Tax free na Europa

Você conhece o sistema Tax Free Europa? Neste post você vai descobrir o que e é e como funciona o reembolso dos impostos pagos em compras em um passo a passo completo ao final do texto.

O IVA, ou Imposto sobre o Valor Acrescentado, também conhecido como VAT na Europa, incide sobre o preço de venda dos produtos e serviços na Europa.

Este imposto tem alíquotas diferente para os diversos países, mas em regra varia entre 18 a 25% do preço do produto ou serviço adquirido na Europa.

+ Se estiver programando uma viagem para Europa confira o passo a passo completo para organizar tudo de forma independente!

Seguindo as nossas dicas você poderá resgatar o valor pago em impostos nas compras na Europa e fazer valer a pena gastar esses euros tão suados.

A seguir, vai encontrar todas as informações que precisa saber para comprar nos estabelecimentos tax free, solicitar o formulário e conseguir o reembolso na sua saída da União Européia.

 

O QUE É O IVA-VAT?

 

Este imposto, assim como a maioria dos outros, tem como objetivo arrecadar renda para o Estado e desta forma beneficiar os países e suas cidadãos.

Neste sentido, se você não residir na Europa e estiver apenas viajando, não irá usufruir destes benefícios sociais e sendo assim não há sentido ter que arcar com o custo do VAT nas suas compras por lá.

Neste sentido, o Tax-Free é uma concessão por parte da União Européia que tem como objetivo devolver os valores do imposto para os turistas que compram na Europa e levam os produtos para o seu país de residência.

É um grande atrativo para o consumo dos turistas, já que os Estados Unidos, por exemplo, não oferece determinada isenção.

Gostou da notícia? Quer saber como pedir o reembolso? Veja o nosso passo a passo sobre como conseguir reembolso do IVA na Europa, com o sistema Tax Free.

 

QUEM PODE PEDIR O REEMBOLSO DO VAT?

 

Qualquer pessoa não residente na Europa que leve os produtos para o seu país de origem pode pedir o reembolso do IVA ou VAT na sua saída da Europa no prazo de 90 dias.

Mas tenha sempre em mente que você precisa fazer compras nas lojas que têm convênios com empresas de reembolso do imposto e não são todas as lojas que estão cadastradas no sistema Tax Free, sendo assim, você precisa perguntar antes e certificar-se que poderá conseguir o reembolso.

Se já quiser programar as suas compras antes de viajar pode pesquisar as lojas aqui.

A boa notícia é que a Primark e a H&M, duas das lojas mais procuradas por brasileiros na Europa oferecem o formulário Tax Free para compras acima do valor mínimo estipulado por país.

 

O QUE É NECESSÁRIO PARA SOLICITAR O FORMULÁRIO TAX FREE

 

Para conseguir o reembolso do IVA você precisa pedir o formulário Tax Free na loja em que fizer compras.

Assim que fizer as suas compras exija a nota fiscal e pergunte no caixa da loja onde você pode buscar o formulário Tax Free, pois algumas lojas oferecem este serviço no caixa e outras em setores específicos.

Você será orientado no caixa ou dirigido a um balcão de atendimento ao cliente e lá basta apenas apresentar a nota fiscal e o passaporte para obter o formulário.

Ah, não se esqueça de pedir a assinatura do representante da loja no formulário, caso contrário ele não terá validade!

Depois e só guardar o formulário, a nota fiscal e de preferência deixar as etiquetas nas peças que não vai usar para apresentar no posto de reembolso, seja no aeroporto, porto ou fronteira.

Teoricamente, só será reembolsado o imposto para produtos novos e sem uso, mas a verdade é que quase nunca conferem os itens.

 

QUAIS SÃO AS COMPRAS QUE PODEM GARANTIR O REEMBOLSO DE IVA-VAT?

 

A isenção e, portanto, o reembolso, só se aplica para compra de bens que serão posteriormente exportados.

Sendo assim, o reembolso não pode ser pedido para serviços como alimentação, hotéis, aluguel de carros e etc, mas somente para os produtos que podem ser levados com o viajante para fora da União Européia.

É importante lembrar que os produtos não podem ter sido comprados há mais de três meses da saída do viajante, ou seja, se você vai fazer intercâmbio na Europa e pretende conseguir o reembolso Tax Free precisa guardar os formulários de 3 meses antes da partida, mais que isso não funciona.

Cada país tem um limite minímo de gasto por compra para conseguir se enquadrar na política de reembolso Tax free, fique atento e pergunte nas lojas.

