Alpes Julianos na Eslovênia - Roteiro no Vale do Soča, Lago Jasna e Vršič Pass

Confira aqui todas as dicas sobre o Alpes Julianos na Eslovênia com dica de roteiro no Vale do Soča, Lago Jasna e Vršič Passe e se encante ainda mais por este país mágico.

A Eslovênia era um destinos que mais queríamos visitar na Europa, sendo que tanto Ljubljana, a capital, e o Bled, com sua natureza arrasadora e lago belíssimo corresponderam às nossas expectativas – que eram super altas.

Mais do que satisfeitas com o que havíamos visitado até então, não imaginávamos que a Eslovênia ainda nos surpreenderia com uma região ainda mais incrível, com paisagens mais lindas do que poderíamos imaginar!

Pois é, talvez você ainda não saiba, mas a Eslovênia preserva uma região com lagos cristalinos, montanhas inacreditavelmente belas e uma tranquilidade que só se pode encontrar em poucos lugares do mundo.

Essa região é chamada do Vale do Soča, conectada pelo Vršič Pass no coração dos Alpes Julianos e foi o cenário do filme As Crônicas de Nárnia.

Essas informações já seriam suficientes para te convencer a colocar este paraíso no seu roteiro, mas vamos às dicas práticas e fotos para garantir que você vai se apaixonar perdidamente.

 

Roteiro no Vale do Soča, Lago Jasna e Vršič Pass

 

Fizemos esta viagem de carro, tendo em vista que esta é a melhor forma de explorar a Eslovênia e suas belezas naturais – para consultar todas as dicas sobre como alugar e dirigir um carro no país clique aqui.

Deixamos Bled de manhã cedo para aproveitar o dia inteiro neste paraíso Alpino e a expectativa e a ansiedade estavam a mil.

O caminho é por si só de cair o queixo, e assim que chegamos em nossa primeira parada, já sabíamos que este seria um dos melhores dias de nossa viagem.

O Lago Jasna em Kranjska Gora está situado no meio do caminho entre Bled e o Vršič Pass e nos deixou sem palavras, de tão lindo!

Este é um lago glaciar com uma coloração verde intensa, diferente de tudo que já vimos até hoje, circundado por uma vegetação rica e montanhas imponentes ao fundo.

Ele está protegido pelo seu guardião, o Zlatorog, uma estátua de uma cabra que representa uma criatura lendária do Monte Triglav.

De acordo com a lenda, Zlatorog era uma cabra que vivia na montanha e guardava um tesouro escondido na montanha já que seus chifres dourados eram a chave para acessa-lo.

Um dia, um jovem caçador que estava querendo conquistar sua amada, saiu para as montanhas para encontrar o tesouro e presentear a jovem.

Chegando lá, o caçador encontrou a cabra e atirou nela, mas o animal encontrou flores mágicas, as comeu e assim recuperou suas forças e curou as feridas do tiro.

A cabra se vingou do caçador e saiu do vale para nunca mais voltar, deixando atrás o tesouro que ainda está perdido nas montanhas.

Apesar da história trágica, demos muita sorte de visitar o lago em uma dia maravilhoso de sol, e aproveitamos muito a beleza estonteante e a energia maravilhosa do local.

Para os que não estão com carro, é importante destacar que é possível chegar lá de ônibus saindo de Bled com destino a Kranjska Gora e de da estação caminhar por cerca de 2 km até o lago.

No lago, há estacionamento gratuito, uma lanchonete e banheiros e em frente ao lago há um restaurante maravilhoso, o Milka, que também é um hotel.

De lá, seguimos para o Vršič Pass, no coração dos Alpes Julianos e uma das estradas mais lindas que já percorremos.

O Vršič Pass é a passagem mais alta da Eslovênia e conecta de forma majestosa as cidades de Kranjska Gora e Bovec.

Essa estrada é também conhecida como Estrada Russa, ou Ruska cesta, pois foi originalmente construída para fins militares por prisioneiros de guerra russos durante a 1ª guerra mundial.

Não é a toa que no início do passe há uma capela ortodoxa russa, construída pelos prisioneiros para celebrar o enterro dos seus companheiros mortos durante a construção da estrada.

