Dirigir na Bósnia e Herzegovina

Planejando uma viagem para a Bósnia e Herzegovina de carro? Confira aqui todas as dicas para dirigir no país.

Ao contrário do que muitos imaginam, as condições das estradas no país estão boas, os caminhos para as principais atrações estão todos com excelente sinalização e não tivemos qualquer problema para viajar de carro por lá.

Apesar disto, de uma forma geral, os motoristas locais não são muito prudentes, portanto, é importante ficar atento ao fato de que, como eles já conhecem as estradas, que são bastante sinuosas, eles podem ficar ansiosos para te ultrapassar.

Essa, é uma queixa recorrente dos turistas, que geralmente dirigem mais devagar para apreciar as lindas estradas e cenários surpreendentes.

Nesse caso, o melhor a se fazer é dar a passagem assim que você puder e achar seguro, já que a maioria das estradas possui uma única via para cada sentido.

Ademais, há relatos de que muitos motoristas costumam dirigir embriagados, motivo pelo qual é muito importante manter a atenção redobrada.  Sinceramente, esta é uma Não tivemos nenhum problema, ao contrário, nossa viagem foi muito tranquila, mas achamos importante que você saiba que existem tais relatos.

Se quiser saber se é seguro viajar para a Bósnia e Herzegovina, com uma análise específica para mulheres, clique aqui.

Um ponto importante é que, como as estradas são bem sinuosas, pode ser interessante para algumas pessoas, levar consigo um remédio contra enjoos. Nós não tivemos problemas, mas ouvimos alguns relatos sobre isso também.

Um carro pequeno consegue fazer todos os percursos e a depender da quantidade de pessoas, pode ser interessante alugar um carro maior, porque em muitos trechos das estradas, as subidas são íngremes, e se forem cinco pessoas no carro, por exemplo, um motor mais potente poderá fazer falta.

É interessante que logo no primeiro dia, você obtenha um mapa rodoviário – você consegue encontrar alguns bons nos postos de gasolina ou em oficinas de turismo.

Outra dica é usar o aplicativo Waze ou algum semelhante. Estávamos com um chip do MySim Travel e conseguimos fazer todos os trajetos utilizando o aplicativo – veja aqui o post completo sobre o Mysimtravel.

Nós fomos paradas pela polícia – único local da viagem onde isso ocorreu -, mas não tivemos nenhum contratempo. Apresentamos os documentos de registro e de propriedade relacionados ao veículo, bem como a nossa carteira internacional de motorista e a Carta Verde, que possibilita a travessia de fronteiras.

Não é necessária a permissão internacional para dirigir, mas é aconselhável que você a possua, pois a tradução pode ajudar.

Verifique se você possui um seguro temporário de terceiros que te permitirá cruzar fronteiras – a carta verde. Você pode adquirir um em Split, bem como outras principais cidades croatas e principais postagens da fronteira.

Diversos agentes públicos podem solicitar esses documentos, como guardas de fronteira ou oficiais de alfândega. Assim, recomendamos que você tenha seus papéis em ordem, pois, no nosso caso, como atravessamos a fronteira para entrar e para sair do país, tivemos que apresentar tais documentos na saída, na entrada e quando a polícia nos parou.

Se você, assim como nós, ama pegar a estrada, se liberte das amarras e receios e se jogue de braços abertos nessa aventura, que só a liberdade e autonomia de escolher seus caminhos, suas paradas, seus horários irá lhe trazer. Permita-se parar onde quiser e apreciar toda a beleza da natureza bósnia.

Ademais, não se preocupem, pois qualquer pessoa acostumada a dirigir em estradas, pode, tranquilamente, conhecer a Bósnia de carro, por conta própria.

Para nós, essa foi, sem dúvidas, a melhor forma de conhecer a Bósnia. Quem sabe também será para você?!

 

POR QUE ALUGAR UM CARRO NA BÓSNIA E HERZEGOVINA?

 

Quer saber quais são as vantagens de alugar um carro para a sua viagem por lá?

 

# Conheça mais em menos tempo

 

Como você já deve saber, a Bósnia e Herzegovina é um país pequeno e é possível fazer roteiros incríveis de carro por lá, parando em diversas atrações no meio do caminho.

Em poucas horas, é possível deslocar-se entre as grandes cidades da Bósnia e Herzegovina e assim fazer um roteiro super completo para a sua viagem. Mas, o melhor mesmo é poder explorar aqueles vilarejos típicos que ninguém mais visita e aí sim conhecer a verdadeira Bósnia e Herzegovina.

 

# Liberdade e comodidade

 

Viajar de carro traz muita comodidade, não é mesmo? Parar naquele ponto lindo, fazer refeições em locais inusitados e poder colocar a sua música preferida para tocar no som são grandes vantagens de alugar um carro para explorar a Bósnia e Herzegovina.

Além disso, é possível fazer trajetos que não seriam alcançados por ônibus, bastando apenas um bom GPS – ou um aplicativo, como Waze, por exemplo -, internet no celular e um espírito aventureiro.

Nós utilizamos o serviço da Mysimtravel e tivemos cobertura em praticamente todas as estradas na Bósnia – para comprar o chip clique aqui.

 

# Economize em sua viagem

 

Isso mesmo: alugando um carro você pode economizar bastante em relação a compra de passagens de ônibus.

A economia torna-se ainda maior se estiver viajando com duas ou mais pessoas, pois os custos podem ser rateados pelo grupo.

A boa notícia é que, o valor do combustível é bem em conta, cerca de 0,92 euros por litro de gasolina e sendo assim os custos de viagem por lá são bem amigáveis.

