Como chegar em San Blas, Kuna Yala

Quer saber como chegar em San Blas, Kuna Yala? Confira neste post dicas sobre como chegar com agências ou por conta própria.

Chegar em San Blas não é tarefa fácil, mas no fundo ficamos felizes com as dificuldades, pois elas possibilitam que San Blas permaneça como um paraíso quase intocado até hoje. Veja aqui por que você deve conhecer San Blas o quanto antes!

A dificuldade em chegar nas ilhas faz com que um bate e volta de apenas um dia não seja uma boa ideia, pois você não conseguirá aproveitar a beleza e a energia deste lindo destino. Vai acabar passando mais tempo no deslocamento do que na praia.

No entanto, se esta for a sua única opção e você tiver disposição, saiba que é possível ir e voltar de San Blas no mesmo dia e para isso deve contratar uma excursão para ficar tranquilo.

Se, assim como nós, você preferir ficar mais de uma noite em San Blas, vai aproveitar bastante e se encantar muito por este lindo arquipélago.

É possível chegar em San Blas de carro, de avião ou veleiro e neste post vamos escrever e dar dicas sobre cada uma destas formas.

 

Como chegar em San Blas por via terrestre + barco

 

IMG_7865

Apesar de ser possível alugar um carro para conhecer San Blas por conta própria, não indicamos esta opção, pois gera mais estresse ao visitante e representa um custo a mais se acabar decidindo dormir por lá.

Por isso, a melhor forma de chegar em San Blas é contratando o serviço de traslado, seja com uma agência ou negociando com o motorista por conta própria.

Para chegar nas ilhas, é necessário percorrer um trecho terrestre de cerca de 2 horas e depois pegar um barco que leva cerca de 30 minutos para chegar em sua ilha de destino, em nosso caso, a ilha Franklin.

Pode até parecer simples, mas o grande problema é a estrada de 100 km, cujos primeiros 60 km são tranquilos em rodovia de ótimo estado e os 40 km restantes são extremamente penosos.

Há muitas curvas em diversas direções que sobem e descem sem parar. Nós, que não tomamos dramim antes de sair, pois geralmente não enjoamos com facilidade, tivemos que tomar no meio do caminho, pois é realmente muito complicado o trecho final da estrada.

O trabalho do motorista é deixar você no porto em que o barqueiro da ilha de destino busca os visitantes e de lá você segue por conta própria.

Do porto, você pega o barco para a ilha que pretende visitar e geralmente os trajetos de ida e volta custam 20 dólares.

DCIM102GOPROGOPR6803.

DCIM102GOPROGOPR6805.

Não se assuste, pois a água no porto é realmente escura, mas ao chegar nas ilhas vai clareando e mostrando tons incríveis!

No porto há uma espécie de organização dos turistas por ilha, sendo que há bancos específicos de cada uma. Ao chegar, localize o local correto da sua ilha e espere o barco chegar!

 

Como chegar até o porto

 

Os motoristas estão habituados a fazer percorrer este caminho, portanto, conseguem chegar com mais agilidade que os carros alugados.

Se for por conta própria e com carro alugado, saiba que o Waze funciona bem no caminho e você não terá problemas para se localizar por lá.

Se preferir ir com motoristas experientes, pode contratar a excursão com alguma agência de turismo, inclusive com o Hostel Mamallena. ou entrar em contato por conta própria.

Nós utilizamos o serviço do motorista Agápito ( tel +507 6156 7623) e consideramos bom, mas não excelente. A Lala Rebelo em seu blog oferece o contato de outros motoristas e vale a pena conferir.

Os trajetos de ida e volta custaram 50 dólares por pessoa e marcamos com o motorista o dia da volta para que ele nos aguardasse no porto.

 

Como chegar em San Blas de avião

 

air-panama-san-blas-islands

É possível chegar em San Blas de avião, voando com a Air Panama.

Os voos saem da Cidade do Panamá (Aeroporto de Albrook – PAC) rumo ao aeroporto El Porvenir, Guna Yala (PVE) e levam cerca de 20 minutos até chegar.

Os aviões são bem pequenos e precários, mas não existem relatos de acidentes até hoje.

Do aeroporto em San Blas, você pode pegar um barco até a ilha de sua preferência e é importante ressaltar que você combine o trajeto com o barqueiro com antecedência, seja por conta própria ou através de um agência de turismo.

 

Como chegar em San Blas de veleiro

 

IMG_8000

Explorar San Blas de veleiro é uma alternativa super conhecida entre os estrangeiros, especialmente os norte americanos.

A maioria dos barcos oferece quartos, banheiro simples e 3 refeições, sendo possível passar até 7 dias em um tour por diversas ilhas da região.

Apesar de ser uma viagem consideravelmente mais cara do que a estadia nas ilhas, o veleiro possibilita que você conheça as mais lindas ilhas de San Blas de forma bem exclusiva.

Uma boa ideia é fechar o passeio de veleiro com um grupo de amigos ou família por alguns dias, desta forma, a viagem será mais confortável e divertida.

Para os que viajam sozinhos, uma excelente alternativa é fechar o passeio com veleiros jovens, que possuem uma atmosfera de festa super legal!

Os preços variam bastante de acordo com as instalações e serviços do veleiro, mas ficam entre 100 a 200 dólares por dia em média.

A Sailing life Experience é um dos veleiros mais indicados, assim como a San Blas Sailing e San Blas Adventure.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Passagens aéreas, hotéis e pacotes baratos na Decolar.com – clique aqui e confira as ofertas imperdíveis

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br