Internet no celular na Índia

Quer saber como ter Internet no celular na Índia? Neste post você vai encontrar todas as dicas sobre como comprar um chip e ficar conectado durante a sua viagem.

Hoje em dia é muito difícil ficar completamente desconectado da internet durante viagens. Isso porque, as mídias sociais e canais de comunicação fazem parte do nosso cotidiano, de forma que ficar sem postar as fotos maravilhosas tiradas nos lugares visitados na viagem ou sem mandar aquela mensagem para a família dizendo que está tudo bem nas férias é algo praticamente inimaginável para a maioria dos viajantes.

Isso sem falar na necessidade de utilizar a internet para tradução de outras línguas, consulta de mapas digitais, dicas de restaurantes, frequência e melhores rotas com transporte público ou serviços de transporte como Uber, e até mesmo informações sobre as atrações visitadas em tempo real.

Por isso, mais e mais viajantes têm utilizado as formas de conexão ininterrupta com a internet em suas viagens, deixando de recorrer apenas ao Wifi encontrado em restaurantes e hotéis de forma esporádica.

Seja comprando chips com pacotes de internet no destino da viagem ou saindo do Brasil com chip internacional já carregado no celular, o fato é que há diferentes opções para todos os orçamentos e necessidades de pacotes de dados. E sobre isso vamos falar a seguir, para ajudar você a decidir a melhor opção para a sua viagem à Índia.

 

CHIP LOCAL CARREGADO COM PACOTE DE DADOS

 

Há algumas opções para compra de chip carregado com pacote de dados na Índia enquanto viajante. A seguir, vamos analisar cada uma delas e te auxiliar na decisão da melhor alternativa para sua viagem.

Por incrível que pareça, comprar um chip com pacote de dados na Índia como estrangeiro não é tarefa fácil. Isto porque, na maioria das situações é necessário apresentar uma documentação extensa para a companhia telefônica para conseguir um chip e a maioria dos viajantes não a conseguem facilmente.

A seguir, você vai ler informações sobre a maneira mais barata de comprar um chip como estrangeiro na Índia e vai ver que é bastante complicado alinhar todos os requisitos impostos. Contudo, não se preocupe, pois logo a seguir vai encontrar as informações que precisa para conseguir o chip de maneira mais fácil e prática (mesmo que um pouquinho mais cara).

Se quiser comprar o chip em uma das lojas nas cidades, vai precisar se programar com antecedência e levar os seguintes documentos:

– Cópia do passaporte e passaporte original em mãos
– Foto 3×4
– Endereço na Índia, que pode ser do hotel que vai se hospedar
– Contato de um indiano como referência, que também pode ser um funcionário do seu hotel e para isso você terá que solicitar o apoio da equipe
– Comprovante de endereço no Brasil

Ao chegar na loja da companhia (indicamos a Airtel) você deverá preencher um formulário com dados pessoais, informações sobre a viagem na Índia e entregar os documentos necessários.

É importante destacar que o contato indiano que você deve fornecer para conseguir um chip na Índia realmente será contactado para dar a referência se te conhece ou não. Sendo assim, tenha certeza de alinhar direitinho com a pessoa antes de ir comprar o seu chip oferecendo o número de telefone dele ou dela.

Além de entregar e preencher a documentação, você terá que ligar para uma central de atendimento para confirmar as informações e solicitar a ativação do chip. E sendo assim, todo o procedimento vai tomar algum tempo de sua viagem.

Se esta for a modalidade escolhida por você, o valor ficará em torno de 250 rúpias indianas pelo chip e cerca de 550 rúpias indianas e o chip será ativado em cerca de 4 horas.

Essa é uma opção um pouco mais barata, mas também mais trabalhosa. E no final das contas a economia de aproximadamente 5 reais pode não valer a pena diante de todo o desgaste e investimento de tempo neste propósito.

Por isso, indicamos a compra do chip assim que chegar na Índia, em um dos aeroportos nos stands da empresa Airtel.

 

Opção mais fácil para a sua viagem

 

É possível comprar um chip com pacote de dados e minutos para ligações ao chegar no aeroporto em Delhi, e assim já “chegar” no país conectado.

Basta se dirigir para o balcão da empresa Airtel ao desembarcar e preencher um formulário com informações pessoais como número de passaporte, nome, país de residência e etc.

O funcionário irá tirar uma foto sua com uma câmera digital – não me pergunte o motivo para tal procedimento, mas observei que ele fazia isso com todos os turistas, independente da nacionalidade.

