Dicas de viagem Roma

Confira neste post as melhores dicas de viagem Roma para te ajudar a planejar uma viagem perfeita.

Roma é uma cidade incrível, que exala cultura, arte, história e boa gastronomia.

O berço da civilização ocidental tem muito a oferecer aos seus visitantes e, com um roteiro perfeito e com muitas dicas aqui expostas, você poderá fazer uma viagem perfeita à cidade eterna.

Nosso guia tem como objetivo auxiliar você a planejar uma viagem coerente, prática e sem erros para Roma. Aqui você vai encontrar dicas de como se locomover, o que fazer, quando ir, onde ficar, quando tempo ficar e muito mais.

Clique aqui para acessar o nosso post índice de Roma e verificar todas as dicas publicadas sobre a cidade eterna.

+ O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA ITÁLIA – LEITORES DO BLOG TÊM 15% DE DESCONTO – CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS INFORMAÇÕES E COMPRAR O SEU!

 

Como se locomover em Roma

 

Roma não é uma cidade gigantesca e seu centro turístico é bem compacto. Você não terá problemas para conhecer a cidade a pé e deve reservar o transporte público para a ida e volta de seus passeios.

Não há dúvidas de que a melhor forma de conhecer uma cidade é caminhar por suas ruas e descrobrir suas características e a do seu povo.

De qualquer forma, o visitante pode contar com metrô, onibus e tram (uma espécie de bonde urbano).

 

Metrô, Tram e Ônibus

 

METRO ROMAUtilizar o metrô de Roma é muito fácil, pois são apenas duas linhas – A e B – que se cruzam na Termini, a principal estação de trem da cidade.

Para os turistas a atração mais importante será a Piazza di Spagna, que fica próxima a muitos locais de interesse dos visitantes.

O metrô funciona de 5:30am a 23:30 todos os dias, exceto sábado, quando fecha 00:30.

É importante lembrar que você deve comprar os bilhetes nas máquinas de atendimento ou nas tabacarias da cidade.

Note que a maioria das atrações turística do centro histórico não é contemplada pelo metrô, mas sim pelos trams e ônibus.

São centenas de linhas que cobrem a maior parte da cidade e funcionam regularmente de 5:30 a meia noite e as linhas noturnas reduzidas de meia noite a 5:30.

Os trajetos estão espalhados em placas nos pontos e é só consultar a sinalização ou algum pedestre.

Clique aqui para verificar qual o melhor ônibus ou tram para fazer o trajeto desejado.

 

Bilhetes

 

Bilhete Simples Integrado: validade de 75 minutos, pode ser usado em todos os meios de transporte de Roma pelo período de validade. Precisa ser validado no início de cada trajeto, seja no ônibus, metrô ou tram. Custa: 1,50 Euros.

Bilhete diário: validade de um dia e só precisa ser validado uma única vez, devendo ser apresentado ao cobrador. É válido até meia noite do dia de uso e pode ser usado em todos os meios de transporte. Custa: 6 Euros
Bilhete 3 dias: validade de 3 dias e só precisa ser validado uma única vez, devendo ser apresentado ao cobrador. É válido até meia noite do dia de uso e pode ser usado em todos os meios de transporte.  Custa: 16,5 Euros

Bilhete Semanal: validade de 7 dias e só precisa ser validado uma única vez, devendo ser apresentado ao cobrador e ter o seu nome escrito.. É válido até meia noite do dia de uso e pode ser usado em todos os meios de transporte. Custa: 24 Euros.

Nós indicamos a compra do Roma Pass, que tem todos os meios de transporte incluso de forma ilimitada. Para acessar o nosso post completo sobre o passe clique aqui.

 

Roteiro de 4 dias em Roma

 

Elaboramos um roteiro completo de 4 dias para ajudar você a fazer uma excelente viagem.

Em nosso roteiro, você vai encontrar itinerários diários com dicas de como chegar, ingressos , onde comer e muito mais.

De forma resumida, essa foi a nossa divisão de atrações por dia e para acessar o roteiro completo clique em cada descrição.

