Viajar e planejar viagens não é apenas o nosso hobby, como também a nossa profissão, além da advocacia. Para saber mais como funcionam os roteiros personalizados e encomendar o seu clique aqui.

Apesar de termos vasta experiência nesta atividade, nunca havíamos feito uma viagem tão longa quanto essa última – consulte todos os detalhes do roteiro neste post – e acabamos descobrindo que as viagens de longo termo são bastante diferentes das que geralmente fazemos nas férias, com duração máxima de 1 mês.

Isso mesmo, uma viagem longa requer muito mais preparo e capacidade de improviso que imaginávamos e para te ajudar a planejar a sua (ou a menos se preparar psicologicamente) resolvemos escrever sobre algumas essenciais que descobrimos no caminho.

Antes de seguir, gostaríamos de te encorajar a realizar o seu sonho de fazer uma viagem longa e afirmar que esta foi uma das mais incríveis experiências que já tivemos na vida.

Mas, este é o tema para outro post, já que o assunto merece ser tratado com mais profundidade. Por enquanto, vamos ficar nas dicas práticas e preciosas para te auxiliar no planejamento de uma viagem longa.

 

NÃO PLANEJE TODO O ROTEIRO

Essa, talvez, tenha sido a maior lição desta viagem!

Sim, pela primeira vez na história eu ( control freak da organização ) estou admitindo que é muito importante deixar espaços livres e possibilidades de mudança em viagens.

Por mais improvável que possa parecer antes de cair na estrada, acredite que durante o percurso você vai mudar muito e vai começar a entender de verdade o que te faz bem e o que não te faz durante uma viagem.

Veja bem, viajar por 15, 20, 30 dias é uma coisa e você pode tolerar situações e experiências que na verdade não estão alinhadas com você, mas que de alguma forma não ganham muita relevância quando se tem pressa.

Outra coisa totalmente diferente é pensar em passar os próximos 6 meses, 1 ou até mesmo 5 anos tendo que conviver com escolhas feitas antes de você vivenciar a sensação de liberdade que uma viagem longa te traz.

Com isso não estou querendo dizer que não vale a pena planejar o seu roteiro minimamente, mas sim que encontre um ponto de equilíbrio entre o plano inicial e as mudanças que certamente irão ocorrer no meio do caminho.

Por diversas vezes pensamos em mudar nosso roteiro, mas aí chegamos no problema te ter reservado e pago algumas acomodações e afins com antecedência e sobre isso vamos tratar no próximo tópico.

 

NÃO COMPRE TUDO COM ANTECEDÊNCIA

Um dos maiores arrependimentos que tivemos nesta viagem foi ter reservado e pago muitas acomodações com antecedência.

Viajar com tudo certo e pago é uma maravilha para quem faz uma viagem convencional, mas tenha a certeza que esta é uma das piores coisas que pode fazer por si mesmo em uma viagem de longo prazo.

Dói demais ter que seguir viagem e deixar o local que está quando se quer ficar…é algo que contraria o objetivo de deixar fluir e ir construindo aos poucos uma viagem de longo prazo.

Por isso, acreditamos verdadeiramente que vale muito mais a pena reservar tudo tudo mesmo com opção de cancelamento gratuito e se possível em até 48 horas.

+ Para fazer reservas com cancelamento gratuito no Booking clique aqui e ajude o blog com uma pequena comissão 🙂

Mas, por favor, não confunda pagar com reservar, já que a verdade é que as reservas de hotéis, aluguel de carro, atrações etc são extremamente importantes se pretende aproveitar ao máximo e evitar stress desnecessário.

Até porque, na maioria das vezes sai muito mais caro reservar em cima da hora, primeiro porque as melhores opções custo benefício geralmente esgotam rapidamente e também porque reservando com antecedência é possível encontrar muitas ofertas interessantes.

Por isso, a nossa dica é que reserve a maioria das acomodações e afins, mas sempre com opção de cancelar e alterar gratuitamente, para poder adequar às suas mudanças de planos.

 

PACK LIGHTER, GO FURTHER

Ah, este talvez seja um dos grandes lemas de nossas vidas.

Costumamos viajar de mochilão ou bagagem de mão e ser econômicas neste sentido sempre nos foi útil, mas esta máxima toma outra dimensão quando se fala em viagens longas.

A verdade é que babagens reduzidas, com apenas o essencial, são cruciais para o sucesso de uma viagem de longo termo.

+ Para conferir todas as nossas dicas sobre como organizar uma bagagem reduzida e leve clique aqui.

