Neste post você vai encontrar o roteiro completo de 4 dias em Cartagena – com todas as dicas e informações sobre as atrações turísticas.

Elaboramos uma sugestão de roteiro para facilitar a sua viagem. Sinta-se a vontade para modificar a ordem dos dias e das atrações da forma que lhe for conveniente para adequar o roteiro ao seu perfil de viajante.

No roteiro reunimos todas as informações necessárias para você planejar o seu passeio pela cidade de Cartagena sem se preocupar em reunir milhões de guias e anotações. Ah, não deixe de conferir o nosso guia de Cartagena com todas as dicas de viagem.

Esperamos que você aproveite a viagem e volte encantado com as cores, sabores e mistérios de Cartagena, uma das mais belas cidades que já visitamos.

+ Já encontrou o seu hotel em Cartagena? Clique aqui para verificar o nosso post com as melhores sugestões de hotéis de acordo com o Booking e reserve com cancelamento gratuito. 

 

Roteiro do 1º dia em Cartagena

 

Sempre preferimos fazer um roteiro mais clássico no primeiro dia da viagem, para conhecer algumas das principais atrações e as áreas mais movimentadas na cidade.

Em Cartagena não seria diferente e o percurso que sugerimos para o primeiro dia vai te fazer entrar no clima te deixar apaixonado pela linda e histórica cidade colombiana. Prepare-se, pois o dia será super corrido, mas você vai aproveitar muito o Centro Histórico de Cartagena.

+ Se preferir, acesse o post completo com as atrações turísticas e desenhe o seu roteiro personalizado!

Comece o dia visitando a Catedral Metropolitana de Cartagena, que está estrategicamente localizada no centro da cidade e tem uma torre super bonita.

 

 Catedral Metropolitana de Cartagena

 

o-que-fazer-cartagena2

A Catedral de Cartagena, cuja primeira construção data de 1575, é uma das construções históricas mais importantes da cidade e é também chamada de Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría.

Apesa de o local ficar fechado a maior parte do tempo, recebe visitantes gratuitamente nos horário das missas ou durante o resto do tempo mediante pagamento da visita com audioguia, que custa 13.000 COP.

É uma construção com detalhes e história muito interessantes e está no centro da cidade, com sua imponente construção colonial. Se visitar o seu interior, não deixe de observar o altar-mor, que conta com detalhes em ouro, nas capelas, além das enormes colunas de sustentação. Está situada entre a Rua Santos de Pedra e Plaza de La Proclamación, Centro, Cartagena.

 

Museu do Ouro Zenú

 

Depois, siga para visitar o Museu do Ouro Zenú, que retrata a história do povo Zenú, indígenas que habitavam a região onde Cartagena está hoje situada tinham uma economia baseada na agricultura, recursos naturais e na troca.

Hoje, parte desse legado se observa no Museu do Ouro Zenú, inaugurado pelo Banco da República no ano de 1982, no Centro Histórico de Cartagena.

Em suas salas se exibem joias de ouro e outras peças pré-colombianas que foram encontradas nos estados de Córdoba, Sucre, Bolívar e parte de Antioquia.  A entrada para o museu é gratuita e está situado na Calle 33 # 3 – 123, em frente ao Parque de Bolívar, Centro, Cartagena.

+ Compre aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada!

Parque Bolívar

Bem em frente ao Museu, você vai encontrar o Parque Bolívar, um pequeno oásis em pleno centro da cidade de Cartagena, onde se pode respirar um ar fresco graças às árvores e as fontes que ajudam a aliviar o calor.

img_6318

Nesta praça da cidade amuralhada há uma estátua equestre do Libertador Simón Bolívar e no âmbito do parque está o Palácio da Inquisição, o Museu do Ouro, o edifício republicano do Banco da República e os escritórios do Concurso Nacional de Beleza.

Por lá, é comum encontrar artistas apresentando o melhor da dança e música colombiana com muito charme e cores!

Nos arredores da praça, você pode encontrar uma filial super agradável da cafeteria Juan Valdéz para se esbaldar com uma delícia local!