1º Dia – Comece o dia na Piazza del Popolo, visite a Galeria Borghese, Piazza di Spagna, Fontana de Trevi, Panthéon, Piazza Navona e Campo de Fiori

2º Dia – Conheça o Coliseu, o Fórum Romano, a Piazza Venezia, Boca de la Veritá e Trastevere.

3º Dia – Conheça o Vaticano, o Museu do Vaticano e o Castelo Sant Angelo.

4º Dia – Conheça Piazza dela Republica, a Basilica Santa Maria Maggiore, o Terrazo Giancolo e muito mais.

 

O que fazer em Roma?

 

Poucas cidades no mundo são tão ricas em atrações como Roma, um dos berços da civilização ocidental.

O viajante terá milhares de opções para aproveitar na visita à cidade eterna.

Destacaremos as melhores e mais famosas atrações de Roma. Clique aqui para acessar o nosso Top 10 de atrações em Roma.

 

Coliseu

 

O Coliseu é uma das sete maravilhas do mundo ocidental.

Não poderia deixar de ser, pois carrega em suas estruturas marcas da história de nossa civilização e já foi palco de eventos marcantes.

Sem dúvidas representa um dos maiores tesouros arquitetônicos e arqueológicos da Itália e é também o símbolo turístico mais conhecido de Roma.

É uma atração que não pode faltar em sua visita a cidade e está em nossa sugestão de roteiro para Roma. Clique aqui para conhecer o nosso roteiro.

Você pode comprar o seu Roma pass aqui

Também pode comprar o ingresso do Coliseu e Foro Romano sem filas!

 

Vaticano

 

Embora o Vaticano seja uma cidade Estado independente, ela está situada no coração de Roma.

O símbolo máximo do catolicismo oferece muito mais do que a religião para os seus visitantes. Há muitos tesouros históricos por lá, seja na Basílica de São Pedro ou no Museu do Vaticano.

Não há como planejar uma viagem para Roma sem colocar o Vaticano no roteiro, pois essa é sem dúvidas uma atração imperdível.

 

Clique aqui para comprar o ingresso do Museu do Vaticano com antecedência.

 

 Fontana de Trevi

 

A Fontana de Trevi é um dos símbolos mais fortes de Roma e está presente no imaginário da maioria dos viajantes.

Sua estrutura e beleza única atrái milhares de turistas diariamente para apreciar uma das mais incríveis obras de arte ao ar livre do mundo.

Sim, ela é linda e especial e merece uma visita diurna e outra noturna, quando a iluminação deixa o cenário ainda mais romântico.

Impossível deixar a Fontana de Trevi de fora do seu roteiro.

 

 Panthéon

 

O Panthéon é uma verdadeira relíquia da Roma Antiga. É impressionante visitar uma atração de tamanha magnitude estrutural e histórica no centro da cidade eterna e em excelente estado de conservação.

Sua estrutura interna e externa são fantástica e surpreendem todas as centenas visitantes que recebe diariamente.

Impossível pensar em visitar Roma sem incluir o Panthéon no seu roteiro.

 

 Piazza di Spagna

 

A Piazza di Spagna é imbatível, não apenas pela sua beleza, mas principalmente pela sua estrutura acolhedora.

Centenas de turistas se sentam por lá para observar a rotina da cidade eterna e descansar.

 

 Fórum Romano e Palatino

 

O Fórum Romano, o Palatino e o Coliseu são atrações conexas e estão bem próximas entre si.

São ruínas do local que um dia representou o centro político, comercial e religioso de Roma.

Visitar estas atrações é realizar uma volta no tempo para entender um pouco mais sobre a história e a cultura deste país incrível que é a Itália.

As atrações estão contempladas em apenas um ingresso.

 

Você pode comprar o seu Roma pass aqui

Também pode comprar o ingresso do Coliseu e Foro Romano sem filas!

 

 Piazza Navona

 

Roma é famosa por suas incríveis piazzas, mas algumas conseguem ser ainda mais especiais que as outras.

A Piazza Navona é uma delas e atrai centenas de turistas diariamente que a visitam como forma de reverência à sua beleza.

A Praça conta com quatro fontes que simbolizam os rios mais importantes da época da criação dos monumentos, o Nilo na África, Danúbio na Europa, Ganges na Ásia e Prata nas Américas.

