O que levar para San Blas, Kuna Yala - Manual de sobrevivência

Gostaria de saber o que levar para San Blas, Kuna Yala? Confira o nosso manual de sobrevivência para aproveitar o melhor do arquipélago panamenho.

San Blas é o paraíso e ninguém discorda disso. No entanto, para aproveitar o paraíso, é necessário abrir mão de certos confortos e luxos da vida moderna e urbana.

Isso mesmo, em San Blas o banho é de água salobra, a comida é contada, não há conexão de internet e as cabanas são todas com chão de areia. Viajar para San Blas é uma verdadeira aventura e vale cada esforço feito.

Não se assuste, pois na verdade, a teoria é muito pior do que a prática e quando estiver lá em San Blas difícil será reclamar, pois a atmosfera do local é mágica.

Para amenizar todas as “dificuldades” da estadia em San Blas, a melhor estratégia é se preparar e organizar a bagagem para evitar sustos e manter a segurança.

 

Compras na Cidade do Panamá

 

Uma dica muito importante que podemos dar a quem planeja visitar San Blas é se planejar e fazer compras na Cidade do Panamá.

Primeiro por que em San Blas você poderá comprar apenas itens básicos nas vendinhas das ihas e também por que poderá economizar  bastante ao comprar no supermercado na Cidade do Panamá.

Confira a nossa lista de compras e indicamos que levem os itens que aqui elencamos.

 

Comida

 

Não há refrigeração em San Blas, portanto, não leve alimentos que precisam ser resfriados, como derivados lácteos, por exemplo.

O ideal é levar snacks para os lanches da manhã e da tarde, no intervalo longo entre as refeições.

Na ilha Franklin são oferecidas 3 refeições, o café da manhã (7:30 horas), o almoço (11:30 horas) e o jantar ( 17:30 horas). Entre as refeições, é ideal ter lanches para matar a fome 🙂

Nós levamos banana chips, batata pringles, alguns doces e mix de castanhas para manter uma alimentação equilibrada. No supermercado da Cidade do Panamá é possível encontrar opções para todos os gostos e bolsos, basta escolher!

 

Água

 

A água potável é um item extremamente valioso em San Blas!

Se, assim como nós, tiver a intenção de passar alguns dias na ilha, leve muita água. No mínimo 2 a 3 galões por pessoa.

Sim, é um pouco complicado transportar uma quantidade significativa de água, mas com um pouco de boa vontade e disposição tudo se ajeita!

Nós levamos 4 galões de 6 litros para San Blas e não foi suficiente para as 4 noites que passamos lá, pois acabamos utilizando água mineral para complementar o banho 🙂

Acabamos comprando galões de água na vendinha da ilha e cada um custou 5 dólares.

 

Compras na ilha

 

IMG_7836

É importante destacar que na ilha Franklin há uma vendinha que comercializa alimentos e bebidas.

 Todos os itens são cobrados em dólares e custam pouco mais que na Cidade do Panamá (nada absurdo!).

Há cervejas, vinhos e água mineral para beber e lanches como pringles, chocolates e biscoitos para comer. Não espere grande variedade, mas saiba que em caso de emergência você não morrerá de fome.

O galão de 6 litros de água custa 5 dólares, um chocolate 2 dólares e pringles 3,50 dólares.

 

Lençol e toalhas

 

Nós levamos lençol e toalha para Isla Fraklin e indicamos muitíssimo que você siga o nosso conselho.

Estes itens são oferecidos pelos Kunas, no entanto, são de péssima qualidade e de higiene duvidosa.

Como o nosso plano era ficar 4 noites na ilha, decidimos levar as nossas toalhas e lençol e foi uma excelente opção!

Compramos estes itens na Cidade do Panamá, no shooping Albrook Mall e gastamos 5 dólares em cada toalha e cerca de 15 no lençol. Um investimento maravilhoso e super válido.

 

Talheres

 

Apesar de os Kunas oferecerem talheres para os turistas nas refeições, optamos por levar os nossos talheres.

Foi uma ótima escolha e indicamos muito que você também leve os seus.

Assim como o lençol, compramos os talheres na Cidade do Panamá e custou cerca de 1 dólar cada par de garfo e faca.

 

Repelente

 

O repelente será o seu melhor amigo durante as noites em San Blas.

Se tem um item que não pode faltar em sua mala é ele e talvez seja mais importante do que roupa de banho!

Leve bastante e se achar que está muito dobre  dose, pois vai precisar passar muitas vezes durante a noite.

 

Lanterna

 

A lanterna é item essencial para quem viaja a San Blas, pois a energia elétrica apenas até 22 horas e depois, se quiser ficar acordado ou até mesmo ir ao banheiro, precisará de lanterna para se localizar.

 

Idioma e barulho

 

IMG_7203

É importante destacar que os índios Kunas não falam inflês e mal se comunicam em espanhol.

Portanto, o visitante tem que que ter jogo de cintura para entender e ser entendido por lá. Nada que o bom humor não resolva.

Ah, a Ilha Fraklin fica ao lado da Senidup, a qual faz “festinhas” toda noite e causa muito barulho. Em nossa opinião, o barulho da baladinha da ilha Senidup é totalmente desnecessário tendo em vista tratar-se de uma ilha paradisíaca voltada para o descanso.

Mas, 22 horas é o limite para barulho, fato que contribui para que as noites de sono sejam tranquilas e serenas.

O fato é que se você se incomoda com ruídos, é bom levar protetor auricular, pois há sempre barulhos externos que podem atrapalhar o seu sono.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br