Como se vestir na Índia - Um guia prático para mulheres e homens

Neste post você vai encontrar tudo que precisa saber sobre como se vestir na Índia, num verdadeiro guia prático para mulheres e homens que estão de viagem marcada para o país.

A Índia é um país moderno, mas ao mesmo tempo super tradicional e religioso. Por isso, a forma de se vestir no país é uma temática que levanta muitas dúvidas entre os viajantes, tanto para mulheres quanto para homens.

Essa, inclusive, foi uma das minhas maiores dúvidas ao planejar a viagem para a Índia, especialmente depois de ter lido em muitas fontes sobre a necessidade, especialmente para mulheres, de ser coerente com o código de vestimenta local para evitar choques culturais e momentos desagradáveis.

Confesso que nunca pesquiso muito sobre como arrumar mala para os meus destinos de viagem, mas diante da complexidade cultural da Índia, dediquei um certo esforço para encontrar uma solução que fosse confortável para mim e respeitosa perante à cultura e sociedade de maneira geral.

E depois de ter visitado o país sem qualquer problema, vim aqui dividir as dicas com vocês para facilitar o seu planejamento de viagem.

 

Consideração inicial

 

Muitas cores e o contraste de vestimenta entre gerações.

Antes de seguir com as dicas práticas deste post, gostaria de deixar claro que como mulher, feminista e defensora da ideia de que todas nós devemos nos vestir e portar da forma que bem entendermos, vir aqui e falar sobre como as mulheres devem cobrir certas partes do corpo para evitar problemas é muito frustrante e difícil!

No entanto, não é novidade que as sociedades se estabelecem e comportam de formas diferenciadas ao redor do mundo, e como viajantes precisamos respeita-las e não atentar contra os seus costumes.

Claro que discussão é bem mais profunda e complexa do que a minha afirmação acima e que somente desafiando certos estigmas poderemos muda-los. Porém, enquanto visitantes, considero ser respeitoso tentar evitar conflitos com as cultura que temos contato – afinal de contas, somos de certa forma “intrusos” e o melhor que podemos fazer é tratar com respeito e dignidade o que nos é diferente.

Viajar é isso mesmo. Nem sempre as descobertas são positivas de acordo com nosso ponto de vista originário e valores que consideramos relavantes.

Às vezes é e deve ser mesmo desconfortável e nos fazer sair da nossa bolha de compreensão para nos tornar pessoas mais empáticas e humanas. E a Índia é mestra nesta arte, sendo que este tópico foi inclusive abordado num artigo completo sobre por que viajar para Índia que pode ser acessado clicando aqui.

Apesar de ter divagado um pouco, considei importante expressar a minha opinião diante de um tema que pode parecer tão “prático” e fútil a primeira vista 🙂 E gostaria de saber da opinião de vocês à respeito da temática nos comentários!

 

Mulheres: o que vestir na Índia

 

Como já afirmado anteriormente, de modo geral, a Índia é um país conservador e a regra cultural é que mulheres devem se cobrir e evitar roupas justas que marquem as curvas do corpo.

Sendo assim, a recomendação é evitar transparências, decotes e roupas mais coladas e dar preferência à looks mais folgadinhos e ventilados durante a sua viagem para lá.

Em nossa viagem vimos muitas mulheres indianas usando sarees, que são os trajes típicos da Índia composto de uma saia, um top e um lenço cobrindo ombros e barriga.

Mas, também observamos que muitas indianas já usam roupas mais ocidentais como jeans e camisas mais folgadas e sem marcar muito o corpo.

Outra opção muito comum de look para mulheres na Índia é usar uma leggining e uma blusa comprida estilo túnica por cima, cobrindo os quadris.

A preferência da maioria das viajantes é usar saias midis na altura do joelho ou longas, calças mais folgadinhas e blusas que cubram os ombros, costas e barriga. E essas foram também as minhas opções durante a viagem por lá.

