Dicas de viagem de Luxemburgo

Está planejando uma viagem para Luxemburgo? Confira neste post todas as dicas de viagem para organizar uma viagem perfeita para este país incrível.

Antes de viajar para Luxemburgo você precisa ter em mente que irá visitar o menor país da Europa e também o mais rico, onde o salário mínimo é nada mais nada menos que 1.800,00 euros.

É um país que encanta por ser tão diferente e único e por ter uma cultura incrível e bem diferente da maioria dos países da Europa. Por sinal, confira o guia completo para planejar uma viagem para Europa.

Luxemburgo é Sede do Tribunal de Justiça Européia e também Banco Europeu de Investimento. Como não poderia deixar de ser, Luxemburgo está na lista de patrimônio mundial da Unesco e já foi eleita como capital europeia da cultura duas vezes.

Sim, é um destino perfeito para a sua próxima viagem e por isso, organizamos este guia com todas as dicas que você precisa saber para planejar uma viagem perfeita.

 

INTRODUÇÃO À LUXEMBURGO

 

Luxemburgo, oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo ou simplesmentede Luxemburgo é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha.

Luxemburgo tem uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas e uma área de aproximadamente 2586 km². Mas, não se engane, pois este diminuto país tem muito a oferecer para seus visitantes.

 

 

A língua oficial de Luxemburgo é o Luxemburguês, mas a maioria dos habitantes fala de 3 a 6 línguas, entre elas o francês, alemão e inglês as principais. Além disso, a maior parte dos estrangeiros é proveniente de Portugal, então não se assuste se ouvir muito português na rua, pois é bem comum 🙂

A moeda oficial é o euro e o custo de vida nesse país é bem alto, o que significa que deve reservar uma boa quantia de euros para visitar essa cidade.

Luxemburgo é o único país grão-ducado existente no planeta, ou seja, o chefe de estado do país é o grão duque ou grã-duquesa (esse título de nobreza está abaixo do imperador, rei e príncipe). Durante muito tempo o trono foi ocupado apenas por mulheres, que são extremamente reverenciadas pelo povo e o machismo passa longe pela história de lá 🙂

A capital de Luxemburgo, que leva o mesmo nome do país, é apenas um dos locais maravilhoso que se pode conhecer e caso a viagem seja curta, é indicado permanecer na capital e explorar toda cultura que esta tem, mas se tiver mais de dois dias, poderá aproveitar muito mais desse país e passear pelo seu interior, conhecendo belezas completamente diferentes – lembra que falamos que era o menos país da Europa?

 

COMO CHEGAR EM LUXEMBURGO

 

Apesar de Luxemburgo ser um país extremamente pequeno, ele está muito bem conectado com a maioria das cidades do mundo e da Europa.

 

# Avião

O aeroporto internacional do Luxemburgo está a cerca de 8 quilômetros do centro da capital e existe transporte público eficaz fazendo o trajeto entre o aeroporto e o centro da cidade.

Utilizar o ônibus é a opção mais barata para chegar ao centro da cidade e o bilhete para 1 hora custa 2 euros e o bilhete diário custa 4 euros. Estes bilhetes podem ser comprados com o próprio motorista e os horários dos ônibus estão especificados em cada ponto, mas de antemão, saiba que a frequência varia de 10 a 30 minutos e que depende do dia e do horário.

O aeroporto internacional é utilizado principalmente pela companhia nacional, a Luxair, que oferece vôos de Londres, Paris, Milão, Amsterdã e Zurique, porém em um preço muito mais elevado que as low cost. Por sinal, confira o nosso post completo sobre como viajar de companhia low cost na Europa.

A Ryanair e Easyjet fazem vôos diários para Luxemburgo, no entanto, os pontos de partidas são limitados. A Ryanair opera vôos de Madri, Milão, Lisboa, Porto e Londres (Stansted). A Easyjet oepra vôos de Lisboa, Porto, Milão e Londres (Gatwick).

Sem dúvidas o melhor lugar de origem para visitar Luxemburgo de avião é Portugal, pois as passagens são baratas e sempre estão em promoção. No nosso caso, saímos de Porto e pagamos apenas 25 euros (ida e volta) por pessoa. Um excelente preço!

 

# Trem

Nenhum trajeto de trem sairá mais barato que adquirir uma passagem de avião low cost, mas como Luxemburgo faz fronteira com Alemanha, Bélgica e França, é válido verificar as opções de trem caso esses sejam seu ponto de partida ou chegada após Luxemburgo.