Ainda nos arredores, siga para visitar o Palácio da Inquisição, uma importante mostra arquitetônica colonial, que possui uma entrada de estilo barroco e suas sacadas de madeira.

 

Palácio da Inquisição

 

Desde 1610 este edifício foi sede do “Tribunal de Penas del Santo Oficio”, que julgava os crimes contra a fé e hoje abriga uma exposição de artefatos de tortura utilizados no período.

Os inquisidores foram expulsos em 1811, mas foram reinstalados em 1815 pelas tropas espanholas de Pablo Morillo, sendo que o tribunal continuou até 1821. Vale a pena visitar pela carga histórica que o prédio carrega!

A entrada custa 15.000 COP, com serviço de guia à parte e está situado na Calle de La Inqusición, em frente ao Parque de Bolívar, Centro, Cartagena.

Saindo do palácio, siga pelas ruelas de Cartagena até a Praça de Los Coches, que representa a entrada principal da cidade amuralhada de de onde possível contemplar a Porta e a Torre do Relógio, uma das atrações mais populares de Cartagena.

 

Torre do Relógio

 

torre-do-relogio

Das três portas que estão abertas, somente a central existia originalmente enquanto que os outros dois espaços permaneciam ocupados por una sala de armas e uma capela. Na praça, em 1874 foi instalado um relógio trazido dos Estados Unidos e que após 63 anos foi substituído pelo atual, importado da Suíça.

Por lá. é possível encontrar uma passarela conhecida como Portal de Los Dulces, onde se pode encontrar doces diversos. Por sinal, é nos arredores do Portal de Los Dulces que está a melhor casa para fazer câmbio de reais em Cartagena, ao lado da loja Desigual.

Mesmo à noite esse ponto turístico continua em destaque, pois recebe uma iluminação especial, rendendo muitas fotos e memórias inesquecíveis. Está situado na Plaza de Los Coches, Centro, Cartagena.

Depois de explorar a região com calma, siga para uma das mais celebradas regiões de Cartagena: a Praça San Pedro Claver.

 

Café e Livraria Ábaco

 

img_6080

Por que não fazer uma paradinha estratégica na incrível Livraria Ábaco e deliciar-se com um café colombiano de primeira qualidade?

Dedique algum tempo para folhear alguns livros ou revistas do país e certamente se encantará ainda mais com a cidade de Cartagena.

 

Igreja e Praça de San Pedro Claver

 

Tanto a igreja como o mosteiro de San Pedro Claver foram construídos no começo do século 17 por religiosos da comunidade jesuíta.

Seu nome é uma homenagem a San Pedro Claver, cuja obra foi a luta pelos desamparados, os oprimidos e a liberação dos escravos. Os restos do missionário, que viveu e morreu no convento adjacente a igreja, são conservados em uma urna do altar-mor.

A entrada é paga e custa 9.000 COP e o lugar tem um claustro lindíssimo, com museu de arte sacra e visita às dependências do conjunto arquitetônico.  Nos arredores, é possível apreciar a bela Praça San Pedro Claver e admirar belas fachadas coloniais.

Não muito longe da Praça Claver, está a Praça de Santo Domingo, o seu próximo destino!

 

Praça e Igreja e Mosteiro de Santo Domingo

 

o-que-fazer-em-cartagena3

A Praça de Santo Domingo é uma das mais animadas e concorridas praças de Cartagena, pela oferta de restaurantes e bares super interessantes.

É uma região para visitar tanto de dia quanto de noite, sentar e apreciar as belas construções, além da Gertrudes, escultura doada por Fernando Botero e personagem sempre presente nas fotos dos turistas.

Vale a pena entrar na Igreja e Mosteiro, que têm entrada gratuita e uma beleza incomparável!

Chegou a hora de caminhar até as muralhas de Cartagena, certamente uma das mais importantes atrações da cidade. Neste momento, caminhe com calma, apreciando toda a beleza da cidade!

Uma boa ideia é caminhar tanto embaixo e em cima das muralhas, para ter uma experiência inesquecível da cidade, mas não deixe de visitar o Las Bóvedas.

 

Las Bóvedas

 

Las Bóvedas está localizada no norte da cidade amuralhada, entre os fortes de Santa Clara e Santa Catalina.

