Dicas para a sua primeira viagem internacional

Está planejando a sua primeira viagem? Confira neste post nossas dicas para a sua primeira viagem internacional  e garanta as melhores experiências possíveis.

Uma viagem internacional é capaz de trazer muitas transformações em nossas vidas, afinal de contas é impossível voltar o mesmo de uma aventura como esta.

As vivências, as trocas de cultura, as belezas naturais fascinantes, as culinárias diferenciadas e até mesmo os perrengues são capazes de nos ensinar grandes lições de vida e expandir a nossa visão de mundo.

O que pode ser mais empolgante e ao mesmo tempo aterrorizante que desbravar o novo? Tem ideia de quantas crenças pessoais e culturais serão desmistificadas graciosamente em sua primeira viagem internacional?

Sim, viajar talvez seja o melhor presente que você pode dar a si mesmo e ao colocar uma mochila nas costas e saí por aí desbravando o mundo você vai descobrir quem você realmente é, livre das amarras sociais e culturais que te moldaram até hoje, e o que você realmente quer, diante da noção de que há muito mais para almejar do que imagina!

Não tem como não filosofar sobre o tema que mais nos agrada e para auxiliar você a ter experiências tão incríveis quanto as nossas, listamos uma série de dicas para a sua primeira viagem.

+ Para acessar o post completo com todas as dicas para organizar a sua primeira viagem internacional clique aqui!

 

POR FAVOR, SEJA UM VIAJANTE E NÃO UM TURISTA

 

Nós sabemos: expor as aventuras e melhores momentos nas mídias sociais é algo extremamente tentador, não é mesmo?

Não é a toa que diariamente encontramos fotos clichés nos mais variados destinos no mundo e a sensação que dá é que todo mundo viaja para conhecer os mesmos lugares, fazer as mesmas refeições e postar as mesmas fotos INCRÍVEIS!

Podemos dizer com toda certeza que conhecemos esta sensação, pois afinal de contas, trabalhamos com a divulgação deste sonhos e sentimos diariamente a resposta de vocês aos mais variados estímulos, sejam eles originais ou super tradicionais.

Na maioria das vezes, as reações mais entusiasmadas são direcionadas para as fotos mais repetidas nos perfis do nicho e a verdade é que gostaríamos de te dar um conselho que você deverá levar para o resto de sua vida: busque ser um viajante e não um turista.

Um turista tem como objetivo visitar os pontos turísticos e tirar fotos, enquanto que um viajante tem como maior interesse conhecer o local através dos sentidos, entrar em contato com a cultura e trocar experiências com os locais, para então dizer que de fato conheceu o destino.

Talvez você ainda não tenha a dimensão da diferença entre essas duas categorias, mas vai perceber logo o quão gratificante será adotar uma postura de viajante e entregar um pouco de si enquanto absorve um pouco do local em suas viagens.

 

NÃO TENHA MEDO DE VIAJAR

 

Não há como negar: há problemas, violência, pobreza, doença, falta de educação e muitas outras coisas ruins espalhadas pelo mundo.

Mas, se tem uma coisa que podemos te garantir é que em sua maior parcela, o mundo é composto de coisas, pessoas, lugares e experiências incríveis e não há porque temer uma viagem internacional.

É claro que você vai passar por problemas, mas eles fazem parte da aventura e com eles você vai aprender muito sobre a vida, sobre você mesmo e sobretudo sobre o mundo ao ter que lidar com eles.

Mas, no final das contas, você vai entender que quanto mais ficamos enraizados, mais temos medo das coisas e que a única saída para aproveitar de fato as nossas viagens ( e também as nossas vidas ) é assumir riscos, desbravar e estar aberto aos novos desafios.

Seja em uma praia ainda pouco explorada no Panamá ou em grandes metrópoles, como Paris, Londres ou Nova York, a sua zona de conforto será desafiada a cada instante e cabe a você a tarefa de enfrentar seus medos e receios e se reinventar.

Para viajar, você precisa apenas de vontade, organização e, é claro, um seguro viagem para evitar problemas!

 

ORGANIZE OS DOCUMENTOS COM ANTECEDÊNCIA

 

Em primeiro lugar, saiba que o passaporte é o documento mais importante para qualquer viagem no exterior.

Sendo assim, o ideal é que tenha o passaporte válido em mãos no momento da compra da passagem, contudo, saiba que é possível comprar seus bilhetes aéreos sem os dados do passaporte, se for necessário. Para conferir o post completo sobre como tirar o novo passaporte clique aqui!

