A História conta que Roma foi fundada sob Sete Colinas (I Sette Colli di Roma). Existem algumas discordâncias quanto as verdadeiras e originais Colinas, mas as que permanecem até hoje são: Aventino, Campidoglio, Celio, Esquilino, Palatino, Quirinale, Viminale.

Mas e a Gianicolo? O Gianicolo não integra as Sete Colinas históricas de Roma, mas ela é sem dúvidas um arraso e merece uma visita.

É dela que temos a vista mais panorâmica da cidade e Roma vista do alto é ainda mais linda. Tudo isto sem contar que o passeio é totalmente grátis e bem relaxante!

Na verdade, o Gianicolo está faz fronteira entre dois bairros e um país: Monteverde Vecchio, Trastevere e o Vaticano.

A Piazza Garibaldi ou o Giancolo possui uma imponente estátua do herói Garibaldi e celebra a República Italiana e a Unificação da Itália.

O Parque do Gianicolo homenageia todos aqueles que fizeram parte da batalha para defender Roma e reunificar a Itália de abril a junho 1849. Nessa área houveram batalhas importantes entre as forças militares da República Romana, liderada por Giuseppe Garibaldi, e as tropas do exército francês que estavam protegendo o papa. É, portanto, mais um local histórico e precioso de Roma

Do topo da colina, na praça Garibaldi, você ficará encantado com a belíssima vista da cidade e deve apreciar o passeio com calma.

Você pode descer no sentido Trastevere, saindo da rua Passeggiata del Gianicolo até à Porta San Pancrazio, e pegar a esquerda, na bonita Via Garibaldi.

De Trastevere você pode escolher o seu próximo destino ou voltar para a atração que mais te surpreendeu no Centro Histórico.