Passeios imperdíveis no Deserto do Atacama

Você está planejando sua viagem e quer saber quais são os passeios imperdíveis no Deserto do Atacama?

Preparamos este post completo com todas as dicas acerca das atrações mais incríveis do Atacama!

O nosso post não foi organizado pela ordem de prioridade, pois indicamos que reservem tempo suficiente para fazer todos estes passeios em 5 ou 6 dias – Para saber quantos dias ficar no Atacama clique aqui.

Você pode fazer estes passeios por conta própria com um carro alugado, como nós fizemos, com agências de turismo ou até mesmo com um hotel All Inclusive.

O importante mesmo é planejar-se para visitar as atrações que o Deserto do Atacama oferece e que são umas das mais incríveis que já visitamos no mundo.

 

PASSEIOS IMPERDÍVEIS NO DESERTO DO ATACAMA

 

Antes de seguir, confira todas as dicas de viagem em um guia completo preparado especialmente para você.

 

LAGUNA CEJAR

 

A atração conhecida como “Laguna Cejar” na verdade se trata de um complexo, com 3 lindas lagunas – Clique aqui para conferir o post completo sobre a Laguna Cejar.

Destas três, é possível se banhar em apenas uma – a Laguna Piedra – e visitar as outras duas.

É realmente impressionante encontrar lagunas tão vivas e cheias de cores no coração do Deserto do Atacama e a visita à atração é imperdível.

Devido à alta concentração de sais na Laguna Piedra é impossível submergir em suas águas. Por mais que se tente, é possível apenas boiar nas águas da laguna e assim o fizemos.

Acredite se quiser: a salinidade da Laguna Piedra é mais alta do que a encontrada no Mar Morto e esse é mais um dos motivos que a torna um lugar especial.

Você não pode deixar de viver essa experiência inesquecível!

 

LAGUNA TEBENQUICHE

 

A Laguna Tebenquiche é simplesmente fascinante e conta com paisagens de tirar o fôlego, com vista para o imponente vulcão Licancabur – para conferir o post completo sobre a Laguna Tebenquiche clique aqui.

A visita a esta atração geralmente é combinada com a Laguna Cejar e Ojos del Salar, pois as atrações estão situadas na mesma região – Clique aqui para conferir a nossa sugetão de roteiro para o dia.

teben9

tebencola

teben

Por ser uma das atrações mais lindas do Deserto do Atacama, indicamos que não deixe a Laguna de fora de seu roteiro e que a visite, preferiencialmente no final da tarde, quando as cores estão mais marcantes.

+ O seguro viagem é item importante para a sua viagem. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

 

 

VILAREJO TOCONAO

 

Situada a 38 km de San Pedro de Atacama, Toconao é um dos lugares tranquilos e pacatos do Deserto do Atacama e para acessar o post completo sobre Toconao clique aqui.

A vila chama atenção pela arquitetura colonial típica, cujo material preferido é a pedra vulcânica. Também se destaca pela arborização da sua praça principal, que conquista os visitantes com o seu charme.

tocatoca2

Além do artesanato, este povoado especializa-se em ricas frutas. Experimente os marmelos, figos, bêberas, peras e damascos, do barranco de Jere, onde a comunidade toconenha tem suas plantações.

Uma volta rápida no centrinho de Toconao revela grandes surpresas, como este incrível cacto gigante.

 

GEYSERS DEL TATIO

 

Esse é um dos passeios mais exóticos e impressionantes do Deserto do Atacama e exige uma certa aclimatação do corpo – clique aqui para ler o post completo sobre os Geysers del Tatio,

Por isso, ele é sugerido como passeio para o último dia, para evitar que sofra muito com os males da altitude, que diga-se de passagem chega a marcar 4.320m por lá.

O nome gêiser provém de Geysir, nome de uma nascente eruptiva em Haukadalur, na Islândia; este nome deriva por sua vez do verbo gjósa, “jorrar”.

El Tatio (palavra Tata-iu), em kunza, que significa o “o avô que chora”, e os Geyser del Tatio formam o maior grupo de Geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo.

Para aproveitar este fenômeno em seu apogeu, é importante chegar no local antes do sol nascer, pois as baixas – leia-se congelantes – temperaturas colaboram com o espetáculo, tornando o vapor dos geysers ainda mais impressionantes.