Com 47 arcos e 23 abóbadas, Las Bóvedas é a última obra do período colonial dentro do perímetro fortificado e serviu como quartel para os espanhóis, como prisão aos patriotas durante a Independência e o começo da República e atualmente abrigam galerias de arte, bares e lojas de artesanatos.

Vale a pena passear pelos arredores de La Bóvedas, especialmente se estiver em busca de souvenirs colombianos e depois siga para um pôr do sol inesquecível no Café del Mar.

 

Café del Mar

 

cafe-del-mar-cartagena

O Café del Mar não pode ficar de fora do seu roteiro, pois é uma das atrações mais fantásticas de Cartagena.

No café, é possível admirar um lindíssimo pôr do sol ( talvez um dos mais belos de sua vida ), degustando um ceviche ou até mesmo um drink servido pela casa. Imperdível, não é mesmo?

O Café del Mar fica nas muralhas de Cartagena e possui diversas mesas ao ar livre, que começam a ser ocupadas a partir das 17 horas por turistas que vêm de todos os cantos aproveitar este belo espetáculo da natureza ao som de música eletrônica.

Não deixe de incluir uma visita ao Café del Mar em seu roteiro por Cartagena, inclusive, se puder, visite-o mais de uma vez 🙂

O restaurante funciona das 17h à meia-noite e o bar, das 17h às 3h, todos os dias e está situado na Baluarte de Santo Domingo – Centro Histórico.

Depois de apreciar um pôr do sol maravilhoso, caminhe sem rumo por Cartagena a noite, quando a cidade fica ainda mais romântica e inesquecível!

20160406204846

A nossa sugestão para o jantar é no restaurante Crepes & Waffles Terraza, um agradabilíssimo espaço ao céu aberto, com uma vista incrível e com pratos para todos os gostos a um preço incrível. Melhor forma de terminar o primeiro dia na cidade de Cartagena!

O restaurante está situado na Plaza de San Pedro, Cra. 4 #31-24, Cartagena, Bolívar, Colombia.

 

Roteiro do 2º dia em Cartagena

 

Depois de explorar as maravilhas da cidade amuralhada, chegou a hora de visitar as atrações incríveis fora do Centro Histórico. 

Neste dia, será necessário utilizar o serviço de taxi para locomover-se para as atrações fora da cidade amuralhada, mas as tarifas são super em conta, não se preocupe!

A primeira atração do dia será o Castelo de San Felipe de Barajas, o melhor local para aprender mais sobre a história de Cartagena.

 

Castelo de San Felipe de Barajas

 

o-que-fazer-cartagena4

Se perder ao caminhar pelos túneis do castelo de San Felipe de Barajas é um programa que permite conhecer por dentro o “guardián de Cartagena” (guardião de Cartagena), como foi apelidado o forte da cidade.

Os espanhóis tentavam se defender dos ataques constantes dos ingleses e foi então que no ano de 1657 construída esta fortaleza sobre o morro de San Lázaro para dominar a partir desse ponto o único acesso que a cidade tinha pelo continente.

É uma atração imperdível e permite que o viajante conheça mais sobre a história da cidade e tire ótimas fotos da baía, que se avista do topo.

 A entrada custa 17.000 COP e visitantes podem aproveitar de desconto de 50% todas as quarta-feiras!

Depois, siga para o Convento La Popa, um dos mais belos mirantes de Cartagena. Para chegar lá é necessário acertar com um taxi para levar, esperar e trazer e a nossa sugestão é que combine que o taxi deixe depois em Boca Grande e o serviço deve custar cerca de 30.000 COP. A região é considerada perigosa mesmo para locais, portanto, nem pense em ir caminhando!

 

Convento La Popa

 

o-que-fazer-cartagena5

A melhor panorâmica de Cartagena pode ser vista  a partir do convento de La Candelaria, situado no topo do morro de La Popa, que deve o seu nome o parecido que os navegantes observam nele em relação à parte posterior de uma embarcação.