Isso mesmo, é impossível viajar com o dispensável, com o excedente e na verdade se pensar bem esta é uma das grandes metáforas da vida!

Carregar o que não lhe é útil, não te acrescenta é algo que realmente não vale a pena em qualquer circunstância, por isso nem pense em começar a planejar uma viagem longa se não for desta forma.

 

ESTEJA PREPARADO PARA IMPROVISAR

Durante uma viagem convencional é provável que tudo saia como planejado e na verdade nunca tivemos qualquer problema com o planejamento inicial.

Mas, é impossível viajar a longo termo sem que nenhuma intercorrência, problema ou até mesmo alterações voluntárias no plano inicial aconteçam.

Por isso, saiba que você será testado a todo instante no que concerne à sua capacidade de improvisar e encontrar soluções criativas e inovadoras para as situações.

Isto é ruim? De jeito nenhum…na verdade essa intensidade te faz crescer muito. Mas, por outro lado pode ser extremamente cansativo se o seu planejamento não for minimamente eficiente.

Por este motivo, sugerimos que faça o seu dever de casa e pesquise o mínimo sobre os destinos.

 

PESQUISE O MÍNIMO SOBRE OS DESTINOS

É impossível preparar um roteiro todo amarradinho, com todas as informações de transporte, acomodações, alimentação etc quando se planeja uma viagem longa.

Por outro lado, é extremamente desaconselhável viajar sem saber o mínimo sobre os destinos escolhidos.

Sendo assim, saiba desde já que você terá que se esforçar para pesquisar e absorver informações básicas porém muito importantes como moedas, taxas de câmbio, dicas de segurança, restrições de cada país etc.

Essa parte fica a critério do viajante, pois há quem prefira guias de viagem, obter informações com pessoas ou até mesmo utilizar a internet e os blog para se manter informado. O importante mesmo é não deixar esta parte para trás 🙂

 

RESERVE DIAS PARA DESCANSAR

Sim, é possível ficar cansado de tanto viajar!

Apesar de este não ser o pensamento mais comum que vem quando se imagina uma viagem, mas a verdade é que viajar cansa tanto ou muito mais do que trabalhar.

Nós somos verdadeiras formiguinhas incansáveis em viagens, mas precisamos admitir que depois de 2 meses sem parar estamos cansadas de verdade.

Caminhar bastante, acordar cedo e aproveitar o dia ao máximo é a rotina que todo viajante adota e apesar de manter a alma sempre incansável não é isto que acontece com o corpo.

Por isso, reserve dias em seu roteiro de viagem a longo prazo dedicado apenas ao descanso e nada mais.

Para a nossa viagem de volta ao mundo, estamos planejando separar um dia a cada semana e a cada 45 dias, 7 de descanso.

É claro que você pode adequar esse plano da forma que for mais conveniente para você de acordo com o seu perfil de viagem, mas nem pense em desprezar esse conselho.

 

RESERVE APARTAMENTOS SEMPRE QUE PUDER

Não sei quanto a vocês, mas nós amamos nos sentir “em casa” durante as viagens.

Não há nada como terminar o dia e pensar “vamos para casa” e chegar e encontrar todo ou parte do conforto de um lar.

Na verdade, consideramos que esta condição é indispensável quando se pensa em viajar a longo prazo e por mais que você goste de se hospedar em hotéis, certamente vai sentir falta de um aconchego.

Por isso, usamos muito o Airbnb – para ganhar R$ 100 de bônus na sua primeira reserva clique aqui.

+ Se não conhece o Airbnb ou quer saber mais sobre como funciona a plataforma clique aqui e acesse o post completo.

Certamente fez e faz toda a diferença em nossas viagens e poder cozinhar, sentar em uma sala para assistir a um filme são luxos que você vai apreciar muito quando estiver “na estrada”.

Sendo assim, busque alugar apartamentos e montar bases confortáveis de tempos em tempos ( ou quase durante a viagem toda como nós fizemos ).

 

TENTE COZINHAR

É maravilhoso viajar e experimentar novos pratos e sabores, não é mesmo?

Sim, apesar de conviver com nossas intolerâncias alimentares, nós adoramos viver experiências gastronômicas em viagens.

Mas, não tem nada, repito, nada como ter a segurança e o conforto de comer em casa, com os ingredientes, tempero e receitas que você conhece e que te deixam bem.

Em uma viagem de longo prazo poder cozinhar e se alimentar de forma saudável é uma necessidade, portanto sempre que possível faça essa opção.