A maioria dos países, inclusive a União Europeia, exigem que os turistas tenham passaporte com validade mínima de 3 meses a contar do dia que sair da Europa. Isso mesmo, ele precisa ter validade de 90 dias depois que deixar o continente e não entrar, portanto, fique atento à este detalhes importante!

Outros países exigem validade mínima de 6 meses, portanto, previna-se e emita logo um novo passaporte se não estiver nestes parâmetros.

Para alguns países, o visto é documento indispensável e para outros não, como por exemplo os países da União Europeia, para os quais atualmente nós não precisamos de visto para entrar no continente, por força de um tratado internacional que o Brasil faz parte.

Para exemplificar melhor, saiba que se for brasileiro você não precisará de visto para entrar nos países que fazem parte do Tratado de Schengen, quais sejam: Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Suécia e Suíça.

Além disso, tenha sempre em mãos a sua apólice do Seguro viagem compre aqui com desconto, Passagem de ida e volta impressa, Comprovante de reservas da acomodação durante a viagem – reserve aqui –  ou uma carta-convite, Comprovante de capacidade financeira.

Confira sempre as vacinas necessárias para entrar nos países de destino, pois deve se preparar com antecedência para garantir a prevenção contra doenças.

+ Para conferir todas os documentos necessários para viajar para Europa clique aqui

+ Para conferir todas os documentos necessários para viajar para os Estados Unidos clique aqui

 

TRACE UM ROTEIRO COERENTE

 

Nós sabemos que a vontade de conhecer todo os países do mundo em um curto espaço de tempo atinge todos os viajantes, não é mesmo?

Mas, a verdade é que a sua experiência será muito melhor se você traçar um roteiro realista e coerente ao invés de tentar abraçar o mundo na sua primeira viagem, pois terá tempo de qualidade para aproveitar cada momento.

Este é o momento de acalmar, de racionalizar e ponderar, para não cometer excessos que comprometam a qualidade de sua viagem, por mais difícil que isto possa parecer.

A nossa sugestão é que você faça uma lista dos países que você mais sonha em conhecer e comece daí, verificando a viabilidade de combinar estes destinos em uma viagem e analisado quantos dias precisa para aproveitar o local.

Pergunte a si mesmo: O que faz meu coração bater mais forte? Prefiro praia, montanhas ou cidades? Quais são as experiências que quero viver em minha primeira viagem internacional?

Neste momento, é importante considerar orçamento, seu perfil de viajante e estação do ano, para fazer a melhor escolha possível.

 

ESCOLHA HOSPEDAGEM COM BOM CUSTO BENEFÍCIO

 

Uma das principais decisões de uma viagem é a escolha da hospedagem, pois será ela que vai determinar a forma como você se sente acolhido em um lugar novo.

Cada viagem tem um clima singular e só analisando fatores como sua disponibilidade financeira, seus interesses de viajante e a rotina de sua viagem, que poderá ser decidido o melhor lugar para se hospedar.

Há muitas opções de hospedagem em diferentes categorias, como hostels (albergues), resorts, hotéis, pousadas, aluguel de apartamento e até acampamento.

Você deve definir qual o seu perfil de viajante e o que você espera da sua hospedagem para fazer a melhor escolha.

 

# Hotéis, Pousadas e Resorts: Um excelente site de buscas gerais de opções de resorts, hotéis e pousadas é o Booking.

Através do Booking você pode consultar as opções de hospedagem, valores e disponibilidades, além de poder reservar diretamente no portal. O site é uma das plataformas mais completas e seguras de reservas de acomodação e é uma excelente ferramenta para o planejamento de viagem.

# Albergues: Se você estiver procurando uma opção de hostel (albergue), é bom procurar no site Hostel World, que conta com diversos estabelecimentos credenciados e oferece muita segurança na reserva.

O que mais gostamos neste site é o fato de que podemos comprar um “seguro cancelamento” para não perder o valor já pago pela reserva em caso de desistência da viagem.

# Aluguel de apartamento: Para aluguel de apartamentos indicamos o incrível Air Bnb, uma plataforma com diversos apartamentos disponíveis para aluguel de curta, média e longa duração.

Já ficamos hospedadas em diversos apartamentos e indicamos muito a experiência. O Airbnb vem transformando as perspectivas de viagem de muitos viajantes e é uma excelente opção. Clique aqui para verificar o nosso post completo sobre o Air Bnb.

