Roteiro de viagem na Toscana na Itália em 5, 7, 10 e 12 dias

Confira neste post sugestões completas para seu roteiro de viagem na Toscana na Itália em 5, 7, 10 e 12 dias.

A Toscana é uma das regiões mais charmosas do mundo e atrai milhares de visitantes em todas as estações do ano. E não é a toa, pois suas inigualáveis cidades medievais no topo de colinas, campos de girassóis entre estradinhas bucólicas margeadas por cipestres e vinhedos a perder de vista realmente compõem os cenários dos sonhos.

É o destino que tipicamente vislumbra os casais apaixonados em lua de mel, assim como os amantes de vinhos, da boa culinária e da cultura italiana. Mas, a Toscana oferece muito mais do que isso e surpreende pela sua versatilidade, sendo um destino perfeito também para aqueles que estão praticam atividades como o ciclismo, ou que estão em busca de praias maravilhosas, termas naturais, paisagens montanhosas e cultura riquíssima.

Seja qual for o seu perfil de viajante, a Toscana tem muito a te oferecer e uma viagem para lá certamente estará entre uma das melhores que fará na vida. Com tantas opções de passeios maravilhosos, o difícil mesmo é decidir o que se quer visitar, e vou logo te avisando que será impossível não sentir vontade de fazer como a personagem do filme “Sob o sol da Toscana”, comprar uma vila por lá e não voltar mais.

Seria um sonho, não é? Mas, se o seu plano for passar as férias na Toscana, é necessário traçar um roteiro coerente para aproveitar o que de melhor o destino tem para oferecer. Por isso, preparamos este post com dicas gerais para te ajudar a organizar o seu roteiro de viagem para a Toscana, assim como algumas sugestões de roteiros prontos para usar.

 

DICAS GERAIS PARA ORGANIZAR UM ROTEIRO DE VIAGEM NA TOSCANA

 

roteiro de viagem na Toscana na Itália em 5, 7, 10 e 12 dias.

A primeira dica e talvez a mais importante para a elaboração do roteiro de viagem na Toscana é a seguinte: não se engane, a Toscana é uma região grande e os deslocamentos vão levar mais tempo do que você imagina, então planeje os seus dias de forma coerente para aproveitar as experiências sem stress.

Mesmo que você programe as suas bases de hospedagem de forma adequada de forma que os deslocamentos em si não sejam tão distantes, uma simples viagem de 45 km pode durar cerca de 2 horas. Isto porque, a Toscana é permeada de estradas secundárias cheias de curvas e com limite de velocidade reduzido, fatores que fazem com que as viagens exigam mais tempo do que o esperado.

Isso em si não é um problema, até porque, as paisagens que apreciará pelas estradas da Toscana são tão importantes e belos quanto os destinos finais. Contudo, se não programar o seu roteiro adequadamente, vai acabar com aquela sensação constante de “preciso adiantar para conhecer o máximo possível” e boa parte da mágica e romantismo da viagem estará perdida. Garanto que você não quer que isso aconteça, não é mesmo?

Então, para aproveitar a Toscana com qualidade e acima de tudo tranquilidade, você tem duas opções:

  • Programar várias bases em locais estratégicos na Toscana e fazer passeios diários ao redor. Essa alternativa te permitirá aproveitar muito mais e te poupará tempo de locomoção desnecessário, mas por outro lado poderá ser cansativo trocar de hospedagem com frequência.
  • Se não tiver muito tempo para explorar a Toscana utilizando algumas bases diferentes, escolha uma ou duas e não seja tão ambicioso em relação às programações diárias. Vai por mim, melhor conhecer bem poucos locais do que ver muita coisa e não conseguir conectar com parte alguma.

 

A segunda dica é alugar um carro, pois não tem como negar que uma boa viagem pela Toscana exige um veículo para garantir comodidade e liberdade para traçar o roteiro. Não tem preço poder traçar as rotas e definir horários por conta própria, poder fazer aquela parada estratégica para apreciar a paisagem e observar os arredores no seu tempo. Para conferir todas as dicas sobre dirigir na Toscana clique aqui.

