Porque você deve visitar a Bósnia e Herzegovina

Neste post você vai entender porque você deve visitar a Bósnia e Herzegovina o quanto antes e se surpreender com o que este belíssimo país tem para oferecer.

A Bósnia e Herzegovina não está na lista de destino dos sonhos da maioria dos viajantes , mas podemos garantir que foi um dos países mais incríveis que já visitamos e que certamente você também vai se encantar.

A Bósnia tornou-se inviável para o turismo durante o conflito e crise política que tomou conta do país na década de 90, mas 20 anos depois, o país é sem dúvidas, um dos destinos mais excitantes e únicos da Europa.

Atualmente, a ela é um mix perfeito de cultura, religião, gastronomia e belezas naturais e é capaz de encantar e surpreender os viajantes mais céticos.

+ Se estiver planejando uma viagem para a região dos Balcãs, confira também as dicas de viagem sobre a  Croácia Montenegro.

Se interessou? Confira a seguir os melhores motivos para visitar a Bósnia.

Para acessar o post índice com a relação de todas as matérias já publicadas no blog sobre o país clique aqui.

 

 

NATUREZA EXUBERANTE

 

Bósnia e Herzegovina

Para nós, a natureza exuberante por todo o lado foi a maior surpresa da Bósnia.

Até porque, muito se fala da beleza dos seus países vizinhos Croácia Montenegro e pouco se sabe sobre quão fantástico é o país e quantas atrações naturais este pequeno país tem para oferecer.

Viajando pela Bósnia e Herzegovina, é impossível não se apaixonar pela paisagens que variam desde montanhas rochosas dramáticas cortadas por rios azul turquesa a cachoeiras surreais que mais parecem de mentira.

Ah, não podemos esquecer que, embora pequena, a Bósnia e Herzegovina tem uma fatia do litoral Adriático com praias bonitas.

Isso mesmo, a Bósnia oferece atrações naturais para todos os perfis de viajantes e se destaca pelas paisagens verdes e natureza muito bem preservada que parece cenário de de um conto de fadas balcãnico.

 

HISTÓRIA RICA E IMPRESSIONANTE

 

A história da Bósnia é muito rica e permeada por mudanças e disputas que deram promoveram multiculturalidade do país.

Sabe-se que a partir do século XII, várias partes da região que hoje corresponde à Bósnia e Herzegovina foram tomadas pelos sérvios, croatas, húngaros, venezianos e bizantinos, que anos depois a região foi invadida pelo Império Otomano e então, tornou-se uma província turca.

A Bósnia e Herzegovina também já foi um ponto estratégico nos conflitos constantes contra os Habsburgos e contra Veneza e em 1914 entrou para história quando o arquiduque austríaco Francisco Fernando foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio, acontecimento que precipitou o início da Primeira Guerra Mundial.

Desde então, a Bósnia e Herzegovina foi anexada à Sérvia e depois da segunda guerra mundial integrou a República Socialista Federativa da Iugoslávia, de regime comunista, sob a liderança do croata Josip Broz Tito.

Com o colapso do comunismo, em 1989-1990, o país mergulhou em uma onda de nacionalismo extremo e somente em 1991 tornou-se república multinacional e independente.

Em 1992, contudo, a Bósnia e Herzegovina foi arrastada para uma guerra civil sangrenta e devastadora e desde 95 o país encontra-se politicamente estabilizado e conta com a presença das forças da Organização das Nações Unidas garantir o cumprimento dos acordos de paz.

Ou seja, apesar de ser um país “novo”, a Bósnia e Herzegovina carrega muita história consigo e representa um dos lugares mais diversos da Europa.

 

CULTURA DIVERSA

 

É claro que esta história conturbada não poderia resultar em nada mais do que uma cultura diversa e intrigante.

Lá, você vai encontrar mesquitas com seus cânticos entoando através dos vales, seguido pelo som dos sinos da igreja católica em uma mistura difícil de encontrar em outros lugares do mundo.

É impressionante como na Bósnia se pode encontrar uma mesquita, uma sinagoga, uma igreja católica e uma igreja ortodoxa bem próximas uma da outra e convivendo em relativa harmonia.

