Roma é uma cidade super visitada e popular e não é difícil encontrar informações sobre o destino. E neste post você vai encontrar dicas preciosas de viagem para visitar Roma.

Consideramos-a uma cidade fácil para circular e conhecer e a maioria das pessoas falam ou pelo menos tentam te ajudar em inglês e você dificilmente terá problemas por lá.

Mas toda o destino tem as suas peculiaridades e algumas dicas são fundamentais para que você aproveite a viagem da melhor forma.

Preparamos uma lista de dicas rápidas e preciosas para ajudar você a se apaixonar ainda mais por Roma.

Clique aqui para acessar o Guia Completo de Roma – Com todas as informações para a sua viagem.

+ O SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA ITÁLIA – LEITORES DO BLOG TÊM 15% DE DESCONTO – CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS INFORMAÇÕES E COMPRAR O SEU!

 

– Pesquise sobre a cidade e conheça o mapa de Roma antes de viajar

 

Nós publicamos uma sugestão de roteiro para ajudar você a planejar uma viagem a cidade eterna. Leia-o com atenção, clicando aqui.

Não deixe de olhar o mapa da cidade para entender que os nossos roteiros diários são idealizados de forma coerente, de modo que você possa se locomover com um fluxo interessante e contínuo, sem precisar utilizar transporte público para ir de um lado ao outro desnecessariamente.

Entenda a região onde vai se hospedar e visualize a proximidade com atrações, restaurantes, transporte público e etc.

Se fizer o seu dever de casa garanto que a sua viagem será muito mais incrível e tranquila.

 

– Não se esqueça do código de vestimenta para entrar na maioria das igrejas

 

Lembre-se que não é permitida a entrada nas igrejas com trajes muito curtos, decotados e com ombros de fora.

Mesmo que visite a cidade no verão não deixe de levar um chale para cobrir-se e garantir o seu passeio.

Shorts e bermudas também não são aceitos pelos fiscais da entrada. Leve na mala algumas peças chaves para aproveitar o máximo da cidade.

 

– Nem pense em alugar carro para conhecer Roma

 

Em Roma o tráfego é caótico, principalmente no centro, onde a maioria das atrações turísticas estão localizadas, e além disso, ao alugar um carro você vai perder o melhor da cidade, que são os passeiospelas suas ruelas que fazem com que você se perca e descubra locais maravilhosos.

Não tem sentido algum utilizar carro para se locomover por Roma e recomendamos fortemente que nem pense nessa alternativa!

 

– Esqueça os taxis

 

Em Roma se prepare para andar muito. Os mapas, aplicativos e a comunicação serão os seus melhores amigos de viagem.

É possível fazer a maioria dos roteiros a pé e quando isso não for possível opte pelo transporte público, que consiste em ônibus, metrô e bondes.

Se você precisar utilizar taxi não se esqueça de combinar o preço antes de entrar no carro para não cair em roubada. Roma é uma cidade muito turística e há os que se aproveitam disso.

 

– Evite filas e faça reservas com antecedência

 

Há muito o que ver e fazer em Roma e o visitante pode se assustar com a possibilidade de não conhecer tudo que gostaria.

Dá para se organizar com antecedência e reservar alguns pontos turísticos de Roma, como o Vaticano e a Galeria Borghese. Para saber como comprar e reservar o Museu do Vaticano, clique aqui.

Para economizar tempo com as filas do Coliseu utilize o Roma Pass, cujo maior benefício é oferecer filas especiais para os portadores do passe. Se não tiver interesse em adquirir o passe, inverta a ordem das visitas e vá primeiro para o Foro Romano e Palatino e depois para o Coliseu, pois desta forma estará no contra fluxo da multidão de turistas. Para saber as nossas impressões sobre o Roma Pass, clique aqui.

Faça o planejamento de viagem antes de sair de casa e não vai se arrepender, pois terá tempo para conhecer mais e melhor as atrações imperdíveis da cidade eterna.

 

Clique aqui para comprar seus ingressos com antecedência e segurança através da Ticketbar.

 

Ao adquirir seu Roma Pass através do link indicado você não paga nada a mais e ainda ajuda o blog a ganhar uma pequena comissão para que as nossas viagens se tornem cada vez mais constantes e o nosso conteúdo mais completo. Obrigada 🙂

 

– Perca-se pelas ruelas da cidade eterna sem medo

 

As atrações imperdíveis de Roma não podem deixar de ser visitadas. Clique aqui para visitar a nossa lista top 10.