Vale a pena sugerir que sempre que possível escolha as estradas secundárias da Toscana, pois elas oferecem as vistas mais lindas da região. Deixe as auto estradas para trajetos mais compridos e utilize as SS2xx para os seus roteiros diários.

As sugestões de roteiros pela Toscana deste post podem ser utilizadas por completo, mas vale a pena fazer alterações de acordo com suas preferências pessoais. No mapa interativo abaixo, você pode consultar as melhores atrações, vinícolas, restaurantes e cidades da Toscana e se situar geograficamente.

Por fim, podemos afirmar que vale a pena ser flexível e aceitar mudanças durante a viagem de acordo com as suas experiências e intuições de viajantes. A Toscana é linda e você pode fazer com que sua viagem seja ainda mais especial ao tentar descobrir cantinhos só seus 🙂

 

ROTEIRO DE 5 DIAS NA TOSCANA

 

O roteiro de 5 dias permite que as atrações mais famosas e celebradas da Toscana sejam visitadas e é uma alternativa perfeita para quem não tem muito tempo para explorar a região. Este roteiro engloba as cidades mais icônicas da Toscana, assim como um passeio por Chianti, um das regiões de vinícolas mais importantes do mundo e vai te deixar completamente apaixonado.

Vale a pena combinar os 5 dias na Toscana com uma visita de 3 a 4 à Roma e  2 a 3 dias à Veneza, em um roteiro básico e maravilhoso pela Itália.

 

2 dias em Florença

Florença é uma das cidades mais encantadora do mundo e carrega consigo tanta história e cultura que é considerada um verdadeiro museu à céu aberto. A cidade que já foi a capital da Itália sob o domínio dos Médicis e fez florescer gênios das artes como Michelangelo e Leonardo Da Vinci, hoje conserva suas características marcantes e encanta visitantes de todo o mundo.

A Catedral de Santa Maria del Fiore mundialmente conhecida como o  “Duomo” de Florença e a Ponte Vecchio talvez sejam a suas atrações principais, mas a verdade é que a arte e beleza estão espalhadas por todas as ruas, museus, restaurantes e praças e será impossível não se deixar envolver pela atmosfera mágica desta cidade.

Já publicamos um roteiro completo de Florença, com dicas do que fazer diariamente, e para conferir basta clicar aqui.

 

1 dia entre Pisa e Lucca

Pisa e Lucca estão situadas a menos de 100km de distância de Florença e são cidades encantadoras. Mais especificamente, Pisa fica a 50km da cidade e tem como atração principal a Torre de Pisa talvez,que talvez seja um dos ícones turísticos mais famosos no mundo.

Vale a pena fazer uma parada para fotos e para entender um pouquinho da história do local, mas Lucca que está a apenas 20 km de Pisa por sua vez, merece mais tempo e mais atenção. Não deixe de alugar uma bicicleta para percorrer o percurso amuralhado, além de visitar o Duomo, a Piazza dell’Anfiteatro e a Igreja de San Michele in Foro. Este passeio pode ser feito em um dia como um bate e volta de Florença.

 

1 dia em Volterra e San Giminiano

San Giminano é, sem dúvidas, uma das cidades mais charmosas e icônicas da Toscana. Suas 14 torres majestosas construídas entre os séculos 11 e 13 a tornam inconfundível e de longe já é possível ficar estarrecido com a singularidade desta cidade medieval italiana.

Mas, é caminhando pelas suas ruelas, provando de seus gelatos e restaurantes italianos maravilhosos que o verdadeiro amor por San Giminiano surge, sendo que essa é uma atração que não pode ficar de fora de seu roteiro pela Toscana. Ah, todas as quintas de manhã produtores locais se reúnem e organizam um mercado na Piazza Duomo, vale a pena programar o seu roteiro para visitar!

Volterra é a cidade irmã de San Giminiano e ganhou notoriedade nos últimos anos por ter sido cenário da saga Crepúsculo. Mas, a sua história precede a sua aparição em um dos filmes de maior bilheteria de Hollywood e remonta aos etruscos, por isso o seu centro medieval preserva várias ruínas inclusive romanas e não pode ficar de fora do seu roteiro por lá o o Museu Etrusco e o Palazzo dei Priori, Anfiteatro Romano, a Porta dell’Arco.