É claro que nem sempre foi assim e que a situação sócio cultural do país é muito mais complexa do que imaginamos, mas a verdade é que ficamos impressionadas com a existência de uma situação como essas em um mundo com tendências tão extremistas.

 

GASTRONOMIA

 

Ah, impossível falar da gastronomia da Bósnia e Herzegovina sem sentir uma saudade imensa que aperta o coração.

A maioria dos pratos tem influência oriental e árabe, então espere encontrar muitas carnes grelhadas e receitas exóticas.

Sem dúvidas, visitar restaurantes e deliciar-se com a culinária local é uma das melhores atrações do país e sugerimos que você arrisque desde restaurantes mais sofisticados aos mais simples, pois o cuidado com a preparação da comida é notável.

Os ingredientes geralmente são orgânicos, frescos e de origem local, sendo assim não deixe de provar o queijo branco picante, a Salada Shopska, o pão e o que mais encontrar pelo caminho!

 

PREÇOS TÃO BAIXOS QUE NÃO DÁ PARA ACREDITAR

 

Um dos melhores motivos para visitar a Bósnia são os seus preços…que de tão baixos não dá nem para acreditar!

Este foi o país mais barato que já visitamos na vida e tudo lá é muito em conta, sendo assim, aqueles que viajam com orçamento apertado vão se sentir bem relaxados.

Se, por outro lado, você tiver um orçamento mais folgado, pode investir mais nas experiências e na hospedagem, pois luxo lá custa muito menos que a maioria dos países da Europa.

A moeda da Bósnia, cuja sigla é BAM atualmente custa metade do euro e além disso os preços são menores do que os praticados na Europa de maneira geral.

Isso significa que o seu dinheiro na Bósnia vale de 3 a 4 vezes mais em comparação com os países do velho continente e você pode facilmente programar seu orçamento para 20 a 30 euros por dia no máximo, excluindo acomodação.

Essa nota, por exemplo, foi de um almoço de dois pratos imensos que nem conseguimos comer todo e custou apenas 8 euros para duas pessoas 🙂

 

ATIVIDADES PARA TODOS OS GOSTOS

 

A Bósnia surpreende também no quesito atividades ao ar livre e oferece belíssimos cenários para aproveitar em todas as estações.

Os fanáticos da viagem de aventura procuram a Bósnia e Herzegovina para explorar suas montanhas rochosas com caminhadas e escaladas, assim como rafting, parapente e mountain bike.

Além disso, a Bósnia possui alguns resorts de esqui a preços super convidativos e se você estiver planejando uma viagem para lá no inverno pode conferir aqui as opções.

No entanto, se estiver planejando fazer atividades por lá, precisamos te alertar que algumas áreas ainda podem ter minas terrestres deixadas durante a guerra, portanto, certifique-se que está num lugar seguro ou esteja sempre na companhia de um local.

 

ORIGINALIDADE

 

Em fase se superação de uma história turbulenta, a Bósnia oferece a você a oportunidade única de visitar seus encantos, que ainda são muito subestimados.

Poucos lugares no mundo podem se orgulhar desta incrível fusão entre o Oriente e o Ocidente e de misturar influências tão poderosas de origens otomanas e austro-húngaras.

Com um povo amável e hospitaleiro e uma cultura super diversa, a Bósnia e Herzegovina é um país sem concorrentes!

 

LONGE DAS MULTIDÕES DE TURISTAS

 

A cada ano que passa, a Bósnia e Herzegovina recebe mais e mais turistas vindos do mundo todo para aproveitar as suas peculiaridades.

No entanto, lá não se vê (ainda!) aquela bagunça generalizada com milhares de turistas em todos os cantos que se encontra na Itália e Croácia, por exemplo.

Como o turismo ainda não se tornou predatório, ainda é possível entender melhor o estilo de vida dos locais e entrar em contato com eles e essa é uma experiência muito difícil de encontrar por aí.

Mas, isso não quer dizer que a Bósnia seja um país perigoso ou sem estrutura turística, na verdade, nos espantamos com as facilidades que são oferecidas para os visitantes e com o nível de capacitação dos prestadores de serviço do país.

Então, se você pretende conhecer essa Bósnia que descrevemos, sugerimos que planeje a sua viagem o quanto antes e se apaixone por este intrigante país!

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br