Quer visitar as mais incríveis estações de metrô em Estocolmo? Confira neste post um roteiro pelas melhores obras de arte urbanas da capital da Suécia.

Passar muito tempo no metrô durante uma viagem é um verdadeiro pesadelo, não é mesmo? Não em Estocolmo, onde você vai encontrar algumas das melhores estações de metrô que jamais verá na sua vida.

As estações de metrô de Estocolmo são consideradas verdadeiras exposições de arte e no total o complexo conta com 110 quilômetros recheados de obras artísticas verdadeiramente únicas.

Utilizar o metrô na capital da Suécia é como viajar por histórias emocionantes que tratam de temas  artísticos desde a década de 1950 até os experimentos artísticos de hoje.

Mais de 90 das 100 estações de metrô em Estocolmo foram decoradas com esculturas, mosaicos, pinturas, instalações, gravuras e relevos por mais de 150 artistas e o resultado ficou simplesmente inacreditável.

No entanto, você certamente não terá condições que visitar todas estas estações e por este motivo preparamos este post com um roteiro pelas melhores.

 

COMO PLANEJAR O SEU ROTEIRO PELAS MELHORES ESTAÇÕES DE METRÔ EM ESTOCOLMO

 

Na linha azul, merecem destaque as estações Kungsträdgården, T-centralen, Rådhuset, Fridhemsplan, Västra Skogen, Solna Centrum Tensta

Na linha vermelha, merecem destaque as estações Universitetet, Tekniska Högskolan, Stadion

Na linha verde, merecem destaque as estações Hötorget, Thorildsplan e Bagarmossen

A seguir, confira os detalhes de cada uma destas belíssimas estações de metrô em Estocolmo.

 

MELHORES ESTAÇÕES DE METRÔ EM ESTOCOLMO

 

T-CENTRALEN

 

T-Centralen, é a estação mais central de Estocolmo e é lá que todos os trens se conectam e trocam.

Portanto, a T-Centralen é a parada mais movimentada e está sempre movimentada com  passageiros que se conectam em vários andares para utilizar várias linhas de metrô.

Por este motivo, a obra de arte desta estação movimentada tem o objetivo de promover momentos de calma para os passageiros, com  videiras azuis e flores pintadas nas paredes no lado da linha azul da estação.

Além disso, o artista Per Olof Ultvedt também quis honrar os trabalhadores, soldadores, carpinteiros, siderúrgicos, engenheiros e mineiro que trabalharam na estação nos anos 70.

 

Solna Centrum

 

Esta estação tem o tema vermelho em praticamente todas as suas rochas e paredes.

Elas representam um céu ardente e uma floresta verdejante, para questionar fatores sócio-ecológicos como despovoamento rural e destruição do meio ambiente.

As obras de arte foram pintadas pelos artistas Anders Åberg e Karl-Olov Björk em 1975, no auge da era industrial da Suécia.

A peça central da obra de arte de Solna é a floresta de 1000 metros de comprimento que corre ao longo da base de suas paredes ao lado dos trilhos.

Como parte de sua instalação de obras de arte, Åberg e Björk também descreveram estilos de vida ao ar livre, como a pesca em rios limpos, bem como a fauna nórdica como alces que foram ameaçadas pela poluição industrial dos anos 70.

Essa estação é simplesmente imperdível!

 

Kungsträdgården

 

A estação Kungsträdgården mais parece uma escavação arqueológica, pois ela conta com restos do antigo palácio de Estocolmo Makalös.

Em 1977, esta estação foi transformada por Samuelson em um jardim subterrâneo para refletir a rica história deste subúrbio de Estocolmo e o antigo palácio Makalos do século XVII, construído no mesmo local para uma das famílias mais famosas da Suécia, antes de ser destruído em 1825 após um incêndio

Sem dúvidas é uma das estações que não podem faltar no seu tour subterrâneo.

 

Västra Skogen

 

Esta estação é super colorida com centenas de azulejos das mais variadas cores.

Sem dúvidas, uma das estações de metrô que valem a pena a parada para apreciar e para tirar muitas fotos!

 

Tekniska Högskolan

 

As pinturas, figuras e esculturas de Mörk, incluindo o dodecaedro que pende do teto, representam os quatro elementos clássicos: fogo, ar, água e terra, além do universo e avanços tecnológicos.

Vale muito a pena parar nesta incrível estação para apreciar o cenário dramático das obras artísticas.

 

Stadion

 

Em todo a estação Stadion você vai encontrar esculturas e pinturas das cores vivas do arco-íris que simbolizam o Anel Olímpico.

O enorme arco-íris pintado sobre a paredes de rocha azul marmoreada foi desenhada por Enno Hallek e Åke Pallarp em 1973 para comemorar as Olimpíadas de 1912 que ocorreram em Estocolmo.

Sem dúvidas vale a pena visitar esta colorida, alegre e incrível estação de metrô, um dos grandes símbolos de Estocolmo.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br