Dicas de viagem da Bósnia e Hezergovina

Confira neste post toda as dicas de viagem da Bósnia e Hezergovina, com todas as informações que precisa para planejar a sua viagem para este país maravilhoso.

A melhor forma de começar este guia de viagem para a Bósnia e Hezergovina é expressando o quão surpreendente e maravilhoso o país é.

Apesar de não ser um destino que figura no topo da bucketlist de muitos viajantes, a Bósnia está ganhando o seu espaço no cenário do turismo internacional e a cada ano vem recebendo mais e mais turistas de todas as partes do mundo.

Dona de uma natureza exuberante, uma cultura singular, pessoas extremamente simpáticas e uma história cheia de cair o queixo, a Bósnia foi sem dúvidas um dos países mais incríveis que já visitamos!

Por isso, não subestime este destino que vem tentando o seu melhor para superar as atrocidades das guerras do passado sem esquecer as lições mais importantes de todos os conflitos que já passou.

Seja em uma viagem combinada com a Croácia e Montenegro ou por si só, a Bósnia tem atrações e é capaz de encantar todos os tipos de perfil de viajantes e certamente irá te surpreender.

Para acessar o post índice com a relação de todas as matérias já publicadas no blog sobre o país clique aqui.

Em suma, é um país belíssimo e ainda pouco explorado pelo turismo, o que faz com que preserve sua originalidade.

Portanto, se quiser aproveitar a essência da Bósnia e Herzegovina, aproveite este momento para visitar o país antes que todo mundo vá!

 

HISTÓRIA DA BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

A história da Bósnia é muito rica e permeada por mudanças e disputas que promoveram multiculturalidade do país na atualidade.

Sabe-se que a partir do século XII, várias partes da região que hoje corresponde à Bósnia e Herzegovina foram tomadas pelos sérvios, croatas, húngaros, venezianos e bizantinos, que anos depois a região foi invadida pelo Império Otomano e então, tornou-se uma província turca.

Durante os séculos XVI e século XVII, a Bósnia foi um ponto estratégico nos conflitos constantes contra os Habsburgos e contra Veneza e em 1914 entrou para história quando o arquiduque austríaco Francisco Fernando foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio, acontecimento que precipitou o início da Primeira Guerra Mundial.

Em 1918, a Bósnia-Herzegovina foi anexada à Sérvia, como parte do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos e depois da segunda guerra mundial foi integrada à República Socialista Federativa da Iugoslávia, de regime comunista, sob a liderança do croata Josip Broz Tito.

Com o colapso do comunismo, em 1989-1990, os países da antiga Iugoslávia mergulharam numa onda de nacionalismo extremo e somente em 1991, os croatas bósnios e os eslavos muçulmanos aprovaram um referendo a favor da criação de uma república multinacional e independente.

Mas os sérvios bósnios recusaram separar-se da Jugoslávia, que nessa altura se encontrava sob o domínio da Sérvia. Em 1992, a Bósnia-Herzegovina foi arrastada para uma guerra civil sangrenta e devastadora, em que as populações acabaram por ser saneadas das regiões tomadas por cada nacionalidade.

Em 1995 foi assinado o Acordo de Dayton e desde essa altura as forças da Organização das Nações Unidas encontram-se no território para garantir o cumprimento dos acordos de paz.

Atualmente, a Bósnia carrega as marcas do passado, mas também muitos indícios de que o futuro já chegou por lá e que o país está disposto a construir uma nova fase da história.

 

DICAS PRÁTICAS DA BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

Separamos algumas dicas práticas e importantes para ajudar você a planejar a sua viagem.

Moeda: Marco Conversível que corresponde metade do euro. Ou seja, 1 euro compram dois marcos conversíveis.

Sugerimos que leve euro ou dólar para trocar na Bósnia, tendo em visto que o real não é aceito pelas agências.

Por sinal, fizemos o câmbio em agências do Central Bank of Bosnia&Herzegovia em Mostar e sugerimos que faça o mesmo, para evitar problemas – para conferir as cotações em tempo real clique aqui.

Internet: A internet atualmente tem cobertura em quase toda a Bósnia e Herzegovina e a maioria dos hotéis, albergues e restaurantes oferecem wifi gratuito.

Utilizamos o serviço do Mysimtravel em nossa viagem e tivemos cobertura em todos os momentos, inclusive nas estradas. Para conferir o post completo sobre o Mysimtravel clique aqui.

Vistos: Brasileiros não precisam de visto para visitar a Bósnia-Herzegovina por até 90 dias, assim como a maioria dos países da Europa.

Mas, o passaporte é necessário para entrar no país de carro ou avião.