 

1 dia na Rota do Chianti e Siena

A Rota do Chianti, que liga Florença à Siena é uma das mais famosas entre amantes de vinho e da boa culinária, pois engloba muitas vinícolas de altíssima qualidade e restaurantes de cair o queixo.

A incônica rota do vinho de Chianti é a SS222, e no caminho você pode fazer vários desvios para visitar as vinícolas de sua preferência e fazer paradas estratégicas para apreciar e fotografar as paisagens típicas da Toscana.

Sugerimos as vinícolas Castellare di Castellina, Poggio AmorelliCastello di Ama e as cidades de Greve in Chianti, Castellina de Chianti ou Radda in Chianti para paradas rápidas no caminho.

Por fim, vale explorar a maravilhosa cidade medieval, cercada por muros e situada no topo de uma colina, com vista para os campos toscano. Não deixe de visitar o Duomo e seu Batistério e a Palazzo Comunale e sua Torre del Mangia, assim como passear pelas suas ruelas super charmosas e aproveitar para fazer uma refeição em um de seus maravilhosos restaurantes. Para conferir as nossas dicas de hospedagem em Siena clique aqui.

Quer sair do comum? Substituta um destes dias e visite as cidades medievais de Villanova, Tavarnelle Val di Pesa e Certaldo, jóias da Toscana que não são tão conhecidas, mas que têm muito charme para oferecer.

 

ROTEIRO DE 7 DIAS NA TOSCANA

 

O roteiro de 7 dias na Toscana permite aproveitar a região rica em vinícolas entre Montalcino e Montepulciano, assim como a cidade charmosíssima de Cortona. A base inicial do roteiro deve ser a mesma do roteiro de 5 dias, qual seja 2 dias em Florença + 1 dia entre Pisa e Lucca + 1 dia em Volterra e San Giminiano e 1 dia na Rota do Chianti e Siena e dois dias extras para desbravar a nova região.

 

2 dias na região entre Montalcino e Cortona

A região que engloba Montalcino, Montepulciano, Montechiello, Pienza e Cortona é belíssima e cheia de vinícolas e restaurantes do mais alto padrão. Sendo assim, vale a pena reservar acomodação por lá e passar dois dias dirigindo pelas estradinhas super charmosas, degustando vinhos e iguarias da região e visitando as cidades medievais.

Montalcino é famosa pela fabricação do vinho Brunello de Montalcino, considerado um dos melhores do mundo. Não deixe de experimentar esse vinho em sua viagem pela Toscana, e para degustação sugerimos as vinícolar Castello Banfi, Fattoria dei Barbi ou Biondi Santi Franco.

A estrada SS146 entre Montalcino e Pienza é simplesmente maravilhosa e no caminho você pode parar para fotografar e apreciar a Capela Vitaleta, que com sua simplicidade acaba completando a paisagem dos campos da Toscana. Pienza é a cidade do Papa Pio II, e vale a visita para provar o queijo percorino e visitar a sua Duomo.

Montepulciano é cercada por vinícolas e altíssima qualidade como por exemplo a Avignonesi e tem um centro histórico encantador com a Torre dell’Orologio que badala a cada 30 minutos e te remete à outra dimensão de tempo, a Porta al Prato, a Piazza Grande, o Duomo e a Tempio di San Biagio que valem a visita.

Já Cortona foi cenário do filme “Sob o sol da Toscana” e é uma das cidades mais charmosas da região, com vistas de tirar o fôlego e um cento histórico super conservado. Vale a pena visitar a Fortezza Medicea, a igreja de Santa Maria delle Grazie al Calcinaio que fica na encosta da cidade e Teatro Signorell. Mas,a mágica mesmo é se perder pelas ruelas medievais de Cortona e descobrir cantinhos prediletos só seus.

