, pois já havia me dislumbrado muito com os passeios mais famosos e achei que seria impossível superar o Glacier Express e Golden Pass 

Mesmo assim, o trem que liga St. Moritz a Tirano me fez ficar completamente extasiada com a beleza e diversidade das paisagens que percorre e me deixou apaixonada desde a primeira curva que fez. Confesso que lágrimas rolaram no meu rosto algumas vezes durante a viagem, como reflexo da magnitude do passeio e da beleza dos cenários.

Sugiro de verdade que não deixe esse passeio de fora do seu roteiro de viagem pela Suíça, pois certamente vai se encantar tanto quanto eu. E neste post você vai encontrar todas as dicas práticas e inspiração para planejar a sua viagem.

 

COMO É O PASSEIO BERNINA EXPRESS

 

 

Bernina Express

Em quatro horas de viagem, o Bernina Express percorre cerca de 122 km passando por 55 túneis e quase 200 pontes e viadutos, e leva os seus passageiros dos glaciares às palmeiras em uma rota tão surpreendente que foi classificada como Patrimônio Mundial da Unesco.

Mais especificamente, o Bernina Express liga Chur na Suiça a Tirano na Itália (ou vice-versa), com a possibilidade de continuar a viagem até Lugano de ônibus. E as paradas do caminho são Chur, Landquart, Davos, St. Moritz, Valposchiavo e Tirano sendo possível embarcar e desembarcar em qualquer uma delas, como se pode ver no mapa abaixo:

Ao sair de St. Moritz com destino a Tirano, o trem começa subindo de altitude até Ospizio Bernina, a parada de trem mais alta dos Alpes a 2,253 metros acima do nível do mar. Este trajeto passa pelo Passo de Bernina fazendo os viajantes apreciarem montanhas e glaciares alpinos majestosos.

Bernina Express

Bernina Express

Depois, o trem passa pelo Viaduto Landwasser construído em 1902, que é uma maravilha arquitetônica com arcos de 65 metros que se encaixam perfeitamente com a paisagem do local deixando a atmosfera da viagem ainda mais surreal. 

Ainda na Suíça, o trem passa pelo Vale Domleschg, região com uma das maiores concentrações de castelo do país.

Ao descer as montanhas, o trem passa por vilarejos pitorescos e enfim adentra a natureza exuberante e quase tropical na proximidade com a Itália. As paisagens ficam ainda mais vibrantes e verdes, indicando a proximidade com a Itália.

No caminho, você poderá admirar o Lago Bianco e no horizonte é possível ver as águas do lago seguir para o Mar Adriático e Mar Negro. 

Essa é uma das partes mais sensacionais do passeio e quando realmente cai a ficha que já estamos na Itália ou bem próximo do país.

Quase no final do roteiro, próximo de Tirano, o trem passa pelo Viaduto Circular Brussio que é uma das maiores surpresas da viagem e uma obra de arte da engenharia com curva de raio de 70 metros. 

A cada curva uma surpresa nova se materializa perante os olhos dos viajantes, sendo esse mais um daqueles passeios na Suíça que surpreendem da mesma forma ou até mais do que os destinos finais. Esta rota de trem é uma daquelas experiência de vida inesquecíveis que nos fazem ter a clareza do porque viajamos.

O trem em si é maravilhoso, com janelas panorâmicas amplas nos vagões de primeira e segunda classe. Também é todo climatizado e oferece alimentos e bebidas a bordo.

 

COMO PROGRAMAR O PASSEIO DO BERNINA EXPRESS

 

 

A rota de trem panorâmica do Bernina Express funciona durante o ano todo e apresenta paisagens bem diferentes a cada estação. 

No inverno, a magnitude dos glaciares e tranquilidade das montanhas nevadas branquinhas sendo “costuradas” pelos esquiadores é simplemente inesquecível.  Confesso que sou completamente alucinada por paisagens de inverno e considero essa estação a mais impactante para fazer o roteiro, mas claro que essa é uma opinião bem pessoal e varia muito de acordo com os perfis dos viajantes.

Nos meses mais quentes, os campos se tornam verdes e recheados de flores e a natureza está plena, sendo possível apreciar os vilarejos agrícolas com as típicas vaquinhas suíças pelo caminho.

O trem Bernina Express faz a rota com paradas breves, mas sem necessidade de trocar de trem no caminho.