O processo de obtenção do chip é relativamente rápido, mas a ativação demora algumas horas. Nós chegamos bem cedo pela manhã e o chip só foi ativado às 18 horas.

Super estranho ter que esperar tanto tempo pela ativação do chip, já que em todos os países que já visitei até hoje a ativação ocorre instantaneamente, mas esse é o modus operandi da Índia e já serve de bom aviso para as diferenças culturais que você vai enfrentar por lá.

Por sinal, antes de seguir clique aqui e confira todos os posts já publicados sobre a Índia no blog!

O benefício de fazer a compra do chip no aeroporto é que você não vai precisar da papelada exigida para a compra em outros locais na cidade, como por exemplo carta de intenção, cópia de passaporte, foto 3×4 etc.

A desvantagem é pagar um pouco a mais, mas a diferença costuma ser cerca de 5 a 10 reais, o que é na maioria das situações muito pouco comparado ao investimento de tempo que terá que fazer se quiser comprar através das outras modalidade.

Fazer câmbio, sugiro que ao desembarcar no aeroporto faça o câmbio de algumas rúpias, pois a taxa de conversão aplicada pela Airtel é extremamente desfavorável se quiser pagar com USD.

O valor do chip com plano de dados para 30 dias foi 990 Rúpias Indiana, mas como não tínhamos a moeda nacional ainda acabamos pagando 20 Dólares Americanos, o que em termos práticos significa o dobro do valor original.

Para falar a verdade, acredito que o funcionário operando a venda do chip recebeu nossos dólares e mais tarde foi trocar pelo dobro do valor correto pelo chip e pagou o valor aproximado de 10 dólares para a companhia e ficou com a outra metade.

Para evitar este problema, basta ter em mente que você deve primeiro fazer o câmbio ou sacar moedas nacionais no aeroporto e depois se dirigir para o balcão de compra do chip

Estava tão cansada quando cheguei no aeroporto de Delhi que nem raciocinei direito. Mas, no caminho do hotel me toquei da besteira que fiz e fiz questão de compartilhar a mensagem com vocês, para que não repitam o meu erro 🙂

 

Opção mais barata e mais trabalhosa

 

A opção mais barata possível é tentar pedir ajuda de algum indiano para comprar um chip como nacional.

O chip vendido para indianos custa cerca de 25 rúpias e o processo de compra e ativação é bem rápido e eficiente.

Os planos para locais custam cerca de 440 rúpias para mais de dois meses, com ligações ilimitadas e 1 GB de internet por dia.

Mas, poucos viajantes conseguem a façanha de conseguir fazer amizade com o local para comprar um chip como nacional. Então, esta talvez não seja a melhor opção para você!

 

Informações importantes

 

Os chips comprados por estrangeiros têm data de validade e estão conectados ao seu visto de entrada na Índia.

Confira aqui o post completo sobre como obter o visto de viagem para a Índia.

Por isso, certifique-se de garantir que você não está comprando um chip usado (golpe comum praticado em lojas na cidade), pois o seu chip pode estar com a validade bem próxima e parar de funcionar a qualquer momento.

 

CHIP INTERNACIONAL COMPRADO NO BRASIL QUE FUNCIONA NO EXTERIOR

 

Em 2016 tivemos o nosso primeiro contato com um chip internacional que já sai carregado do Brasil e pode ser utilizado em praticamente todos os países do mundo.

Utilizamos o Mysimtravel para uma viagem longa em 2016 pelo Chile, Colômbia e Panamá e amamos o serviço. Além disso, utilizamos o Mysimtravel durante a nossa viagem de três meses na Europa e tivemos cobertura completa na Hungria, Áustria, Alemanha, França, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Romênia e Polônia.

Para comprar o chip do Mysimtravel clique aqui e garanta ótimas tarifas.

Adoramos a funcionalidade do chip internacional, que utiliza uma avançada tecnologia GSM de Roaming Internacional, interligando uma rede de +340 operadoras de telefonia celular e em +200 países de todos os continentes do planeta.

Fuciona assim: após ativar pela primeira vez o seu SIM (chip), ele automaticamente se ajusta em cada país que você visitar simplificando seu uso e sua vida. Depois , é muito simples fazer ligações e utilizar a internet em sua viagem. Realmente parece que você está em casa, com o seu plano de dados predileto!

Além do Mysimtravel, há outras empresas relevantes no mercado como por exemplo a EasySim4you.

 

As nossas dicas foram úteis para você?

 

Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂

 

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br