Agra na Índia - O que fazer e dicas da cidade do Taj Mahal

Encontre neste post tudo que precisa saber sobre Agra na Índia, inclusive um roteiro completo, com informações sobre o que fazer e dicas da cidade do Taj Mahal.

Muitos acreditam que Agra, por ser a cidade base do Taj Mahal, é tão linda e mágica quanto o monumento que atrai milhares de pessoas diariamente para a cidade. Por isso, acabam se decepcionando ao encontrar uma cidade caótica, barulhenta e suja – bem diferente do sereno e lindíssimo palácio de mármore branco Taj Mahal.

Clique aqui para conferir todas as dicas para programar uma visita perfeita ao Taj Mahal em Agra.

Desta forma, muitos viajantes acabam afirmando que Agra não vale a pena a visita e que é melhor sair de lá o mais rápido possível depois de visitar o Taj Mahal.

Apesar de concordar que Agra não é a cidade mais charmosa da Índia, considero que vale sim a pena investir algum tempo por lá e aproveitar de suas atrações, assim como entender melhor a história da região, que tanto influenciou a configuração do país.

E para te auxiliar a aproveitar o melhor que Agra tem para oferecer, preparamos um post completo com todas as dicas de viagem que você precisa para aproveitar a sua viagem à Agra, inclusive com sugestão de roteiro, hotéis e restaurantes.

Clique aqui e confira todos os posts já publicados sobre a Índia no blog.

 

QUANTOS DIAS FICAR EM AGRA

 

Agra possui alguns pontos turísticos super interessantes e a melhor forma de explorar a cidade é dormindo pelo menos uma noite por lá.

Mas, para aproveitar o melhor que Agra tem para oferecer, sugiro que programe um dia e meio no seu roteiro de viagem na Índia.

Nós chegamos em Agra de tarde, vindo de Delhi e parando em algumas atrações no caminho. Apenas conseguimos visitar uma atração nesta tarde e de manhã logo depois de visitar o Taj Mahal seguimos viagem para Jaipur.

Confesso que me arrependi de não ter programado algumas horas a mais por lá para visitar o Agra Fort e as outras atrações de Agra, além de ter achado o ritmo de viagem bem corrido.

Por isso, sugiro imensamente que programe sua visita à Agra para pelo menos um dia inteiro, mas de preferência um dia e meio. E a outra metade do dia pode ser utilizada na chegada ou saída para Delhi ou Jaipur.

 

O QUE FAZER EM AGRA – MELHORES ATRAÇÕES

 

Há atrações super interessantes em Agra e em seus arredores, sendo que três foram consideradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Taj Mahal, o Forte de Agra e Fatehpur Sikri.

Mas, Agra vai além das suas atrações e retrata uma realidade interessante da Índia, ainda muito primária em seu estilo de vida e caótica e conservadora ao mesmo tempo.

Agra é uma cidade de mercados locais e de artesãos que se firmaram por lá desde que seus ancestrais foram trazidos para a região na época da construção do Taj Mahal. Para entender mais sobre a história do Taj Mahal e como ele influenciou o desenvolvimento da região clique aqui.

É encantadora e frustrante ao mesmo tempo, com muita pobreza e barulho, e mostra uma face da Índia que muitos visitantes não querem ver e por isso decidem sair de lá o mais rápido possível.

No entanto, a Índia é muito mais do que suas belas atrações turísticas e monumentos maravilhosos. Ela é o que é, e por isso é especial e transformadora.

E experienciar a Índia em sua completude é o que torna a viagem à este país tão marcante. Por isso, sugerimos que você explore Agra com o coração aberto e disposto a entender e absorver o diferente. Para saber mais sobre os motivos pelos quais você deve ir para a Índia clique aqui.

Abaixo, você vai encontrar uma breve descrição sobre as melhores atrações de Agra para programar a sua viagem devidamente.

 

Mehtab Bagh

 

Mehtab Magh significa o jardim da luz da lua e representa um jardim islâmico com forma quadrilateral assim como os jardins do paraíso mencionados no Corão.

O que torna Mehtab Bagh tão impressionante é a vista que ele oferece do Taj Mahal, já que está situado na outra margem do rio com ângulo privilegiado do monumento mais famoso da Índia.

Este foi um local super privilegiado há séculos atrás e ornamentado com fontes, passarelas e muita vegetação. Reza a lenda que em noite de lua cheia o Taj Mahal se refletia nas fontes do jardim, tornando-o um dos locais mais maravilhosos da região.

