Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama

Confira aqui o terceiro dia do roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama, com todas as dicas e informações para você planejar a sua viagem.

O roteiro do segundo dia também segue a premissa de que a aclimatação do corpo é um processo lento e gradual e que você deve se programar para fazer os passeios de “menor altitude” nos primeiros dias, deixando os de “maior altitude para o final”, elaboramos um roteiro coerente e saudável.

Nos primeiros dias escolhemos as atrações mais tranquilas e mais leves, para que o corpo pudesse se acostumar com as condições adversas com calma. Confira aqui o nosso post sobre o 2º dia do nosso roteiro.

No terceiro dia comecamos com um passeio arqueológico super interessante e a primeira parada foi Pukará de Quitor, um sítio arqueológico situado a cerca de 3 km da Vila de San Pedro.

 

Roteiro de 6 dias no Deserto do Atacama – 3º dia: Tour arqueológico, Valle de la Muerte e Valle de la Luna

 

arq

arque2

pukarax

Visitar Pukará de Quitor é uma excelente opção para aqueles que querem entender um pouco mais da história das civilizações que habitaram o Deserto do Atacama.

A fortaleza de Pukará de Quitor data do século 12 e foi erguida pelo povo atacamenho  como forma de se defender de possíveis invasões de grupos incas e posteriormente dos espanhóis.

As ruínas desta fortaleza pré-colombiana impressionam e a visita é extremamente enriquecedora aos visitantes. Isso sem falar na bela vista a partir dos mirantes da fortaleza, que encantam mesmo os mais céticos.

Confira todas as dicas de viagem em um guia completo preparado especialmente para você

 

Informações sobre Pukará de Quitor

 

Aberto de 8:30 a 19 horas todos os dias.

Ingressos custam 3 mil pesos para adultos e 2 mil pesos para estudantes.

É possível fazer o passeio com excursões, de bike, caminhando ou até mesmo com carro alugado.

 

Aldea de Tulor

 

De lá seguimos para mais outra atração arqueológica, a Aldea de Tulor, um parque arqueológico que data de 800 anos AC a 500 anos DC.

tulor9

tulorc

colatulor

tulor11

A Aldea Tulor é uma verdadeira relíquia e conta a história da civilização atacamenha com vestígios históricos preciosos.

A visita guiada é excelente e nos apresenta dados da aldeia pré colombiana construída com base em argila e voltada para o vulcão imponente Licancabur.

Embora a aldeia esteja praticamento toda soterrada pela areia, é possível visitar um sítio onde parte das estruturas foram parcialmente escavados para entender melhor como funcionava a sociedade atacamenha que habitou e povou a região há milhares de anos atrás.

A visita é sem dúvidas um passeio imperdível para quem viaja ao Deserto do Atacama, pois apresenta a magnitude do local não apenas através de suas lindas paisagens, como também pela história de seu povo.

 

Informações sobre a Aldea Tulor

 

Passeio guiado custa 3 mil pesos para adultos e 2500 para estudantes.

A atração oferece visitas guiadas para os que escolhem chegar lá por conta própria, seja de carro ou de bike.

Para chegar lá siga cerca de 9 km pela Ruta 23 no sentido Calama.

A entrada para a atração é sinalizada e você não terá maiores problemas para encontrar. Lembramos que o Waze funciona no caminho e nos guiou perfeitamente bem.

 

Embora a Aldea Tulor esteja bem próxima ao Valle de la Luna e da Muerte – as próximas atrações deste dia-, voltamos para a Vila de San Pedro para almoçar.

Depois do almoço voltamos para conhecer as mais populares atrações do Deserto do Atacama, o Valle de la Luna e o Valle de la Muerte, começando por este último.

 

Valle de La Muerte

 

Clique aqui para ler o nosso post completo sobre o Valle de la Muerte e Valle de la Luna.

Quando sonhávamos em visitar o Deserto do Atacama, o Valle de la Muerte era uma das atrações que menos nos encantava pelas fotos.

