Viagem para Itália - Melhores dicas para planejar sua viagem

Quer fazer uma viagem para Itália? Confira neste post todas as dicas de como planejar uma viagem perfeita para Itália.

A Itália é um dos países mais incríveis do mundo e também um dos mais procurados pelos turistas das mais diversas nacionalidades.

Embora nós nunca consigamos afirmar qual foi o país mais gostamos de visitar, sabemos que a Itália está, sem dúvidas, no topo de nossa lista.

O país rico em belezas naturais, com uma cultura incrível, berço da civilização moderna, é também um dos mais baratos para viajar na Europa, por isso é extremamente atraente para todos os tipos de viajantes!

Nós podemos elaborar um roteiro de viagem perfeito para você de acordo com o seu perfil e com o orçamento estipulado Clique aqui para ver detalhes e solicitar orçamento.

Ficou animado? Confira neste post todas as dicas para planejar uma excelente viagem a Itália

 

POR QUE VISITAR A ITÁLIA – MELHORES MOTIVOS PARA SE ENCANTAR PELO PAÍS

 

Globetrottershivani

Globetrottershivani

Nós sabemos que você provavelmente não precisa de mais motivos para se encantar pela Itália, mas vamos te dar algumas ideias dos motivos pelos quais o país é tão especial.

 

Riquezas culturais

 

A Itália representa o berço da civilização moderna e transborda cultura e arte. Os franceses podem se vangloriar da magnífica Paris, mas a Itália não deixa a desejar com as suas atrações históricas e culturais.

Terra do Império Romano e berço da Renascença, é na Itália que você encontrará o David de Michelangelo, o Nascimento de Vênus de Botticelli, os afrescos da Capela Sistina no Vaticano e a Última Ceia de Leonardo Da Vinci.

Isso tudo sem falar na riqueza das próprias cidades e vilas italianas, verdadeiras obras de arte ao céu aberto. Cidades do Antigo Império Romano, como Pompeia, Herculano e Ostia Antica, se mantiveram intactas e preservam grande parte do apogeu da época.

Se você está em busca de inspiração e beleza, a Itália é o destino certo para a sua viagem.

 

Buon appetito

 

A gastronomia italiana talvez seja uma das facetas mais conhecidas do país internacionalmente.

O segredo destas iguarias é muito simples: ingredientes superlativos, sazonais e tradicionais. A alma da culinária italiana é encorpada e rústica, mas também pode ser criativa e sofisticada.

O vinho italiano também tem destaque mundial e presenteia os visitantes com uma variedade de uvas e sabores. Não se surpreenda, a massa e o vinho estão sempre juntos, como um eterno casal apaixonado.

Se você está planejando uma viagem para a Itália, prepare-se para deleitar-se a cada garfada e suspirar a cada novo restaurante descoberto.

 

Bella Vita

 

Em poucos lugares do mundo a arte e a vida se confundem e misturam com tanta naturalidade.

Essa pode ser a terra de Dante, Verdi e Michelangelo, mas também é de Prada, Valentino, Renzo Piani e etc.

Portanto, esteja preparado, pois beleza, estilo e charme revestem cada aspecto do cotidiano italiano, desde suas gravatas e sapatos aos expressos servidos perfeitamente harmonizados para o deleite dos visitantes.

A raiz do estilo de vida italiano é uma dedicação ao bem viver. É uma eterna reverência ao melhor da vida. Portanto, desacelere, observe, pratique e permita-se um pouco de bella vita.

 

Paisagens alucinantes

 

As grandes atrações da Itália transcendem as galerias, pratos de massa e as vitrines.

A Itália foi agraciada pela mãe natureza, que lhe conferiu algumas das paisagens e belezas naturais mais lindas e únicas do mundo.

Sua geografia peculiar faz com que a Itália conte com o frio dos Alpes, lagos glaciais ao norte, crateras vulcânicas e grutas azuis no sul e com o verde inesquecível da Toscana.

Há muito o que ver e fazer na Itália, sendo que o país conta com 49 Patrimônios da Humanidade declarados pela Unesco. Nada mal para um país um pouco maior que o Rio Grande do Sul, não é mesmo?

