É seguro viajar para a Bósnia e Herzegovina

Está planejando uma viagem pelos Balcãs e quer saber que é seguro viajar para a Bósnia e Herzegovina? Confira neste post as nossas percepções e dicas.

Quando publicamos as fotos de nossa viagem no Instagram e posteriormente com o sucesso do post sobre os motivos pelos quais você deve visitar a Bósnia e Herzegovina, muita gente perguntou se era seguro e indicado viajar para a Bósnia e Herzegovina.

Por isso, decidimos escrever sobre as nossas percepções de viagem por lá combinando com algumas indicações de cuidados emitidas por alguns governos como UK, Estados Unidos e Canadá, por exemplo.

Para começar, precisamos dizer que entendemos perfeitamente a sua preocupação, afinal de contas, o país tem uma longa história de instabilidade política e social que culminou em uma guerra civil gravíssima na década de 90  que acabou com a moral externa e interna da Bósnia e Herzegovina.

E não há como negar que muitos de nós crescemos com as notícias terríveis dos genocídios que por lá estavam acontecendo e sendo assim não há como não sentir-se inseguro de visitar o país.

Até porque, a mídia de massa ainda se concentra no passado turbulento, nas fronteira em constante mudança e na presença ainda constante das tropas da Organização das Nações Unidas com o objetivo garantir o cumprimento dos acordos de paz.

Mas, será que estas situações são cicatrizes do passado ou será que a Bósnia ainda representa um país perigoso e desaconselhado para visitar?

 

NOSSAS PERCEPÇÕES SOBRE A BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

Pode parecer brincadeira, mas a verdade é que nos sentimos muito mais seguras lá do que em nosso próprio país, o Brasil.

Viajamos por lá de carro, sem acompanhamento de nenhum local mas, apenas com o auxílio do aplicativo Waze e mesmo sendo duas mulheres não nos sentimos inseguras nem por um segundo.

Inclusive, lemos alguns relatos de corrupção por parte dos policiais rodoviários, mas fomos paradas algumas vezes e não tivemos problema algum.

Na verdade, todos pareciam muito dispostas a ajudar e não presenciamos por lá aquela atitude típica de destinos turísticos de querer tirar proveito dos turistas a qualquer custo.

Claro que não podemos ignorar que passado e também a tensão que infelizmente ainda cerca os diferentes grupos culturais que habitam o país, por outro lado a nossa opinião é que a Bósnia atualmente dá aulas no que diz respeito à convivência harmônica com o diferente.

Admiramos muito a inflexibilidade dos bósnios para para não esquecer o passado e desta forma evitar confrontos no futuro e o que vimos lá foi uma sociedade moderna, com conectividade disponível em áreas públicas, pessoas com inglês super avançados e níveis razoáveis de padrões de saúde e econômicos.

Visitar a Bósnia foi, para nós, um grande aprendizado do quão pouco sabemos sobre o mundo e o quanto subestimamos lugares como esses.

 

A BÓSNIA E HERZEGOVINA É SEGURA PARA MULHERES?

 

Além disso, podemos afirmar que como mulheres não tivemos problema nenhum por lá e inclusive sentimos mais a diferença cultural na Croácia, um país muito mais “desenvolvido” e visitado que a Bósnia.

Quando parávamos para abastecer o carro na Croácia os frentistas ficavam super espantados com duas mulheres dirigindo sozinhas no país e tentavam flertar conosco, mas ironicamente essa situação nunca aconteceu na Bósnia!

Apesar de boa parte da população da Bósnia ser muçulmana, eles são bem mais liberais que a maioria dos países que seguem o islã e isso significa que você vai encontrar poucas mulheres com o véu e muitas com roupas bem ocidentais, curtas e com decotes.

Portanto, suas roupas convencionais não serão problema por lá, exceto para visitar algumas atrações religiosas e neste caso será oferecido o véu para cobrir a cabeça e ombros e saia longa para cobrir as pernas

Então, fiquem tranquilas e viajem sem medo para o país, mas mantenha sempre as precauções de sempre.

 

CUIDADOS SUGERIDOS POR COMUNICADOS OFICIAIS DE GOVERNOS

 

Os maiores perigos da Bósnia, listados pelos órgãos oficiais, são os seguintes:

 

Minas enterradas em algumas

 

A última estimativa em 2010 indica que há 11 000 campos de minas e cerca de mais de 220 mil minas terrestres ativas.

Apesar de ser um dado assustador, é importante esclarecer que a maioria das áreas urbanas foram limpas e que as zonas turísticas estão todas livres de qualquer perigo.

Sendo assim, vale alertar que estradas não pavimentadas, edifícios abandonados ou abandonados e estradas secundárias ainda são perigosas, principalmente para turistas desacompanhados.

Por isso, faça a sua parte e não caminhe por antigas áreas de conflito, incluindo alguns dos subúrbios que cercam Sarajevo, uma vez que esta área possui um número particularmente elevado de minas terrestres.

Essa é uma forma de respeitar a história sofrida do local e também manter-se distante de problemas!

 

Furtos e roubos

 

Assim como em todos os países, há risco de furtos e roubos, especialmente em centros urbanos.

Portanto, tome as precauções necessárias para evitar situações de perigo e mantenha o cuidado com seus pertences.

 

Dirigir na Bósnia e condições das estradas

 

Não há como negar que, em comparação com outros países da Europa, as condições de estrada da Bósnia são inferiores.

Atualmente existem cerca de quarenta quilômetros de rodovias de quatro pistas em toda a região e algumas estradas são estreitas e sinuosas.

Dirigir a noite também pode ser complicado, pois nem todas as estradas têm refletores e a visibilidade pode ser limitada e o melhor que se pode fazer é evitar este horário.

Muitas pessoas reclamam da agressividade dos bósnios no trânsito, mas cá para nós, as estradas da Bósnia são melhores que a maioria do Brasil e os condutores menos agressivos!

 

NOSSA CONCLUSÃO

 

O nosso objetivo com este post foi passar para você as nossas sinceras percepções que foram as melhores possíveis e também alertar para os problemas que podem ser encontrados por lá.

É claro que cada viagem é única e que cada um pode ter uma experiência diferente, mas, a nossa sugestão é que não hesite em visitar a Bósnia e Herzegovina, mas tome todas as precauções possíveis para evitar problemas, assim como tomaria em qualquer outro lugar do mundo!

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br