Visto para o Vietnã - Um guia completo e prático

Neste post você vai encontrar tudo que precisa saber sobre o visto para o Vietnã, em um guia completo e prático para resolver tudo de uma vez.

Brasileiros e Portugueses precisam de visto para entrar e viajar pelo Vietnã. Mas calma, não precisa começar a se preocupar e até pensar em mudar os seus planos de viagem, pois o processo de solicitação e emissão de visto é na verdade bem simples.

Confira aqui todas as dicas já publicados sobre o Vietnã e organize a sua viagem.

 

COMO FAZER A SOLICITAÇÃO DO VISTO ANTES DA CHEGADA

 

O visto para quem planeja chegar no Vietnã por aeroportos é obtido de forma simples, no balcão de imigração que pode ser encontrado na área do desembarque.

Diferente do visto do Cambodja e Laos, o Vietnã exige que o viajante que chega pelo ar faça o requerimento antecipado e seja aprovado pela imigração para entrar no país. Sendo assim, é indispensável que seja feita a solicitação do visto antes da chegada no país, sob pena de nem conseguir embarcar para o Vietnã.

O seguro viagem é item importante para a sua viagem. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros e compare as cotações dos melhores seguros.

E esse requerimento pode ser feito online, através de agências que operam o processo de visto perante às autoridades Vietnamitas. E é recomendável que a solicitação seja feita com pelo menos 15 dias de antecedência, para evitar qualquer contratempo no planejamento de viagem caso a autorização demore para ser emitida.

Para fazer a solicitação é necessário preenchar os dados da viagem, como datas, motivo, informações de voos, informações do passaporte e informações pessoais. É necessário também que o passporte tenha mais que 6 meses de validade.

Confesso que não ser capaz de fazer o requerimento diretamente no site ou através de algum órgão oficial e ter que utilizar um intermediário me incomodou muito. Afinal de contas, estou acostumada a programar todos os detalhes de minhas viagens por conta própria, porém depois de muita pesquisa, entendi que não havia outra alternativa e encontrei uma empresa de confiança para contratar.

Fiz a solicitação do visto através da empresa Vietnam Visa Pro, e correu tudo muito bem e rápido. Preenchi o formulário do site, fiz o pagamento com cartão de crédito e recebi a carta de autorização da minha entrada um dia depois.

Há muitas opções de intermediários que prestam esse serviço e eles cobram tarifas variadas pelo suporte. Eu paguei 6 dólares e considerei um excelente custo-benefício, tendo em vista que todo o processo foi profissional e rápido.

 

Depois de emitida a autorização, certifique-se de imprimir o documento oficial carimbado que recebeu do prestador de serviço intermediário e leve consigo na viagem. Além disso, é necessário levar duas fotos 4×6 ou 3×5 para finalizar o processo do visto nos balcões de imigração do aeroporto.

 

COMO OBTER O VISTO AO CHEGAR NO AEROPORTO

 

Você pode obter o visto ao chegar nos aeroportos internacionais de Hanoi, Da Nang, Ho Chi Minh City ou Nha Trang.

Ao desembarcar, você encontrará os balcões de emissão do visto antes da imigração. Ao chegar, você deve retirar a senha e preencher o formulário para emissão do visto. Quando for chamado, você deve entregar:

  • O passaporte com validade por mais de 6 meses
  • Carta de aprovação prévia do visto impressa
  • 2 fotos 4×6 ou 3×5
  • Pagamento de 25 USD em espécie pela “Stamp Fee”

Depois de entregar os documentos e fazer o pagamento, o seu visto será processado e em cerca de alguns minutos o seu nome será chamado no telão para que você busque o passaporte e continue a sua viagem.

O processo é, na verdade, bem simples e geralmente leva cerca de alguns minutos para ser completamente finalizado. Desde que tenha a aprovação prévia e o passaporte em dia, você certamente não terá problemas na chegado ao Vietnã.

 

VISTO DO BRASIL E CHEGADA NO VIETNÃ POR TERRA

 

O procedimento explicado acima é aplicável apenas para os viajantes que chegam ao Vietnã pelo ar, sendo que quem chega por terra não pode fazer o pedido antecipado e nem obter o visto ao chegar no país.

Se pretende chegar no Vietnã de ônibus, é necessário que o pedido de visto seja feito e o visto seja emitido antes da viagem.

Se preferir sair do Brasil com o visto resolvido, a Embaixada do Vietnã no Brasil organiza todo o processo à distância e o primeiro passo é enviar um email de solicitação para o endereço embavina@yahoo.com ou consultar o passo a passo clicando aqui.

Na resposta, a embaixada irá enviar detalhes do procedimento, o formulário que deve ser preenchido e informações bancárias para pagamento. Depois do pagamento das taxas, você deve seguir as instruções enviadas por email e enviar os comprovantes de pagamento, formulário preenchido, passaporte, fotos e comprovantes da sua viagem para o Vietnã.

A embaixada irá analisar os documentos, processar o visto e enviar de volta o passaporte para o seu endereço.

 

EMISSÃO DE VISTO A PARTIR DE OUTROS PAÍSES

 

Não é requisito indispensável que cidadãos brasileiros e portugueses façam o requerimento do visto no país de residência. Em verdade, é possível aplicar em qualquer país no mundo que o Vietnã tenha setor consular.

Sendo assim, caso a sua viagem não tenha programação definida e você prefira fazer o pedido do visto on the go, é bom saber que é possível resolver tudo em outros países, especialmente no Sudeste Asiático. Essa pode ser uma opção bem atraente para os viajantes com roteiro mais flexível, mas também requer que você tenha que ficar alguns dias esperando a emissão do visto e retorno do documento.

A embaixada mais utilizada para esse propósito é em Bangkok, e os documentos necessários são exatamente os mesmo descritos acima.

É possível entrar em contato através do email vnemb.th@mofa.gov.vn e do site Vietnam Embassy Thailand.

 

CONCLUSÃO

 

O Vietnã é um dos países mais fantásticos que já tive a oportunidade de conhecer e o esforço para emissão do visto é definitivamente válido. Programe-se com antecedência e não terá qualquer problema na solicitação do visto e viaje tranquilo para lá.

Se tiver viajando por ar e for chegar nos aeroportos internacionais de Hanoi, Da Nang, Ho Chi Minh City ou Nha Trang, a melhor forma de obter o visto é aplicar para a pré-aprovação online e finalizar o processo de forma presencial na chegada.

Para quem viaja por terra, é necessário garantir o visto com antecedência e esse procedimento pode ser feito no Brasil ou em outros países. Neste caso, é necessário enviar os documentos, pagar as taxas e esperar o retorno por correios.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br