Na nossa estimativa, um trajeto de trem entre Bruxelas-Luxemburgo sairia em torno de 40 euros, enquanto saindo de Paris pode encontrar de por 37 euros. Para conferir o post completo sobre como programar a sua viagem de trem na Europa clique aqui.

Vale a pena dar uma conferida na RailEurope dos trajetos disponíveis e os preços oferecidos. Não esqueça de conferir também na operadora de trem nacional clicando aqui.

 

# Carro

Luxemburgo é um país pequeno e certamente vale a pena conhecer todo seu interior, sendo assim, nada melhor do que alugar um carro para isso. Se a sua viagem tiver tempo sobrando, não deixe de conferir a diária de um carro ao invés da compra de passagem de trem/avião. Para reservar com antecedência e cancelamento grátis clique aqui.

As distâncias das principais cidades dos países vizinhos (Alemanha, França e Bélgica) são pequenas e facilmente realizadas em apenas um dia, e viajar de carro nessas paisagens percorrendo dois países ou mais países, o que pode ser uma grande aventura na sua viagem.

 

QUANDO IR PARA LUXEMBURGO

 

Assim como toda capital europeia, as opções de turismo são variáveis de acordo com a época do ano escolhida para a visita.

No nosso caso, fomos no período do final do outono e começo de inverno, mais especificamente no mês de Dezembro. Além de frio, árvores secas, encontramos os famosos mercadinhos de natal, tão famosos e populares na Alemanha.

Os mercadinhos são uma atração a parte nessa época do ano, e será o point de encontro das famílias de Luxemburgo e também uma atração imperdível para os turistas.

Caso opte por viajar neste período, esteja preparado para muito frio, sendo possível encontrar chuva e neblina durante os dias. Portanto, não se esqueça de levar os mais fortes agasalhos, pois a temperatura pode chegar a temperaturas negativas no mês de fevereiro. Para conferir o post completo sobre como se vestir para sua viagem de inverno, clique aqui.

Porém, nos meses de verão-primavera, a cidade de Luxemburgo se enche de flores e jardins e as temperaturas são mais amenas (mínimas de 12ºC), com direito a festivais musicais e paradas no período de Junho a Setembro.

Isso mesmo que você leu, todo ano a cidade de Luxemburgo planeja o evento “Summer in the city” que geralmente começa no final de Junho e termina apenas em Setembro, com diversas programações incluindo shows, atividades ao ar livre, exibições de artes, mercados, dentre outros. Sem dúvidas, uma excelente opção para sua viagem!

Luxemburgo tem o oraulho de se auto proclamar como capital da cultural, então não deixe de conferir a agenda cultural da cidade, que certamente terá atrações incríveis para você. Vale a pena casar sua viagem com algum desses eventos, não é mesmo? Confira aqui todas as melhores atrações da cidade!

 

QUANTOS DIAS FICAR EM LUXEMBURGO

 

Luxemburgo é uma cidade relativamente pequena e seu centro histórico está bem concentrado.

É possível conhecer tudo em um dia, mas caso queira ter uma viagem mais tranquila e de maior inserção cultural, dois dias são suficientes para rodar com calma e conhecer tudo mesmo.

Se a sua viagem for mais flexível, não deixe de adicionar mais um dia para visitar Vianden, uma linda cidade com um castelo feudal.

 

ONDE SE HOSPEDAR EM LUXEMBURGO

 

Lembra que falei que Luxemburgo é um destino caro? Agora você vai começar a entender o motivo 🙁

Luxemburgo possui apenas um Hostel, o Youth Hostel Luxembourg City e a diária custa 25 euros por dia em um dormitório com 6 pessoas.

 

# Hotéis em Luxemburgo

Para quem pretende se hospedar em hotel, os preços são ainda mais altos, variando de 60 euros a 200 euros a diária. Ainda assim, vale a pena conferir a localização e a avaliação de cada hotel analisado, para não cair na cilada de ficar longe do centro ou ainda em locais de pouca movimentação a noite (apesar de ser uma cidade muito segura, existem locais que servem como pontos de drogas a noite).

+ Clique aqui para conferir as melhores opções de hotéis em Luxemburgo e reserve já com cancelamento grátis através do Booking!

 

# Airbnb em Luxemburgo

Por isso, no nosso caso, optamos por um studio alugado no Airbnb. Vale muito a pena se tiver a intenção de fazer algumas refeições em casa e ainda economizar algum dinheiro com isso. Para conferir o post completo sobre o Airbnb clique aqui!