 

Você também deve consultar diversos blogs de viagens com dicas de hospedagem, pois dessa forma poderá ter certeza que as opções são de fato interessantes. Use e abuse do Google!

 

NUNCA VIAJE SEM O SEGURO

 

Para Europa, o seguro viagem é obrigatório e deve conter cobertura mínima de € 30.000 para garantir a execução do auxílio médico em caso de doença ou acidente, valor estipulado por atender todos os países pertencentes ao tratado.

Se você planejar visitar os seguintes países, vai precisar de um seguro específico: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Quatro novos integrantes permanecem em fase de implementação: Liechtenstein, Bulgária, Romênia e Chipre.

Para os outros países, o seguro saúde não é necessário, mas sim indicado e você pode escolher qual o limite de prêmio.

Seja como for, não saia de casa sem o seu seguro viagem, pois ele te dará segurança contra imprevistos em sua jornada. Imprima e leve a carta que comprova a sua cobertura para apresentar na imigração se for necessário.

Dica: Alguns cartões de crédito oferecem o seguro de viagem totalmente grátis para os seus assinantes. Antes de contratar com alguma seguradora verifique com a sua operadora do cartão se esse serviço está disponível para você.

Você também deve levar para a viagem os remédios que costuma usar, pois em seu destino você pode ter dificuldade para encontra-los. Não deixe de fora um antialérgico, um antitérmico e um remédio para enjôo.

 

# Qual o melhor seguro para sua viagem?

Nós somos afiliadas da Mondial Seguros, que efetua a cotação e emite apólices de diversas operadoras de seguro viagem do mundo.

A Mondial é uma das melhores operadoras de seguro viagem do mundo.  E quer uma notícia boa?

Se você reservar pelo link do blog ganha 15% de desconto em qualquer plano de seguro viagem. Basta entrar no link e digitar o código de desconto abaixo.

Depois de preencher os campos de destino e datas da viagem insira o seu código de bônus para ter 15% de desconto na compra. Código: 15%

Além da Mondial, somos parceiras da Real Seguro Viagem, que opera e comercializa os melhores seguros de viagem do mercado. Na carteira de seguros da Real, você vai encontrar a Sulamérica, GTA, Assist Card e outras!

+ Para acessar o site e fazer cotações clique aqui e garanta já o seu seguro viagem com a melhor cotação do mercado.

 

LEVE POUCA COISA NA MALA OU MOCHILA

 

Talvez você ainda não saiba, mas poucas sensações são tão boas quanto viajar leve, sem muitas preocupações em carregar/perder/extraviar mala por aí.

Não há nada pior do que limitar uma viagem pela quantidade de bagagem que leva e passar por momentos difíceis ou ter que gastar mais do seu suado dinheiro em táxi para obter comodidade.

A verdade é que precisamos de poucas coisas para levar em uma viagem e a máxima é que todas elas sejam práticas e úteis, pois se não forem elas não serão necessárias.

Não se esqueça que quem viaja leve vai mais longe e é exatamente isso que você quer, não é mesmo?

+ Para consultar todas as nossas dicas de como arrumar mala, mochilão, organização e muito mais clique aqui.

 

NÃO TENHA PRESSA

 

A euforia que nos acomete a cada viagem nunca poderá ser comparada com o frio da barriga da primeira.

A vontade é de sair correndo, esgotar os roteiros, conhecer tudo e todos no menor prazo de tempo, mas quer um conselho? Resista à esta impulso e viaje com calma.

Viajar não é colecionar carimbos no passaporte, mas sim viver experiências reais e inesquecíveis e você nunca conseguirá viver tais momentos se não tiver calma para reparar nos detalhes e sutilezas de cada momento.

Não entre no joguinho da competição por carimbos no passaporte, mas sim viva cada momento com atenção e presença, conheça o interior do país, sente-se numa mesa com locais e absorva a verdadeira essência do destino.

Ao viajar mais devagar, com consciência, é possível também economizar dinheiro, pois você poderá escolher meios de transportes, restaurantes e acomodações locais e com as características próprias do lugar.

No final, tenha orgulho de dizer que conheceu os lugares que viajou e não que visitou todos os lugares do mundo, pois são estas experiências que vão contar no seu desenvolvimento pessoal.