 

O povo italiano é caloroso, espirituoso e convidativo

 

O país pode até parecer uma coleção de regiões isoladas, mas a verdade é que todas elas compartilham a bella vita e o espírito caloroso.

Chegar na Itália é quase como chegar em casa, pois você se sentirá tão bem acolhido que por vezes esquecerá que está em outro continente.

 

DICAS GERAIS DE VIAGEM A ITÁLIA – NÃO VIAJE SEM ANOTAR!

 

veneza41

Separamos uma série de dicas úteis para a sua viagem.

 

Moeda

 

O Euro é a moeda oficial adotada na Itália.

 

Idioma

 

O italiano é a língua oficial do país e tem a mesma origem latina do português.

Apesar de muitos italianos se mostrarem dispostos a falar inglês, é importante saber algumas expressões, como, por exemplo:

Bom dia: Buongiorno, Boa noite: Buona Sera, Como vai?: Come Stai?, Com licença: Mi scusi

 

Entrada e Imigração na Itália

 

Os brasileiros não necessitam de para entrar na Europa, desde que pretendam ficar por até 90 dias por lá.

Para não ter problemas com a imigração, é importante ter em mãos os comprovantes de reserva dos hotéis, passagens de ida e volta e dinheiro suficiente para se manter no país durante a viagem.

 

Seguro Viagem

 

Para Europa, o seguro viagem é obrigatório e deve conter cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente, valor estipulado por atender todos os países pertencentes ao tratado.

+ LEITORES DO BLOG TÊM 15% DE DESCONTO NO SEGURO VIAGEM. CLIQUE AQUI PARA CONFERIR AS DICAS E COMPRAR O SEU!

 

 Dinheiro

 

A melhor forma de levar dinheiro para a Itália é trocar os euros ainda no Brasil e levar em “cash”.

No entanto, é importante ressaltar que há caixas eletrônicos em todos os aeroportos e na maioria das atrações turísticas e de trem.

Você pode utilizar os caixas eletrônicos para efetuar saques internacionais ou em seu Travel Money Card, lembrando que estas transações estão sujeitas à taxas .

Os cartões de créditos são amplamente aceitos na Itália, com exceção das vilas e cidades rurais. Visa e Mastercard são bandeiras amplamente e podem ser utilizados para compras, restaurantes e hotéis.

 

Fuso horário

 

A Itália está a leste do Brasil e isto quer dizer que lá, eles estão a nossa frente no horário mundial e a diferença normal entre os dois países são de 4 horas – a mais na Itália- levando em conta o horário de Brasília.

 

Horários de funcionamento na Itália

 

Os horários de funcionamento cariam no decorrer do ano, sendo que nas altas estações ( de Maio a Outubro ) os horários são sempre estendidos.

Em geral, o comércio funciona de 09 a 13 e de 16 a 20 horas.

Os bancos funcionam de 08:30 a 13:30 e 15:30 a 16:30 de segunda a sexta.

Já os restaurantes costumam funcionar de 12 a 14:30 e 18 a 23 horas.

 

Gorjetas na Itália

 

Dar gorjetas é comum na Itália, mas não é obrigatório.

Restaurantes: A maioria cobra o coperto (couvert) e geralmente custa 2 a 3 Euros.Se não quiser, basta informar ao garçom. Além disso, os restaurantes costumam incluir a taxa de serviço de 10% nas contas e esse valor é opcional.

Taxis: a gorjeta é opcional,  mas os locais costumam arredondar o valor para o próximo euro.

Cafés: é um hábito italiano tomar café em pé, no balcão, pois o preço costuma ser bem inferior.

 

QUANTO CUSTA VIAJAR PARA ITÁLIA?

 

A Itália é um país relativamente barato para viajar na Europa, por isso agrada a todos tipos de viajantes com os mais diferentes orçamentos.

Em média, consideramos que uma boa média de gastos seja 60 a 80 euros por dia, incluindo hospedagem, alimentação, passeios e transportes internos e excluindo passagens aéreas e seguro.

No entanto, é possível gastar muito mais ou muito menos a depender do seu perfil de viajante e suas escolhas de hospedagem.

