Dicas para escrever a página Sobre para o seu blog

Escrever uma página com o objetivo de se apresentar aos leitores não é fácil, mas neste post você vai encontrar todas as dicas para escrever a página Sobre para o seu blog e tirar de letra essa tarefa!

Se você chegou aqui é por que está diante do dilema que acomete todos os autores de blog – que é o de como se apresentar aos leitores, mostrar para eles a sua personalidade, o carinho que você tem com o projeto e cativa-los de uma forma única. E é bom que saiba desde já que você não está sozinho, pois todos nós blogueiros já hesitamos muito para escrever essa bendita página e vira e mexe voltamos para edita-la.

Isto porque, a página Sobre é uma das mais importantes em seu blog e deve ser planejada e atualizada com muito cuidado. Ela geralmente é uma das páginas mais populares do blog e tem como seu maior papel conectar o autor ao público e desta forma criar uma comunidade que volta para conferir o conteúdo com frequência e que promove a sua página.

Essa conexão com os leitores é o objetivo maior de todos os blogs e por isso é crucial que invista tempo e energia ao escrever (ou reescrever) a sua página Sobre. Seja chamando a página de Sobre, About, O-A blogueiro-a, Quem somos ou qualquer outro título, o importante é focar no conteúdo e torna-lo único.

E para te auxiliar a otimizar essa ferramenta, organizamos as dicas a seguir 🙂 Confira também o passo a passo de como criar um blog de viagem

 

CONSELHO MAIS IMPORTANTE PARA ESCREVER A SUA PÁGINA SOBRE

 

Através da página Sobre, o seu objetivo maior será criar uma conexão especial com os leitores e fazer com que sintam como se tivessem conversando com amigos.

As pessoas se identificam com outras, com histórias, com personalidades e por isso é importante que se mostre para elas da forma mais acessível e espontânea possível. Mostre para os seus leitores quem é a pessoa por trás dos textos que terão acesso no blog, tentando interagir da forma mais orgânica possível.

Tenha sempre em mente que para os leitores, é muito importante saber a sua história, o que te move e o motivo pelo qual se dedica tanto ao blog. Inspire admiração e acima de tudo identificação nos seus leitores e esse será o primeiro passo para construir uma comunidade!

 

SEU PÚBLICO EM PRIMEIRO LUGAR

 

Quando estiver pensando no conteúdo da sua página Sobre, a primeira coisa que deve ter em mente é a sua audiência. Isso mesmo, você pode até estar escrevendo uma página sobre você, mas na verdade tudo deve girar em torno  dos seus leitores e em como conquistá-los, já que em última análise oferecer conteúdo de qualidade para os seus leitores é o objetivo do blog.

Sendo assim, a primeira pergunta que deve fazer e responder é “quem é o seu público alvo”, “o que seus leitores querem ver” e “o que você pode fazer por eles”.

Neste ensejo, é importante que você deixe claro logo no início de sua página Sobre a identidade de seu público alvo ao responder as perguntas acima à sua maneira, e desta forma criará uma conexão instantânea com aqueles que deseja atingir com o seu blog.

Procure deixar claro também como você pode ajudar a sua audiência e demonstre com links e ou exemplos o que você já fez por outros, pois histórias de sucesso criam rapidamente confiança e conexão com os leitores.

De forma resumida, primeira e mais importante dica é: Em vez de começar por falar sobre o que você faz, comece a sua página Sobre com uma linha ou duas sobre por que e para quem você faz isso e isso fará uma enorme diferença em sua relação com o público!

Pode até parecer difícil escolher estas duas linhas, mas ficará fácil quando você alcançar as respostas para as perguntas a respeito da imagem do mundo, sociedade, estilo de vida e mudança que você está tentando construir com o que você faz.

 

MOSTRE AOS SEUS LEITORES O QUE VOCÊ TEM PARA OFERECER

 

Depois de convencer os seus leitores que eles chegaram no lugar certo para encontrar o tipo de informação que você publica, chegou a hora de falar sobre o blog!

Esse é o momento de explicar mais aos seus leitores sobre o que torna o seu blog único e por que você é diferente dos outros autores. Deixe claro qual o tipo de conteúdo que vão encontrar em seu blog e o que eles devem esperar sempre que voltarem à sua página.