É bom saber destes limites, pois se for o caso pode condensar todas as compras em um só lugar em um só momento ao invés de distribuir as compras e não conseguir o reembolso no final.

 

COMO PEDIR REEMBOLOSO DO IVA-VAT NOS AEROPORTOS

 

No seu último destino na Europa, quando for embarcar para o Brasil seja no aeroporto ou porto, vá até um stand de empresas que operam o reembolso do IVA.

A Global Blue é a mais conhecida e foi a única que já utilizei, mas existem outras empresas que fazem o serviço de reembolso, como a Premier Tax Free por exemplo, e que cobram uma taxa por isso.

Você também pode se dirigir a algum ponto de operação da empresa em algumas cidades europeias, mas acho essa opção muito mais trabalhosa do que no aeroporto.

Indico muito o serviço da Global Blue, especialmente por que estão presentes na maioria dos aeroportos europeus e você certamente será atendido para solicitar o reembolso antes de voltar para o Brasil.

Para verificar se tem um stand da Global Blue no aeroporto do seu voo de partida, porto ou fronteira, consulte o site da empresa – clique aqui.

 

PASSO A PASSO PARA O SOLICITAR O REEMBOLSO

 

1 – Ao chegar no aeroporto, faça check-in do voo que vai sair da União Européia e apresente o formulário junto com as notas fiscais e passaporte ao agente de alfândega do aeroporto. Mantenha as compras em uma mala de mão, pois pode ser exigido que você demonstre que está levando tudo aquilo que comprou.

2 – Depois de ter a sua documentação aprovada e carimbada pela alfândega vá até o posto de reembolsos, que geralmente estão localizados nos terminais internacionais

Veja aqui onde estão localizados os stands da Global Blue nos aeroportos e anote essa informação para tornar mais ágil e prático o processo de reembolso.

3 – Vá até o stand de reembolso na área dos terminais internacionais e apresente os documentos (formulário Tax Free + Notas Fiscais do Produto + Passaporte devidamente aprovados pelo fiscal da alfândega) e tenha em mãos os produtos que terão o imposto reembolsado.

Você pode escolher entre receber o reembolso do Tax Free em dinheiro ou por cartão de crédito. Eu sempre escolho dinheiro, para guardar para as próximas viagens!

Para fazer este processo com tranquilidade, chegue no aeroporto com antecedência, pois as filas podem ser grandes.

Nas duas vezes que utilizei o serviço o processo foi MUITO rápido, mas muita gente se queixa da demora para receber o Tax Free, portanto, é melhor assegurar para não perder o voo.

+ Está de viagem marcada para Europa?  Compre já o seu seguro viagem com desconto!

 

NOVIDADE NO PEDIDO DE REEMBOLSO DO IVA-VAT

 

Em nossa visita a Praga em 2017, descobrimos uma nova solução no pedido de reembolso do IVA-VAT.

Em alguns shoppings ou centros comerciais, há stands da Global Blue e você pode fazer todo o procedimento de pedido de reembolso assim que terminar as suas compras.

Assim, você já pode pedir e ganhar o reembolso no seu cartão de crédito antes da sua volta, precisando apenas validar os documentos no posto alfandegário no aeroporto de saída.

Depois de validar seus documentos no aeroporto, você deve depositar os documentos em uma das caixinhas especiais da Global Blue e seguir viagem economizando muito tempo.

Mas, o detalhe importante é que você deve depositar os documentos até 21 dias depois de solicitar o reembolso, caso contrário a Global Blue vai cobrar o valor no seu cartão de crédito acrescido de 15% de multa.

 

DÚVIDAS COMUNS SOBRE TAX FREE NA EUROPA

 

Quanto vou receber de reembolso do IVA? Você pode calcular o valor do reembolso de IVA no site da Global Blue clicando aqui.

Vou viajar para diversos países. Posso receber reembolso? Sim, você pode fazer compras em diversos países e receber o reembolso no seu último destino, quando estiver saindo da União Européia.

O que você precisa fazer é ter em mãos os formulários Tax Free de todas as suas compras devidamente autorizado pela alfândega, as notas fiscais e o passaporte.

Quanto tempo antes chegar no aeroporto para pedir reembolso Tax Free? O pedido de reembolso pode ser muito rápido, como foi nas duas vezes que solicitei o Tax Free, mas muitas pessoas relatam ter demorado muito nas filas.

Se não quiser ter problemas, se programe para chegar pelo menos duas horas antes do que chegaria se não fosse pedir o Tax Free.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

advert-image