 

PROGRAME O MOMENTO DO DESCANSO

 

Em nossas primeiras viagens sentimos a ansiedade do viajante jovem, que quer conhecer tudo e não deixar passar nada, nada mesmo.

Nós saíamos do hotel cedo, caminhávamos muito durante o dia e chegávamos no hotel exaustas para descansar e recomeçar a maratona no outro dia. Sim, esse foi um momento importante e nós temos memórias incríveis deste período.

No entanto, hoje temos outra visão sobre as nossas viagens e um hábito que criamos foi o de programar momentos de descanso e de contemplação a cada dia, seja tirando uma soneca embaixo de um coqueiro em uma praia paradisíaca ou sentando em um café e praticando o people whatching.

Faça um favor a você mesmo e programe estes momentos em seus roteiros e verá o quão prazerosos e reconfortante eles serão!

 

NÃO LEVE A TIMIDEZ NA MALA

 

Quer viver todas essas experiências maravilhosas que falamos durante o post? Ótimo, então, deixe a timidez em casa e em seu lugar leve a disposição para fazer amigos.

Iniciar uma conversa com um estranho, ajudar alguém ou pedir informações requer jogo de cintura e ao viajar você poderá praticar a sua capacidade de socializar e adequar a cada ambiente.

Pode até parecer uma ideia estranha para você e a timidez pode ser hoje uma barreira insuperável na sua vida, no entanto, saiba que a sua primeira viagem internacional é o momento perfeito para livrar-se destas amarras e arriscar novas atitudes!

Converse com os viajantes que estão ao seu redor, fale com os habitantes locais, com os atendentes dos lugares que passar e verá o quão gratificante pode ser estas trocas de experiências.

 

CONTROLE O ORÇAMENTO, MAS PERMITA-SE ALGUNS LUXOS

 

Quem nos acompanha sabe que um dos nossos lemas é de que não é necessário ser rico para viajar, basta programação.

Isso mesmo, é possível viajar de forma econômica e estabelecer uma programação para economizar o dinheiro necessário para visitar lugares únicos e viver momentos inesquecíveis. Inclusive, vai descobrir que a maior parte das experiências incríveis é totalmente gratuita e cabe a você identificar as oportunidades.

Estabeleça como prioridade a escolha de destinos compatíveis com o seu orçamento e momento de vida e será capaz de extrai o máximo das suas viagens. Mas, não se esqueça que alguns gastos são necessários e vão compensar no futuro, juntando-se ao seu baú de experiências de vida e deixando a sua vida mais colorida e mágica.

Por exemplo, não deixe de fazer pelo menos uma refeição em um restaurante bom, visite os museus que gostaria, mesmo que as entradas sejam pagas e evite dormir em acomodações desconfortáveis e ficar com uma péssima impressão do destino.

Vai ver que as vezes, comer bem ou dormir em um quarto mais bem equipado são pequenos luxos, mas que valerão a pena, principalmente se você estiver viajando  longo prazo 🙂

Seja consciente e negocie os preços, evite restaurantes turísticos, caminhe ao invés de utilizar transporte público, mas não perca a oportunidade de viver as experiências mais incríveis e arriscar até mesmo a sua segurança ou sua saúde na economia.

 

NÃO SE ATENHA AOS GUIAS DE VIAGEM

 

Planejar uma viagem é extremamente importante, principalmente a sua primeira aventura no exterior.

Somos verdadeira control-freaks da organização e sair de casa sem um roteiro bem definido, acomodações reservadas e passeios planejados é um grande martírio para nós.

Mas, ao mesmo tempo, depois de viajar bastante, concluímos que a vida pode nos surpreender bastante quando se está viajando e há sempre oportunidades para sair do plano e viver algo mais incrível ainda.

Sendo assim, sugerimos que você consulte os guias e os blogs de viagem, mas utilize-os com moderação, sempre adequando as dicas à sua realidade e expectativas.

Não faça a besteira de fazer refeições somente nos restaurantes indicados, visitar apenas aqueles locais e comprar nas lojas sugeridas. Ao invés disso, explore e surpreenda-se com que está lá disponível para você naquele momento.

Pergunte aos locais, questione os funcionários do hotel/hostel e certamente encontrará dicas que não estão aqui neste blog e nem mesmo nos guias do lonely planet.

E, claro, desenvolva a habilidade de seguir os seus instintos e intuição e verá que a sua viagem vai seguir o seu perfil e não o dos outros.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

advert-image