Contudo, se você realmente quiser entrar no espírito da cidade e descobrir as suas maravilhas que não estão presentes nos livros, se perca, sem medo e com tempo para explorar e se deixar surpreender.

Trace rotas únicas e de acordo com os seus interesses e verá que Roma pode ser diferente para cada um de seus visitantes.

 

– Conheça os mercados e feiras de rua de Roma

 

Não deixe de conhecer e observar as feiras de rua em Roma. O Campo de Fiori é um excelente local para participar de um mercado urbano, mas é também o mais voltado para os turistas e tem os preços mais elevados.

O Testaccio, Borguetto Flaminio, Piazza Verdi, Piazza dell”Emporio e Via Margutta e Porta Portese são os mais tradicionais e podem ser incluídos em sua visita a Roma.

 

– Se tiver tempo, entre em todas as igrejas, capelas e monumentos que encontrar no caminho

 

Roma é por si só um museu, que carrega inúmeras obras de artes ao ar livre ou abrigadas em igrejas, capelas, museus e monumentos.

Entre, explore, ouse e vai ser recompensado com muitas surpresas que complementarão o roteiro tradicional sugerido por nós.

Não se esqueça que na luz do dia a maior parte destas atrações estão ainda mais evidenciadas.

 

– Acorde cedo para conhecer Roma de outra perspectiva

 

Roma é uma cidade fervilhante, cheia de turistas, com o trânsito caótico e de conversas com o tom elevado típico dos italianos.

Tente acordar cedo um dia e passear pelas ruelas e pontes de uma forma completamente diferente e se encante ainda mais pela cidade eterna

 

– Você não precisa comprar água

 

As famosas fontes da Roma oferecem aos turistas água a vontade e permitem o abastecimentos das garrafinhas. Faça como os locais, utilize essas facilidades, especialmente em dias de calor extremo.

 

– Use roupas e sapatos confortáveis

 

Para conhecer a cidade se prepare para andar muito, portanto, use roupas e sapatos confortáveis, de preferência vestimenta fresca e sapatos sem salto.

Procure não levar muito peso desnecessário na bolsa ou mochila e cuidado com os furtos.

 

– Quer participar da Benção do Papa no Vaticano?

 

Se quiser participar do evento no Vaticano certifique-se se o Papa está na cidade e leia o nosso post sobre a organizalçao deste passeio. Não se atrase, saiba que o Papa não vai esperar por você!

Clique aqui para acessar o nosso post sobre a Benção do Papa no Vaticano.

 

– Não tire fotos com as pessoas fantasiadas de gladiadores e outros personagens

 

Antes de tirar as fotos com as pessoas fantasiadas pelas ruas de Roma pense se elas são realmente importantes para você e se você está disposto a pagar uma boa quantia de euros às pessoas fantasiadas.

Não existe almoço grátis, muito menos fotos com gladiadores em Roma. Não caia na cilada!

 

– Não deixe de visitar Trastevere a noite

 

Trastevere é um dos bairros mais animados de Roma e conta com uma concentração de bares, restaurantes, cafés e músicos de rua impressionante.

Não se pode afirmar que conheceu o verdadeiro espírito do romano sem visitar Trastevere, passear pelas suas incríveis ruelas e comer uma boa massa no bairro.

 

– A maioria dos Museus fecha segunda-feira

 

Você precisa saber que boa parte dos museus de Roma fecham as portas segunda-feira. Adeque o seu roteiro de modo que não precise perder nenhuma atração incrível da cidade e pesquisa o horário de funcionamento antes.

 

– Experimente a verdadeira culinária Italiana

 

Aproveite para se esbaldar na autêntica culinária italiana em Roma. Não se limite aos restaurantes das piazzas principais, deixe-se levar pelas ruelas e descubra novos locais cheios de personalidade e sabor.


roteiros personalizados

 

Você também pode gostar de:

 

Está procurando um hotel em Roma? Clique aqui e confira as melhores opções do Booking.com. Ao reservar através do nosso link você vai estar ajudando o blog a produzir mais conteúdo de qualidade sem pagar nada a mais por isso!

Dicas de viagem Roma – Um guia completo

As melhores atrações turísticas de Roma – Top 10

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 1º dia.

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 2º dia.

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 3º dia.

Clique aqui para acessar o nosso roteiro de Roma do 4º dia.

Saiba como comprar e reservar o ingresso do museu do Vaticano

Roteiro de 3 dias em Roma – O que fazer

 


seguro