 

MANTENHA CONTROLE DE DESPESAS DIÁRIO

Pode até ser um saco ter que fazer controles de orçamento diariamente, afinal de contas você está em viagem, não é mesmo?

No entanto, se não quiser perder o controle do seu planejamento orçamentário e ter problemas durante a viagem, sugerimos que adote este ritual.

Pode ser em uma caderneta, no smartphone ou até mesmo em planilha no computador. O importante é que este controle seja feito e diariamente.

É muito fácil perder a dimensão do que se gasta, mas não se você mantiver a disciplina de não só observar, como também registrar as suas despesas para consultas posteriores.

 

FAÇA UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO REALISTA

O planejamento financeiro é sempre um tema polêmico quando se fala em viagens longas, não é mesmo?

Estimar quanto se vai gastar não é tarefa fácil, principalmente quando se tem diferenças de custos tão grandes entre países ou regiões.

Mas, este é um trabalho necessário para evitar que a viagem seja contaminada com os sentimentos de preocupação e medo.

Faça um planejamento realista, considerando as despesas essenciais e deixando margens diárias para gastos supérfulos.

Além disso, sempre coloque margens para emergências, pois elas certamente vão acontecer e você vai agradecer por ter contado com isso.

 

SEMPRE TENHA DISPONÍVEL DIVERSAS FORMAS DE PAGAMENTO

Durante a nossa viagem o cartão de crédito mais importante foi clonado e tivemos que esperar por praticamente 20 dias a chegada de outro emergencial.

Sentimos na pele o alívio de ter outras formas de pagamento e se não fosse por isso teríamos problemas muito sérios.

Por isso, além do dinheiro vivo, sugerimos que viaje com um cartão pré pago carregado com algumas moedas diferentes e pelo menos dois cartões de crédito para evitar problemas maiores.

 

DESBLOQUEIE SENHAS E DEIXE PROCURAÇÕES

Antes de sair, é indispensável que tente desbloquear as senhaspara acesso remoto de banco e outras plataformas que sejam indispensáveis para você.

Quando se está viajando é muito difícil conseguir editar e habilitar certos serviços, portanto antecipe-se e deixe tudo organizado.

Além disso, deixe algumas procurações com pessoas de confiança, para que possam te representar em atos indispensáveis enquanto estiver fora do país.

 

ALTERE TELEFONE DE COMUNICAÇÃO PARA E-MAILS E BANCO

Um dos grandes problemas que tivemos e que poderia ter sido evitado foi não ter alterado os nossos contatos com o banco e provedores de e-mail.

Esta é uma ação prática, mas que pode te ajudar muito se você não tiver planejando levar consigo o chip brasileiro ativado com roaming para a sua viagem.

O resultado prático disto é que você poderá evitar que seus recursos em banco fiquem retidos sem que você possa movimentá-los pela internet – o que pode ser um pesadelo para uma viagem longa!

Tão grave quanto isso é perder o acesso aos seus e-mails por não poder receber sms com códigos de segurança para fazer login em outras redes pelo mundo.

Por isso, planeje-se com antecedência e altere os seus contatos deixando o seu número futuro ou até mesmo de um ente de confiança para não ter problemas como estes.

 

LET GO OF CONTROL!

Por fim, aconselhamos seriamente que se você estiver planejando uma viagem longa comece a trabalhar a sua necessidade de controle sobre as situações.

Para nós, esta foi uma parte difícil e continua sendo uma luta diária abrir mão de nossa necessidade de prever e controlar as situações.

A verdade é que a vida não funciona desta forma e esta lição fica cada vez mais evidente quando se está viajando a longo prazo.

É isso, a vida é uma grande montanha russa e tudo que você pode fazer é manter o seu equilíbrio e cultivar a sua integridade.

Todo resto vai passar e mudar a cada instante e você deve saber seguir o fluxo ou mudar a direção da forma que mais te interessar.

Pensamentos como o que vou fazer quando voltar ou o que pode acontecer enquanto estiver viajando são verdadeiramente inúteis, pois tudo muda tão rápido que quando e se você voltar você será outra pessoa e todo o resto terá mudado também.

O importante é tomar uma decisão consciente e abraçar a oportunidade de viver, conhecer e se transformar.

Sim, viajar é um presente que você pode dar a si mesmo e uma viagem mais longa pode ser muito gratificante se você estiver preparado ou disposto a se encontrar e ao mesmo tempo se reinventar.

Por isso, não tenha medo e comece a trabalhar os seus medos, controles e angústias, pois no final das contas quem faz a viagem é você, o viajante!

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

advert-image