Para nós, mulheres

“If you have yet to be called an incorrigable, defiant woman, don’t worry, there is still time”

― Clarissa Pinkola Estés

10 anos atrás, li uma frase em uma barraquinha de artesanato em Copenhaguen que dizia “atrás de toda mulher bem sucedida está ela mesma” e por muitos anos, essa foi uma das ideias mais inspiradoras da minha vida. Porém, anos depois, tendo vivido o que vivi e aprendido o que aprendi, posso dizer que hoje eu discordo parcialmente dessa afirmação.

Cheguei à conclusão que nós somos a soma, a soma de tudo que aprendemos das mulheres fortes que nos rodeiam. A soma de todas as lições diárias de resistência, de resiliência, de amor, de flexibilidade, de sagacidade, de lealdade. Somos reflexo de todas as demonstrações que já tivemos de mulheres desafiando e transaformando o mundo de forma graciosa e incansável.

Somos a soma de cada uma das mulheres que à sua forma nos tocaram. Umas mais rebeldes e enérgicas, outras mais sensíveis e introspectivas. Umas mais racionais e polítizadas e outras mais intuitivas e focadas na magia. E o que seriamos de nós sem as polaridades, sem os extremos que aprendemos a harmonizar dentro de nós mesmas? E o que seria de nós sem essas mulheres que nos complementam e que nos desafiam a ser mais do que somos e fazer parte de algo maior?

A compreensão de que somos e sempre seremos mais do que nós mesma nos torna mais fortes, mais humanas, mais mulheres e quem sabe mais corajosas. E dai nasce a sororidade, daí se consolida o entendimento de que ao fortalecer as outras, fortalecemos à nós mesmos, fortalecemos à nossa sociedade e o mundo em que queremos viver. E isso muda tudo!

Hoje no dia das mulheres, eu quero usar as minhas palavras para agradecer à todas as mulheres que desafiam e embelezam o mundo. Todas àquelas que têm a coragem de ser quem se é e ter a liberdade de se reeinventar a todo instante. Quero prestar a minha reverência à todas as mulheres que viajam para dentro e fora de si e me envolvem na teia de coragem e amor que move o mundo.

Quero agradecer à todas que cruzaram a minha vida, seja no mundo real ou virtal e que me fizeram ser quem eu sou, que me ensinaram e me transformaram profundamente. Quero dizer que vocês são parte do melhor de mim, e espero também ser parte do melhor de vocês.