Encontre neste post todas as dicas de viagem de Umeå na Suécia, um destino da Escandinávia que vai te surpreender.

Nós, brasileiros, estamos acostumados a achar que os países nórdicos (especialmente as cidades próximas ou dentro do círculo polar ártico) são frios, escuros, cheios de neve e que por isso as pessoas vivem hibernando. Não é mesmo?

Bom, a verdade é que o clima é realmente complicado, mas o surpreendente mesmo é ver o quão pulsante e criativas podem ser as cidades da região e Umeå é um dos melhores exemplos disto.

Você vai ser recebido por uma cidade estudantil vibrante, criativa, simpática. repleta de bares e restaurantes super interessantes e por moradores apaixonados por cultura e pela natureza.

Gostou da ideia? Confira neste post tudo que você precisa saber sobre este destino fantástico na Suécia – clique aqui para conferir todos os posts publicados sobre o país.

 

INTRODUÇÃO À UMEÅ

 

Umeå foi eleita a Capital Europeia da Cultura em 2014 e ao chegar lá você vai entender por que ela realmente merece este título.

Está situada em uma região de natureza abundante e por isso oferece atividades ao ar livre durante o ano todo, mesmo no inverno, quando anoitece por volta das 14 horas.

Além disso, há uma abundância de eventos e atrações culturais e destaca-se como um dos mais importantes centros estudantis, de pesquisa e produção intelectual, por conta da Universidade, que é uma das melhores do mundo na área de design.

Para aqueles que se intrigaram com a Suécia ao ler a aclamada trilogia “Os homens que não amavam as mulheres”, há também o estímulo de saber que o autor, Stieg Larson é natural de Umeå e foi lá que escreveu seu best seller.

Embora compacta, Umeå é a maior cidade da região Norrland, no norte da Suécia e conta com quase 120 mil habitantes, dos quais 30 mil são estudantes.

 

Está situada a cerca de 600 km ao norte de Estocolmo, mas não faz parte do círculo polar Ártico que começa 400 km a norte da cidade.

Comparada com outras cidades do norte da Europa, Umeå possui temperaturas mais agradáveis, com média de -5 no inverno, fator que a torna uma das mais visitadas da região.

Por lá você também poderá aprender e entrar em contato com a cultura Sami, original desta região e se surpreender com o modelo de vida que criaram para sustentar as adversidades climáticas.

 

QUANDO VISITAR UMEÅ

 

Não há como negar que Umeå é um destino extremo, afinal de contas está bem próxima do círculo polar ártico.

No inverno a luz do sol é escassa e já está tudo escuro por volta das 14 horas e em contrapartida, no verão há sol quase até meia noite!

A natureza por lá é exuberante e se transforma com as estações, então vale a pena programar a sua viagem de acordo com seus interesses.

Ah, importante também saber que o povo Sami, originário da Lapônia tem o seu próprio calendário dividido em 8 estações com diferenças perceptíveis pelos que lá habitam.

O inverno Sami é praticamente igual ao do calendário tradicional e dura de Dezembro a Março, sendo que é nesta época que se pode avistar a Aurora, motivo pelo qual a maioria dos viajantes chega na Lapônia.

No inverno, as temperaturas têm média de -5 Celsius, mas é possível pegar dias mais frios, então vá preparado e confira o nosso post sobre como se vestir para o inverno.

No verão, a média é de 15 Celsius e nesta época as pessoas aproveitam intensamente as atividades ao ar livre, tendo em vista a abundância de luz solar.

Atividades como trilhas, banhos nos lagos, pesca são bem comuns na região.

A escolha da melhor época para visitar Umeå depende muito dos seus interesses de viagem, mas a verdade é que é um destino incrível em todas as 4 (ou 8) estações do ano!

 

COMO CHEGAR EM UMEÅ

 

Por conta da distância, a melhor forma de chegar em Umeå é de avião.

As companhias, Norwegian Airlines, SAS, BRA Finn Air oferecem voos diários saindo da maioria das cidades da Escandinávia ou Europa, geralmente com escala em Estocolmo ou Helsinki na Finlândia.

Cheguei em Umeå 15 horas, no meio de uma tempestade e confesso que me apaixonei pelo clima hostil e pela impiedosa escuridão do norte ali mesmo, dentro do avião.

Parecia que estava chegando em uma base de filmagens do National Geographic na Antártida, com aquele vento rápido que traz a neve em forma de dança.

O aeroporto é bem pequeno, mas moderno e de lá é possível pegar o ônibus Flygbuss  que te leva ao centro da cidade, sendo que o ponto mais conveniente para quem fica na região central é Vasaplan.

O bilhete custa 50 SEK na máquina que fica do lado de fora e 70 SEK se for comprar com o cobrador dentro do ônibus, sendo que ambas as opções podem ser pagas com cartão de crédito.

O ônibus que deve pegar é o de número 80 e a viagem até o centro dura cerca de 15 minutos.

É também possível chegar em Umeå de trem, saindo de praticamente todas as cidades da Suécia. Para consultar os valores e os horários clique aqui.

Para ter uma ideia, a viagem de trem de Estocolmo para lá tem 7 horas de duração e de Umeå para Kiruna, na Lapônia Sueca dura 9 horas.

Também é possível chegar em Umeå de ferry boat em uma viagem de 4 horas vindo da Finlândia, mais especificamente da cidade Vaasa e para conferir os valores e comprar passagem clique aqui.

 

O QUE FAZER EM UMEÅ

 

Umeå tem muito para oferecer aos seus visitantes, seja em seu centro ou nos arredores.