 

TERMAS DE PURITAMA

 

Ah, as Termas de Puritama no Deserto do Atacama são literal e figurativamente um verdadeiro oásis no deserto.

Clique aqui para conferir o post completo sobre as Termas de Puritama e programar a sua visita.

De todos os passeios que fizemos no Atacama é para esse que mais gostaríamos de voltar e você certamente irá se apaixonar por esta maravilha da natureza também.

O complexo conta com 8 piscinas naturais de água termal aquecidas entre 30 a 33 graus celsius, alimentadas por um lençol freático que passa na região.

As águas termais são perfeitas para combater o cansaço e o cenário com a natureza exuberante ajuda muito, criando uma atmosfera completamente relaxante e confortável.

A nossa dica é que você explore algumas – entre duas a três – piscinas para escolher a sua predileta e ficar por lá.

 

VALLE DE LA MUERTE E VALLE DE LA LUNA

 

O passeio para o Valle de la Muerte e de la Luna geralmente é feito no primeiro dia de viagem, pois a altitude destas atrações é tranquila e não oferece riscos.

E que apresentação maravilhosa ao Deserto do Atacama com estes dois vales, que são incríveis!

Talvez o Valle de la Muerte seja tão encantador pois reflete exatamente a imagem seca, cheia de sal e arenosa que surge em nosso imaginário quando pensamos em um deserto.

Talvez seja por que as dunas de areia sejam tão grandiosas e imponentes que impressionam qualquer visitante. Ou talvez por que o visual que se tem do topo das dunas talvez seja um dos mais bonitos que se tem no Atacama.

Não sabemos exatamente, mas o fato é que o Valle de la Muerte é um lugar incrível e não pode ficar de fora de seu roteiro.

Já o Valle de la Luna você irá se questionar se ainda está no Planeta Terra, pois os cenários que verá são de “outro mundo”, literalmente.

O Valle de la Luna é um daqueles locais fenomenais e únicos que visitamos ao longo de nossas caminhadas pelo mundo e que precisamos sempre rever as fotos para confirmar que de fato estivemos lá.

A atração está localizada bem próxima da Vila de San Pedro de Atacama e mesmo assim consegue surpreender com cenários inacreditáveis e com sua atmosfera diferenciada.

E ao pôr do sol você vai entender perfeitamente porque o nome dessa vale está relacionado com a lua, pois lá ela reina soberana por cima do vulcão.

 

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS

 

Estes passeio é de maior altitude e devem ser deixados para os dias finais de sua viagem.

Mas, a verdade é que as Lagunas Altiplânicas são incrivelmente lindas e não podem ficar de fora do seu roteiro, pois irá marcar a sua vida para sempre.

O complexo das Lagunas Altiplânicas conta com duas lagunas, a Laguna Miscanti e a Laguna Miñiques, ambas singulares e maravilhosas!

Estar ali e poder contemplar a beleza singular da paisagem maravilhosa formada do encontro de lagunas com cor azul forte e do vulcão com o pico nevado é uma experiência única.

 

SALAR DE TARA

Deve-se visitar o Salar de Tara no último dia de viagem e essa é uma decisão estratégica para evitar – ou minimizar – os males da altitude.

omo dizem, “last but not least”, ou seja, ” último, mas não menos importante”, O Salar de Tara é imperdível e guarda algumas das mais belas e impressionantes paisagens de todo o Deserto do Atacama.

Alguns dizem que este é o passeio mais bonito da região, outros não concordam com essa afirmativa.

Nós não conseguimos dizer se este foi o lugar mais lindo que visitamos no Atacama, mas podemos afirmar – sem sombra de dúvidas – que o salar é sensacional e não pode ficar de fora do seu roteiro. 

Situada no coração do Reserva Nacional Los Flamencos, ostentando os Monjes de la Pacana, os Catedrais de Tara e o Salar de Tara, esse é um passeio fenomenal!

Este foi o único passeio que não fizemos por conta própria com o nosso carro alugado, pois trata-se de uma área sem qualquer sinalização e sem qualquer caminho definido. Clique aqui para verificar o nosso post completo sobre aluguel de carro no Deserto do Atacama.

 

Os passeios que não fizemos, mas que sugerimos que coloquem no roteiro são: Lagunas Escondidas, Tour Astronômico e Piedras Rojas.

 

Clique aqui para conferir todas as dicas do Deserto do Atacama.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br