Mostar dicas de viagem

Planejando uma viagem para Mostar na Bósnia e Herzegovina? Confira neste post as dicas de viagem para conhecer esta cidade histórica em um bate e volta ou em roteiro completo pelo país.

Mostar foi uma surpresa maravilhosa em nossa viagem pelos Bálcãs e não podemos recomendar mais que você visite esta cidade cheia de personalidade, história e beleza.

Esta é uma viagem que pode ser feita como um bate e volta saindo de Dubrovnik ou Riviera Makarska, afinal de contas são apenas 2 horas e meia cada trecho do percurso em estradas com boas condições.

Mas, se assim como nós quiser conhecer a Bósnia com calma, Mostar é uma excelente opção para base de hospedagem tendo em vista que em seus arredores é possível encontrar atrações incríveis.

Quer saber por que você deve visitar a Bósnia? Confira este post completo com os melhores motivos para visitar o país o quanto antes.

Mostar é famosa por sua ponte velha, a  Stari Most, que está erguida imponente sobre o rio Neretva e é o cartão postal mais procurado pelos turistas.

A ponte foi construída inicialmente no século XVI, mas não passou ilesa da Guerra da Bósnia e foi totalmente destruída por bombardeios.

Este fato marcou profundamente os habitantes e feriu o orgulho do país, que tinha na ponte uma de suas mais incríveis construções.

Reconstruída em 2004, a reabertura da ponte foi vista pelos habitantes de Mostar como um sinal de esperança para o futuro de uma cidade dividida entre croatas e muçulmanos, dois povos com relação conturbada ao longo dos tempos, mas que atualmente convivem em relativa harmonia.

A ponte é realmente o coração de Mostar e faz parte da tradição secular dos meninos locais que pulam de seus 24 metros de altura demonstrando a transição para a vida adulta.

A importância unificadora e histórica da ponte é tamanha que ela foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2005, assim como o centro histórico de Mostar.

O centro, por sinal, é uma graça e rende um passeio bem proveitoso e até mesmo romântico, apesar de toda carga histórica que está presente em todos os lados em Mostar.

Há lojas e galerias que vendem artesanatos locais e todas elas não nos deixam esquecer o passado difícil do país com exposição de gravuras que retratam os momentos mais difíceis do país e da cidade.

Mostar é sim uma cidade intensa, cheia de contradições e também de lições sobre como sobreviver ao atrito entre as diferenças e como superar as feridas mais profundas que um país pode ter.

Ao caminhar pela cidade, você vai perceber que ela está realmente muito bem preparada para receber os turistas, com suas cores, sabores e encantos.

Sugerimos que você comece a sua visita pela margem direita de Mostar, com calma, apreciando os detalhes do lugar que não pode negar sua influência turca desde a arquitetura ao ambiente de mercado ao céu aberto que se encontra nas ruas.

Depois, siga em direção à ponte e aproveite para apreciar a bela disposição da cidade, seus contornos, prédios históricos e outros reconstruídos.

Ao atravessar a ponte, siga pelas ruelas comerciais que te levarão até a Mesquita Koski Mehmed Paša construída em 1618, a qual se pode visitar e subir no minarete para obter as melhores vistas da região.

Na volta,  visite o Bridge Museum, que conta a história de construção, destruição e reconstrução da Mostar Bridge.

O charme de Mostar te faz esquecer por um momento o seu passado, mas as lembranças da Guerra estão por todos os lados deixando a experiência ainda mais enriquecedora e intensa.

Incrível como as lembranças do passado foram preservadas e fazem parte do dia a dia dos habitantes, numa manifestação clara de que eles estão seguindo em frente, mas não pretendem jamais esquecer os motivos e as desvantagens dos conflitos.

De paredes com buracos de balas, edifícios em ruínas a mensagens de resistência estampadas pela cidade, Mostar é realmente um livro de história vivo e pulsante nos ensinando o valor da tolerância e os malefícios de guerras.

Apesar da zona histórica ser o centro turístico, vale a pena afastar-se e procurar pelos outros pontos interessantes como a The Sniper Tower, o Hangar do Aeroporto abandonado e mais.

Para verificar as atrações nos arredores, confira o post completo sobre o que fazer na Bósnia e Herzegovina clicando aqui.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br