Neste local, inclusive, o imperador que construiu o Taj Mahal tinha planos de construir uma réplica de mármore negro, mas acabou sendo barrado pelo seu filho e logo em seguida aprisionado no Agra Fort.

Imagina o quão incrível seria se este palácio tivesse de fato sido construído em frente ao Taj Mahal branco? Para saber mais detalhes sobre esta história confira o post completo sobre o Taj Mahal.

No entanto, com a decadência do reinado muçulmano, o local foi esquecido e totalmente coberto de lama e areia, até que nos anos 90 foi escavado e reestruturado para receber visitantes de todo o mundo.

Atualmente, o jardim está bem cuidado e oferece ângulos incríveis do palácio de mármore. É uma atração totalmente imperdível em sua viagem para Índia e será melhor aproveitado na hora do pôr do sol, para ver como o Taj se transforma com a luz.

Também pode ser visitado de manhã logo após o Taj Mahal, pela proximidade e pela coerência lógica das atrações. Vale a pena caminhar por lá, assim como reservar um tempo para sentar e apreciar a vista do Taj Mahal do outro lado do rio.

Reza a lenda que casais apaixonados devem dar as mãos para eternizar o amor em frente ao monumento mais romântico do mundo.

E prepare a câmera, pois este é sem dúvidas um dos locais mais fotogênicos da Índia!

 

Agra Fort

 

O forte de Agra é grandioso e imponente e tem muitas conexões com a história do país. Por isso, a visita à esta atração torna-se imperdível para aqueles que têm interesse histórico e artístico.

Todo baseado em arenito vermelho e mármore branco, o forte foi construído quando o sultão de Delhi se mudou para Agra e por alguns anos transformou a cidade em capital da região.

O forte foi residência para muitos reinantes e durante os séculos outros edifícios e mesquitas foram construídos no complexo, que transformou-se basicamente em uma pequena cidade murada e destacada do mundo exterior.

Há muito o que ver e fazer por lá e a visita geralmente dura mais de 3 horas, por isso programe-se para conhecer a atração com calma e tempo de qualidade.

Observar de perto as alterações e complementações feitas no forte é viajar pela história da Índia, inclusive pela ocupação britânica. É realmente um dos melhores pontos turísticos da Índia pela sua importância histórica e cultura.

A Cláudia do Viajar pelo Mundo este lá e fez um post maravilhoso sobre a atração. Vale a pena conferir todos os detalhes clicando aqui.

 

Itimad-ud-Daulah 

 

Este edifício, que foi o primeiro monumento construído em mármore branco na Índia, foi idealizado para servir de palácio para túmulos de entes amados – assim como o Taj Mahal.

Foi construído entre 1622 e 1628 para abrigar os corpos do pai e da mãe da imperatriz Nurjahan com os melhores materiais e muita delicadeza na decoração.

Por isso o Itimad-ud-Daulah foi apelidado como “Mini Taj” e guarda semelhanças com o Taj verdadeiro pela proximidade com o rio e pela utilização de mármore em sua estrutura.

Mas, não se engane com o apelido, pois o Itimad-ud-Daulah foi construído antes mesmo do Taj Mahal e na verdade serviu de inspiração para o Taj Mahal e é tão encantador quanto e merece a sua visita.

 

Fatehpur Sikri

 

Fatehpur Sikri está situado a 35 quilômetros de distância de Agra, no caminho para Jaipur e por isso é geralmente visitado por quem faz o roteiro do triângulo dourado de carro.

Clique aqui para conferir o post completo com dicas sobre o triângulo dourado na Índia, incluindo Delhi, Agra e Jaipur.

Mas, Fatehpur Sikri também pode ser visitado como uma day trip saindo de Agra, caso esteja planejando o seu roteiro na Índia de trem e não queira deixar essa atração de fora.

Fatehpur Sikri foi uma cidade totalmente construída de arenito vermelho pelo imperador Akbar, o mesmo que construiu o Agra Fort.

Ela foi construída pelo imperador como agradecimento pela realização da profecia que este teria filhos, após um longo período de tentativas com as suas diversas esposas.

A cidade foi toda planejada e tornou-se prominente por um bom tempo tendo inclusive sido a capital do império por 14 anos. No entanto, acabou sendo abandonada pela falta de água que assolou a região.

Akbar teve 3 esposas, uma hindu, outra cristã e outra muçulmana e isto determinou a coexistência pacífica destas religiões no reino por muitos anos. Na construção da cidade planejada, cada esposa pôde planejar as suas residências da forma que bem entendessem, o que resultou em três casas totalmente diferentes entre si e bem interessantes.

