Onde ficar em San Blas

Quer saber onde ficar em San Blas? Confira a nossa review completa da nossa estadia na Isla Franklin.

A hospedagem é a mais importante escolha no planejamento de viagem a San Blas, pois vai definir a sua perspectiva deste lindo destino.

Nós escolhemos nos hospedar na Isla Franklin e podemos afirmar que foi uma excelente decisão. Neste post vamos explicar por que e mostrar de forma realista, mas também passaremos a perspectiva mágica de nossa experiência por lá.

Apesar de ter uma estrutura precária, a Ila Franklin é bem tranquila e tem uma praia de tirar o fôlego!

Gostamos muito do clima e da tranquilidade da Ilha Franklin e indicamos muitíssimo para quem planeja conhecer o paraíso pagando pouco!

 

Ilha Franklin

 

A Ilha Franklin é simplesmente maravilhosa, um escândalo.

A praia é fantástica, o clima é tranquilo e a estrutura é ok. Sem dúvidas, uma excelente opção para se hospedar em San Blas.

san20 san35

IMG_8157
IMG_7405 IMG_7714

Foi muito difícil acreditar no que nossos olhos viam quando chegamos lá e passamos os nossos dias admirando com calma toda a beleza da ilha.

Em menos de 5 minutos é possível dar a volta na ilha e admirar toda a sua beleza.

Passamos a maior parte de nossos dias deitadas na areia, lendo livros, relaxando e tirando cochilos. Tudo que precisávamos!

Ah, não podemos esquecer de mencionar no espetáculo natural que acontece todos os dias ao pôr do sol, impossível perder um minuto!

IMG_8540

É importante ressaltar que a ilha é dividida entre Franklin e Senidup e há uma cerca que separa as duas “ilhas”, que possuem administração distinta.

Na verdade, as ilhas são rivais e possuem uma inimizade antiga, mas nada que atrapalhe ou influencie a vida do visitante.

O único problema é que na Ilha Senidup, que fica ao lado da Franklin, há uma espécie de “balada” a maioria das noites, com música alta, que incomoda e contrasta com o clima paradisíaco do local.

No entanto, o toque de recolher às 22 horas é respeitado por ambas as ilhas e o sono dos turistas não é prejudicado por isso.

 

Cabanas na Ilha Franklin

 

As cabanas da Ilha Franklinsão simples, mas confortáveis.

Apesar de complicado vale a pena dormir em San Blas pelo menos uma noite para aproveitar a ilha ao máximo.

Nem todos podem afirmar que passaram noites em cabanas de palha sem piso em uma ilha paradisíaca e sem estrutura, não é mesmo?

IMG_7153Se planeja dormir em San Blas, saiba que tem que entrar no clima do lugar e apreciar certas características, como por exemplo esta vista linda ao acordar.

IMG_7531

A ilha Franklin tem 18 cabanas, sendo apenas 8 voltadas para o mar. Felizmente tivemos a oportunidade de dormir nestas cabanas com vista e foi uma experiência incrível.

Você pode escolher entre se hospedar em cabanas privadas ou compartilhadas com até 8 pessoas e todas são basicamente do mesmo tamanho e possuem estruturas parecidas.

Há uma cama e apenas uma estante, sendo que a organização fica realmente bem complicada por lá.

IMG_8389


san52

manual sobrevivência san blas

A estrutura é simples, mas confortável na medida. Ah vista, essa sim compensa qualquer esforço!

 

Banheiros na Ilha Franklin

 

IMG_7157

O banheiro é o ponto mais delicado da hospedagem na Isla Franklin, pois oferece estrutura bem precária.

No entanto, antes de viajar estávamos esperando uma situação muito, mas muito pior do que a que encontramos por lá.

É claro que não podemos afirmar que foi confortável usar o banheiro da ilha, por outro lado, conseguimos nos virar por lá, assim como todos os outros visitantes.

Se você não consegue lidar com este tipo de estrutura não pense em passar noites por lá, pois será um pesadelo, mas se acha que pode lidar com esta situação por alguns dias, não pense duas vezes, pois o local realmente vale a pena.

São apenas 2 banheiros para todos os visitantes, mas de alguma forma nunca tinham filas ou estavam muito sujos. Acredito que os kunas tentem manter a higiene por lá algumas vezes por dia.

Os banhos são de água salobra, portanto, complementávamos a nossa higiene com a água potável que levamos para a ilha e deu tudo certo!

