Laguna Cejar no Deserto do Atacama

Conheça neste post a Laguna Cejar no Deserto do Atacama, um das melhores atrações do Chile.

A atração conhecida como “Laguna Cejar” na verdade se trata de um complexo, com 3 lindas lagunas.

Destas três, é possível se banhar em apenas uma – a Laguna Piedra – e visitar as outras duas.

É realmente impressionante encontrar lagunas tão vivas e cheias de cores no coração do Deserto do Atacama e a visita à atração é imperdível.

Está planejando uma viagem ao Deserto do Atacama? Confira todas as dicas de viagem em um guia completo preparado especialmente para você

 

Nossa visita a Laguna Cejar

 

A estrutura da Laguna Cejar nos surpreendeu, especialmente porque lemos muitos relatos sobre a precariedade do local antes de sair.

O espaço passou por uma reestruturação, que trouxe diversos benefícios para os visitantes e também na conservação das lagunas.

laguna13

O fato é que a visita a Laguna Cejar é um excelente passeio e não pode ficar de fora de seu roteiro.

Ao chegar no complexo fomos orientadas a percorrer o roteiro que se inicia com a Laguna Cejar, passa pela Laguna Baltinache – ambas de observação – e finaliza na Laguna Piedra, na qual é possível se banhar.

Também nos foi dada a orientação de não fumar, não sair das rotas construídas para os visitantes e o mais importante para quem pretende se banhar na Laguna Piedra, não passar protetor solar.

laguna15

É importante saber que a maioria das lagunas do Deserto do Atacama é formada pela água de degelo das montanhas ou por lençóis subterrâneos.

Não é diferente com as lagunas do complexo, que também foram formadas da mesma forma e por isso nunca secam, mesmo com o sol escaldante da região.

 

Laguna Cejar

 

A nossa primeira parada foi a Laguna Cejar, a qual pode ser admirada de longe na plataforma de observação.

IMG_8759

De qualquer forma é possível admirar a beleza singela e peculiar desta laguna.

O caminho até a laguna chama atenção pela beleza de sua vegetação e da paisagem, rodeada de montanhas e vulcões.

cejar2

 

Laguna Baltinache

 

De lá partimos para visitar a Laguna Baltinache, uma beleza!

É possível se aproximar mais desta laguna e tirar excelentes fotografias do local.

laguna12

colagemju

laguna10

De lá seguimos para a tão esperada e famosa Laguna Piedra.

 

Laguna Piedra

 

Devido à alta concentração de sais na Laguna Piedra é impossível submergir em suas águas. Por mais que se tente, é possível apenas boiar nas águas da laguna e assim o fizemos.

Acredite se quiser: a salinidade da Laguna Piedra é mais alta do que a encontrada no Mar Morto e esse é mais um dos motivos que a torna um lugar especial.


laguna2colagem6 laguna4

colagem5

A concentração de sais na laguna faz com que a pele e cabelo fiquem bastante ressecados.

Mas, a verdade é que estávamos nos preparando para uma verdadeira tragéria e nos surpeendemos com o resultado final.

É claro que não será igual a tomar banho de água doce, mas também é possível aproveitar a experiência sem grandes preocupações ou danos. Tome cuidado apenas com os olhos e nariz bem como com o chapéu – pois se molhar com a água da laguna vai ficar inutilizado.

laguna7
Esse foi o nosso estado ao sair da laguna!

 

Estrutura da Laguna Cejar

A complexo da Laguna Cejar passou por uma excelente restauração e hoje oferece uma excelente estrutura para os seus visitantes.

Se por um lado você pode comemorar pela instalação de banheiros e chuveiros, por outro, saiba que o ingresso aumentou consideravelmente e atualmente é um dos mais caros do Deserto do Atacama.

laguna14

A entrada para a o complexo da Laguna Cejar custa 15 mil pesos chilenos.

O melhor horário para visitar a Laguna Cejar é entre 15 e 17 horas, antes dos tours chegarem.

Há chuveiro e banheiro no local, não precisa mais se preocupar em levar um galão de água para tomar tirar as crostas de sal – literalmente – do corpo.

Há estacionamento no local.

 

Como chegar na Laguna Cejar

 

lagunaxcejarc4

Saindo de San Pedro de Atacama siga pela Ruta 23 no sentido Toconao até encontrar a sinalização de entrada da Laguna Cejar no km 17 da Ruta 23, aproximadamente.

Esta via será de terra batida e está bem sinalizada. São cerca de 15 km até a Laguna Cejar.

Para os Ojos del Salar e Laguna Tebenquiche siga na mesma via de terra batida por aproximadamente 20 km.

Há sinal de internet durante todo o percurso e o Waze nos orientou muito bem. Para saber todas as dicas sobre o aluguel de carro clique aqui.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br