Dicas de roupas para a neve e esportes de inverno (ski e snowboard)

Confira neste post todas as dicas de roupas para a neve e esportes de inverno (ski e snowboard) e saiba o que vestir em sua sua viagem.

Estar bem preparado e agasalhado é o segredo para uma viagem de inverno bem sucedida, especialmente se o contato com a neve estiver na sua programação.

Isto porque, sentir frio é algo que realmente altera o nosso humor e acaba dificultando ou até mesmo impossibilitando a vivência de aventuras fantásticas com a neve.

Para nós brasileiros, essa não é uma atividade natural, mas não se preocupe, pois preparamos esse guia completo para te ajudar a escolher as roupas adequadas e evitar problemas.

E em primeiro lugar, precisamos te informar que  as roupas adequadas para aproveitar a neve são completamente diferentes das roupas de inverno em cidades.

Por sinal, se o seu foco da viagem não for o contato mais próximo com a neve ou esportes de inverno, você deve conferir o post específico clicando aqui.

Não significa que as suas roupas de neve não poderão ser aproveitadas em outras viagens, mas sim que você precisará ter alguns itens específicos para aproveitar a neve.

Dito isto, vamos às dicas práticas sobre as roupas para neve e esportes de inverno.

 

COMO UTILIZAR CAMADAS COM ROUPAS DE NEVE

 

Devo admitir que não sou fã de me vestir com várias peças de roupa amontoadas e acredito que muito mais importante que o número de camadas é a qualidade dessas roupas.

Garanto que se você usar as camadas térmicas corretas, não precisará usar uma grande quantidade de roupas sobrepostas para se aquecer na neve, então certifique-se de seguir estas dicas para garantir um sucesso em sua viagem.

Especialmente para a prática de esportes, não há necessidade de utilizar as três camadas convencionais, mas tão somente duas, tendo em vista que o próprio movimento do corpo já produzirá o calor necessário para te manter aquecido.

 

Camada de base

 

Esta é uma camada muito importante para sobreviver ao frio e o mais importante é que as peças sejam suaves, respiráveis e acima de tudo confortáveis.

Para essa camada, utilize blusas de manga comprida, calças compridas que cheguem até o tornozelo e alguns dos materiais mais indicados são os sintéticos que se sequem de forma rápida ou natural, como lã e seda.

Alguns materiais, como o algodão, não são escolhas ideais, pois absorvem e mantêm o suor, deixando o corpo mais frio do que o normal.

Há roupas térmicas específicas para a prática de esportes de inverno, que facilitam os movimentos e oferecem outros benefícios, então vale a pena checar.

Geralmente compro as roupas térmicas na loja Decatlhon, mais especificamente da marca Wedze e sempre estive muito bem protegida por elas.

 

Camada externa

 

Esta é a camada que vai protegê-lo contra as adversidades do clima, como chuva, neve e vento e por isso é extremamente importante!

Essa camada deve ser impermeável, a prova de vento e aquecida e os detalhes específicos você vai encontrar nos tópicos abaixo.

Há quem prefira usar uma camada intermediária, mas eu sinceramente acho demais se você tiver um bom casaco e calça de esqui.

Sempre que uso a camada intermediária sinto muito calor e fico extremamente desconfortável na montanha, mas claro que você pode se sentir mais confortável com uma proteção extra.

 

CASACOS PARA A NEVE E ESPORTES DE INVERNO

 

O casaco é, sem dúvidas, o item mais importante da mala de viagem para o inverno e merece prioridade no seu planejamento.

Um bom casaco vai fazer toda a diferença na sua viagem e embora costume ser uma peça bem cara, a nossa dica é que não tenha pena e invista mesmo.

Até por que se for uma peça de boa qualidade, você vai poder usar ele em outras viagens por muitos anos, então a melhor ideia é tentar comprar uma peça atemporal e resistente.

Não é novidade que as marcas The North Face, Columbia, Marmott, Sorel e Mountain Warehouse são as melhores marcas esportivas fabricantes de casacos.

Mas, estou aqui para lhe dizer que você pode encontrar bons casacos de marcas não tão populares e caras, desde que você se assegure de que seu casaco seja:

 

Insulated – aquecido

Waterproof –  a prova de água

Windproof – a prova de vento

 

Na minha opinião, você deve tentar comprar um modelo na linha do quadril, para facilitar os movimentos e que também tenha um capuz para proteger sua cabeça quando está chovendo ou nevando.

Sugiro que o casaco tenha isolamento ou “Insulation” de pelo menos 300, mas se puder invista em um casaco mais forte.

É possível encontrar diversas tecnologias de aquecimento sejam elas orgânicas e sintéticas. E aqui vai uma dica: por razões éticas, tente não adquirir produtos que sejam testados ou produzido diretamente de animais como por exemplo casacos de pena de ganso.