Há uma movimentação super interessante na praça, com muitos turistas, romanos, restaurantes e artesanatos. A Piazza é, sem dúvidas uma atração imperdível para quem visita a cidade eterna.

A atração está situada em pleno centro histórico de Roma e pode ser combinada com a visita a Fontana de Trevi e Campo de Fiori.

Clique aqui para acessar a sugestão de roteiro diário.

 

 Piazza Venezia

 

Essa praça é uma das mais movimentadas de Roma, pois representa o centro nevrálgico do trânsito da cidade. Ela liga a Via dei Fori Imperiali e a Via del Corso, duas das mais importantes avenidas da cidade.

Dica: Não deixe de observar o balé dos guardas de trânsito nesta praça. É uma daquelas experiências inesquecíveis que só vivenciamos em viagens!

Lá está o magnífico e imponente monumento Nazionale a Vittorio Emanuele II, que oferece uma das vistas mais incríveis de Roma do seu terraço.

Será quase impossível não passar por lá em sua visita a Roma, mas não deixe de entrar e subir no terraço do monumento, pois é uma atração imperdível da cidade.

Clique aqui para acessar a nossa sugestão de roteiro diário.

 

Castello Sant Angelo

 

O Castelo de Sant Angelo também conhecido como Mausoléu de Adriano, localiza-se na margem direita do rio Tibre, diante da ponte Sant’Angelo, próximo do Vaticano, em Roma, Itália.

O castelo é atualmente um museu e já passou por muita transformação histórica desde a sua contrução.

A visita ao interior do castelo pode ser dispensada, mas o passeio pela sua área externa não pode faltar em sua viagem.

Não deixe de observar a ponte Sant’Angelo, sobre o rio Tibre, a qual é ornada por doze estátuas de anjos esculpidas por Gian Lorenzo Bernini e é uma das mais bonitas da cidade.

Combine a atração com a visita ao Vaticano. Para acessar a nossa sugestão de roteiro diário em Roma clique aqui.

 

Parque Borghese

 

O passeio nos jardins do Parque Borghese foi uma das melhores experiências que tivemos em Roma.

A Villa Borghese é o terceiro maior parque público de Roma e está situado em pleno centro da cidade! Por lá você vai encontrar fontes, um zoológico, casa de cinema e museus.

O local é por vezes ignorado pelos guias de turismo, mas considero que esta é uma atração imperdível para quem visita a cidade eterna.

Você pode passear pelo parque de bicicleta ou a pé e admirar uma atmosfera completamente diferente do centro turístico da cidade.

No Parque você também pode visitar a Galeria Borghese, um dos mais incríveis museus de Roma, cuja entrada está inclusa no Roma Pass.

 

Para ler o post sobre as nossas impressões do Roma Pass, clique aqui.

Para consultar o roteiro diário com as atrações, clique aqui.

 

Quantos dias ficar em Roma?

 

Apesar de pequena, Roma é uma das cidades na Europa com o maior número de atrações turísticas e pontos de interesse dos visitantes.

Há tanta cultura, arte, história e gastronomia que é impossível conhecer tudo em apenas uma visita. Mas, sabemos que na elaboração de um roteiro de viagem precisamos de dicas sobre quanto tempo ficar em determinada cidade e sobre isso falaremos neste tópico.

Ficamos 4 dias em Roma e achamos que foi suficiente para conhecer a maioria das atrações. Contudo, se você tem interesse em conhecer a cidade de uma forma mais calma e completa sugerimos 5 a 6 dias.

Se o seu tempo estiver escasso você também pode fazer um roteiro completo por Roma em 3 dias, mas saiba que a velocidade e a qualidade de sua viagem pode ficar comprometida.

Sabia que nós podemos elaborar um roteiro de viagem personalizado para você? Clique aqui para saber todos os benefícios deste serviço.

 

Onde se hospedar em Roma?

 

Onde se hospedar em Roma é uma dúvida para a maioria dos viajantes, mas vamos simplipificar esta decisão para você.
Clique aqui para verificar o post completo sobre Onde se hospedar em Roma – Melhores bairros e hotéis

 

Fizemos uma seleção das melhores áreas para se hospedar na cidade de acordo com a segurança, facilidade de acesso e proximidade dos principais pontos turísticos.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br