Golden Pass na Suíça

Confira neste post todas as dicas do Golden Pass na Suíça, o passeio de trem entre Lucerna e Montreux.

Este passeio é uma das melhores atrações da Suíça, não apenas pelas paisagens fantásticas que se pode desfrutar durante a viagem, mas também pela estrutura dos trens em si. É sem dúvidas um passeio que não pode ficar de fora do seu roteiro e apresenta características diferente a cada estação, sendo uma escolha sem erros durante todo o ano.

Diferente do Glacier Express e do Bernina Express que são viagens expressas, esta rota a é dividida em três etapas, sendo possível optar por fazer o trajeto completo ou parcial. Além disso, o Golden Pass é operado por dois tipos de trens, um super moderno com janelas panorâmicas e o outro chamado Belle Époque, um trem antigo com todo o charme dos anos 30.

Tive a oportunidade de viajar nas duas versões de trens e vou contar para vocês todos os detalhes desse passeio maravilhoso.

 

COMO FUNCIONA O PASSEIO GOLDEN PASS NA SUÍÇA

 

O Golden Pass liga Lucerna a Montreux, ou em outras palavras, a Suíça Alemã com a Francesa, e o trajeto completo dura cerca de 5 horas passando por paisagens maravilhosas com lagos e montanhas. É também possível fazer o trajeto inverso entre Montreux e Lucerna, sendo que Interlaken será sempre a parada intermediária nas duas direções.

O passeio é dividido em três etapas e quem opta por fazer a rota completa precisa trocar de trens em Interlaken-Ost e a segunda em Zweisimmen. Pode parecer complicado, mas todo o processo corre da forma mais tranquila possível, pois as conexões são programadas para plataformas próximas e oferecem tempo de sobra para os passageiros se acomodarem.

Aliás, não é novidade que o sistema ferroviário da Suíça é fantástico e neste post você pode conferir todas as dicas do Swiss Pass, o passe de trem que facilita a viagem pelo país.

A rota panorâmica do Golden Pass faz paradas em grandes cidades da Suíça como Montreux, Interlaken, e Lucerna, o que facilita encaixar esse passeio como deslocamento no seu roteiro de viagem ou até mesmo como uma day trip.

Além disso, o trem para em cidades menores como Meiringen, Spiez, Zweisimmen and Gstaad que são pontos de confluência de linhas de trem vindas de todo o país, e é bom saber que é possível embarcar e desembarcar em qualquer uma dessas estações.

O trajeto entre Lucerna e Interlaken Ost (ou vice-versa) é feito no trem “Luzern-Interlaken Express”, que não é o panorâmico principal do Golden Pass, mas tem uma estrutura ótima e oferece as melhores vistas nos assentos do lado direito. Neste trecho, é possível admirar a Montanha Pilatus, o Lago Lucerna, Sarnersee, Lungernsee e Brienz, um dos mais extensos e lindos do país, e Interlaken.

Em Interlaken Ost é feita a primeira troca de trem para o próximo trecho entre Interlaken e Zweisimmen. O trem que opera este trajeto é o convencional e vale a pena escolher assentos do lado direito para admirar as paisagens do pelo Rio Aare, dacidade Spiez nas margens do Lago Thum e do Vale Simmen, com vários vilarejos charmosos e montanhas de tirar o fôlego.

Em Zweisimmen ocorre a terceira troca de trem para o trajeto Zweisimmen a Montreux, que é feito no trem panorâmico e super moderno da Golden Pass. No caminho, a paisagem é simplesmente deslumbrante e passa pelo vilarejo Gstaad, um dos mais charmosos e procurados da Suíça.

Logo depois de Gstaad começa a parte francesa da Suíça e nos últimos 20 minutos o trem faz curvas em ritmo desacelerado garantindo vistas fantásticas do Lago Genebra. Para esse trajeto, também vale a pena escolher assentos no lado direito, mas a experiência é excelente em qualquer posição do trem já que as janelas panorâmicas foram projetadas para oferecer aos passageiros a sensação de estar integrado com as paisagens e em alguns momentos se tem a sensação de que não se está no trem, mas sim levitando pelo caminho.

 

QUAL O MELHOR TRECHO DO PASSEIO

 

Todo o trajeto é deslumbrante, afinal de contas, a Suíça é um país que oferece paisagens maravilhosas de todosos ângulos e em todas as regiões. Portanto, vale a pena fazer a rota completa, seja em um dia apenas ou em dias diferentes usando as linhas como deslocamento entre as regiões francesa e alemã do país.

Contudo, se puder fazer apenas parte do passeio, a sugestão é que priorize o trecho entre Zweisimmen a Montreux, seja com o trem panorâmico ou Belle Époque. Isto porque, as paisagens deste trecho são verdadeiramente impressionantes, além disso, a descida para Montreux oferece vistas do Lago Genebra combinadas com os vinhedos que são de cair o queixo.

 

OS TRENS DO GOLDEN PASS

 

O trecho entre Zweisimmen a Montreux ou vice versa pode ser feito com dois tipos de trem: o Belle Epoque e o Panorâmico MOB.

O Belle Epoque oferece uma verdadeira viagem no tempo com o seu ambiente romântico e retrô. Este trem foi inspirado no luxuoso Golden Mountain Pullman Express da década de 1930 e é uma atração que não pode ficar de fora do seu roteiro na Suíça.

Viajar neste trem é um sonho e sem dúvidas foi uma das experiências de viagem mais incríveis que já vivi na vida. Os detalhes, as cores e as paisagens nevadas passando janela transformaram o trecho de menos de duas horas em memórias que jamais serão esquecidas.

Confesso que me apaixonei demais pelo trem Belle Epoque e não poderia deixar de sugerir imensamente que tente fazer esse passeio em sua viagem na Suíça e garanto que não vai se arrepender!