A média de uma diária de um apartamento no Airbnb está em torno de 300 reais, mas você pode encontrar preços mais baixos no próprio Airbnb com a opção de quarto inteiro, onde dividirá a casa com outras pessoas ou os próprios donos, porém terá seu quarto individualizado – vale a pena conferir, tem boas opções com preço de 175 reais.

+ Imperdível: Cadastre-se através do link do blog e ganhar R$ 85 de desconto na primeira reserva 🙂

 

# Nosso apartamento Airbnb em Luxemburgo

Confira aqui o estúdio que nos hospedamos em Luxemburgo: O Studio é pequeno, porém aconchegante e não possui cozinha, apenas alguns utensílios de cozinha, o que foi um ponto negativo para nós.

O studio está localizado em uma área muito calma e bem residencial, é fácil chegar até o local de ônibus, e o ponto é na rua da frente do studio, porém é muito distante ir andando para o centro histórico. Então caso opte por esse, se prepare para gastar 4 euros por dia com passagem (demos sorte porque fomos no final de semana, quando o passe é livre).

Além disso, proprietária é muito simpática e encontrará muitas informações de turismo no studio. No entanto, só recomendamos esse studio caso não ache outra opção mais próxima do centro com um preço viável, já que ficamos muito dependentes do transporte público.

 

COMO ECONOMIZAR EM LUXEMBURGO

 

Luxemburgo é uma cidade cara, na verdade, caríssima, mas há algumas dicas importantes para economizar na cidade.

+ Confira também o post completo sobre como economizar em uma viagem para Europa clicando aqui.

 

# Dica 1 de economia em Luxemburgo

A melhor forma de economizar em Luxemburgo é tentar fazer as refeições em casa/hotel, pelo menos o café da manhã ou almoço.

Na época em que fomos, em dezembro, havia mercadinhos de natal e economizamos muito fazendo algumas refeições neles, pois encontramos um prato de massa com molhos diversos por 5 euros, yakissoba por 4 euros, etc. Isso ajudou muito na nossa viagem, e conseguimos fugir dos fast food.

No entanto, no período do verão esses mercados não existem, então indicamos comprar algumas refeições prontas nos mercados existentes. Sempre tínhamos salada e tortilha na mochila caso não achássemos nada para comer.

 

# Dica 2 de economia em Luxemburgo

A melhor maneira de se economizar no transporte público é visitar a cidade nos finais de semana, quando o transporte público é gratuito!

Caso vá em dias de semana, saiba que o passe diário é 4 euros. No entanto, caso se hospede no centro histórico, não precisará utilizar o transporte público, então aproveite para comprar no dia que chegar do aeroporto para fazer as coisas mais distantes e utilizar apenas um passe diário.

 

# Dica 3 de economia em Luxemburgo

O passe diário de trem pode ser utilizado nos transportes públicos internos da cidade de Luxemburgo. Ou seja, se for para Vianden em algum dia, comprará um bilhete diário e poderá rodar a vontade de ônibus na cidade.

 

O QUE FAZER EM LUXEMBURGO

 

Neste post, fizemos um resumo das atrações mais incríveis da cidade.

– Conhecer o centro histórico e seus prédios;
– Cruzar a Avenida de La Liberté e a Ponte Adolphe;
– Passear pelo Vallé de la Pétrusse;
– Admirar cada cenário passeando por Corniche;
– Visitar as Casamatas;
– Tomar um chocolate quente na Chocolate House;
– Visitar (ou conhecer do ônibus) a parte mais moderna da cidade;
– Conhecer Vianden e seu castelo feudal (caso tenha tempo).

+ Confira também tour turístico no ônibus Hop-On Hop-Off Tour que passa por todos os pontos turísticos mais importantes de Luxemburgo e reserve já o seu.

Falaremos com calma cada uma dessas coisas no post completo do Roteiro de 2 dias em Luxemburgo.

 

O QUE NÃO FAZER EM LUXEMBURGO

 

Cuidado nos locais que vai passear de noite: nas ruas próximas a Estação Central (Gare Centrale) é comum terem homens a paisana para oferecerem drogas.

Caso esteja nessas localizações, procure não estar com muita cara de perdida (mapa na mão, celular, etc) e apenas siga o seu caminho, pois eles não vão te abordar.

 

Gostou das dicas? Reserve seu hotel, compre o seu seguro viagem com 15% de desconto ou reserve seu carro através dos links afiliados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br