O prédio, que foi construído em 1606 pelos padres agostinianos recoletos, guarda tesouros como o altar adornado com lâminas de ouro e pinturas a óleo. Uma verdadeira obra de arte que agrada a todos, mesmo os que não gostam de locais religiosos, pois é um local de muita paz e silêncio. A entrada custa cerca de 4.000 COP por pessoa.

De lá, siga Boca Grande, a área mais moderna da cidade, onde se pode conhecer uma Cartagena diferente do centro histórico!

 

Bocagrande

 

img_6133

Bocagrande é um balneário urbano e representa a região mais moderna da cidade.

Por lá, é possível encontrar a “outra face” de Cartagena, mais urbana e com um ar de metrópole que pouco lembra o Centro Histórico da cidade. Sim, Cartagena é mesmo surpreendente!

Não há muito o que ver por lá exceto pelas praias apreciadas por muitos turistas. Uma boa ideia é alugar uma bicicleta para percorrer a sua orla extensa!

Depois de explorar o bairro Boca Grande, siga para um final de tarde maravilhoso no bairro super cool Gersemaní.

 

Getsemaní

 

cartagena-getsemani

Getsemaní é o bairro onde os escravos da cidade viviam, na época colonial, e portanto foi considerado um bairro perigoso, pesado por muitos anos, até que houve uma reestruturação de Cartagena e o bairro sofreu diversas iniciativas, tornando-os um dos mais vivos e interessantes para turistas e locais.

Hoje em dia, Getsemani é o bairro da moda, cheio de bares, baladinhas, restaurantes, praças com festas ao ar livre, muitos grafittis nas paredes e arte urbana. Simplesmente uma delícia para visitar e também para se hospedar.

Por sinal, não deixe de conferir o nosso post completo com muitas dicas de hospedagem em Cartagena para todos os bolsos!

Ao contrário da imagem do passado, Getsemaní não é mais um bairro perigoso, sendo quepor lá há uma cultura de respeito ao turista muito forte e fica localizada do lado de fora do muro, saindo pela famosa torre do relógio. No bairro, é possível visitar o tradicional Café Havana, que oferece shows noturnos com música colombiana!

Para jantar, escolha um dos excelentes restaurante em Getsemaní para finalizar a sua estadia em Cartagena, uma cidade mágica!

 

Roteiro do 3º dia em Cartagena

 

Você deve estar ansioso para conhecer o tão popular e querido mar do Caribe, não é mesmo? Pois então, chegou a hora de conhecer as praias de Cartagena e aproveitar um dia paradisíaco.

O Arquipélago de Rosário, a cerca de uma hora de barco do Centro, é uma das grandes atrações de Cartagena e faz sucesso entre os brasileiros e é a atração para o 3º dia em Cartagena.

O local tem algumas ilhas privadas onde os turistas podem desfrutar de um dia à beira de águas cristalinas, já que as praias urbanas de Cartagena não têm a mesma beleza que se vê nessas ilhas.

Importante destacar que cada ilha do arquipélago oferece uma estrutura diferente e possui nomes distintos, mas entre as mais famosas estão Oceanário, Isla del Pirata e Isla del Encanto.

Os passeios costumam ser desorganizados e saem de um terminal próximo à Torre do Relógio ou podem ser acordadas com agências de turismo da cidade e custam entre 30.000 a 70.000 COP.

 

Roteiro do 4º dia em Cartagena

 

Gostou da ideia de curtir as praias de Cartagena? Que bom, porque essa é a programação apra o 4º dia em Cartagena!

Você vai conhecer a Playa Blanca e fazer passeios para praias que se assemelham em beleza natural com destinos de águas cristalinas e areia bem clara, com cenário perfeito para relaxar!

A Playa Blanca é um paraíso bastante movimentado, lotada de turistas e vendedores, mas que vale a pena conhecer se tiver mais que 3 dias na cidade.

O acesso é feito principalmente de barco em tours diários que duram entre 40min e 2h e que partem da cidade com milhares de turistas.  Os barcos partem do Muele, perto da Torre del Reloj e custam entre 50.000 a 90.000 COP.

 

Gostou das dicas? Deixe um comentário abaixo e compartilhe com os seus amigos!


roteiros personalizados


seguro

advert-image