O trem Belle Epoque conta com vagões de primeira e segunda classe, sendo aconselhável fazer a reserva dos assentos com antecedência, tendo em vista que é um passeio bem procurado.

O trem panorâmico, por outro lado, é super moderno e foi projetado para dar aos viajantes a impressão de estar flutuando no caminho, com suas janelas amplas e parte do teto de vidro.

Os trens oferecem serviço de bordo super atencioso e possível pedir vinhos, chás, bebidas convencionais e lanches durante o trajeto.

 

COMO ENCAIXAR O PASSEIO NO SEU ROTEIRO DE VIAGEM

 

O trecho completo do Golden Pass dura cerca de 5 horas e meia, o que pode até parece muito, mas com tantas paisagens lindas para apreciar da janela você nem vai sentir o tempo passar.

O ideal é que aproveite a viagem, seja o trajeto completo ou parcial, como deslocamento no seu roteiro de viagem pelo país.  Vale a pena fracionar a rota e uma boa ideia é sair de Lucerna com destino a Interlaken, passar alguns dias na região para visitar o Jungfrau, depois seguir viagem de Interlaken Ost a Montreux com a rota da Golden Pass ou vice versa.

É possível também fazer o passeio como bate e volta, mas neste caso, a recomendação é sair de Interlaken Ost ou de alguma outra cidade entre Interlaken e Montreux e não de Lucerna. Isto porque, fazer o trajeto completo ida e volta significaria passar pelo menos 11 horas no trem, o que além de cansativo seria contra totalmente contra indicado, pois vai acabar sem aproveitar a viagem e os destinos.

Sendo assim, uma boa ideia é programar um bate volta entre Interlaken e Montreux no trem Belle Epoque, passar a tarde explorando a cidade e voltar no trem panorâmico Golden Pass para Interlaken no fim do dia no trem das 17:53.

Não deixe de conferir aqui as sugestões de roteiros de viagem na Suíça para 5, 7, 10, 12 e 15 dias.

 

COMO PROGRAMAR O PASSEIO DO GOLDEN PASS

 

Golden Pass panorâmico

 

Há dois horários de partida do trem panorâmico Golden Pass em cada direção, então é importante programar-se com antecedência para assegurar o embarque. Para tanto, você pode consultar os horários da rota Golden Pass no site oficial da companhia ferroviária clicando aqui.

O importante é conferir os horários dos trem panorâmico que operam nos trechos entre Zweisimmen e Montreux ou Montreux e Zweisimmen. Sendo assim, ao consultar o site da SBB, você deve procurar os horários que destacam “MOB PANORAMIC”.

Os trens que fazem o trejo Lucerna-Interlaken Ost e Interlaken Ost-Zweisimmen são convencionais,  então você pode escolher o que for mais apropriado para a sua programação.

 

Golden Pass Belle Epoque

 

Os trens Belle Epoque também oferecem dois horários de partida em cada direção e você pode consultar a tabela atualizada clicando aqui. Os horários para 2018 são:

O trecho entre Montreux e Zweisimmen sai às 8:53 e 13: 44

O trecho entre Zweisimmen e Montreux sai às 11:05 e 16:25

Se tiver interesse em fazer a viagem com o trem Belle Epoque, vale a pena fazer a reserva dos assentos com antecedência por 8 CHF adicionais, já que essa viagem costuma ser bem procurada. A recomendação se aplica também para os portadores do Swiss Pass e você pode conferir a disponibilidade, horários e efetuar a reserva clicando aqui.

 

Outros passeios do Golden Pass

 

A rota Golden Pass pode ser combinada com outros passeios na região de Montreux, como por exemplo:

Rochers de Naye – Um passeio super interessante que leva os visitantes aos 2042m da montanha Rochers-de-Naye, que fica acima de Montreux e tem vistas belíssimas.

Trem do Chocolate: O trem do chocolate é uma das atrações mais divertidas da Suíça e leva os visitantes até a Maison Cailer, a fábrica da Nestlé em Broc. O passeio inclui o tour na fábrica de chocolate, assim como na fábrica de queijos em Gruyére. O passeio custa CHF 99, mas os portadores do Swiss Pass segunda classe pagam 69 e os portadores do Swiss Pass primeira classe pagam 59 CHF.

Les Pléiades – Passeio que leva os viajantes a uma altitude de 1300m na montanha Pléiades com vista para as cidades de Vevey e Montreux.

Informação importante: Entre 2018 e 2022 a linha Golden Pass estará passando por renovações para oferecer linhas panorâmicas expressas entre Interlaken a Montreux, sem parada em Zweisimmen. Neste sentido, a partir de 3 de Setembro de 2018 os assentos VIP do trem panorâmico não estarão disponíveis, mas os assentos da primeira e segunda classe serão normalmente oferecidos.

 

QUANTO CUSTA O PASSEIO GOLDEN PASS

 

Portadores do Swiss Pass podem fazer o trecho completo sem nenhum custo adicional e sem necessidade de reservar assentos com antecedência – para ler todas as dicas sobre o Swiss Pass e calcular se ele vale a pena para a sua viagem clique aqui.

No entanto, vale lembrar que se tiver interesse em fazer a viagem no trem Belle Epoque ou se estiver viajando em grupo, vale a pena pagar a taxa extra de 8 CHF de reserva e garantir os assentos preferenciais. Você pode conferir a disponibilidade, horários e efetuar a reserva clicando aqui.

Os viajantes que não possuem Swiss Pass devem comprar três bilhetes separados para cada um dos trechos, quais sejam Lucerna -Interlaken-Ost , Interlaken-Ost -Zweisimen e Zweisimmen – Mountreux ou vice versa.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br