 

DICAS DE VIAGEM IMPERDÍVEIS SOBRE A ITÁLIA

 

Italybeyondtheobvious

Italybeyondtheobvious

Agora que você já leu sobre os melhores motivos para visitar a Itália, sobre as dicas úteis e sobre média de preços de uma viagem à Itália, chegou a hora de saber quais são as melhores dicas para a uma viagem autêntica e maravilhosa.

 

Existe a Itália dos italianos

 

A Itália é um país visitado por turistas do mundo inteiro que buscam conhecer suas belezas e atrações.

Quando estiver viajando pela Itália, vai perceber que a maioria das atrações estão sempre cheias de turistas que, como você, querem descobrir o melhor do país.

Não deixe de visitar todas as atrações incríveis do país, no entanto, esforce-se para ir além e conhecer a verdadeira Itália, aquela que só os italianos conhecem.

Para  isso, não se limite às atrações turísticas e explore também os bairros mais residenciais, além de conversar com os locais em busca de dicas de restaurantes e costumes italianos.

 

A Itália não é um país pequeno

 

Não se engane: a Itália é um país imenso e os deslocamentos exigem bastante tempo.

Essa é uma dica perfeita para você, que acha que pode visitar os mais incríveis destinos da Itália em 10-15 dias!

Apesar de o país contar com uma malha ferroviária extremamente organizada e trens de alta velocidade, você vai precisar de um bom planejamento para organizar a sua viagem

Não caia na besteira de subestimar o tamanho do país e suas diferenças regionais, portanto, separe quantidade suficiente de dias para viajar com calma e qualidade. A melhor ideia é escolher desde o início as suas cidades bases e planejar a viagem de acordo com estas escolhas.

Para um roteiro básico entre Veneza, Roma e Florença indicamos uma média de 12 dias e se quiser estender a sua viagem analise com carinho quanto tempo deve investir em cada cidade.

 

Escolha hotéis com boa localização e custo benefício

 

Acomodação não é um item barato em uma viagem à Itália, portato, vá preparado para investir na sua viagem.

A primeira dica que podemos te dar é a seguinte: não escolha o seu hotel baseado em estrelas, pois este sistema não funciona muito bem no país. Pesquise o seu hotel baseado nas últimas reviews de hóspedes e assim fará uma ótima escolha.

É importante saber também que a maioria dos hotéis muito baratos são afastados do centro e você deve pensar se esta é de fato uma boa escolha para você.

Isto porque, ao hospedar-se fora do centro turístico vai significar perda de tempo nos deslocamentos e gasto nos transportes e no final das contas você pode ficar em um local melhor que tenha um bom custo benefício sem pagar muito mais por isso.

A nossa dica é que analise com cuidado as opções de hospedagem para não cometer erros rudes em sua viagem.

 

Ingressos antecipados

 

Compre ingressos antecipados para visitar as melhores atrações na Itália.

O país está sempre cheio de turistas e eles geralmente estão concentrados nos atrações principais das cidades turísticas.

Para não perder muito tempo em filas, compre os seus ingressos online e reserve horários de visita para os melhores museus da Itália.

Ainda que pague alguns euros a mais pelo serviço, saiba que este é um investimento super válido que irá transformar a sua viagem!

Compre os seus ingressos para as melhores atrações clicando aqui e não pegue filas.

 

Passagens de trem na Itália

 

Reserve as passagens de trem na Itália com antecedência, pois os tickets esgotam rapidamente.

É possível comprar os bilhetes no próprio site da Trenitalia com preços bem amigáveis. Clique aqui para verificar disponibilidade e valores.

Com antecedência, você irá encontrar a maioria dos trechos por 9,90 a 19,90 euros, um valor maravilhoso para viajar pelo país!

 

Onde comer na Itália

 

A comida Italiana é extremamente famosa e prestigiada no mundo.

E nada melhor do que provar da culinária do país em seu país de origem, não é mesmo?

Para aproveitar a melhor da comida italiana, frequente os lugares indicados pelos locais e para isso pesquise bastante antes de viajar. Garantimos que vale super a pena!

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

advert-image