Os trens que saem de Chur com destino a Tirano têm o valor de 63 CHF e possuem o horário abaixo especificado :

Os trens saem de St. Moritz com destino a Tirano têm o valor de 32 CHF e possuem os  horários abaixo especificados:

Importante destacar que os portadores do Swiss Travel Pass e Eurail Pass pagam apenas a taxa de reserva, pois a viagem de trem está inclusa nos passes. Clique aqui para ler o post sobre o Swiss Travel Pass.

Além do trajeto de trem entre Chur e Tirano, há a possibilidade de estender a viagem até Lugano com o ônibus de conexão do Bernina Express Bus, que sai de Tirano às 14:20 e faz a rota em pouco mais de 3 horas.

Essa rota de ônibus expressa entre Tirano e Lugano só é operada entre Fevereiro e final de Novembro, com pausa entre Dezembro e Janeiro por conta das nevascas que a região está submetida. Mas, se ainda assim quiser seguir o passeio para Lugano, é possível reservar trens italianos no site da Trenitalia ou da SBB.

Todas as rotas podem ser reservadas e consultadas no site oficial do passeio panorâmico – clique aqui para acessar. O site MySwitzerland também mantém uma brochura em PDF com informações atualizadas e você pode consultar clicando aqui.

Como se pode ver, os horários diários são limitados e é importantíssimo fazer a reserva dos assentos com antecedência. Mais informações sobre quanto custa o passeio e como fazer a reserva podem ser encontrados no próximo tópico.

 

QUANTO CUSTA O PASSEIO BERNINA EXPRESS

 

Bernina Express

O valor da viagem de trem entre Chur e Tirano (e vice versa) é 63 CHF e St. Moritz a Tirano (e vice versa) é 32 CHF. 

Essa viagem panorâmica está incluída no Swiss Travel Pass e no Eurail Pass, mas é necessário fazer a reserva com antecedência no valor de 10 CHF no inverno, 16 CHF no verão e 14 CHF nas estações intermediárias. Para acessar o post com todas as informações sobre o Swiss Travel Pass clique aqui.

Para fazer a reserva, você deve entrar no site oficial da rota de trem clicando aqui. Depois, escolha a opção de “Buy Tickets” e selecione a cidade de início e final da viagem, assim como data, quantidade de viajantes e datas de nascimento. Se tiver o Swiss Travel Pass, no passo final, selecione a opção de desconto, conforme demonstrado abaixo.

Se quiser fazer a compra da passagem sem o desconto do Swiss Travel Pass basta seguir o passo a passo sem selecionar opção de desconto. Em seguida, é só efetuar o pagamento, imprimir em casa e levar para viagem. Super prático e eficiente.

 

COMO ENCAIXAR O PASSEIO NO SEU ROTEIRO DE VIAGEM

 

O Bernina Express é uma rota perfeita para se deslocar entre Zurique ou outros destinos na Suíça e Milão (e vice versa). Especialmente porque, a chegada ou saída de avião por Milão costuma ser mais em conta do que em cidades da Suíça.

Dá para pegar o trem saindo Zurique ou outras cidades da Suíça com destino a Chur cedinho e de lá embarcar no Bernina Express às 8:32 e seguir com a viagem panorâmica até Tirano. De Tirano, é possível pegar um trem para Milão e chegar na hub Italiana 2 horas e meia depois.

Também é possível fazer o trajeto oposto começando por Milão e chegando em Zurique ou St. Moritz no mesmo dia. Mas, é importante lembrar que nos meses de inverno os dias terminam mais cedo e por volta das 16:30 já não dá mais para aproveitar as paisagens da janela, o que faz com que a rota Milão – St. Moritz não seja uma excelente opção entre Dezembro a Fevereiro.

Outra ideia para encaixar o Bernina Express na sua viagem é programar uma visita a Lugano e Lago Como na Itália ao roteiro da Suíça.

Além disso, vale a pena combinar com o Glacier Express que liga Zermatt a St. Moritz e vice versa, especialmente se tiver o Swiss Travel Pass, para fazer valer o custo do passe. Inclusive, se estiver planejando uma visita à St. Moritz, não deixe de acessar o post completo sobre este destino imperdível no país.

Para mais inspirações sobre como organizar o seu roteiro pela Suíça, clique aqui e acesse o post completo com sugestões para diferentes durações de viagem.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

 

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br