 

Alimentação na Ilha Franklin

 

Quem visita San Blas tem que comer na ilha de hospedagem, pois não há serviços de restaurante ou venda de refeições por lá.

A alimentação está inclusa na diária de hospedagem em San Blas e são servidas três refeições, sendo café da manhã, almoço e jantar.

O café da manhã é servido 7 horas, o almoço 11:45 e o jantar 17 horas, sendo o intervalo entre as refeições longo, portanto, leve lanches para a manhã e tarde. Leia o nosso guia de sobrevivênca em San Blas.

IMG_7575

IMG_8185

IMG_8376

As refeições são simples, mas saborosas e geralmente incluem peixe, arroz, salada ou batata frita.

O café da manhã geralmente engloba ovos e pão com café e chá. Não espere refeições sofisticadas, mas também não ache que não vai conseguir comer, pois as refeições são boas.

Quem costuma comer bastante pode sentir dificuldades, pois as porções são reduzidas e não é possível repitir, apenas se sobrar ao final.

 

Passeios oferecidos na Ilha Franklin

 

IMG_7879

O único passeio oferecido com frequência regular na Ilha Franklin é para Isla Perro combinado com ilha das estrelas.

O passeio para Isla Perro sai depois do almoço, volta para o jantar e custa 15 dólares por pessoa.

Sem dúvidas foi um dos melhores passeios que já fizemos na vida e consideramos imperdível para quem visita San Blas.

Se quiser fazer outro passeio, é necessário organizar um grupo e contratar o serviço dos Kunas. Geralmente sai por 100 dólares o passeio privado e você pode dividir por até 10 pessoas.

 

Regras de convivência da Ilha Franklin

 

Ao chegar, você verá uma placa que contém as regras da ilha.

Leia atentamente e respeite cada uma delas para garantir que a sua viagem seja tranquila, até por que este será um dos poucos contatos que você terá com os Kunas.

Como ja falamos no post sobre o manual de sobrevivência em San Blas, os Kunas não falam inglês e se comunicam de forma precária em espanhol, portanto, não há muita inteiração com os hóspedes.

IMG_8380

IMG_8381

Os Kunas não tratam os visitantes como hóspedes, mas sim como convidados.

Portanto, não viaje achando que vai encontrar por lá uma estrutura turística com serviços, pois irá se decepcionar.

Pense que você é um convidado do paraíso e que deve se comportar como tal, deixando a ilha limpa e respeitando os costumes e horários locais.

 

Quanto custa se hospedar na Ilha Franklin

 

A hospedagem custa 35 dólares por noite em cabana privada e 26 em cabanas compartilhadas por pessoa.

Este valor inclui a estadia e também 3 refeições diárias: café da manhã, almoço e jantar.

Para chegar na ilha, os Kunas oferecem o transporte por 20 dólares ida e volta saindo do porto de San Blas.

O pagamento é feito na saída, de acordo com as noites de hospedagem, mas o consumo na vendinha deve ser pago na hora e em dólares.

IMG_8271Consideramos um excelente custo benefício, mesmo a estrutura sendo extremamente precária.

O paraíso é acessível em San Blas, basta ter disposição para aproveitar este lindo destino!

 

Reserva da Ilha Franklin

 

Não é necessário fazer reserva com antecedência, mas tão somente quando chegar no Panamá.

O Hostel Mantilla – na verdade a agência de viagens do hostel – oferece o serviço de reserva de hospedagem e traslado até a ilha, mas este serviço só pode ser acertado no dia anterior ao da viagem.

Nós, que somos control freaks não resistimos e ligamos para Franklin com o objetivo de fazer reserva. Ligamos todos os meses antes de nossa viagem e teoricamente a reserva estava assegurada.

No entanto, quando chegamos lá não havia qualquer reserva, mas conseguimos nos alojar tranquilamente nas cabanas.

Por isso, passaremos os contatos da ilha Franklin, mas devemos ressaltar que a reserva com antecedência não tem muito efeito, pois o sistema da ilha é realmente diferenciado, por assim dizer 🙂

Telefones da ilha Franklin:

+507 67884075

+507 61565711

+507 6060 3842

+507 6 7048456

 

Conclusão

 

A nossa estadia na Ilha Franklin foi ótima.

Claro que chegamos lá com uma certa noção do que esperar, mas nos surpreendemos positivamente!

A alimentação é boa ( simples, mas saborosa ), os índios são tranquilos e as paisagens são surreais.

Sem dúvidas, é uma escolha que vale a pena para quem quer aproveitar o melhor do paraíso por muito pouco!

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br