Segurança: A criminalidade na Bósnia e Herzegovina é muito baixa, especialmente em relação aos turistas, mas é sempre bom prestar atenção nos seus pertences, especialmente em locais movimentados.

Lembramos que o seguro viagem para Europa é indispensável e para comprar o seu com desconto clique aqui.

Para ler o post completo sobre a segurança na Bósnia e Herzegovina, especialmente para mulheres, clique aqui.

Idioma: O inglês é bem falado nos centros turísticos, mas fora deles você pode ter um pouco de problema para se comunicar.

No entanto, a boa vontade dos locais é realmente impressionante e você verá que todos estarão dispostos a ajudar no que for preciso!

Água: Teoricamente, a água da torneira é segura para consumo humano, mas as áreas rurais não possuem o controle como em Mostar e Sarajevo.

 

COMO CHEGAR NA BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

A Bósnia e Herzegovina está localizada na região dos Bálcãs no Leste Europeu e faz  fronteira com a Croácia, Sérvia e Montenegro ao sudeste.

É muito bem conectada com estes e outros países, seja por avião ou rodovias, então você não terá problemas para chegar lá.

As conexões de ônibus são numerosas e os pontos de origem incluem Belgrado, Split e Dubrovnik e saindo destas cidades há muita agências que oferecem o translado em viagens de um dia ou mais.

Atualmente,  o aeroporto de Aeroporto de Sarajevo é o mais importante do país, mas você provavelmente encontrará passagens mais baratas se voar para Zagreb, Zadar ou Dubrovnik, de onde você pode obter um ônibus ou alugar um carro.

Nós alugamos um carro para explorar os Bálcãs e consideramos que esta seja a melhor opção para viajar com independência e otimizar as experiências.

Para nos guiar, utilizamos o aplicativo Waze combinado com a internet do chip internacional Mysimtravel que nos deu cobertura por todo o país – para comprar você pode clicar aqui.

 

QUANDO VISITAR A BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

Bósnia e Herzegovina

A melhor época para visitar a Bósnia e Herzegovina é entre Maio a início de Setembro, mas Julho e Agosto tendem a ser meses muito quentes.

Por isso, Maio, Junho e início de Setembro são os melhores meses, considerando as atividades ao ar livre.

No entanto, se você pretende praticar esportes de inverno, Fevereiro e Março são os melhores meses, pois o sol geralmente está brilhando e os dias são mais longos do que no meio do inverno.

A Bósnia possui alguns resorts de esqui a preços super convidativos e se você estiver planejando uma viagem para lá no inverno pode conferir aqui as opções.

 

QUANTOS DIAS FICAR NA BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

A Bósnia é surpreendente e tem mais para oferecer do que você imagina e por este motivo, sugerimos que separe 3 a 4 dias para visitar o básico e uma semana para ir além do roteiro convencional.

No entanto, se tiver apenas um ou dois dias, programe-se para visitar Mostar, Kravice Falls, Počitelj e Blagaj,pois estas atrações estão bem próximas da Croácia e Montenegro e dá para combinar tranquilamente com um roteiro pelos Balcãs.

Além disso, é possível fazer uma viagem de bate e volta saindo de Dubrovnik ou Riviera Makarska e passando pela Kravice Falls e Mostar.

Seja como for, o importante mesmo é não deixar essa jóia dos Bálcãs de fora da sua viagem 🙂

 

O QUE FAZER NA BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

O que fazer na Bósnia e Herzegovina

Há muito o que ver e fazer na Bósnia e Herzegovina, por isso preparamos um post com dicas das melhores atrações e muitas fotos incríveis.

Para acessar o post completo clique aqui e programe já a sua viagem para este país maravilhoso.

ONDE FICAR NA BÓSNIA E HERZEGOVINA

A Bósnia nos surpreendeu com uma infra-estrutura turística bem desenvolvida e preços extremamente atraentes, especialmente no que concerne ao setor de hospedagem.

Atualmente, há uma boa gama de opções de hospedagem, especialmente nas grandes cidades como Mostar e Sarajevo e é possível fazer reserva com antecedência através da internet.

A nossa escolha foi alugar um apartamento em Mostar e recomendamos muito, pelo tamanho, limpeza, localização e especialmente pela simpatia e prestatividade do anfitrião.

Para conferir o apartamento que nos hospedamos clique aqui e para ganhar R$ 100 de bônus na sua primeira reserva clique aqui.

Há também muitas opções de hotéis, pousadas locais e albergues bem interessantes e sugerimos que você pesquise no Booking.com com reserva gratuita.

Preparamos uma lista com os melhores hotéis e albergues em Mostar e para acessar clique aqui.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br

advert-image