A casa da esposa cristã tem formato de cruz, a da muçulmana é bem pequena mas bem decorada com pedras preciosas e espelhos, enquanto que a esposa hindu escolheu uma casa enorme, mas sem muitos detalhes.

Um dos pontos principais de Fatehpur Sikri é a mesquita Jama Masjid, que merece certamente a sua visita. No dia que fomos lá haviam músicos tocando músicas árabes e nos encantou demais aquele cenário com som local no plano de fundo.

Assim como no Taj Mahal, turistas são agressivamente abordados em Fatehpur para comprar objetos e contratar guias. Ouvimos falar que turistas foram inclusive agredidos ano passado por terem rejeitado as ofertas.

Se não quiser comprar ou contratar guia, seja assertivo e evite que pessoas comecem a te seguir. Muitos dizem que não são guias e apenas querem passear com você e depois te cobram preços exorbitantes pelo “passeio”.

Um senhor inclusive nos disse que era um homem sagrado na Índia e que não poderíamos dizer não para ele, mas obviamente negamos a sua ajuda educadamente e seguimos nosso passeio.

 

Restaurantes em Agra

 

Recomendamos o restaurante Pinch of Spices para uma experiência mais tradicional e em conta e o Peshawri para uma experiência mais elegante e sofisticada.

Uma boa ideia é visitar um café com vista para o Taj Mahal e aproveitar o cenário exótico e encantador no horizonte.

 

COMO CHEGAR EM AGRA SAINDO DE DELHI E OUTRAS CIDADES

 

Apesar de Agra ser uma cidade caótica e não muito atraente, não recomendo fazer de sua visita um bate e volta saindo de Delhi a não ser que essa seja a sua única opção.

Um dos motivos pelo qual eu sugiro que durma pelo menos uma noite em Agra é o fato que o melhor horário para visitar o Taj Mahal é assim que ele abre, por volta das 5:30, 6 am. E chegar lá neste horário saindo de Delhi é praticamente impossível (de trem não há qualquer opção compatível e a maioria dos motoristas particulares não vão aconselhar sair de madrugada para chegar lá às 6 am).

Um outro motivo para programar pelo menos uma noite em Agra é o fato de que a cidade tem outras atrações interessantes, algumas relacionadas ao Taj Mahal, como assistir ao pôr do sol com vista para o Taj Mahal e outras não, como por exemplo visitar o Forte de Agra. Sobre essas atividades falaremos em mais detalhes nos tópicos a seguir.

Dito isto, sugiro imensamente que priorize ficar em Agra pelo menos por uma noite a fim de conhecer o Taj Mahal no melhor horário e com mais calma, além de aproveitar as outras atrações da cidade e ter a oportunidade de ver o pôr e nascer do sol no Taj Mahal.

Mas, se mesmo assim você estiver interessado em obter informações sobre como fazer a viagem entre Delhi e Agra como um bate e volta confira o post completo clicando aqui.

 

Como chegar em Agra saindo de Delhi

 

O trajeto Delhi Agra é bastante utilizado por turistas, e por isso há muita oferta de transporte entre as cidades.

A opção mais barata para viajar entre Delhi e Agra é o trem, que possui diversos horários e categorias. As melhores opções são:

Non-stop 12050 Gatimaan Express que sai da estação Delhi’s Hazrat Nizamuddin Railway Station às 8.10 a.m. e chega em Agra às 9.50 a.m

12002 New Delhi Habibganj Shatabdi Express que sai da estação New Delhi Railway Station  às 6.00 a.m. e chega em Agra às 7.57 a.m

12280 Taj Express Superfast que sai da estação New Delhi Railway Station  às 6.45 a.m. e chega em Agra às 9.40 a.m

Vale a pena comprar os tickets com antecedência, pois essas rotas são muito procuradas e costumam lotar com algumas semanas de antecedência. Para saber como comprar os bilhetes de trem na Índia clique aqui.

Há também trens e ônibus saindo de Jaipur e de outras cidades do Rajastão com destino à Agra. Sendo assim, se locomover pela Índia é relativamente viável de trem ou ônibus e você pode explorar essas opções se for o caso.

Uma outra opção mais confortável é contratar um motorista para sua viagem pela Índia. Essa foi a nossa escolha e consideramos que foi a mais acertada tendo em vista que o nosso tempo na Índia era muito curto.

No caminho, aproveitamos para passar no Templo Sri Krishna Janmabhoomi onde Krisna nasceu e um importantíssimo local de perigrinação na Índia. Que exótico foi passar um tempo por lá e observar as pessoas e suas pecularidades!