Você pode começar o seu passeio pelo centro da cidade, mais especificamente na Sveagatan, onde vai encontrar muitas lojas e cafés charmosos.

Parece que já era noite, mas na verdade essas fotos foram tiradas 15 horas!

Depois, explorar a Kusgatan e para comer ou para fazer compras, pode visitar o Utopia Mall e logo em frente tirar uma foto com a escultura do ‘Standing Man’.

Se você é fã da trilogia “Os homens que não amavam as mulheres” vai gostar de visitar o café Nya Konditoriet, onde Stieg Larsson escreveu a maior parte da obra.

Depois, siga para conhecer o complexo Väven, onde fica o 

Saindo, siga caminhando nas margens do Rio Umeälven e aproveite a atmosfera do local.

Não deixe de passar na Umeå Stads Kyrka, uma igreja linda de estilo nórdico, que vale a pena conhecer.
Bem próximo está o Bildmuseet, um dos melhores de Umeå, que tem entrada gratuita e não pode ficar de fora de seu roteiro.

Bildmuseet

 

Esta é uma atração obrigatória para os visitantes, especialmente nos meses de inverno, quando escurece mais cedo.

O museu em si já é uma obra de arte com arquitetura arrojada e interessante e vistas para o rio, mas as exposições também não deixam a desejar!

O museu tem entrada gratuita e funciona de 11 a 18 horas, sendo que sexta há sempre eventos especiais e dj até 21 horas.

 

Umedalens Skulpturpark

 

O Umedalen Sculpture Park é uma das atrações turísticas mais visitadas de Umeå e está situada a 5km do centro da cidade.

Neste local, você poderá apreciar esculturas super legais espalhadas pelos antigos edifícios do complexo que já foi um hotel psiquiátrico construído originalmente em 1930.

O parque abre todo o ano, 24 horas por dia,  é totalmente gratuito para visitar e para chegar lá, pegue o ônibus 1 e desça no ponto chamado Glädjens gränd.

 

Västerbottens Museum

 

O Museu Västerbottens é um espaço a céu aberto, que conta a história da região dos tempos pré-históricos até hoje.

Lá você vai encontrar paisagens lindas e exposições como dos esquis mais antigos do mundo, que têm 5400 anos e réplicas de acampamentos sami!

Há também uma exposição de arte rupestre sami e de símbolos de xamãs, que são super típicos e interessantes!

Uma das atrações imperdíveis do museu é a Helena Elisabeth Kyrka, uma igreja vermelha de madeira construída no século 19.

Se estiver visitando Umeå em Dezembro, pode aproveitar o mercado de natal que ocorre até o dia 23 no museu e é uma graça!

Para chegar lá, você pode pegar o ônibus 2 ou 7 na Vasaplan e descer bem em frente à entrada do museu.

 

Älgens Hus

 

Este é um santuário de alces da região e está situado a 70 km a oeste de Umeå.

Esta é a oportunidade perfeita para se encantar com os alces gigantes, os animais mais fascinantes da Escandinávia!

Você pode chegar lá de carro seguindo a estrada 92 e a fazenda está próxima de Bjurholm. Há também a possibilidade de fazer este passeio com agências de turismo da região!

Além dos alces, você também poderá ver como o leite destes animais é fabricado e vendido depois por 600 euros o quilo!

A entrada custa 127 SEK para adultos e 64 para crianças e mais detalhes podem ser conferidos aqui.

 

Julbord no Skeppsviks Herrgård 

 

Entre os dias 01 e 24 de Dezembro, o hotel Skeppsviks Herrgård oferece uma típica ceia natalina da Suécia em um ambiente super aconchegante em seu restaurante.

O buffet custa 495 SEK, cerca de 50 euros, e inclui muitos pratos quentes, frios, sobremesas e bebidas.

Se estiver planejando alugar um carro, vale muito a pena visitar o hotel para aproveitar o glögg, bebida típica do final do ano e um banquete inesquecível!

Para os fãs de música, há o Guitars – The Museum, um dos melhores do gênero.

 

ONDE SE HOSPEDAR EM UMEÅ

 

Considerando o seu tamanho, pode-se dizer que Umeå tem uma oferta boa de opções de hospedagem.

Para explorar a cidade, me hospedei no super moderno U&Me Hotel Umeå, que tem localização central e faz parte do complexo Väven – para ler a review completa clique aqui.

OU&Me Hotel é uma opção cômoda, moderna e super interessante no centro de Umeå e a partir dele, é possível conhecer todas as atrações da cidade a pé, sendo que o lago Umeälven está bem em frente.

É uma escolha sem erro em Umeå e vale a pena escolher o hotel como base para explorar a cidade.

Além disso, me hospedei no charmoso Skeppsviks Herrgård, nos arredores de Umeå para uma experiência mais autêntica e conectada com a natureza.

O hotel está localizado em uma região linda, em frente a um lago e oferece sauna e hidromassagem no lado externo da propriedade.

É um local perfeito para aproveitar as poucas horas ou muitas horas de sol, dependendo da estação.

Por estar afastado do centro, também é possível avistar a aurora lá caso as condições estejam favoráveis, o que infelizmente não aconteceu nesta viagem 🙁

Em Dezembro, entre dia 01 e 24, o hotel oferece uma típica ceia natalina da Suécia em um ambiente super aconchegante no restaurante.

Se não for se hospedar lá, mas estiver de carro, vale muito a pena visitar o hotel para aproveitar o glögg, bebida típica do final do ano e um banquete inesquecível.

Se quiser, pode conferir outras boas opções de hospedagem em Umeå num post completo que publicamos clicando aqui.

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br