Mas o Atacama é um daqueles destinos que sempre nos surpreende, pois o Valle de la Muerte é simplesmente fenomenal e foi uma das atrações que mais gostamos.

muerte6

muertec

muerte3

muertec2

Talvez o Valle seja tão encantador pois reflete exatamente a imagem seca, cheia de sal e arenosa que surge em nosso imaginário quando pensamos em um deserto.

Talvez seja por que as dunas de areia sejam tão grandiosas e imponentes que impressionam qualquer visitante. Ou talvez por que o visual que se tem do topo das dunas talvez seja um dos mais bonitos que se tem no Atacama.

Não sabemos exatamente, mas o fato é que o Valle de la Muerte é um lugar incrível e não pode ficar de fora de seu roteiro.

O Valle é denominado de la Muerte pois não fornece condições favoráveis à vida, mas a sensação que se tem por lá é que o local é cheio de vida e cores e mais parece um mar de rochas.

+ O seguro viagem é item importante para a sua viagem. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

 

 

Informações sobre o Valle de la Muerte

 

Para chegar lá siga pela Ruta 23 no sentido Calama.

São cerca de 10 km até a entrada do Valle de la Muerte, que não tem sinalização evidente, mas apenas uma guarita.

A entrada para o Valle de la Muerte custa 3 mil para adultos e 2 mil para estudantes.

 

Depois de visitar e se encantar pelo Valle de la Luna siga para a sua atração irmã, o Valle de la Luna. Estas atrações são também combinados com a Cordilheira de Sal, que está no caminho entre as duas atrações.

 

Valle de la Luna

 

Clique aqui para ler o nosso post completo sobre o Valle de la Muerte e Valle de la Luna.

Ao visitar o Valle de la Luna você irá se questionar se ainda está no Planeta Terra, pois os cenários que verá são de “outro mundo”, literalmente.

O Valle de la Luna é um daqueles locais fenomenais e únicos que visitamos ao longo de nossas caminhadas pelo mundo e que precisamos sempre rever as fotos para confirmar que de fato estivemos lá.

A atração está localizada bem próxima da Vila de San Pedro de Atacama e mesmo assim consegue surpreender com cenários inacreditáveis e com sua atmosfera diferenciada.

luna2lunacluna3

luna7

Não tem como visitar o Valle de la Luna e não se questionar sobre como é possível que um deserto seja tão colorido com tons de vermelho, laranja, marrom, branco e rosa.

Rochas, dunas, falésias, cristais e vulcões disputam o horizonte e encantam os visitantes, especialmente ao pôr do sol, o momento mais incrível para visitar a atração.

Aproveite a visita para caminhar pelas suas grutas, conhecer a antiga mina de cristais e para assistir a um pôr do sol inesquecível.

 

Informações sobre o Valle de la Luna

 

O ingresso para o Valle de la Luna custa 3 mil para adultos e 2 para estudantes.

Para chegar lá siga pela Ruta 23 no sentido Calama por cerca de 10 km e encontrará a sinalização da entrada para atração.

É possível fazer todo o trajeto de carro, independente do modelo do veículo e também de bike – passeio comum na região;

 

Como chegar de carro nas atrações do roteiro

 

Aldea de Tulor:

 

Para chegar lá siga cerca de 9 km pela Ruta 23 no sentido Calama.

A entrada para a atração é sinalizada e você não terá maiores problemas para encontrar a atração.

 

Valle de la Luna e Valle de la Muerte:

 

Para chegar lá siga pela Ruta 23 no sentido Calama por cerca de 10 km e encontrará a sinalização da entrada para atração.

Ambas as atraçõe podem ser visitadas de bike e esse é um passeio extremamente comum.

Lembramos que o Waze funciona no caminho e nos guiou perfeitamente bem para todas as atrações deste dia.

 

Passeios de agências – Como funciona

 

A maioria das agências realiza este passeio, que custa entre 10 a 25 mil pesos chilenos.

O tour sai por volta de 15 a 16 horas da vila San Pedro de Atacama e dura até o final do pôr dor sol.

Os tours incluem guia, transporte e petiscos com bebidas para o pôr do sol.

 

Clique aqui para conferir o nosso roteiro do 4º dia no Deserto do Atacama.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br