Também paramos espontaneamente em outro templo hindu na estrada e não vimos turista algum por lá. Que experiência interessante e marcante!

Como era sábado, havia muitos locais celebrando e cantando e foi muito incrível fazer parte daquilo tudo por alguns instantes. A Índia é realmente um país diferente de tudo que existe por aí e completamente fascinante por isso.

Por sinal, confira o post completo com motivos para visitar a Índia.

Conseguimos o contato de Hari Mangal com amigos que haviam utilizado os serviços dele algumas vezes e fizemos todo o processo de negociação e reserva através do email e telefone. O Hari prestou um serviço de confiança e por isso recomendamos que entre em contato através do +918800535915 ou harimangal@hotmail.com

O passeio para Agra de ia volta deve custar cerca de USD 50 por carro e durar pelo menos 3 horas e meia para ser percorrido. Como fechamos o transporte para Jaipur e volta para Delhi acabamos fechando um pacote, mas vale a pena entrar em contato com o Hari para negociar.

 

ONDE FICAR EM AGRA – MELHORES OPÇÕES DE HOSPEDAGEM

 

Agra tem uma oferta de grande hospedagem, já que recebe diariamente milhares de turistas com destino ao Taj Mahal.

E a notícia boa é que há opções para todos os gostos e bolsos, de albergues bem baratos aos hotéis mais luxuosos do mundo. E a seguir você vai encontrar as recomendações que tivemos em nossas pesquisas para não ter erro na sua viagem.

Mas, vale a pena fazer um comentário para que você evite surpresas ao chegar lá. A maioria dos hotéis, por mais que façam parte de redes hoteleiras famosas e conceituadas, possuem um padrão de qualidade diferente, e digamos, inferior.

Por isso, é muito importante pesquisar e escolher a sua hospedagem em Agra (assim como em todo o país) com cuidado e confiar em recomendações de confiança.

Nós, por exemplo reservamos o Hilton em Agra, acreditando ser uma opção confiável e sem erros. E pelas fotos do site, acreditávamos ser um hotel novo com decoração arrojada. Ao chegar lá verificamos que o hotel era bem arrumado e seguro, porém muito longe do padrão Hilton mundo afora.

Os móveis eram mais velhos e com aparência bem anos 90, sabe? Um hotel bem impessoal e com atmosfera de velho, por isso, ficamos um pouco decepcionados já que havíamosinvestido cerca de 80 euros na reserva acreditando tratar-se de um hotel diferenciado e aconchegante.

Mas, de qualquer forma, recomendamos o Hilton por ser uma opção confortável e relativamente sem erros. Clique aqui para conferir o hotel e reservar com cancelamento gratuito.

Por sinal, confira neste post todas as dicas sobre como escolher hotéis na Índia e evitar furadas!

 

Hotéis intermediários em Agra com excelente custo benefício

 

Agra possui alguns hotéis intermediários novos e com excelente custo benefício. Exemplo disto são:

Hotel ITC Mughal A Luxury Collection Hotel Agra. Se encontrar disponibilidade neste hotel se considere sortudo, pois atualmente é a opção com preço intermediário mais interessante em Agra!

Courtyard by Marriott Agra

Hotel Taj Hotel & Convention Centre Agra 

The Grand Imperial – Heritage Hotel 

DoubleTree by Hilton Agra 

Jaypee Palace Hotel

Hotel Hotel Taj Resorts 

 

Hotéis de luxo em Agra

 

Para quem está indo para a Índia em uma viagem romântica estilo lua de mel ou apenas querem aproveitar o que de melhor a hotelaria indiana pode oferecer, o Oberoi em Agra é uma excelente opção.

Este hotel com vista para o Taj Mahal é um dos mais luxuosos e bem conceituados no mundo. Vale a pena conferir e quem sabe reservar para viver este sonho.

Clique aqui para fazer a reserva com cancelamento gratuito.

 

Hotéis econômicos em Agra

 

A seguir você vai encontrar as melhores opções de hospedagem baratas em Agra, de homestays à hostels.

Mas, atenção, verifique as fotos com cuidado e leia os relatos de outros viajantes que se hospedaram por lá para ter uma ideia realista do que vai encontrar, para evitar surpresas negativas.

The Coral Court Homestay 

Moustache Agra

Aman Homestay

Taj Castle Homestay

Thomas Home Stay 

Anukampa Paying Guest House

Indian Homestay 

Joey’s Hostel Agra

 

As nossas dicas foram úteis para você?

 

Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br