Eu sei, pode até ser um cliché, mas é a mais pura verdade, Veneza é única e inesquecível.

Poucas cidades no mundo mundo possuem esse charme peculiar, capaz de encantar até o mais cético dos viajantes e fazer o coração disparar a cada esquina que dobra.

Para acessar todos os posts sobre Veneza clique aqui – Roteiro, informações e muitas dicas.

Essa é Veneza, uma das cidades mais incríveis que visitamos, da qual temos recordações maravilhosas e indicamos, sem sombra de dúvidas, a visita a qualquer viajante, afinal de contas, seja para dizer que a amou ou a odiou, você precisa conhecê-la e tirar as suas próprias conclusões.

Tudo em Veneza é lindo e romântico, os seus canais, as suas pontes, as suas gôndolas, as janelas floridas, as ruelas, suas lojas e cafés e até mesmo os vaporettos.

O incrível é que a cidade se mostra de uma forma completamente única para cada visitante e sabendo disso você pode planejar a sua viagem ao seu perfil de viajante para que você, assim como nós, carregue Veneza em seu coração para sempre.

Vamos às dicas introdutórias, para ajudar você a entender a cidade, planejar a sua viagem de forma coerente e sonhar com este lindo destino. Não deixe de visitar os nossos posts completos e detalhados das dicas mais importantes de Veneza.

veneza1

Apesar de pequena, tudo em Veneza é superlativo, pois ela compreende 118 ilhotas banhadas por pequenos canais, mais de 400 pontes, recebe milhares de turistas diariamente e abriga centenas de obras de arte.

Por ser toda entrecortada por canais e não ter circulação de veículos terrestres, Veneza pode ser conhecida por dois meios de transporte principais, o vaporetto, sistema de transporte público aquático da cidade e por meio de caminhadas.

Qual o melhor? Os dois! Você não pode visitar Veneza e não conhecer estes dois pontos de vista da cidade, tão diferentes e complementares entre si.

veneza20

O Grande Canal tem 3 km de extensão, representa o ponto de localização da cidade, sendo que as principais atrações estão ao seu redor. Essa é uma informação importante para planejar a sua estadia em Veneza.

Os Vaporettos circulam por esta via e por outras ilhas e têm diversos pontos de embarque e desembarque espalhados em locais estratégicos. A linha mais importante é a de número 1, que percorre todo Grande Canal.

Escrevemos um post completo sobre os Vaporettos em Veneza, para acessar, clique aqui.

A nossa dica é dividir a sua estadia em Veneza entre os percursos de vaporetto e as caminhadas. Não deixe de passar pelo menos um dia caminhando pela cidade, sem rumo, mapa ou destino certo. Você vai ver que esta será uma das melhores experiências da viagem.

veneza15

A característica principal de Veneza é ser cercada de água por todos os lados, o que a torna propensa a sofrer inundações quando há alterações na maré.

veneza31

Este tipo de fenômeno é mais recorrente na primavera e outono e quando acontece são montadas estruturas de passarelas suspensas pela cidade qua auxiliam a locomoção dos pedestres.

Há quem reclame da experiência. Eu achei exótico e encantador ter presenciado uma inundação em Veneza e foi uma das experiências mais incríveis da viagem.

veneza65

É possível comprar estas proteções para o sapato em qualquer camelô espalhado pela cidade, não se preocupe, a oferta é imensa e você não terá problemas para encontrar.

Indicamos que você dedique tempo para conhecer Veneza de verdade, para se perder em suas ruelas e ir além das atrações principais.

Em nossa opinião, o melhor de Veneza é se perder. Andar e andar, conhecer ruas, praças e cantos que não estão nos guias de viagem.

Ao caminhar por Veneza não deixe de programar uma visita às atrações principais da cidade, que são a Praça São Marcos, a Ponte Rialto, a Ponte dos Suspiros, a Basílica de São Marcos e as ilhas de Murano e Burano.

veneza28

Clique aqui para acessar o nosso post completo sobre o que fazer em Veneza.

 Veneza é uma cidade cara? Sim, muito. No entanto, assim como em qualquer lugar do mundo, você pode se programar para economizar.

Como? Existem muitas formas de economizar e muitas delas estão super explicadas no post que publicamos.

Clique aqui para acessar o nosso post sobre como economizar em Veneza.

Uma boa ideia é reservar um dia para andar pela cidade sem utilizar o bilhete do Vaporetto, que custa 20 Euros o passe diário.

Outra boa ideia é visitar todas as atrações gratuitas. Para saber quais são elas clique aqui.

Tomar cuidado com os restaurantes e com as taxas revestidas de gorjetas também é muito importante para não perder euros preciosos sem necessidade.

Se hospedar em Mestre para economizar no hotel vale a pena? Depende muito das opções de hospedagem disponíveis no período. Se encontrar um apartamento para alugar ou até mesmo um hotel com valor similar ficar em Mestre não será uma boa opção.

No entanto, se os valores estiverem muito diferentes talvez seja uma boa ideia se hospedar em Mestre e economizar algumas dezenas de euros. Clique aqui para ler o post completo com as nossas impressões e informações sobre hospedagem em Mestre.

Agora que já falamos sobre as principais dúvidas e considerações sobre Veneza, vamos então às dicas mais específicas. Para começar clique aqui para acessar o nosso índice de posts sobre a cidade.

roteiros personalizados

Não viaje para Veneza sem o seu seguro viagem!

Não menospreze o valor do seguro viagem, pois ele será o seu melhor amigo se e quando precisar. Para ler mais sobre a importância do seguro viagem e comprar o seu com desconto clique no link abaixo:


seguro

Você também pode gostar dos outros posts sobre Veneza:

Roteiro de 3 dias em Veneza – 1º dia

Roteiro de 3 dias em Veneza – 2º dia

Roteiro de 3 dias em Veneza – 3º dia

Apartamentos Airbnb em Veneza – Hospedagem barata

O que fazer em Veneza sem gastar nada – Melhores atrações gratuitas

Como economizar em Veneza