Alugar carro ou viajar de ônibus ou na Croácia

Você está planejando as suas férias e quer saber se vale mais a pena alugar carro ou viajar de ônibus ou na Croácia? Confira neste post qual a melhor opção para você.

O nosso roteiro na Croácia foi basicamente todo idealizado para viajar de ônibus entre as cidades e utilizar transporte público para conhecer as atrações nos arredores.

Isto porque, apesar de o aluguel de carro no país ser relativamente barato, pegar o carro em uma cidade e devolver em outra acaba saindo muito caro podendo inclusive duplicar o valor da reserva.

E por que esse é um problema? Bom, não sei se já reparou, mas a Croácia é um país comprido e a melhor forma de organizar a sua viagem é chegar em uma cidade e sair por outra para evitar perda de tempo desnecessária com deslocamento.

Veja abaixo o mapa da Croácia e entenda melhor a geografia do país:

 

Então, decidimos viajar de ônibus tendo em vista que as passagens apresentam tarifas super interessantes e além disso poderíamos economizar no aluguel do veículo também eliminar as despesas com pedágios e combustível.

Mas, será que essa foi uma boa ideia? Vamos contar para vocês como foi a nossa experiência ao viajar por algumas semanas na Croácia e explicar qual a melhor opção para a sua viagem.

 

 

VIAJAR DE ÔNIBUS NA CROÁCIA

 

Os ônibus cobrem a maior parte dos trajetos entre cidades na Croácia e além disso oferecem passagens baratas, fazendo com que muitos viajantes escolham esta opção para explorar o país.

Parece perfeito, não é? Em teoria esta seria uma excelente escolha, mas a verdade é que viajar de ônibus na Croácia só vale a pena em pouquíssimas situações.

Por exemplo, se você está viajando sozinho e com bastante flexibilidade para alterar ou atrasar o seu roteiro, então esta será a melhor opção para você.

No entanto, se você está viajando com mais de uma pessoa e quer fazer um roteiro bem completo e sem perder tempo nos deslocamentos, então o aluguel do carro vale mais a pena.

É que viajar de ônibus é uma verdadeira experiência antropológica, daquelas inesquecíveis!

Por que? Bem, os ônibus atrasam bastante, são desconfortáveis, não oferecem conectividade ou qualquer tipo de entretenimento, alguns passageiros viajam em pé, os motoristas são extremamente rudes e eles demoram muito mais que o trajeto de carro.

Ah, se estiver viajando em alta temporada ainda deve lembrar que as passagens esgotam rapidamente, então você tem que planejar os seus deslocamentos com o máximo de antecedência possível.

Nós já viajamos de ônibus por vários outros países e podemos afirmar sem sombra de dúvidas que na Croácia vivemos as nossas piores experiências com este meio de transporte.

Além disso, tínhamos a impressão de que fazer as viagens até os melhores pontos de interesse na Croácia seria tranquilo de ônibus, mas a verdade é que além de desconfortável esta opção acaba saindo mais cara também.

Sem falar que sem carro você simplesmente não conseguirá visitar algumas das mais incríveis atrações do país, como por exemplo a Pasjača Beach nos arredores de Dubrovnik.

Portanto, o carro acaba sendo a melhor opção, mesmo que por apenas alguns dias como fizemos.

 

VIAJAR DE CARRO PELA CROÁCIA

Havíamos planejado viajar de ônibus na Croácia tendo em vista que queríamos economizar com o aluguel do carro já que chegaríamos por uma cidade e sair por outra.

No entanto, ao chegar lá percebemos que para conhecer o máximo possível precisaríamos do carro e acabamos fazendo pequenos aluguéis a cada cidade que passamos.

É claro que esta opção foi muito menos cômoda do que um aluguel para todo o período, pois toda a logística de reservar, buscar e devolver o carro é extremamente desgastante.

Por isso, realmente recomendamos que pague o valor extra pelo aluguel para pegar o carro em uma cidade e devolver em outra, o qual geralmente custa 80 euros por reserva.

Sendo assim, você poderá aproveitar muito mais a sua viagem, visitar locais fora da rota turística tradicional, otimizar o seu tempo e ainda economizar alguns euros!

E dirigir na Croácia é muito tranquilo, pois as estradas estão em sua maioria em excelentes condições, trata-se de um país seguro e as tarifas de aluguel do carro são super justas e geralmente custam 10 a 20 euros por dia.

 

ENTÃO, QUAL A MELHOR OPÇÃO?

 

Esta é uma resposta que depende muito do seu perfil de viajante, dos seus planos de viagem e do orçamento disponível.

Por isso, preparamos uma análise sistematizada para auxiliar você nesta difícil decisão para organizar a sua viagem para a Croácia.

 

Vantagens e desvantagens do carro na Croácia

 

O carro certamente traz mais comodidade para a sua viagem, especialmente para quem viaja com bagagens pesadas.

Além disso, com o carro você pode ir além e visitar as atrações mais incríveis do país lembrando que algumas delas são praticamente inacessíveis sem um veículo.

Ao viajar de carro você pode otimizar o seu tempo, pois as viagens de ônibus costumam ser mais demoradas e também ter mais flexibilidade nos horários de viagem.

No entanto, se você planeja entrar por uma cidade e sair por outra terá que pagar a taxa extra de aproximadamente 80 euros pelo serviço de transporte do veículo para o local de origem.

Uma parte chata de viajar com o carro é ter dificuldade de estacionar nas cidades e ter que pagar para deixar o seu veículo nas vagas.

Além disso, o custo com seguro e gasolina devem ser considerados nos cálculos de quem pretende alugar carro no país.

 

Vantagens e desvantagens do ônibus na Croácia

 

Os ônibus geralmente são mais baratos se estiver viajando sozinho.

Além disso, eles eliminam a preocupação com encontrar estacionamentos e hotéis com a oferta de estacionamento privado para guardar o carro durante a noite.

Além disso, viajar de ônibus pode ser uma excelente opção para aqueles que não gostam ou não querem dirigir em outro país.

O trajeto entre a rodoviária e a cidade ou praia pode ser demorado e muitas vezes você poderá pagar um valor elevado por táxi ou ônibus ou até mesmo ter que caminhar bastante se não houver oferta de transporte para o local específico.

 

Como pode ver, não existe resposta pronta para esta pergunta, portanto você deve analisar com cuidado as suas peculiaridades e os custos.

Lembre-se sempre que as vezes o barato sai caro e por isso indicamos que sempre faça as contas direito considerando não somente os deslocamentos entre as cidades como também as viagens para as praias e outras atrações como os Lagos Plitvice e vai ver que o carro ser melhor especialmente se estiver viajando acompanhado.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br