Muitas viajantes consideram uma boa ideia é fazer compras ao chegar lá e dessa forma ter a certeza de estar vestindo roupas que as locais usariam. A loja FARA é uma boa opção para compras, mas há uma infinidade de opções interessantes!

Como eu já tinha roupas neste estilo, não precisei comprar nada por lá, mas o preço e qualidade realmente são bem interessantes e se você tiver interesse pode aproveitar para fazer umas comprinhas ao chegar lá!

Vestidos longos e lenço cobrindo o ombro é sempre uma boa ideia!

Para a sua viagem na Índia, recomendo muito levar ou comprar por lá:

Saias e vestidos longos

Saias midis que cubram os joelhos

Calças folgadinhas e ventiladas

Macacões

Blusas tipo t-shirt

Camisas tipo túnica folgadinhas e ventiladas

Sandálias rasteiras que sejam fáceis de tirar e colocar de volta

Lenços tipo encharpe para cobrir os ombros

Evite levar e usar roupas justas, decotes, shorts, saias ou vestidos curtos, sapatos difíceis de tirar e colocar (já que deve entrar descalço na maioria dos locais religiosos).

Durante a viagem, eu usei muitos vestidos folgados midi, vestidos longos saias longas e blusinhas mais folgadas sem decote.

Por falar em blusa, eu usei camisas sem manga alguns dias por conta do calor e quando visitava um templo ou caminhava na rua colocava uma encharpe por cima do meus ombros e busto. Essa opção funcionou muito bem para combater o calor intenso em alguns lugares!

Vestindo-se de forma modesta e tentando evitar chamar a atenção dos locais você certamente não terá qualquer problema por lá. Infelizmente enquanto turistas chamamos muita atenção e às vezes passando por situações extremamente desagradáveis.

Fui tocada por indianos em lugares aglomerados (nos quais não pude identificar quem havia me tocado) e essa certamente foi uma experiência bem negativa que gostaria que você não pasasse durante a sua viagem por lá 🙂

 

Homens: o que vestir na Índia

 

O turbante de marajá foi uma brincadeira, mas quem sabe você não se sente inspirado para usar durante a sua viagem?

As dúvidas em relação ao que vestir na Índia para homens são um pouco mais tranquilas, já que a sociedade indiana de modo geral permite que os integrantes do gênero masculino tenham mais liberdade em relação às suas vestimentas e à exibição do corpo.

Mas, a verdade é que os leitores viajantes masculinos também têm dúvidas em relação à como se vestir na Índia considerando os padrões culturais locais e as temperaturas extremas.

E o foco é geralmente no encontro da solução mais fresca e ao mesmo tempo respeitosa de se vestir enquanto viajante. E sobre isso falaremos em detalhes a seguir.

A mesma ideia de não revelas os ombros, costas e joelhos se aplica para os homens e sendo assim shorts e camisetas não são tão bem vistos por lá.

Por mais que o calor seja um problema, escolha t-shirts de panos leves ou camisas de linho que favorecem a ventilação.

Para a parte de baixo, escolha calças mais folgadas ou calças de linho bem frescas para a sua viagem à Índia.

Muitos homens por lá usam as Kurtas, que são túnicas em modelo masculino compridas que podem ser compradas por lá para utilizar durante a viagem.

Recomendo muito levar ou comprar:

T shirts folgadinhas e frescas

Camisas de botão de tecido fresco

Calças folgadinhas e ventiladas

Leve também sapatos abertos ou sapatênis confortáveis para o dia a dia. Mas, lembre-se que precisará tirar o sapato para entrar nas atrações religiosas e portanto vai querer ter algo fácil de tirar e colocar.

 

As nossas dicas foram úteis para você?

 

Agradeceremos muito se planejar a sua viagem através dos links abaixo, pois assim nos dará um incentivo a manter a qualidade do blog sem pagar nada a mais por isso. Obrigada desde já! 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com.

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros.

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 180 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da VGet Your Guide

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br