Diga-lhes por que você considera o seu blog especial e exponha a sua dedicação em criar conteúdo pensado para eles, mas não se limite a apenas listá-los e em vez disso tente tornar a leitura a mais divertida possível.

Tente traduzir as credenciais de seu blog ou negócio em uma analogia que ajude seu público a entender o que esse tipo de crédito significa na sua área de atuação. Aqui, é importante destacar as coisas que dão a credibilidade de sua empresa, como por exemplo publicações e parcerias com veículos importates e prêmios já recebidos.

Também vale a pena expor a quantidade de pessoas vinculada às suas mídias sociais, lista de email, visitas mensais, para mostra-los que as pessoas confiam em você e no seu conteúdo, e que vale a pena fazer o mesmo!

Mas em vez de exibi-los de forma prepotente, comunique-os de forma divertida e dessa forma conseguirá a admiração deles sem ser grosseiro.

 

APRESENTE-SE

 

Se o seu leitor continuou lendo a sua página Sobre é porque ele se identificou com a sua descrição sobre o blog e está interessado em consultar as suas dicas e perspectivas. Esse é o momento de deixá-los se aproximar de você, ao apresentar-se, contar sua história e seus valores.

Vale apostar em mostrar  quem você é além do trabalho e até mesmo fatos curiosos sobre sua personalidade ou histórias de vida, para permitir que os leitores criem laços pessoais com você e o distingua da concorrência.

Também é importante falar sobre o que o inspirou a criar seu blog e como você começou com esse projeto. Se você os contar sobre suas peculiaridades, vai dar a sua audiência um motivo para se sentir ainda mais conectado com você, mas tenha cuidado e certifique-se que a história é relevante para o seu blog e lembre-se que o seu público não precisa conhecer todos os detalhes de sua vida.

 

PUBLIQUE UMA OU ALGUMAS FOTOS

 

Para criar a sensação de identificação e confiança com os seus leitores, é importante mostrar o seu rosto e fazer com que eles te conheçam. Vale a pena apostar em uma foto com olhar direcionado para os leitores, para fazer com que se sintam observados.

Uma boa ideia é compartilhar também fotos de seu local de trabalho, mostrando detalhes da sua produção, pois as pessoas adoram ver as cenas dos bastidores e entender como e de onde você produz o conteúdo.

Não se esqueça que compartilhar algumas fotos de qualidade e com personalidade é extremamente importante, pois mostra que você é um verdadeiro ser humano e que as pessoas podem confiar em suas opiniões e criar laços com o seu conteúdo.

 

CHAME-OS PARA AÇÃO

 

Ótimo, agora que você mostrou aos seus leitores mais sobre você e sobre o seu conteúdo deve criar o engajamento que precisa para fazer com que eles explorem o seu site e acessem os posts que você preparou para eles com todo cuidado.

É importante que suponha que os leitores de seu blog são novos e que não sabem para onde ir em seguida, portanto, forneça recomendações de ações para tornar a visita mais agradável e proveitosa para ambas as partes.

Você prefere que seus leitores acessem uma lista de post específica? Ou uma página específica? A melhor forma de direcionar os seus leitores são frases chamativas como por exemplo, “Antes de começar, venha…” ou “Você está interessado em … mais? Clique aqui e veja como…”. Em nossa página Sobre, direcionamos os leitores para a “landing page” Comece aqui, onde poderão escolher o tema da pesquisa e começar a explorar o blog.

Além disso, deixe bem claro como eles podem entrar em contato com você, seja através de email ou link para página de contato, direcionando-os para as páginas corretas.

 

CONVIDE-OS PARA A SUA COMUNIDADE

 

Ao final da página “sobre”, dê a sua audiência a oportunidade de ficar conectado com você e com a comunidade de pessoas interessadas nos mesmos assuntos. Esta conexão pode ser feita através das mídias sociais, através do registro em sua lista de e-mail, ou ambas!

Não deixe de incluir também links para sua conta Pinterest, Facebook e Instagram, juntamente com um formulário de inscrição para sua lista de e-mail e faça com que a associação seja a mais prática possível!

 

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