Vale a pena priorizar casacos que tenham muitos bolsos, pois durante o dia provavelmente não levará mochilas e precisará de bolsos em locais estratégicos para guardar seus pertences.

O modelo do primeiro casaco que comprei da marca The North Face foi o Inlux Insulated Jacket, que custou cerca de 100 U$D e me protegeu muito bem ao esquiar nos Alpes Franceses e Suíços.

Este ano, resolvi mudar para um casaco da marca Wedze da Decatlhon, que atendeu as minhas necessidades e custo apenas 50 euros.

 

CALÇAS DE INVERNO

 

Se pretende entrar em contato com a neve, sugiro que compre uma calça com as mesmas especificações do casaco.

O modelo pode até ser modelado no corpo, mas garanta pelo menos um pouquinho de folga para não ficar limitada nos movimentos.

Vale a pena priorizar calças que tenham muitos bolsos, pois durante o dia provavelmente não levará mochilas e precisará de bolsos em locais estratégicos para guardar seus pertences.

Além disso, vale observar um detalhe na parte interna da barra, que serve como barreira contra a neve entrando no calçado ou até mesmo dentro da calça.

A minha calça é da marca Wedzge, vendida nas lojas Decatlhon e custou apenas 25 Euros.

 

BOTAS IMPERMEÁVEIS

 

Os calçados são itens extremamente importante em sua viagem de inverno, pois através do pé se perde muito calor.

Sendo assim, é necessário utilizar calçados apropriados se pretende aproveitar o destino de inverno da sua viagem, seja caminhando na neve ou praticando snowshoes.

Há muitos modelos diferentes, com estilos mais bonitos e outros mais esportivos, mas o importante mesmo é que escolha um que mantenha a temperatura do corpo mesmo em condições extremas através de fleece ou qualquer outra tecnologia.

Além disso, o calçado deve ser a prova de água e com o solado adequado, pois as botas que não são a prova de água vão simplesmente te deixar com o pé completamente encharcado, com muito frio e não te darão estabilidade alguma para caminhar na neve.

A minha bota é da marca Pajar, uma das melhores do Canadá, cujos produtos são capazes de garantir conforto em temperaturas de até -30 Celsius.

Existem outras marcas de botas muito boas, como a The North Face, Columbia, e a também canadense Sorel.

Comprei a Pajar naloja Century 21 em Nova York e na promoção paguei cerca de 90 U$D. Considero que foi um excelente investimento, pois ela já me acompanhou para várias viagens!

ACESSÓRIOS INDISPENSÁVEIS PARA A NEVE

Por último, mas não menos importante são os acessórios de inverno, que não podem faltar em sua mala.

Um bom cachecol, luva e gorro são peças indispensáveis no inverno e se for esquiar ou praticar snowboard deve levar uma luva impermeável.

Além de aquecidas, estas luvas vão impedir que você se machuque ou que comprometa seus movimentos devido ao frio.

Gorro e cachecol são extremamente importantes, e aquecem muito, sendo que uma boa dica para a prática de esportes de inverno é um protetor de pescoço, como este da foto abaixo.

Óculos esportivos para esqui ou snowboard são fundamentais para quem encara das pistas, pois o sol reflete muito na neve e a claridade pode causar danos à sua visão.

Além disso, importante avisar que o frio deixa a pele muito ressecada, por isso, é sempre bom ter em mãos um bom hidratante, inclusive para os lábios e protetor solar com o filtro mais alto tanto para o rosto quanto para a boca.

 

COMO ECONOMIZAR NAS COMPRAS DE ROUPAS PARA A NEVE

 

Sim, eu sei que essas roupas costumam ser bem caras, mas infelizmente não tem como evitar este gasto se pretende viajar no inverno e praticar esportes como o ski ou snowboard.

Por isso, minha sugestão é que aproveite a oportunidade para investir em produtos de boa qualidade, que durem bastante e possam ser utilizado em muitas outras viagens futuras.

No Brasil, estas peças costumam ser caras, portanto, a melhor ideia é comprar no destino da sua viagem.

Mas, se tiver interesse em comprar roupas de neve no Brasil confira este post completo publicado no blog Viajei Bonito, com dicas excelentes.

Uma forma prática de resolver as roupas de neve no destino da viagem é comprar online e pedir que a encomenda seja entregue em seu hotel, hostel ou apartamento.

Se você estiver indo para a Europa, sugiro que compre as suas roupas de neve e de frio na Decatlhon. Clique aqui para verificar as lojas da Decatlhon e os países em que estão presentes.

Também gosto muito da marca Mountain Warehouse, que vende produtos de altíssima qualidade no Reino Unido e entrega na maioria dos países do continente.

Se estiver indo para os Estados Unidos indico que compre as roupas de frio nas lojas REI e Dicks Sporting Goods, pois elas oferecem excelentes promoções em produtos das marcas mais bem conceituadas.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br