 

ROTEIRO DE 10 DIAS NA TOSCANA

 

10 dias para explorar a Toscana permite sair do básico e se surpreender ainda mais com a região. A base inicial do roteiro deve ser a mesma do roteiro de 5 dias, qual seja 2 dias em Florença + 1 dia entre Pisa e Lucca + 1 dia em Volterra e San Giminiano e 1 dia na Rota do Chianti e Siena, além disso você pode combinar com as seguintes programações:

 

+ 2 dias na região entre Montalcino e Montepulciano

A região que engloba Montalcino, Montepulciano, Montechiello, Pienza e Cortona é belíssima e cheia de vinícolas e restaurantes do mais alto padrão. Sendo assim, vale a pena reservar acomodação por lá e passar dois dias dirigindo pelas estradinhas super charmosas, degustando vinhos e iguarias da região e visitando as cidades medievais.

Montalcino é famosa pela fabricação do vinho Brunello de Montalcino, considerado um dos melhores do mundo. Não deixe de experimentar esse vinho em sua viagem pela Toscana, e para degustação sugerimos as vinícolar Castello Banfi, Fattoria dei Barbi ou Biondi Santi Franco.

A estrada SS146 entre Montalcino e Pienza é simplesmente maravilhosa e no caminho você pode parar para fotografar e apreciar a Capela Vitaleta, que com sua simplicidade acaba completando a paisagem dos campos da Toscana. Pienza é a cidade do Papa Pio II, e vale a visita para provar o queijo percorino e visitar a sua Duomo.

Montepulciano é cercada por vinícolas e altíssima qualidade como por exemplo a Avignonesi e tem um centro histórico encantador com a Torre dell’Orologio que badala a cada 30 minutos e te remete à outra dimensão de tempo, a Porta al Prato, a Piazza Grande, o Duomo e a Tempio di San Biagio que valem a visita.

 

+ 1 dia entre Cortona e Arezzo

Cortona foi cenário do filme “Sob o sol da Toscana” e é uma das cidades mais charmosas da região, com vistas de tirar o fôlego e um cento histórico super conservado. Vale a pena visitar a Fortezza Medicea, a igreja de Santa Maria delle Grazie al Calcinaio que fica na encosta da cidade e Teatro Signorell. Mas,a mágica mesmo é se perder pelas ruelas medievais de Cortona e descobrir cantinhos prediletos só seus.

Arezzo foi cenário do filme “A vida é Bela” e tem a fama de ser uma das mais belas da Itália. Um pouco maior do que as cidades medievais já visitadas, o passeio por lá exige mais horas, mas você não pode deixar de caminhar pela Via del Corso, seu centro histórico, o Duomo, a Piazza Grande e a Basílica de San Francisco.

 

+ 2 dias na região sul da Toscana entre Termes de Saturnia, Pitigliano, Sorano, Civita di Bagnoreggio e Orvieto

 

A região mais ao sul da Toscana foi uma grata surpresa da viagem, com campos lindos, vinícolas maravilhosas, termas naturais e as cidades medievais mais diferentes que já vi.

Reserve um dia para visitar a belíssima Termes de Saturnia e as cidades de Pitiglano e Sorano. As Termes di Saturnia na verdade, são denominadas Cascate del Mulino, e ficam na região de Maremma próximas da cidade de Saturnida.

O local é pouco conhecido pelos turistas, apesar de ser muito frequentada por locais, e suas águas sulfúricas são aquecidas a 37,5 ° C pelo vulcão do Monte Amiata e possuem propriedades terapêuticas por serem ricas em minerais. É um passeio maravilhoso que não pode ficar de fora do seu roteiro e vale a pena tentar programar a visita para os dias de semana, já que no final de semana as piscinas naturais ficam bem cheias.

No mesmo dia, vale a pena dirigir pela região e visitar as cidades de Pitiglano e Sorano, bem próximas entre si e que apresentam a arquitetura mais inusitada e maravilhosa da Toscana. Por lá, vale pena se perder entre as ruelas, explorar suas igrejinhas, aproveitar sem pressa refeições em seus restaurantes charmosos e entrar no clima da la dolce vita.

No segundo dia, vale a pena visitar a cidade Civita di Bagnoreggio, entre a Toscana e a Umbria. Essa cidade histórica construída no topo de um monte e ligada ao mundo por uma extensa ponte carrega consigo mais de 1000 anos de história e é um daqueles lugares para se visitar pelo menos uma vez na vida. Puro charme e história, Bagnoreggio surpreende qualquer visitante! Depois, siga viagem para Orvieto, passando pelo belíssimo Lago di Bolsena.

