Viajar sozinha pela primeira vez

Neste post você vai encontrar as minhas reflexões sobre viajar sozinha pela primeira vez, uma análise inspiradora e conselhos para as mulheres.

Esse é um post mais reflexivo e de cunho inspiracional, mas se estiver procurando dicas práticas de como viajar sozinha, você pode consultar outro post completo post clicando aqui.

Aos 16 anos fiz o meu primeiro intercâmbio e pela primeira vez me vi completamente sozinha, longe de tudo e todos que conhecia.

Nesta época, a comunicação internacional era extremamente difícil e cara, de modo que as ligações para casa só podiam ser feitas uma vez por mês e olhe lá.

Diante dessas condições, aprendi rapidamente a lidar com as minhas dificuldades, a me virar sem suporte dos meus entes queridos e acima de tudo a importância de encontrar o ponto de equilíbrio comigo mesmo.

Foram sete meses de muito aprendizado pessoal, que me transformaram profundamente e forjaram a mulher independente, forte e confiante que hoje escreve este post.

Apesar de ter amado a experiência de vivenciar os momentos sozinha, acabei planejando todas as outras viagens que fiz nos anos seguintes acompanhada de familiares, amigos ou em casal.

Mas, sempre ficava com aquela curiosidade de saber como seria viajar apenas com a companhia da pessoa que havia me tornado, que obviamente é muito diferente da menina de 16 anos que viajou sozinha pela primeira vez.

Até que recentemente tive a oportunidade de fazer a minha primeira viagem solo e simplesmente amei a experiência, muito mais do que poderia imaginar.

Foram 19 dias entre a Suíça e a França, que me proporcionaram momentos intensos de conexão e de reflexão sobre a vida e sobre questões pessoais.

Me faltam palavras para descrever o quão grata eu sou por ter tido esta oportunidade e a ideia desse post é inspirar vocês a buscarem exatamente o mesmo sentimento maravilhoso que tentarei descrever abaixo.

 

REFLEXÕES SOBRE A MINHA PRIMEIRA VIAGEM SOLO

 

A sensação de viajar sozinha pela primeira vez é indescritível e consiste em um misto de medo e de empoderamento.

Há algo muito arrepiante e transformador em se encontrar sozinha em um ambiente totalmente diferente e sem conexão com o idioma, gastronomia, cultura etc.

Não tenho como negar que a sensação inicial é de total vulnerabilidade, mas ela vai se transformando em segurança e bem estar, a medida que você vai experimentando novas emoções e ficando mais a vontade com a sua companhia.

Sim, isso mesmo, você vai constatando aos poucos que não há ninguém que você precise além de você mesmo e nada que você não possa fazer sozinha. E essa sensação é libertadora!

Ao viajar sozinha, você tem a oportunidade de descobrir (ou redescobrir) aquilo que lhe é inerente, o que te dá alegria e o que não te agrada quando ninguém está por perto para julgar.

E já parou para pensar quanto pode descobrir a respeito de você mesmo, quando se soltar de certas amarras que o seu círculo social te impõe?

Em uma viagem solo, você vai entrando em um tempo que é só seu, dando mais importância à momentos de contemplação e respeitando mais a sua intuição.

A escolha de entrar naquela rua, de parar em um restaurante, de acordar cedo ou tarde é inteiramente sua e desta forma você conseguirá viver momentos alinhados com o seu perfil e aprender mais sobre você mesma e o que te move.

Inclusive, uma viagem sozinha é um excelente momento para refletir e talvez redefinir as suas prioridades na vida, desde que esteja aberta à estes questionamentos, é claro.

É um momento bem egocêntrico mesmo, de olhar para si mesmo de forma mais profunda, parando de se comparar com os outros e focando no que está dentro de você.

Você irá viver momentos de observação e de cura, ainda que não saiba que precisa disto, mas pouco a pouco vai se ver mais livre, poderosa e livre dos medos que te assombravam.

Você vai enfim, se tornar a sua melhor amiga, aquela que te conhece como ninguém e que não só sabe, como busca o que é melhor para você.

 

MEUS CONSELHOS PARA A SUA PRIMEIRA VIAGEM SOLO

 

Não tenha medo de tomar a decisão de viajar sozinha, escute o seu coração e vá, sem pensar duas vezes nem criar muitos empecilhos.

Escolha um destino seguro para a sua primeira viagem sozinha, para não ter que se preocupar muito e poder deixar as experiências fluírem naturalmente.

Por sinal, sugiro que considere a Suíça como destino para a sua primeira viagem solo e todas as minhas dicas sobre como viajar sozinha para lá estão neste post.

Tente ao máximo viver experiências sozinha e evitar a companhia de outros viajantes, mesmo que seja uma pessoa super social.

Para que consiga entrar em contato consigo mesmo em uma viagem solo, é importante evitar algumas distrações e se permitir viver intensamente esse momento único.

Foque nas suas reações e sentimentos em relação às novas descobertas e desta forma vai poder aprender bastante sobre você mesma.

Por sinal, sugiro que leve um caderninho para fazer anotações sobre pensamentos, dúvidas e confissões que surgirão ao longo da viagem.

Tenha um roteiro programado, mas permita-se viver o inesperado, a mudar de rota quando sentir que deve e seguir o que o seu coração está te mostrando.

Repare nos momentos mais simples, pois eles sempre são os mais agradáveis. Sinta a areia no seu pé, observe a natureza e respire profundamente, como quem não tem nada a perder.

Reconheça as suas vitórias diárias, a forma como evoluiu e como está se tornando uma mulher mais forte e independente.

Não viaje sem o seguro viagem, mesmo que o destino não exija a cobertura, pois desta forma você evita problemas na sua aventura e assegura que estará protegida mesmo viajando sozinha.

Por falar em segurança, pesquise bastante sobre o destino que escolher para a sua viagem, mas tente não ficar neurótica, pois o mundo lá fora é muito mais seguro do que você imagina.

Procure vivenciar experiências autênticas e locais, que te façam entrar em contato com a verdadeira realidade das pessoas que por lá vivem e desta forma vai se sentir mais integrada.

Quebre a sua concha da zona de conforto e permita se reinventar e descobrir coisas novas sobre você mesmo e desta forma vai tornar-se mais forte e livre de medos.

 

E VOCÊ, O QUE ESTÁ ESPERANDO?

 

Seguindo essas dicas, você poderá garantir o sucesso da sua viagem solo, mas não se esqueça que você está no controle e que pode fazer as adequações que julgar necessárias.

A minha primeira viagem sozinha terminou com lágrimas de gratidão rolando pelo rosto, num momento de felicidade genuínaa que há muito tempo não havia sentido.

Sinceramente, eu não vejo a hora de fazer a minha próxima viagem solo e gostaria de te encorajar a fazer o mesmo.

Viajar sozinha liberta, fortalece e engrandece e essa é uma experiência para viver pelo menos uma vez na vida!

 

Tem alguma dúvida ou consideração? Adoraria conversar com você através dos comentários abaixo.

 

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br