 

# Poder visitar mais de um país em sua viagem

 

O país está situado no Leste Europeu e faz fronteira com a Croácia a norte e sudoeste, Sérvia a leste e Montenegro a sudeste. Para verificar todas as dicas de viagem dos Balcãs clique aqui.

Sendo assim, fica fácil chegar à conclusão de que uma viagem de carro pela Bósnia e Herzegovina praticamente requer uma parada em países vizinhos, basta usar a imaginação para criar um roteiro perfeito!

 

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA DIRIGIR NA BÓSNIA E HERZEGOVINA

 

Convencido de que é uma boa ideia alugar um carro para dirigir na Bósnia e Herzegovina? Vamos então, às dicas práticas para dirigir por lá.

 

# Como alugar carro na Bósnia e Herzegovina

 

Você pode alugar um carro na Bósnia e Herzegovina mesmo, seja nos aeroportos ou nas locadoras espalhadas por praticamente todas as cidades do país.

No entanto, esta é uma opção que não indicamos, pois poderá ter problemas em achar veículos disponíveis e também pode pagar muito mais caro pelo aluguel.

Por isso, indicamos que a reserva seja feita no Brasil, de forma prática e rápida através dos sites das locadoras. Nós indicamos a Rental Car, empresa que faz a pesquisa dos melhores preços para você -clique aqui e faça já a sua reserva na RentalCars com cancelamento grátis.

 

# É necessário ter carteira de habilitação internacional? Quais são os documentos necessários?

 

A boa notícia é que você não precisa de carteira de habilitação internacional para dirigir na Bósnia e Herzegovina desde que a sua habilitação brasileira esteja dentro do prazo de validade.

No entanto, sempre tenha em mãos os documentos que comprovem o aluguel do veículo e também o seguro viagem do carro e dos passageiros – clique aqui para comprar o seu com 15% de desconto.

Para alugar um carro na Bósnia e Herzegovina, o condutor deve ter no mínimo 18 anos de idade (a idade pode variar de acordo com a categoria do veículo) e deve estar habilitado há pelo menos 1 ano.

 

# Qual a velocidade permitida na Bósnia e Herzegovina?

 

A Bósnia e Herzegovina é um país que preza muito pelas suas regras e você deve estar sempre atento para não desobedecê-las.

Por isso, quem vai dirigir na Bósnia e Herzegovina deve saber que o limite de velocidade nas zonas urbanas é de 60 km /h, nas rodovias secundárias é de 80 km /h e nas auto-estradas é de 120 km/h.

Esteja sempre atento às sinalizações que indicam as peculiaridades de cada local!

 

# Como são os pedágios na Bósnia e Herzegovina?

 

Existem poucos pedágios na principais estradas, sendo que os valores das taxas são exibidos tanto em moeda local quanto em euro. Assim, ainda que o atendente não fale inglês, é possível realizar o pagamento sem maiores contratempos.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, em marco conversível ou em euro e em cartão de crédito.

 

# Números de emergência na Bósnia e Herzegovina

 

Tenha sempre em mãos os números de emergências da Bósnia e Herzegovina, para discar quando e se precisar.

Corpo de bombeiros: 123, Atendimento médico de emergência, ambulância: 124, Polícia, Centro de emergência, acidentes com veículos: 122.

Para consultar a previsão do tempo antes de sair dirigindo, acesse o site mais confiável do país.

 

# Cuidados para dirigir no inverno

 

Certifique-se que o carro possui os pneus e acessórios especiais para a neve – entre 15 de novembro e 15 de março o carro deve estar equipado com pneus de neve -, e sempre que sair para dirigir consulte a previsão metereológica, pois algumas estradas podem fechar durante o inverno, especialmente em nevascas.

 

# Recomendações especiais para dirigir na Bósnia e Herzegovina

 

Na Bósnia e Herzegovina dirige-se pelo lado direito da pista. A primeira dica para dirigir na Bósnia e Herzegovina é estar sempre com os faróis acesos. Sempre, mesmo que esteja com sol e claridade – neste caso, você pode usar os faróis baixos.

O cinto de segurança também é item indispensável, seja para os passageiros ou motoristas e atente-se para os calçados, pois estes devem ser sempre fechados.

Pode até parecer besteira, mas atente-se ao fato de que transporte público como ônibus, trem, trem de superfície, carro de polícia ou bombeiro possuem prioridade assim como os pedestres.

Esteja sempre atento aos ciclistas, tanto em cidades como estradas.

O nível de álcool no sangue é de 0,05% ao dirigir. Não beba e dirija.

Viajar para países vizinhos é muito simples, porém tal circunstância deve ser informada no momento da reserva do aluguel do carro, pois é necessária a contratação de um seguro com cobertura adicional. Ademais, algumas locadoras possuem restrições a depender da categoria do veículo, bem como do itinerário pretendido – quais países serão visitados -, motivo pelo qual você deverá submeter a sua solicitação de travessia de fronteiras previamente à locadora.

A lei também exige que os veículos tenham um colete de segurança, pneu sobressalente, kit de primeiros socorros, triangulo de segurança, corda de reboque e lâmpadas sobressalentes em todos os momentos. Isso raramente é verificado, mas, é muito importante que você possua essas coisas em caso de acidente.]

O horário de funcionamento dos postos de combustíveis em autoestradas é geralmente limitado, portanto, programe-se para abastecer com regularidade.

 

# Estacionamentos na Bósnia e Herzegovina

 

Em cidades, você pode estacionar o seu carro em zonas específicas e para tanto, certifique-se de comprar um bilhete e exibi-lo em seu painel.

Ademais, nas cidades menores é mais tranquilo conseguir vaga para estacionar e geralmente gratuitos.

Sugerimos que você observe se os demais carros possuem o ticket, mas, se ainda ficar em dúvida, pergunte a um local, pois é melhor assegurar, do que levar uma multa.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br