 

OU

 

+ 1 dia na região entre Montalcino e Montepulciano

A região que engloba Montalcino, Montepulciano, Montechiello, Pienza e Cortona é belíssima e cheia de vinícolas e restaurantes do mais alto padrão. Sendo assim, vale a pena reservar acomodação por lá e passar dois dias dirigindo pelas estradinhas super charmosas, degustando vinhos e iguarias da região e visitando as cidades medievais.

Montalcino é famosa pela fabricação do vinho Brunello de Montalcino, considerado um dos melhores do mundo. Não deixe de experimentar esse vinho em sua viagem pela Toscana, e para degustação sugerimos as vinícolar Castello Banfi, Fattoria dei Barbi ou Biondi Santi Franco.

A estrada SS146 entre Montalcino e Pienza é simplesmente maravilhosa e no caminho você pode parar para fotografar e apreciar a Capela Vitaleta, que com sua simplicidade acaba completando a paisagem dos campos da Toscana. Pienza é a cidade do Papa Pio II, e vale a visita para provar o queijo percorino e visitar a sua Duomo.

Montepulciano é cercada por vinícolas e altíssima qualidade como por exemplo a Avignonesi e tem um centro histórico encantador com a Torre dell’Orologio que badala a cada 30 minutos e te remete à outra dimensão de tempo, a Porta al Prato, a Piazza Grande, o Duomo e a Tempio di San Biagio que valem a visita.

 

+ 4  dias na Ilha de Elba

A Ilha de Elba abrigou Napoleão em seu exílio e apesar de ser muito famosa entre os Italianos, consegue ser menos lotada do que a Costa Amalfitana e as ilhas da Sardenha e Sicília. É uma excelente opção para complementar o roteiro pela Toscana, pois o ferry até lá é bastante conveniente e sai de Piombino levando cerca de 1 hora para chegar em Porto Azzuro.

A Ilha de Elba é grande e tem muitas atrações, mas em 4 dias é possível aproveitar bastante e explorar as melhores praias da ilha. No mapa interativo, você pode consultar as melhores praias, cidades e pontos turísticos da Ilha, e sugerimos que separe pelo menos um dia para alugar um barco e percorrer por conta própri a belíssima costa da Ilha de Elba.

Indicamos a empresa Rent Boat Bagnaia, que nos atendeu com muito profissionalismo e ofereceu valores bem justos para o aluguel do barco. Vale lembrar que mesmo quem não tem habilitação específica pode alugar barcos mais simples na Itália 🙂

 

ROTEIRO DE 12 DIAS NA TOSCANA

Um roteiro de 12 dias na Toscana possibilita uma viagem saindo do óbvio e explorando as atrações mais incríveis da região. Sugerimos dois roteiros que podem ser escolhidos de acordo com as suas preferências pessoais e com a época do ano que pretende viajar.

Para quem quer aproveitar as praias italianas, o roteiro com 5 dias na Ilha de Elba e 7 na Toscana é a opção perfeita, especialmente para viagens entre os meses entre Maio e Outubro.

2 dias em Florença + 1 dia entre Pisa e Lucca + 1 dia em Volterra e San Giminiano + 1 dia na Rota do Chianti e Siena + 1 dia na região entre Montalcino e Montepulciano + 1 dia entre Cortona e Arezzo e 5 dias na Ilha de Elba.

A segunda opção de roteiro é perfeita para aqueles que querem conhecer mais vinícolas e investir em degustações de vinhos mais elaboradas. Investir dois dias na estrada do Chianti, 2 dias na região entre Montalcino e Montepulciano e pelo menos um dia nas vinícolas da região sul da Toscana possibilita aproveitar dos melhores vinhos do mundo e se encantar com as paisagens mais românticas da Itália.

2 dias em Florença + 1 dia entre Pisa e Lucca + 1 dia em Volterra e San Giminiano + 2 dias na Rota do Chianti e Siena + 2 dias na região entre Montalcino e Montepulciano + 1 dia entre Cortona e Arezzo + 3 dias na região sul da Toscana entre vinícolas, Termes de Saturnia, Pitigliano, Sorano, Civita di Bagnoreggio e Orvieto.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br