Não há como negar. O metrô é a melhor forma de se locomover em Santiago, pois é eficiente, confortável e barato.

A estrutura do metrô de Santiago é a segunda melhor da América Latina, possui 108 estações, 5 linhas (1, 2, 4, 4A e 5) e 103 quilômetros de extensão.

Apesar de não cobrir todas as áreas da cidade, é possível acessar a maioria das atrações turísticas através da rede de metrô. Sendo assim, você pode reservar o taxi para horários e destinos especiais.

Confira aqui o mapa da rede de metrô e se programe.

Metrô

Locomover-se de metrô em Santiago é muito tranquilo, mas atenção: evite os horários de pico, especialmente nas estações mais cheias da cidade, a Tobalaba, Pedro de Valdivia, Universidad de Chile.

Entre 8 e 9h30 e 17 e 19h as estações de metrô ficam extremamente lotadas, sendo que em algumas delas é impossível entrar em um trem.

metrôsantiago3

Em linhas gerais, as linhas operam de 6h da manhã até às 23h30 horas, mas isto pode variar. Consulte aqui os horários de abertura de cada uma das estações de metrô em Santiago.

 

Como comprar bilhetes de metrô em Santiago

 

A melhor opção para os turistas é comprar os bilhetes únicos nas barraquinhas de vendas em cada estação, até por que, não existem descontos para a compra de bilhetes em quantidade, como ocorre na maioria das cidades da Europa.

IMG_7733

Quem pretende utilizar o metrô exaustivamente durante a viagem, a melhor opção é comprar a tarjeta BIP, que custa $1.500  e pode ser compartilhada, sendo possível dividir a mesma tarjeta para um casal ou uma família inteira.

A grande vantagem é que com a tarjeta você pode pagar as passagens de ônibus, que não aceitam dinheiro. Contudo, se você não pretende utilizar ônibus, não há grandes vantagens em adquirir o cartão, especialmente por que este não oferece desconto nas tarifas.

metrôsantiago2

Ainda assim, é importante destacar que o cartão é vendido nas estações, onde também é possível carregar nas máquinas específicas da Bip.

 

Como utilizar o metrô de Santiago

 

Para utilizar o metrô, observe o mapa e veja a direção e o nome da última estação de cada linha e escolha o sentido nas estações. Se for necessário, você pode fazer baldeações em estações em que há cruzamento de linhas, sendo que o trecho adicional não tem custo.

Para entrar, basta inserir o seu bilhete nas maquinas giratórias das estações e passar quando o sinal verde acender.


roteiros personalizados

Veja aqui todas as dicas de viagem publicadas sobre Santiago