Há sinalização no local e você pode estacionar para conhecer a capela, mas não entrar em seu interior.

Depois, seguimos viagem pelo Passe Vršič, atravessando os Alpes Julianos em um caminho fenomenal, apesar de ter muitas curvas e deixar muitos visitantes enjoados.

Por isso, já sabe que se tem tendência a enjoar em estradas com muitas curvas, vale a pena tomar um remédio para enjoo com antecedência.

O passe tem apenas 3 km e a duração normal para cruza-lo é 45 minutos, mas fizemos o percurso com calma, parando bastante para admirar as belíssimas paisagens.

É impressionante que o passe vai subindo consideravelmente de altitude e quando você menos espera já está quase no pico da montanha e lá pode parar para descansar um pouco.

Seguimos para visitar Bovec, mas não ficamos muito tempo por lá, pois nosso objetivo era visitar a Slap Virje, uma cachoeira belíssima da região.

Pluzna é a cidade base para quem visita a Slap Virje e além de bem pequena, é uma gracinha.

Então,seguimos para o local mais esperado do dia, o Vale do Soča e seus magníficos Gorges.

O Rio Soča alimenta o vale com suas águas que variam de cor verde esmeralda a azul bebê incrível e é um dos mais bonitos da Europa.

Ao longo do rio, se pode encontrar diversas cascatas e piscinas onde se pode praticar diversos esportes como caiaque, canoagem, rafting, trilhas.

Além de beleza natural incomparável, o Vale do Soča preserva a herança chocante da Primeira Guerra Mundial, pois as suas paisagens montanhosas foram cenário de batalhas terríveis envolvendo milhões de soldados na Primeira Guerra Mundial.

Mas, por lá, estas memórias não tem muito espaço, pois a sensação de paz absoluta reina por todos os lados.

E para aproveitar melhor este paraíso, fizemos uma parada para aproveitar o rio, mas estava tão gelado que devemos confessar que não conseguimos entrar, apesar de muitos locais estarem aproveitando as águas glaciais sem problema algum!

A nossa sugestão é que você se hospede pelo menos uma ou duas noites em Bovec ou Kobarid, para aproveitar melhor a região, que ainda tem muito mais para oferecer.

Para planejar seu roteiro, consulte as nossas sugestões para 3, 5, 7, 10 e 12 dias de viagem na Eslovênia.

Além disso, sugerimos que na ida ou na volta você escolha o caminho que passa pela Itália para aproveitar cenários ainda mais deslumbrantes.

E aí, se apaixonou por este pedaço de paraíso esloveno? Confira aqui todos os posts publicados sobre o país e programe já a sua viagem para lá.

 

Gostou das dicas? Planeje a sua viagem através dos links indicados e ajude o blog com uma pequena comissão. Obrigada 🙂

– Reserve já seu hotel com cancelamento grátis através do Booking.com ou se preferir, reserve seu hotel através da Hotéis.com e pague em em até 12x no cartão sem o IOF

– O seguro viagem é item importante para a sua viagem, sendo obrigatório para os países da Europa. Faça já a sua pesquisa com a Real Seguros, compare as cotações dos melhores seguros e pague em até 6x sem juros. Não deixe de conferir também a cotação da Mondial Seguros e ganhe 15% de desconto comprando através do blog

– Já conhece o Airbnb? Cadastre-se aqui e ganhe R$ 100 de bônus no Airbnb para usar na primeira reserva – é grátis!

– Compre os ingressos com antecedência e evite filas. Confira todas as opções de ingressos, passeios e shows da Viator e também os descontos imperdíveis da Ticketbar

– Vai viajar de carro? Reserve já o carro para sua viagem com cancelamento gratuito através da Rental Cars, a melhor plataforma para comparação de preços entre as empresas de aluguel, com o melhor serviço de atendimento ao cliente

– Chip internacional para ligações e internet no exterior. Clique aqui para comprar o chip do Mysimtravel e viajar tranquilo.

– Roteiros Personalizados: Se preferir, podemos planejar a sua viagem e elaborar um roteiro sob medida para você. Saiba mais clicando aqui e entre em contato através do email contato@omundoepequenoparamim.com.br