como se locomover em Nova York

Está de viagem marcada e quer saber como se locomover em Nova York? Neste post você vai encontrar todas as informações que precisa.

Nova York é uma cidade grande e os turistas devem fazer muitos deslocamentos para visitar todas as atrações do roteiro.

A boa notícia é que o transporte público funciona muito bem e que a oferta de táxis e Uber é grande, portanto, você não terá dificuldades para chegar e sair das atrações e que  basta apenas escolher os meios de transporte de acordo com o seu perfil de viajante e orçamento.

+ Para saber quais são as melhores formas de transporte entre o aeroporto JFK e Manhattan clique aqui.

Vamos à análise de cada uma das opções para que você chegue na cidade preparado!

 

METRÔ EM NOVA YORK

 

O metrô é, sem dúvidas, a forma mais eficaz de se locomover em Nova York e de quebra ainda é a mais barata. Combinação perfeita, não é mesmo?

Ao utilizar o metrô, você evita congestionamentos e faz os percursos com economia de tempo, por isso, irá você certamente irá usar e abusar deste meio de transporte, independente de seu orçamento de viagem e nível de inglês.

Em primeiro lugar, saiba que o metrô de NY é um pouco menos intuitivo que o de outras capitais como Paris e Londres, mas totalmente inteligível para qualquer brasileiro que tenha mínimo senso de localização.

A MTA (Metropolitan Transport Authority) é a empresa que administra o sistema de metrô em Nova York e comercializa o Metrocard, um passe amigo que promove economia e praticidade à sua viagem. Para conhecer mais sobre o passe clique aqui e leia o post completo para saber se vale ou não a pena!

Os metrôs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana e partem a cada 2 a 5 minutos na hora do rush, a cada 10 a 15 minutos durante as outras horas do dia dia, e a cada 20 minutos durante a noite.

Os horários de maior movimento no metrô são geralmente em dias úteis entre 7:30 e 09:30 e 16:30 e 18:30, portanto, tente evita-los.

+ Para saber como utilizar o metrô de Nova York saindo do aeroporto JFK clique aqui.

 

Como usar o metrô em Nova York

 

Não é difícil utilizar o metrô de Nova York, mas a tarefa exige alguns cuidados, como a consulta a um mapa de linhas sempre que quiser se locomover.

Há mapas gratuitos para você levar na bolsa ou mochila, os quais estão disponíveis em muitas estações, basta solicitar ao atendente. Você também pode baixar online e deixar no seu celular ou verificar nas máquinas interativas presentes em algumas estações.

Importante entender que as direções do Sistema metroviário são geralmente de norte para sul, ou seja, de Uptown para Downtow, mas existem algumas linhas que fazem o trajeto leste para oeste, ou seja, West para East.

As linhas têm cores designadas nos mapas de metrô e trens, mas a referência delas é o número, portanto, se precisar pedir auxílio para locais, dê sempre a referência do número da linha.

No mapa é possível localizar o seu destino e a estação de metrô mais próxima, sendo que se a parada tem um ponto preto é uma linha local e para em todas as estações, por outro lado, se ele tem um ponto branco é uma linha expressa é um metrô expresso e só para em algumas estações.

Preste sempre atenção no sentido das rotas, olhando a estação final, pois há sempre um trajeto para o ponto final e inicial da linha e você deve escolher a estação correta para embarcar.

mapa-metro-nyc

Viu? É super fácil usar o metrô em Nova York!

 

TÁXI EM NOVA YORK

 

Os táxis em Nova York são relativamente baratos e têm tarifa básica de $2,50, sendo acrescentado de 50 centavos para cada 3 quarteirões. Por isso, muitos nova-iorquinos utilizam com frequência este meio de transporte e eles estão sempre rodando em Manhattan.

Para chamar um táxi, basta fazer sinal com a mão se ele estiver com a luz de cima verde, significando que está livre. Note que se o táxi estiver com a luz apagada ele estará ocupado e se estiver com a luz “off duty” ligada ele estará forra de serviço.

Saiba que ao pegar um táxi em Nova York, você deve preferencialmente indicar o cruzamento ou ruas transversais de destino, como por exemplo: 5th Avenue com a 31st, por exemplo, por isso, tenha sempre um mapa em mãos.

A maioria dos táxis em Nova York aceita pagamento em dinheiro ou cartão de crédito internacional, mas não esqueça da gorjeta de no mínimo 20%, já que é uma tradição por lá. Saiba também que é possível dar gorjetas através do cartão de crédito, sendo possível adicionar manualmente no momento do pagamento 🙂

Pegar um táxi a noite é, geralmente, a opção mais fácil e segura. Há uma pequena taxa adicional: entre 20:00 e 06:00 você paga $0.50 centavos extra. De segunda à sexta, no pico do engarrafamento entre 16:00 às 20:00 é cobrado $1 extra.

 

UBER EM NOVA YORK

 

O fenômeno do Uber chegou em Nova York assim como em quase todas as grandes cidades do mundo e vem agradando muito os nova-iorquinos e turistas pelas facilidades e economia que oferece.

Apesar de ainda estar sendo discutido em âmbito judicial e legislativo – assim como no Brasil, o Uber funciona muito bem na Big Apple e colabora com o transporte de passageiros diariamente.

Seguros, econômicos e práticos, os carros de Uber representam uma excelente opção de transporte para a sua viagem, especialmente se estiver em um grupo a partir de 2 pessoas!

Para utilizar o serviço, você precisa fazer o download, instalar o aplicativo Uber em seu smartphone e cadastrar os dados do seu cartão de crédito. Simples assim.

Depois, basta pedir o Uber a partir da localização do GPS do celular, sendo que neste momento é possível estimar o valor da corrida e obter as informações dos motoristas disponíveis. Além disso, você deve saber que a tarifa varia conforme horário escolhido e que Uber tem diferentes categorias de preço, tais quais: Economy, Premium, Acessível e Carona.

Chegando ao final, não é necessário pagar nada, pois o valor será debitado no seu cartão de crédito e também não há necessidade de pagar gorjetas!

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

advert-image