Viajar com intolerância a glúten e lactose - Um guia completo

Viajar com intolerância a glúten e lactose – Um guia completo preparado especialmente para você ajudar você a viajar seguro.

Conviver com intolerâncias alimentares não é fácil e a dificuldade torna-se ainda maior em viagens, quando estamos fora de nossa zona de conforto que engloba uma cozinha, ingredientes controlados e restaurantes conhecidos e marcas de produtos confiáveis.

Mas, a verdade é que nada pode nem deve nos impedir de viver os nossos sonhos e é claro que as viagens não devem ser banidas de nossas vidas por conta das intolerâncias aliemntares.

Muitos de vocês ainda não sabem, mas nós temos intolerâncias alimentares significativas, que exigem certos cuidados na rotina e mesmo assim não dispensamos uma oportunidade de viajar!

Eu, Lara, sou intolerante à glúten e lactose e Juliana somente à glúten e essas condições nos fizeram desenvolver algumas técnicas e cuidados de viagem para auxiliar você a viajar mais e melhor com suas intolerâncias.

Sabemos o quão preciosas são essas dicas, já que não há muito material linkando os temas de intolerâncias alimentares à viagens e esperamos que as dicas sejam úteis.

 

# COMUNIQUE SUAS INTOLERÂNCIAS ÀS COMPANHIAS AÉREAS

Os voos internacionais costumam ser longos, muitas vezes por mais de 8 horas, o que significa que você possivelmente fará pelo menos duas refeições enquanto estiver em trânsito.

Ficar sem comer não é uma opção, portanto, previna-se e comunique às companhias aéreas as suas restrições e intolerâncias alimentares com antecedência.

Este procedimento pode ser feito no momento da reserva, mas por experiência própria, indicamos que retomem o pedido em dois momentos posteriores: com 7 dias e 48 horas de antecedência para evitar imprevistos.

No desespero, converse com as comissárias de bordo, explique a situação e peça com muita simpatia a ajuda na procura de alimentos compatíveis…mas lembre-se que nem sempre dará certo desta forma, então siga o protocolo.

 

# ALUGUE APARTAMENTOS COM COZINHA

A primeira e mais importante dica é o aluguel de apartamentos em viagens, de preferência com cozinhas minimamente equipadas.

Nada pode ser melhor para um intolerante do que ter uma cozinha para preparar seus próprios alimentos, sejam refeições completas, café da manhã ou lanches rápidos.

Para nós, é a melhor forma de conviver bem com as intolerâncias em viagens e manter uma dieta nutritiva e adequada, afinal de contas precisamos de muita energia durante para aproveitar ao máximo a experiência.

Não é novidade que nós somos fãs do Airbnb e indicamos muito a plataforma para aluguel de apartamentos – Gostou? Clique aqui, cadastre-se com o link do blog e ganhe R$ 100 de bônus na sua primeira reserva.

Se ainda não conhece o Airbnb, clique aqui e acesse o nosso post completo sobre esta plataforma de hospedagem.

Sempre que possível, escolhemos apartamentos através do Airbnb e conseguimos cozinhar nossas refeições diárias para aproveitar em casa e para levar para o dia. Mas, existem diversas outras plataformas de aluguel de apartamentos, portanto, não há desculpas para não pesquisar!

Além da segurança, essa é uma forma de economizar e muito quando se está viajando e nós, viajantes econômicas de plantão agradecemos muito.

Eu sei, você pode até estar pensando que não vale a pena cozinhar durante seu descanso merecido, não é mesmo: Mas, a verdade é que pode ser muito mais prático fazer isto do que sair por aí procurando restaurantes e mercados adequados!

Além do mais, você não precisa fazer todas as refeições desta forma e pode sim viver experiências gastronômicas incríveis, mas é sempre bom ter “um porto seguro” caso não encontre opções adequadas.

 

# PESQUISE RESTAURANTES EM SITES E APLICATIVOS

Mesmo que esteja planejando alugar apartamentos para a sua viagem, é sempre bom ter opções de restaurantes para aproveitar e experimentar culinárias e receitas diferentes.

Por isso, a melhor ideia é procurar restaurantes com antecedência e programar seu roteiro considerando os endereços pesquisados nos horários das refeições.

Infelizmente, não são todos os restaurantes com opções para intolerantes e muito menos para celíacos, portanto, é melhor garantir que encontrará boas opções por aí.

A boa notícia é que há inúmeros sites, blogs e aplicativos que reúnem informações valiosas para cada cidade e basta um esforcinho na pesquisa para encontrar as melhores referências para você!

 

# QUANDO ACHAR PRODUTOS ADEQUADO, COMPRE!

Infelizmente, não são todas as lojas e supermercados que oferecem produtos lactose and gluten free.

Por isso, sempre que encontrar uma loja com estas características, não pense duas vezes e compre a quantidade e variedade de produtos que você entender necessário para os seus dias de viagem.

Não tem coisa mais frustrante do que perder a oportunidade de comprar produtos confiáveis e depois se deparar com a dificuldade de encontrar outros.

 

# LEVE A SUA QUENTINHA

Levar a quentinha para o dia é um hábito que nós, intolerantes, compartilhamos, não é mesmo:

E por que deixar ele de lado durante a sua viagem: Nós somos completamente apaixonadas pelas quentinhas e podemos garantir que ela salva as nossas vidas em muitas situações.

Sempre viajamos com uma bolsinha térmica com espaço para duas vasilhas e algumas frutas e indicamos que faça o mesmo, mas lembre-se de escolher uma leve para não pesar na mala e na mochila do dia a dia.

Além disso, indicamos imensamente que leve as vasilhas plásticas do Brasil, pois é extremamente difícil encontrar as marmitinhas em outros países.

Para não ocupar muito espaço, pode transportar ela com itens em seu interior e assim não vai nem sentir a diferença em sua mala 😉

 

# PESQUISE OS TERMOS “GLUTEN – LACTOSE FREE” NOS IDIOMAS LOCAIS

O inglês é a língua universal do turismo e é possível obter informações importantes na maioria das ocasiões utilizando esta língua.

No entanto, não deixe de anotar os termos “gluten – lactose – outros” free nos idiomas dos países que vai visitar e desta forma vai evitar possíveis transtornos.

 

# NO DESESPERO, PROCURE UM MCDONALDS

É, por pior que seja substituir uma refeição por um lanche no McDonalds, algumas vezes essa pode ser a melhor opção para os intolerantes.

Isto porque, a maioria dos McDonalds no exterior oferecem pães sem glúten e quando se está em uma situção na qual é impossível encontrar refeições melhores, o fast food pode te salvar!

 

# NÃO CAIA EM TENTAÇÃO

Nós sabemos o efeito bizarro que consumir substâncias que temos intolerância pode causar em nosso organismo.

Na dúvida, escolha sempre frutas combinadas com castanhas e grãos, pois dão a sensação de saciedade e te livram daqueles momentos em que você vai abrir mão da sua dieta e se arrepender logo depois.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

 

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br